Buscar

fundamentos da Ciencias Sociais 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CEL1329_A4_201908635312_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: JOSIANE LOPES DOS SANTOS
	Matr.: 201908635312
	Disc.: FUNDAM.CIÊNC.SOC. 
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
	
	
	
	Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição.
	
	
	À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros.
	
	
	Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada.
	
	
	Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade.
	
	
	À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No que se refere ao conceito de Estado e às relações entre o Estado e a Sociedade presentes no pensamento de Marx e Engels, podemos afirmar que: I - O conceito de Estado é de fundamental importância no pensamento marxista pois é considerado como a instituição que, mais do que outras, destina-se a assegurar e manter a dominação e a exploração de classe. II - A mais clássica concepção marxista sobre o Estado está expressa na formulação: "O Executivo do Estado Moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda a burguesia." III - A concepção do Estado como o instrumento de uma classe dominante, assim designada em virtude da propriedade dos meios de produção e do controle que sobre eles exerce, permaneceu como fundamental em toda a obra de Marx e Engels. Após analisar cada uma das afirmativas acima, assinale a alternativa que reflete o pensamento de Marx e Engels.
	
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em Max Weber a legitimação da dominação é estabelecida pela aceitação dos submetidos a sua dominação. Este consentimento pode ser estabelecido de algumas maneiras. A partir da interpretação da motivação destes consentimentos podemos classificar as relações de dominações nos tipos ideais elaborados pelo autor. Desta maneira, quando pensamos no Brasil, temos ainda a perpetuação da relação de submissão de trabalhadores rurais aos coronéis. Qual o tipo ideal de dominação predominante nesta relação?
	
	
	
	afetiva
	
	
	Parentesco
	
	
	Racional Legal
	
	
	Tradicional
	
	
	racional a fim
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com a teoria de Max Weber acerca da Dominação Carismática, assinale as alternativas corretas.
I - Nesta dominação a autoridade é pessoal.
II - O poder de comando é exercido por um líder que comprove ter alguma qualidade extraordinária, tipo um profeta.
III - O líder é escolhidos por causa de suas qualificações técnicas especiais e competências para o cargo.
	
	
	
	Os itens I, II e III estão corretos 
	
	
	Os itens I e III estão corretos 
	
	
	Os itens II e III estão corretos 
 
	
	
	Apenas o item I está correto
	
	
	Os itens I e II estão corretos
	
Explicação:
A Dominação carismática está baseada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias, mas do que em regras estipuladas ou na dignidade de uma posição santificada pela tradição. Sob o domínio de um líder carismático, os funcionários são selecionados em termos de seu próprio carisma e sua devoção pessoal e não por causa de qualificações especiais, seu status ou dependência pessoal. Esses ¿funcionários discípulos¿ dificilmente constituem uma organização tudo depende do julgamento do líder que analisa caso por caso. Portanto nesta dominação os seguidores são, discípulos, ou mesmo fãs, mas não súditos. Súditos e seguidores estão relacionados a dominação tradicional.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
	
	
	
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	
	
	Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
	
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
	
	
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
	
	
	
	toda relação de poder implica em submissão e subserviência, esses são os pilares de qualquer relação. Não existe como se ter poder sem que se tenha os dois pontos acima citados.
	
	
	são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
	
	
	toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
	
	
	não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
	
	
	a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor,é correto afirmar que:
	
	
	
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	
Explicação:
A leitura de Marx sobre o Estado é que este é essencialmente classista, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas; cujo o Estado surge de um acordo coletivo, de um contrato social onde sua função é atender as necessidades coletivas. Marx discordaria dessa leitura e julga ser uma visão ideologizada que atente aos interesses das classes dominantes.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
	
	
	
	Augusto Comte
	
	
	John Locke
	
	
	Herbert Spencer
	
	
	Charles Darwin
	
	
	Cesare Lombroso
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando