Buscar

PROVA II ORCAMENTO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O gestor que participa do processo orçamentário deve ser a pessoa preparada para comunicar todas as informações aos demais gestores. A facilidade da comunicação e habilidade de convencimento são fatores importantes para o seu sucesso. É preciso ter agilidade na geração das informações, bem como na comunicação aos envolvidos no processo, pois de nada adianta fornecer informações corretas, se estas forem enviadas com atraso. Isto poderá provocar frustrações e queixas constantes e prejudicar o andamento das atividades. A divulgação das informações, mesmo que de forma parcial, pode contribuir para colocar os gestores a par da situação econômica e financeira da empresa. Existem alguns aspectos importantes na comunicação. Sobre esses aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Clara definição do que comunicar.
II- Previsibilidade de disponibilidade de relatórios.
III- Quem recebe o quê. 
(    ) Autogerenciamento das operações.
(    ) Consistência na disponibilidade das informações é vital para a credibilidade dos instrumentos gerenciais.
(    ) Ouvir as pessoas em termos de necessidade e utilidade das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	2.
	Durante as premissas que definirão o processo orçamentário, é necessário que o responsável pelo processo reúna-se com os membros da diretoria para traçar as metas desejadas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a algumas das metas básicas que devem ser discutidas entre o responsável pelo orçamento e a diretoria:
	 a)
	Participação no mercado; Lucro líquido sobre as vendas; Retribuição do investimento.
	 b)
	Levantamento de dados gerais; Preparação de manuais; Estimativa de vendas.
	 c)
	Estimativas de materiais; Estimativas de compras; Estimativa de mão de obra.
	 d)
	Estimativa de vendas; Despesas de propaganda; Despesas comerciais.
	3.
	Os custos fixos ou indiretos são aqueles custos que permanecem constantes em determinada capacidade instalada de produção, independente do volume de produção. Consequentemente, não são identificados como custos de produção do período, mas como custos de um período de produção. Como esse tipo de custo não é identificável ao produto, não há uma medida objetiva de consumo, existindo a necessidade de distribuir o custo por meio de rateio que é, na maioria das vezes, decisão arbitrária. São exemplos de custos indiretos: o aluguel, o material de consumo geral da fábrica e o salário dos encarregados. Geralmente, são comuns a dois ou mais objetos de custeio e são formados por alguns elementos. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Materiais indiretos.
II- Mão de obra indireta.
III- Outros custos indiretos.
(    ) É o material empregado nas atividades auxiliares da produção, cuja pertinência ao produto inexiste ou é praticamente nula. Exemplo: materiais utilizados pela manutenção da fábrica, material de expediente, material de segurança e ferramentas de consumo.
(    ) São os demais gastos com itens que também participam do processo produtivo, mas não se identificam diretamente com o produto. Exemplo: depreciação de equipamentos, seguros do prédio industrial, energia elétrica e aluguel.
(    ) É todo o trabalho realizado no setor de fabricação não pertinente especificamente a algum produto, compreendendo os trabalhos auxiliares ou de assessoramento em determinada produção. Engloba, principalmente, trabalhos relacionados com o controle e o planejamento da produção, como aqueles desenvolvidos por apontadores, programadores, controladores, encarregados de produção, supervisores, almoxarifes, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.
	4.
	A depreciação dos bens do ativo imobilizado de uma organização refere-se ao custo amortizado do valor dos bens, resultantes do desgaste pelo uso, da ação da natureza ou de obsolescência normal. O seu reconhecimento se dá devido à perda ou diminuição da capacidade de geração de caixa dos bens. Esses fenômenos ocorrem em virtude de alguns fatores. Sobre esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Causas físicas.
II- Causas funcionais.
III- Causas excepcionais.
(    ) Os bens perdem a capacidade de geração de caixa em decorrência de acidentes, incêndios ou tempestades. São acontecimentos em virtude de fatores que fogem ao controle humano.
(    ) Os bens vão perdendo sua eficiência funcional em decorrência do desgaste pelo funcionamento ou então pela ação do tempo.
(    ) Os bens perdem sua eficiência funcional, ou seja, sua capacidade de geração de caixa à medida que são superados tecnologicamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	5.
	Um dos requisitos para a organização obter sucesso no mercado é a definição de metas e objetivos. Os gestores devem definir para a organização o rumo a ser seguido. O processo orçamentário como um todo pode auxiliar a organização de diversas formas. Considerando que o processo orçamentário traz pontos positivos para a organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Auxilia a fixar metas e objetivos.
(    ) Auxilia na gestão do negócio.
(    ) Possibilita delegação de autoridade.
(    ) Invariavelmente, aumenta a lucratividade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O Centro de Investimento (CI) é bastante amplo na atividade empresarial, estando ligado diretamente ao tamanho da empresa, volume de negócios, complexidade de atividades e tipo de gestão adotada. A sua avaliação é feita pela capacidade de produzir ganhos proporcionalmente ao valor investido, com base em algum conceito que estabeleça esta relação. Algumas questões devem ser discutidas, visto que o centro de investimentos está relacionado com o retorno de investimentos. Sobre os tipos de investimentos que podem ser classificados como centro de investimentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Investimento de expansão.
II- Investimento de inovação.
III- Investimento de ofensivas.
IV- Investimentos calculados e obrigatórios.
V- Investimentos financeiros.
(    ) Quando a empresa amplia sua capacidade de produção agregando novas unidades produtivas.
(    ) A empresa realiza investimentos no mercado de ações, na área de imóveis e no mercado financeiro.
(    ) Quando ocorre a substituição de processo produtivo, que pode aumentar a produção ou baratear o custo da unidade produzida.
(    ) Preocupação com a ecologia e investimentos para a preservação do meio ambiente.
(    ) A empresa faz um investimento para agregar ao produto algo diferenciado para provocar o mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - V - III - I - IV.
	 b)
	I - V - II - IV - III.
	 c)
	I - V - III - IV - II.
	 d)
	III - II - I - IV - V.
	7.
	O orçamento empresarial deve ser elaborado e implantado de forma a receber todas e quaisquer adaptações e ajustes necessários durante o período do exercício social. Os números apresentados no plano orçamentário nunca são exatos. Como o próprio nome orçamento deriva de orçar = prever, a previsão é considerada apenas uma estimativa, é algo que se deseja atingir, e podem acontecer algumas frustrações de metas não alcançadas, bem como cobranças para que os resultados sejam atingidos. As previsões orçamentárias podem ser implantadas em todos os departamentos da organização, como na área de vendas.Sobre as previsões de vendas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dados variáveis que expliquem as vendas.
II- Dados históricos de vendas.
III- Informações que expliquem comportamento atípico.
(    ) Referem-se às condições de mercado, novos produtos, mercado concorrente, políticas de incentivo do governo, entre outros.
(    ) Pode ser caracterizado por meio de tendências de moda surgidas por uma "onda" de sucesso de algum artista, ou outro acontecimento que a mídia divulga, por exemplo. 
(    ) Permitem visualizar os cenários passados com o intuito de planejar o cenário futuro, pois as tendências, falhas ou sucesso ocorridos podem ser aproveitados para planejar o processo orçamentário do próximo período.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	8.
	O sistema orçamentário precisa se adequar à instituição para atendê-la com perfeição. Essa adequação demanda um certo tempo. Durante esse processo de adequação, incorrerão gastos com contratação e treinamento de pessoal, e os resultados esperados não serão atingidos de imediato. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características de um processo orçamentário adequado à empresa:
	 a)
	Evidenciar somente os objetivos dos sócios e acionistas.
	 b)
	Claro, objetivo e correspondendo às necessidades da empresa.
	 c)
	Demonstrar, sem margens de erro, as receitas e despesas do período.
	 d)
	Deve necessariamente resultar em lucros ao final do período.
	9.
	Controlar o orçamento pode ser uma tarefa que apresenta extrema complexidade. Isso dependerá do perfil dos profissionais que estão à frente de sua execução. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o perfil necessário na equipe para que o controle do orçamento apresente menor complexidade e maior confiabilidade:
	 a)
	Equipe corresponde à estrutura organizacional.
	 b)
	Equipe reporta-se somente aos diretores e acionistas.
	 c)
	Equipe pouco comunicativa, não dissemina os resultados.
	 d)
	Equipe externa contratada especificamente para essa função.
	10.
	Para identificar o valor de custo de cada hora trabalhada pelos funcionários da produção, deve-se verificar qual o valor total de gastos com folha de pagamento da produção e sua respectiva quantidade de horas de operação das máquinas. Desta forma, para se obter o valor/hora da produção, deve-se:
I- Dividir a quantidade de horas trabalhadas pelo INSS da folha de pagamento da produção.
II- Dividir a quantidade de horas trabalhadas pela média da folha de pagamento da produção e do setor administrativo.
III- Dividir o valor total de gastos com folha de pagamento pela quantidade de horas trabalhadas.
IV- Multiplicar a quantidade de horas trabalhadas pelo total da folha de pagamento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Prova finalizada c
Parte inferior do formulário

Continue navegando