Buscar

Diário de um adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diário de um adolescente
Jim, adolescente, estudante, um dos melhores jogadores de basquete de seu time, juntamente com seus amigos passam a ter acesso às drogas e sofrem a conseqüência do vicio. O filme é baseado em fatos reais e foi intitulado “Diário de um adolescente”, dirigido por Scott Kalvert.
O começo no mundo das drogas para eles parecia algo que estava sob controle, o que ocorre com praticamente todo usuário de droga no inicio, acha que poderá parar quando quiser, mas como isto não ocorre desta maneira com o passar do tempo sofrem de crise de abstinência, com desmaios, comportamentos mudam, começam a ter problemas nos relacionamentos interpessoais, entram na criminalidade para conseguirem droga e por fim passam a morar nas ruas.
      No filme vemos vividamente o preconceito, a marginalização do usuário de droga, sem apoio até de seus familiares, sem apoio moral, sem dignidade desaparecem na sociedade. Jim presenciou a morte de amigos e obteve muitos traumas na sua vida como usuário, porém mesmo passando por tantas dificuldades ele através do tratamento deixou de ser dependente químico e virou uma prova viva de que é possível e passou a narrar sobre o seu tempo como usuári
Uma obra estreada no ano de 1995, com produção estadunidense e título original: “The
Basketball Diaries”, o filme “Diário de um Adolescente”, com direção de Scott Kalvert é baseado no livro do escritor Jim Carroll. Com o gênero drama, o filme possui duração de 102 minutos e conta com um elenco repleto de atores renomados, como o grande Leonardo DiCaprio como ator principal e no papel de Jim Carroll, Lorraine Bracco como mãe de Jim Carrol, Mark Wahlberg no papel de Mickey, Juliette Lewis como Diane Moody e Ernie Lee Hudson como Reggie. 
O filme traz a história de um típico jovem e estudante dos Estados Unidos no auge da
sua adolescência. Jim Carrol (Leonardo DiCaprio) é um jovem que, assim como os outros na sua idade, sonha em ser um grande jogador de basquete. Jim é um jovem problemático e de família pobre, criado com sua mãe (Lorraine Bracco) em um apartamento humilde no subúrbio dos Estados Unidos. Além do seu amor pelo basquete, ele também amava escrever poesias em seu caderno e sonhava em um dia publicar um livro com todas elas. Logo no começo, o filme traz cenas no ambiente escolar de Jim, no qual o mesmo recebe punição do padre por ser rebelde e desrespeitar algumas normas.
Jim mantém amizades com garotos da sua idade que, assim como ele, jogam basquete.
Os garotos mostram-se rebeldes e em suas saídas fazem bagunça por onde passam e junto à isso, fazem uso de drogas. Durante o filme, algumas cenas mostram a ligação de Jim com seu grande amigo de infância diagnosticado com Leucemia. Jim ia visitá-lo todas as noites que podia, pois sua ligação com o amigo era muito forte. 
O treinador de basquete da escola se comporta com uma postura inadequada durante
algumas cenas, mostrando interesse sexual em alguns de seus alunos. Com o passar do
tempo, Jim se envolve cada vez mais com as drogas, chegando a pedir a própria expulsão do colégio e do time de basquete, deixando de lado o seu grande sonho de ser jogador. Após isso, junto de seus amigos, Jim passa por momentos constrangedores para conseguir dinheiro para sustentar seu vício nas drogas. 
O jovem começa a se envolver com garotas de programa através de um convite de um
de seus amigos e durante esse envolvimento ele faz uso de drogas por toda a noite, o que alimenta cada vez mais seu vício. Jim e seus amigos sofrem a perda de seu grande amigo que travava uma luta contra a Leucemia. Durante o filme as cenas vão se intercalando com a narração de Jim através dos seus poemas. Em uma das cenas ele narra e mostra como foi sua primeira vez usando a droga heroína e como, a partir disso, sua vida sofre uma reviravolta.
Após o contato com a heroína, a vida de Jim começa a ser transformada. Ele entra em
conflito direto com sua mãe, tornando-se violento e a mesma acaba expulsando-o de casa.Com isso, Jim começa a frequentar os ambientes de rua para conseguir drogas. O jovem e seus amigos precisam de cada vez mais dinheiro para alimentar o vício e com isso cometem atos delinquentes como o roubo a pessoas e estabelecimentos. 
Jim se torna dependente da heroína e procura cada vez mais meios de conseguir o
dinheiro para comprar a droga. Em um de seus usos, ele se dirige até a quadra que jogava basquete antigamente com um velho conhecido, o senhor Reggie. Era um dia de inverno com bastante neve, Jim se encontrava em estado alucinógeno devido à droga que usava e isso fez
com que ele ficasse desorientado e caído ao chão naquela noite fria. Reggie, seu velho amigo, acaba encontrando Jim e levando o garoto desacordado para a sua casa. Quando Jim acorda, pergunta porque Reggie o levou até sua casa e o velho amigo responde dizendo que entende a situação que o jovem passa pois já vivenciou de momentos como o que ele estava enfrentando. 
A partir disso, Reggie oferece apoio ao garoto que a todo momento quer fazer uso de
drogas para satisfazer seu vício. São cenas fortes nas quais Jim é visto em estado deplorável de abstinência, sem nenhum controle sobre o seu corpo e sobre sua mente. Em um dia, Jim consegue fugir da casa de Reggie e novamente volta às ruas. Ele encontra-se com seu velho amigo que também era envolvido com as drogas e os dois juntos vão procurar alguém que vendesse qualquer tipo de substância para satisfazê-los naquele momento, já que alegavam que a cabeça estava doendo por falta de droga. Eles conseguem a droga mas percebem que foram enganados pelo traficante que vendeu, e enfurecidos, partem atrás do mesmo. O amigo de Jim acaba matando o traficante e pouco tempo depois acaba sendo preso.
Jim presencia a cena e sem ter saídas, volta até o apartamento onde sua mãe morava em
busca de dinheiro. Ele diz que precisa de dinheiro pois está envolvido em um problema e sua mãe fica totalmente desnorteada. Jim, novamente, começa a mostrar sinais de abstinência e violência e isso faz com que sua mãe, em um ato de desespero e de tentar ajudar seu filho, ligue para a polícia para que o filho fosse levado e tentasse se recuperar. 
É necessário o apoio de equipes multiprofissionais como enfermeiros, psicólogos,
assistente social entre outros para propiciar eventos como palestras, seminários e outros
métodos com o objetivo de passar para os jovens e adolescentes os problemas relacionados ao envolvimento com drogas, tentando minimizá-los cada vez mais na sociedade. 
O filme mostra-se como um ensinamento não só voltado aos profissionais da área, mas
a todas as pessoas que estão suscetíveis a esses prováveis acontecimentos, demonstrando como o envolvimento com as drogas influencia a vida de um indivíduo, levando-o a cometer atos que até ele jamais imaginasse fazer um dia.
Scott Kalvert, nascido em agosto de 1964, em Nova York - Estados Unidos, foi um
grande diretor de cinema, conhecido e renomado durante anos. Diretor de diversas obras
como “Deuces Wild” e “The Basketball Diaries”, tornou-se conhecido mundialmente. Além de diretor de filmes, dirigiu videoclipes de cantores de sucesso.
 
Formado em cinema no ano de 1985, na cidade de Boston, no Emerson College.
Casado com Sonia Kalvert e pai de duas filhas. Morreu no ano de 2014, em sua casa em Los Angeles - Califórnia, na cidade de Woodland Hills.

Continue navegando