Buscar

AP 1 ead 2019 0 5EMDE-TD1 _ empreendedorismo_ 2019 2

Prévia do material em texto

DISCIPLINAS ON LINE – EAD20% - FOLHA DE PROVA
EMPREENDEDORISMO 
	AVALIAÇÃO
	[ x ]AP1 
	 [ ]AP2 
	 [ ]AP3 [ ]SUB AP1 [ ]SUB AP2
	
	DISCIPLINA
	TURMA
	Empreendedorismo
	0 5EMDE-TD1
	PROFESSOR
	DATA
	Márcia Duarte Medeiros
	
	ALUNO 
	ASSINATURA DO ALUNO
	Matheus Oliveira Lima
	
INSTRUÇÕES DE PROVA
1.A avaliação é individual, deve ser acessada via Integress no fórum aberto pelo professor com titulo: “Avaliação presencial AP1” e : “Avaliação presencial AP2” preenchida e entregue conforme datas abaixo definidas 
2.A Entrega da avaliação presencial: AP1 de 30/09 a 05/10. A AP2 será de 25/11 A 30/11. Os horários seguirão de segunda a sexta de 8:30 as 11:30hs; de 15 as 17:30hs e de 18 as 21hs. Nos sábados o horário é de 8:30 as 11:30hs
3.Cada aluno precisa comparecer presencialmente aos locais de prova para entrega e assinatura da ata.
4.Não haverá SUBSTITUTIVA DE AP1 E AP2 . Na AP3 caso o aluno não possa comparecer aos sábados deve pedir a substitutiva no portal e anexar as devidas comprovações de ausência(religião/trabalho)
5.A avaliação possui 8 questões valendo 1pt cada e os demais 2pts são referentes a fóruns respondidos no Integrees. Net nos prazos estipulados. Cada questão deve ser respondida por completo, o item a ser marcado vale 0,1pt e a discussão pedida de cada questão vale 0,9pts. 
7.As provas sem nome não serão corrigidas, sendo estabelecida nota 0 
8.O aluno deve entregar apenas a folha resposta, com respostas digitadas, podendo ser impressa frente e verso, contendo o gabarito preenchido e as questões preenchidas em no mínimo 300caracteres com espaço em fonte times 12
9. Plágio não será tolerado. As respostas que forem constatadas serem idênticas a outra prova ou outra fonte atribuídas nota 0.
Boa Prova 
GABARITO
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	D
	?
	B
	A
	A
	B
	D
	E
Dois em cada três jovens sonham em ser empreendedores. Essa foi uma das conclusões tiradas do estudo Jovens Empresários Empreendedores, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Além do número alto, a pesquisa também revelou que ter seu próprio negócio é um projeto a curto prazo para esses jovens – cinco anos. O estudo “Jovens Empresários Empreendedores” entrevistou 5.681 pessoas, enfocando a geração Y, cujos integrantes são os nascidos de 1980 a 1990. Não obstante, o sonho de empreender deve iniciar primeiramente com o autoconhecimento. Identificar as paixões pessoais, os conhecimentos, as habilidades e as competências que possui e analisar as necessidades do mercado são formas de autoconhecimento fundamentais para iniciar a carreira empreendedora. Segundo material lido nas aulas on line, quais são os três tipos de habilidades requeridos ao empreendedor?
Habilidades inatas, talentos e orgânicas.
Habilidades orgânicas, técnicas e de baixa competência.
Habilidades técnicas, espirituais e inatas.
Habilidades técnica, gerenciais e características pessoais.
Habilidades gerenciais e sociais
CITE EM QUE CONSISTE CADA UMA DAS HABILIDADES CITADAS NA RESPOSTA CORRETA.
	
Habilidades técnicas: conhecimento técnico sobre sua área de atuação e capacidade para trabalhar em grupo, ouvindo e comunicando clareza.
Habilidades gerenciais: conhecimento de todas as áreas da empresa, da produção aou financeiro, controle dos processos e bom negociador.
Habilidades pessoais: disciplinado, inovador, persistente e apto a gerenciar o risco de desenvolver liderança com visão de negócio.
A Teoria do Capital Intelectual considera o conhecimento como o principal fator de produção da era contemporânea. Em seu livro Capital Intelectual - A nova vantagem competitiva das empresas, Thomas Stewart destaca que “A informação e o conhecimento são as armas nucleares da nossa era”. Assim, o esforço das organizações deve voltar-se para a produção e gestão desse componente da cadeia de valor. Stewart destaca a importância do conhecimento tácito como elemento estratégico na composição do capital intelectual, considerando-o o principal ativo das organizações. Para Stewart, o capital intelectual é composto por:
Capital Humano, Capital-Cliente e Capital Financeiro
Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Organizacional
Capital Humano, Capital Estrutural e Capital de Marca
Capital Humano, Capital Organizacional e Capital Estrutural
Capital Humano, Capital-Cliente e Capital de Marca
DEFINA O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO
	
É um processo que facilita e estimula a criação, o compartilhamento e o uso de conhecimentos individuais e coletivos, agregando valor e acrescentando vantagem competitiva a processos, produtos e serviços.
Nos estudos de McClelland sobre o comportamento humano e suas intenções, o fator n Afiliação corresponde a necessidade de:
Competição, de vencer e suplantar obstáculos.
Comunicar-se e relaciona-se de forma cordial e afetuosa.
Controle do entorno.
Assumir responsabilidades pessoais no desempenho de tarefas.
Necessidade constante de feedback positivo, com foco na perfeição
 CITE AS 10 CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR (CCE’S) DE MCCLELLAND
	
Busca de oportunidades e iniciativa; Assumir os riscos calculados; Persistência; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e redes de contato; Independência e autoconfiança.
As pessoas tendem a desenvolver certas forças motrizes da motivação como resultado do ambiente cultural no qual vivem, e essas forças afetam a forma como elas vêem seus empregos e compreendem suas vidas. A seguir são apresentadas as três forças motrizes enfocadas por David McClelland, numeradas de 1 a 3 e as características de pessoas relacionadas a cada força motriz. Relacione as forças motrizes com as características pessoais e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1- Motivação para a realização.
2- Motivação para a afiliação.
3- Motivação para o poder.
(1 ) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados.
(2 ) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.
(3 ) Querem criar um impacto sobre suas organizações.
(3 ) Podem tornar-se excelentes gerentes.
(1 ) Controlam seu destino.
(2 ) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.
1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2.
1 – 2 – 2 – 1 – 3 – 3.
3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.
2 – 2 – 3 – 3 – 1 – 1.
2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
	
Cada motriz foi associado a seu modo de motivação de acordo com suas características e comportamentos de empreendedor segundo McClelland.
A palavra empreendedor nasceu na França. E o conceito de empreendedorismo vem mudando e sendo repensado desde então, analisado por diversos especialistas e adaptado de acordo com o período da história. A respeito da evolução histórica do empreendedorismo, marque a alternativa correta:
No fim do século XVII, empreender era “a firme resolução de fazer qualquer coisa”.
As invenções e conquistas do século XX não são consideradas na evolução do empreendedorismo.
A evolução do empreendedorismo não foi marcada pelas eras.
O empreendedorismo se estagnou no século XX.
A história do empreendedorismo não levou em conta os diferentes países e a época.
SEGUNDO OS TEXTOS LIDOS EXITEM 2 TIPOS DE EMPREENDEDORES:EMPREENDEDOR POR NECESSIDADE E EMPREENDEDOR POR OPORTUNIDADE. DEFINA CADA TIPO E FALE SOBRE AS DIFICULDADES QUE ELES EMFRENTAM EM NOSSO PAÍS. 
	Empreendedor por necessidade: está mais presente em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo resultado da necessidade de subsistência, do desemprego e da informalidade.
Empreendedor por oportunidade: mais presente em países desenvolvidos, cria seu negócio com base em conhecimento de marcedo e planejamento, com clara visão de onde pretende chegar.
O empreendedorismo por oportunidade vem crescendo no Brasil, masainda não tem a representatividade ideal, é na inovação que encontramos valor agregrado hoje e, portanto, maior oportunidade de geração de riqueza, aumento de renda e, consequentemente, desenvolvimento econômico e social.
No contexto do empreendedorismo, o espírito empreendedor, aspecto esse relacionado ao indivíduo que empreende, é compreendido como uma série de aspectos e qualidades que se complementam e que não podem existir separadamente. Assim, valendo-se da explicação, analise as alternativas abaixo sobre quais são as três características básicas que identificam o espírito empreendedor.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Necessidade de realização.
II. Disposição para assumir riscos.
III. Autoconfiança.
IV. Percepção de Mercado.
V. Experiência.
Marque a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
Somente I é correta.
 JUSTIFIQUE POR QUE AS OUTRAS ALTERNATIVAS ESTÃOINCORRETAS. 
	
Não há necessidade de experiência para ter uma iniciativa empreendedora.
O termo intraempreendedor é utilizado para designar um empreendedor que:
atua em uma organização já existente.
dá prioridade às relações interpessoais na organização.
lidera a criação de uma nova organização
é um dos empreendedores de um grupo que pretende criar uma nova start‐up.
tem experiência anterior na área de negócios em estudo.
EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA O INTRAEMPREENDEDORISMO, CITE EXEMPLOS DE EMPREENDEDORES QUE DEFINIRAM DE MODELOS EMPRESARIAIS DE SUCESSO NO BRASIL
	É uma modalidade de empreendedorismo praticado por funcionários dentro da empresa em que trabalham, buscando criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades para a empresa.
Dentro do ambiente das organizações empresariais, existem diferenças entre o empreendedor e um administrator na sua forma de atuação. Considerando cinco (5) dimensões distintas de negócio, marque a alternativa que corresponde ao perfil de um empreendedor.
I – Comprometimento dos recursos (mínima utilização em cada estágio).
II – Controle dos recursos (habilidade no uso dos recursos).
III – Estrutural gerencial (formal com respeito à hierarquia).
IV – Orientação estratégica (dirigida pelos recursos atuais sob controle).
V – Análise de oportunidades (revolucionário de longa duração).
EXPLIQUE A IMPORTANCIA DE CADA UM DESSES PROFISSIONAIS E JUSTIFIQUE A NECESSIDADE DE CADA UM PARA O EMPREENDIMENTO.
	Empreendedor é aquele que assume os riscos e funda seu próprio negócio, já o Administrador é o responsável por administrar o empreendimento, geralmente formado em administração de empresas. 
Por isso, em relação a alocação de recursos financeiros e mão de obra, o empreendedorprioriza a eficiência, enquanto o administrador se guia pelo planejamento formal.
DISCIPLINAS ON LINE – EAD20% FOLHA RESPOSTA 
 EMPREENDEDORISMO 
	AVALIAÇÃO
	[X]AP1
	 [ ]AP2
	[ ]AP3
	[ ]SUB AP1
	[ ]SUB AP2
	[ ]SUB AP3
	
	DISCIPLINA
	TURMA
	EMPREENDEDORISMO
	0 5EMDE-TD1
	PROFESSOR
	DATA
	MÁRCIA DUARTE MEDEIROS
	
	ALUNO 
	ASSINATURA DO ALUNO
	Matheus Oliveira Lima
	
INSTRUÇÕES DE PROVA
1.A avaliação é individual, deve ser acessada via Integress no fórum aberto pelo professor com título: “Avaliação presencial AP1” e : “Avaliação presencial AP2” preenchida e entregue conforme datas abaixo definidas 
2.A Entrega da avaliação presencial: AP1 de 30/09 a 05/10. A AP2 será de 25/11 A 30/11. Os horários seguirão de segunda a sexta de 8:30 as 11:30hs; de 15 as 17:30hs e de 18 as 21hs. Nos sábados o horário é de 8:30 as 11:30hs
3.Cada aluno precisa comparecer presencialmente aos locais de prova para entrega e assinatura da ata.
4.Não haverá SUBSTITUTIVA DE AP1 E AP2 . Na AP3 caso o aluno não possa comparecer aos sábados deve pedir a substitutiva no portal e anexar as devidas comprovações de ausência(religião/trabalho)
5.A avaliação possui 8 questões valendo 1pt cada e os demais 2pts são referentes a fóruns respondidos no Integrees.Net nos prazos estipulados. Cada questão deve ser respondida por completo, o item a ser marcado vale 0,1pt e a discussão pedida de cada questão vale 0,9pts. 
7.As provas sem nome não serão corrigidas, sendo estabelecida nota 0 
8.O aluno deve entregar apenas a folha resposta, com respostas digitadas, podendo ser impressa frente e verso, contendo o gabarito preenchido e as questões preenchidas em no mínimo 300caracteres com espaço em fonte times 12
9. Plágio não será tolerado. As respostas que forem constatadas serem idênticas a outra prova ou outra fonte atribuídas nota 0.
Boa sorte!
	VALOR DESTA AVALIAÇÃO
	NOTA OBTIDA
	De 0 a 8 pontos
	
 GABARITO
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	D
	
	B
	A
	A
	B
	D
	E
1-
	Habilidades técnicas: conhecimento técnico sobre sua área de atuação e capacidade para trabalhar em grupo, ouvindo e comunicando clareza.
Habilidades gerenciais: conhecimento de todas as áreas da empresa, da produção aou financeiro, controle dos processos e bom negociador.
Habilidades pessoais: disciplinado, inovador, persistente e apto a gerenciar o risco de desenvolver liderança com visão de negócio.
2-
	É um processo que facilita e estimula a criação, o compartilhamento e o uso de conhecimentos individuais e coletivos, agregando valor e acrescentando vantagem competitiva a processos, produtos e serviços.
3-
	
Busca de oportunidades e iniciativa; Assumir os riscos calculados; Persistência; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e redes de contato; Independência e autoconfiança.
4-
	
Cada motriz foi associado a seu modo de motivação de acordo com suas características e comportamentos de empreendedor segundo McClelland.
5-
	Empreendedor por necessidade: está mais presente em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo resultado da necessidade de subsistência, do desemprego e da informalidade.
Empreendedor por oportunidade: mais presente em países desenvolvidos, cria seu negócio com base em conhecimento de marcedo e planejamento, com clara visão de onde pretende chegar.
O empreendedorismo por oportunidade vem crescendo no Brasil, mas ainda não tem a representatividade ideal, é na inovação que encontramos valor agregrado hoje e, portanto, maior oportunidade de geração de riqueza, aumento de renda e, consequentemente, desenvolvimento econômico e social.
6-
	Não há necessidade de experiência para ter uma iniciativa empreendedora.
7-
	
É uma modalidade de empreendedorismo praticado por funcionários dentro da empresa em que trabalham, buscando criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades para a empresa.
8-
	Empreendedor é aquele que assume os riscos e funda seu próprio negócio, já o Administrador é o responsável por administrar o empreendimento, geralmente formado em administração de empresas. 
Por isso, em relação a alocação de recursos financeiros e mão de obra, o empreendedorprioriza a eficiência, enquanto o administrador se guia pelo planejamento formal.

Continue navegando