Buscar

portfolio dimensão metodologica-historica

Prévia do material em texto

1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Centro Universitário Internacional Uninter Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplina (s): Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social-Dimensão Histórica,
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social-Dimensão Metodológica
Nome do aluno (a), RU: 
FORMAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a finalidade e contextualização de maneira metodológica e histórica da gênese do serviço social, e como se deu a formação do serviço social, constatando a individualidade de cada método construído, expondo os obstáculos da trajetória teórica, político, sócio e histórico, afim de alcançar um movimento analítico de totalidade complexa, objetivando maior aproximação do real. Desta forma conclui-se explicitando que o serviço social vem mostrando as imensas transformações que ocorrem no dia atuais.
Palavras-chave: Serviço Social, Gêneses, Formação
INTRODUÇÃO 
O presente artigo objetiva apresentar a gêneses do Serviço Social que teve grande influência da igreja católica. O surgimento e a institucionalização da profissão no Brasil, desde o amadurecimento do capitalismo e aprofundamentos das expressões da questão social. 
Segundo Iamamoto (2011), a gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois, o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, exige um posicionamento do Estado, das frações dominantes e da Igreja.
Nas considerações finais destacamos a importância dos conhecimento e fundamentos históricos do serviço social para o enfrentamento da questão social. 
CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO 
Inicialmente quando pensei em fazer faculdade, queria fazer um curso que trabalhasse diretamente com as pessoas. No primeiro momento pensei no Serviço social, mas, não tinha muito entendimento e nem ao menos conhecimento nessa área, pois, achava que o profissional assistente social era aquele profissional que ajudava as pessoas, que fazia visitas domiciliares para ver se aquela família necessitava de alguma ajuda financeira, ou de saúde entre outros. 
Foi então que comecei a pesquisar mais a fundo sobre a profissão, e percebi o quanto o Serviço Social é interessante e importante para o ser humano, apesar de ser uma profissão com muitas contradições. 
A parti deste momento, iniciei o curso, e que no decorrer do tempo com estudos aprofundados acabei me envolvendo cada dia com a historicidade do Serviço Social, com sua origem, com as descobertas com o trabalho de campo, com os trabalhos científicos, enfim, era realmente a profissão que queria exercer. 
O aparecimento da questão social está ligado à mudança do trabalho escravo para o trabalho livre. Tratando-se agora de uma sociedade capitalista, com um mercado regido por relações dominadas pelo controle do capital. A esta altura a visão da sociedade passa a se modificar, no aspecto do entendimento da relação de exploração existente entre o capital e o trabalho. O Estado agora precisa dar atenção à classe trabalhadora, no desenvolvimento da sua política. O Serviço Social surge como uma resposta dos grupos dominantes, em especial a Igreja Católica, à latente questão social. Mas, diferentemente das Leis Sociais que surgem em função do proletariado, o Serviço Social deve servir à classe dominante, no seu trato com a questão social, até como uma forma de manter o controle, a ordem, ameaçada pela questão social
O serviço social no Brasil surgiu na década de 1930, para atender a demanda que vivia o país com processos de industrialização. Nesta época, o Brasil era o principal exportador de café, e um dos principais exportadores de açúcar, passa a investir em sua industrialização interna, com o objetivo de substituir as importações. 
Em função deste forte impulso para a industrialização, trazia como consequências condições degradantes de trabalho e os salários eram muito baixos. Consequentemente o trabalhador não tinha condições para investir em educação ou em cultura. Isso ficará a cargo da caridade e da filantropia. Em meio a tudo isso surge a necessidade da classe trabalhadora unir-se, organizar-se em prol de melhores condições de vida. A partir daí que começam a surgir os chamados sindicatos. Em 1925 é criado o Conselho Nacional do Trabalho, e em 1926 são aprovadas leis de proteção ao trabalho, como por exemplo, a lei de férias, código de menores, seguro-doença, dentre outros direitos ao trabalhador. Mas, apesar de todo este esforço, a classe trabalhadora só vai consolidar esta luta contra a classe burguesa na época ditatorial de Getúlio Vargas. A nível mundo, em 1869 em Londres é fundada a sociedade de organização da caridade, marco para a organização da Assistente Social. 
Já em 1899 na Alemanha, é criada a primeira escola de Serviço Social, tendo como propósito resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, enquanto no Brasil a primeira de escola de Serviço Social é instituída em 1936.
Por meio desta contextualização acerca do surgimento do Serviço Social, fica evidente a importância do poder transformador que o Serviço Social impôs a todo mundo. O profissional de Assistente Social, possibilita uma interface de harmonização entre a diversas classes sociais, buscando a garantia de igualdade entre todos. A minha percepção após o ingresso no curso de Serviço Social, possibilitou que eu adquirisse uma visão transformadora e humanitária desta profissão, propiciando a construção de formação de opiniões e ideais, que até o momento não estava presente em mim. Hoje com clareza posso identificar a função do serviço social no saber fazer do assistente social enquanto profissional, fundamentado nas teorias e na pratica que vieram sendo construída e reconstruída ao longo dos anos.
 A atuação do assistente social no âmbito do seu trabalho, levando a possível transformação na vida dos usuários, alcançando seus direitos, para ter uma vida mais digna. 
Portanto o Serviço Social é uma profissão que tem por objetivo de interversão as expressões da questão social, da construção de uma ordem social, política e econômica. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do trabalho exposto, o Serviço Social resgata a história e os enfrentamentos, por uma vida melhor a todos. A conquista da categoria dos assistentes sociais, foi imprescindível para que possamos continuar trilhando caminhos hegemônicos, repensando, refazendo e reinventando nossas ações profissionais. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
IAMAMOTO, Marilda Villela. Relações sociais e serviço social no Brasil. 34. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Continue navegando