Buscar

atividades reflexivas unidade 3

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 
Nome: Angélica Aparecida de lima
RGM:19133201
 
 LETRAMENTO MATEMÁTICO LEVA ALUNOS PARA ALÉM DOS CÁLCULOS. 
 A matemática vai além dos cálculos, levando a capacidade de raciocínio e argumentação. Que as crianças aprendam a investigar os números, as relações entre eles e sem decoração, como a diretrizes escreve no na Base Nacional Comum Curricular(BNCC): LETRAMENTO MATEMÁTICO. 
 De acordo com o documento, o letramento matemático no ensino infantil pode ser definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar comunicar, argumentar matematicamente, resolvendo problemas em uma variedade de contexto. O sujeito matematicamente letrado usa suas ideias matemáticas como forma de leitura de mundo. De fato, não é uma novidade e tem haver com a Constance, Kamui, Guy Braussean, Susana Wolman e outros estudiosos da didática que defende há tempos: o saber matemático vai muito além de cálculo, na prática, a escola deve proporcionar condição didática para a turma racionalizar, usar conceitos e ferramentas para dizer, explicar e predizer matematicamente dentro e fora da sala de aula.
 A tabela de Pitágoras, por exemplo, coloca cena contexto puramente matemático “Como saber o resultado de 7 vezes 8 investigando outras colunas que não é desses números? Passo a usar a de 5 e do 2, por exemplo:5×8=40 mais 2×8=16”explica.
 Na educação infantil mesmo os alunos não sabendo a sequência numérica de cor ou escrever os algarismos de modo convencional, são usados brincadeiras, jogos e questões cotidianas para fazer com que os pequenos aprendam como dividir blocos de montar da sala de modo que todos recebam a mesma quantidade, sendo ensinado a analisar a elaborar conhecimento e todo esse ensino levado para toda vida .
Referencial 
http://novaescola.org.br

Continue navegando