Buscar

Simulado Direito Processual civil III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201610203088)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/AL Juiz de Direito Substituto- 2008) A respeito da capacidade para o exercício da atividade de empresário, assinale a opção correta:
 
		
	
	d) O empresário casado sob o regime de comunhão parcial de bens necessita de outorga conjugal para alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa.
	 
	b) Caso o representante legal de um incapaz seja legalmente impedido de exercer atividade de empresário, um gerente poderá ser nomeado com a aprovação do juiz.
	
	c) Qualquer pessoa em pleno gozo da capacidade civil pode exercer a atividade de empresário, de modo que um juiz de direito pode ser empresário sem restrições.
	
	e) Os cônjuges, desde que casados sob o regime da comunhão universal de bens, necessitam de autorização um do outro para constituir empresa individual.
	
	a) Mediante representação ou assistência, um incapaz pode estabelecer empresa para exercício do comércio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608427470)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB 2007 - CESPE - adaptada) No referente ao Empresário Individual, assinale a opção correta.
		
	 
	Aquele que exerce profissão intelectual de natureza científica, mediante organização e investimento de capital visando auferir lucro, com o concurso de colaboradores ou auxiliares não é considerado empresário.
	
	O empresário individual não tem qualquer obrigação de registro de suas atividades perante a Junta Comercial.
	
	Um magistrado não pode ser sócio de sociedades simples ou empresárias.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
	
	O(A) empresário(a) casado(a), qualquer que seja o regime de bens, não poderá, sem a outorga conjugal, alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610329800)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - 2016 - DPE-ES - Defensor Público) O registro nas Juntas Comerciais de contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz:
		
	
	a) exige apenas autorização judicial, após a concordância do Ministério Público, mas em nenhuma hipótese seus bens ficarão sujeitos ao resultado da empresa.
	
	d) é permitido, bastando que esteja representado ou assistido.
 
	 
	c) exige que o capital social esteja totalmente integralizado.
	
	e) é permitido, desde que o respectivo instrumento seja firmado por quem o represente ou assista, devendo apenas constar a vedação do exercício da administração da sociedade por ele.
	
	b) não é permitido, mesmo que esteja representado ou assistido, salvo se adquirir cotas, em razão de sucessão hereditária.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610256973)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com Lei nº 8.934/1994, a qual dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, o nome empresarial obedecerá aos princípios:
		
	 
	Da veracidade e da novidade.
	
	Da legalidade e impessoalidade.
	
	Da novidade res novitá e da veracidade res veritá
	
	Da motivação e eficiência.
	
	Da razoabilidade e economicidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610195470)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A unificação do Direito Privado promovido pelo Código Civil Italiano acabou por gerar movimento semelhante no Brasil por força do trabalho do professor Sylvio Marcondes, autor do anteprojeto do livro de Direito da Empresa. O início da vigência do Código Civil de 2002 alterou o foco dos estudos envolvendo o antigo direito comercial no Brasil e a empresa foi alçada à condição de protagonista. Antes do Código Civil de 2002 a base do estudo do direito comercial no Brasil tinha por objeto:
 
		
	
	Atos declaratórios
	
	Atos Jurídicos com condição suspensiva
	 
	Atos do Comércio
	
	Atos típicos, antijuridicos e culpáveis. 
	
	Atos de emulação
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201610334404)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Arnaldo é Servidor Público e deseja ser empresário individual no ramo de compra e venda de peças para automotivos. Diante da pretensão de Arnaldo, assinale a alternativa correta:
		
	
	As pessoas proibidas ou impedidas da prática da atividade empresária, se eximem dos atos praticados com infringência à sua legislação de regência.
	
	Não são válidos os atos praticados por uma pessoa expressamente proibida para o exercício da atividade empresária. 
	
	O Servidor público pode ser empresário individual, pois não existe vedação de sua legislação de regência. Contudo, não poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima.
	
	O Servidor público, não pode ser empresário individual em razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo, poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima mesmo que faça parte da administração da sociedade
	 
	O Servidor público, não pode ser empresário individual em razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo, poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima desde que não faça parte da administração societária
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201610202569)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
		
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.
	 
	Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201610202541)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201610322460)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Julgue os itens a seguir, relativos a direito societário.
I -De acordo com o Código Civil, a sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, de seus atos constitutivos.
 
II- Uma das mais importantes distinções entre as sociedades simples e as sociedades empresariais é a possibilidade de essas últimas pedirem falência, enquanto aquelas se submetem
à insolvência civil.
III -Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio restringe-se ao valor de suas quotas, mas há solidariedade pela integralização do capital social.
IV- A desconsideração da personalidade jurídica não extingue a personalidade jurídica; apenas suspende episodicamente sua autonomia.
V -Entre outras características, a sociedade de pessoas diferencia-se da sociedade de capital pelo fato de que nesta se usa razão social e não denominação.
A quantidade de itens certos é igual a:
		
	 
	4
	
	2
	
	3
	
	1
	
	5
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201610226437)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao direito de empresa, analise as seguintes afirmativas: 
 
I - Os conceitos de empresa e empresário não se confundem, pois enquanto a primeira é a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, o segundo é aquele que exerce a atividade econômica organizada profissionalmente. A empresa pode ser exercida por meio do empresário individual ou por sociedade empresária. Desta forma, a empresa não se confunde com a pessoa natural, nem com a pessoa jurídica.
 
II - A empresa é o empresário individual ou a sociedade empresária que realiza atividade econômica organizada, registrada no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
 
III - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
 
IV - Quem exerce a atividade empresarial é o empresário, seja ele individual ou na forma societária, que não se confunde com a figura do sócio, que é quem detém qualquer fração, ou a mesmo a totalidade, do capital social da entidade societária.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	 
	Apenas a assertiva II está incorreta.
	
	Apenas a assertiva I está incorreta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Todas as respostas estão incorretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando