Buscar

avaliação final discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460264) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13013592
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Brasil foi alvo de atividades exploratórias desde tempos remotos, quando passou a fazer parte das rotas comerciais, em decorrência do 'descobrimento'. Nesse período inicial foi grande a exploração e a retirada da madeira pau-brasil. Quando a oferta dessa madeira na região costeira começou a ficar escassa, foi empregada uma determinada prática que utilizava o auxílio dos nativos selvagens para esta exploração. Como foi denominada essa prática descrita e como acontecia esse processo?
	Resposta Esperada:
O escambo é a prática de troca de mercadorias por trabalho. Essa prática foi empregada por traficantes espanhóis, ingleses e franceses, quando a procura por madeira de pau-brasil se tornou mais difícil. Como alternativa, esses traficantes realizaram o escambo com os índios, oferendo bugigangas em troca da procura, corte e carregamento da madeira de pau-brasil até as caravelas.
	2.
	O crescimento populacional está intimamente ligado ao aumento da utilização de recursos naturais do planeta. A exploração desses recursos está baseada em um consumo desregrado, o que traz implicações significativas na destruição de tais recursos. Partindo deste pressuposto, explique o que significa degradação ambiental e cite três exemplos.
	Resposta Esperada:
O uso desenfreado e desmedido dos recursos naturais resulta na degradação ambiental, ou seja, no uso desenfreado de recursos, não observando o período de carência para a renovação deste bem. Um dos responsáveis pelo surgimento da degradação é a exploração da natureza sob o foco consumista que se dá de maneira desregrada, visando atender à demanda populacional. Como exemplos de degradação ambiental, podemos citar a poluição do ar, perda de biodiversidade, desertificação do solo, entre outros.
Parte inferior do formulário

Continue navegando