Buscar

Evolução do pensamento em administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O administrador é o profissional que exerce a função de administração, atuando no planejamento, gestão e controle das empresas. Sendo assim, as funções administrativas fazem parte da rotina de qualquer organização, independente do seu porte.
	Conforme o modelo PODC, existem 4 funções principais do administrador dentro do seu modelo de atuação nas empresas, que são:
	Planejamento: Quando falamos em planejar, estamos destacando a importância de determinar as metas e a forma como elas serão alcançadas. A função do planejamento é considerada uma tarefa básica para a organização, já que representa uma forma de se antecipar às dúvidas e probabilidades. É um processo consciente e organizado de determinar os objetivos que a empresa pretende alcançar. 
	Organização: Organizar é a função da administração que envolve o desenvolvimento de uma estrutura organizacional e a alocação de recursos para garantir que os objetivos serão atingidos. A organização constitui a melhor maneira de usufruir dos recursos e dos funcionários, facilitando a execução do planejamento. Na organização são definidos os organogramas, os níveis de hierarquias e a divisão das tarefas.
	Direção: Está diretamente ligada ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios. Os principais pontos da função de controle são: comunicar as informações e coordenar a implantação do trabalho, influenciando positivamente os colaboradores. Ou seja, por meio de sua influência, o administrador faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado. Trata-se de um processo interpessoal, que visa ativar pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos. A direção é uma das funções administrativas mais importantes, pois lida essencialmente e exclusivamente com pessoas.
	Controle: Através do controle é possível avaliar o andamento do trabalho e verificar se os objetivos que foram determinados no planejamento, estão sendo atingidos. O controle afere o desempenho e compara com o resultado que é esperado, e caso haja divergências, deverão ser realizadas as correções necessárias. Possui principalmente o papel de garantir que tudo ocorra dentro dos parâmetros e dos princípios que foram definidos com o objetivo de identificar desvios do direcionamento, já pensando em planos para mudar esse cenário assim que necessário. O fundamento do controle administrativo é a ação corretiva e ações preventivas. 
	Diante dessa realidade, podemos concluir que Pedro já possui algumas habilidades para ser um administrador. Além do planejamento junto ao controle financeiro, demonstra gostar do trabalho em equipe, assim como a característica de liderança. Estando disposto e se aperfeiçoando, já que suas competências irão facilitar sua jornada, Pedro tende a ser um ótimo administrador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina