Buscar

Sistema Cardiovascular e Linfático

Prévia do material em texto

Sistema Circulatório: Cardiovascular e linfático
Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular é composto por três elementos que estão interligados entre si: sangue, coração e vasos sanguíneos. Corresponde a um sistema fechado, sem comunicação com o meio externo, pois se o sangue se encontra com o mesmo, caracteriza-se hemorragia. 
 Funções: 
Transportar substâncias para as células do corpo; 
Defesa do organismo (glóbulos brancos e anticorpos) 
Veículo para eliminação dos resíduos metabólicos
 
Circulação sistêmica e pulmonar
A circulação pulmonar ou pequena circulação consiste em levar o sangue pobre em gás oxigênio e rico em gás carbônico aos pulmões e devolve o sangue oxigenado ao coração. O sangue rico em gás carbônico vai para o átrio direito, ventrículo direito e é bombeado aos pulmões através da artéria pulmonar. Acontece a hematose nos alvéolos pulmonares e retorna ao coração pela veia pulmonar. 
A circulação sistêmica ou grande circulação consiste em levar o sangue oxigenado para todo o corpo. O sangue rico em gás oxigênio sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, que se ramifica para distribuir o sangue à todas células. As veias cavas superiores e inferiores recolhem o sangue venoso das regiões do coração e de todo o corpo, lançando-o ao átrio direito. 
Anatomia do coração
Localização anatômica
O coração está localizado entre os dois pulmões, no mediastino, com aproximadamente dois terços de sua massa situando-se à esquerda da linha mediana do corpo; posteriormente ao esterno e às costelas e superiormente ao diafragma.
Faces do coração
No coração há três faces cardíacas: a anterior ou esternocostal, sobre a qual os pulmões direito e esquerdo se sobrepõem, deixando exposta apenas uma pequena porção; a inferior ou diafragmática, que se repousa sobre o diafragma; e a face lateral esquerda, formada pelo ventrículo esquerdo. 
Margens Cardíacas
São elas que delimitam as faces do coração citadas anteriormente. A margem direita é bem definida, sendo chamada de aguda, enquanto que a esquerda ou obtusa é pouco definida. Anteriormente, além dos pulmões, o coração se relaciona com o esterno, costela e músculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esôfago e veias; e lateralmente com os pulmões e hilos pulmonares. 
Morfologia – membranas do coração
Pericárdio: membrana que circunda e protege o coração, mantendo-o em seu local. Consiste no pericárdio fibroso e no pericárdio seroso. O fibroso, externo, é um tecido conjuntivo denso não-modelado, resistente e não-elástico, que impede a distensão excessiva do coração. O seroso, interno, é mais delicado, que forma uma bicamada em torno do coração. 
Miocárdio: é o tecido muscular cardíaco que está na maior parte do coração (músculo estriado cardíaco). 
Endocárdio: camada mais interna do coração que forma uma superfície lisa e brilhante. 
Sulcos do coração
Sulcos interventriculares: anterior e posterior 
Sulco interatrial: situado na base do coração 
Sulco atrioventricular: também chamado de coronário. 
Cavidades do coração
Internamente, o coração é formado por quatro cavidades, sendo o átrio direito e o ventrículo direito, comunicante pela valva tricúspide e o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo pela valva mitral. 
Valvas cardíacas
Função: impedir o refluxo de sangue. 
Valva tricúspide: situada entre o átrio direito e o ventrículo direito. Impede o refluxo de sangue do ventrículo direito ao átrio direito. 
Valva pulmonar: impede que o sangue retorne ao ventrículo direito. 
Valva mitral: impede o refluxo do sangue do ventrículo esquerdo ao átrio esquerdo. 
Valva aórtica: Impede o retorno do sangue ao ventrículo esquerdo. 
O defeito que impede uma valva cardíaca de abrir inteiramente e conhecido como estenose, enquanto o defeito que a impede de fechar completamente é denominado insuficiência. 
Ciclo cardíaco: sístole e diástole
A sístole é o período de contração muscular do coração e resulta no esvaziamento dos ventrículos e saída do sangue dos vasos. Neste momento, o sangue passa para artéria pulmonar e aorta. Esta passagem só é possível a partir da abertura das valvas semilunares. 
A diástole corresponde ao relaxamento do músculo cardíaco, que é quando o coração tem uma pressão interna menor para que os ventrículos recebam o sangue das veias pulmonares e veias cavas. 
Pressão arterial
Corresponde à pressão que o sangue exerce na parede das artérias, mantida pela força propulsora do coração. É caracterizada por dois valores: máxima (pressão sistólica) e mínima (pressão diastólica) e são dados em milímetros de mercúrio (mmHg). 
Vasos sanguíneos
Veias: As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue proveniente dos tecidos para o coração. As veias maiores resultam da convergência de vasos sanguíneos, que tornam a veia mais calibrosa à medida que se aproxima do coração. Quando comparadas às artérias, verificamos que a túnica média das veias é menos musculosa e com menos fibras elásticas. 
Artérias: As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para todos os tecidos. À medida que saem do coração, essas artérias tornam-se de menor calibre e cada vez mais ramificadas. O sangue, ao sair do coração, está sob uma alta pressão, o que poderia danificar as artérias se elas não possuíssem paredes elásticas e fortes. Nas artérias, percebe-se que a túnica média é bem mais desenvolvida quando comparada com as dos outros tipos de vasos sanguíneos. 
Capilares: Os capilares são vasos sanguíneos que apresentam como função principal realizar trocas entre o sangue e os tecidos, garantindo que nutrientes e oxigênio sejam passados para as células.Por causa dessa função, é importante que esses vasos sejam delgados. Normalmente os capilares são formados por uma única camada de células endoteliais e seu diâmetro fica em torno de 8 mm.  
Sangue
Composto pelo plasma e elementos figurados. 
Plasma: parte lìquida do sangue, com proteínas, íons, nutrientes e resíduos misturados. 
Células vermelhas: hemoglobina, responsáveis por transportar oxigênio e dióxido de carbono. 
Plaquetas: responsáveis pela coagulação sanguínea. 
Células brancas: responsável pela imunidade do organismo. 
Grupos sanguíneos - ABO e Rh
Grupo A: antígeno A, possuem anticorpos B e aceita sangue tipo A e O. 
Grupo B: antígeno B, possuem anticorpos A, aceita sangue tipo B e O. 
Grupo AB: antígeno A e B, aceita qualquer tipo sanguíneo. 
Grupo O: anticorpos A e B, aceitam apenas sangue tipo O. 
Rh -: só recebe de negativo (-). 
Rh +: recebe de positivo (+) e negativo (-). 
Sistema Linfático
Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido que não retornou aos capilares.É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos. 
Funções: 
Drenagem do excesso de líquido intersticial 
Transporte de lipídios alimentares e células imunológicas 
Produção de linfócitos 
Eliminação de células alteradas e velhas 
Vasos linfáticos e circulação da linfa
Estes vasos começam como capilares linfáticos, que são maiores que os capilares sanguíneos e permitem o fluxo do líquido intersticial para seu interior. Quando a pressão é maior no líquido do que na linfa, as células se separam e o líquido intersticial entra. 
Os capilares linfáticos se unem para formar os vasos linfáticos cada vez maiores. Entre eles, há os linfonodos, de células B e T, aonde circulam a linfa. 
Existem dois vasos linfáticos pelos quais passa a linfa: ducto torácico e o ducto linfático direito. 
Ducto torácico: recebe linfa do lado esquerdo da cabeça, pescoço e tórax; do membro superior esquerdo e do corpo inteiro abaixo das costelas. 
Ducto linfático direito: drena a linfa do lado superior direito do corpo. 
Por fim, o ducto torácico se esvazia, enquanto o linfático direito faz junção nas veias. Desse modo, a linfa retorna ao sangue. 
Órgãos e tecidos linfáticos
Timo: este órgão contém grande número de células T, selocalizando na porção anterior e superior do mediastino. 
Baço: realiza a remoção de células sanguíneas e plaquetas defeituosas, produção de linfócitos e reserva de sangue. 
Tonsilas: protegem o organismo contra entrada de moléculas estranhas; estão sob epitélio da boca e faringe. 
Vasos linfáticos: rede de vasos que atua junto com o sistema circulatório, responsáveis por drenar e conduzir a linfa. 
Linfa: líquido que circula pelos vasos linfáticos, responsáveis pelo transporte de células imunológicas e lipídios. 
Linfonodos: estruturas em forma de feijão, localizados em várias partes do corpo (pescoço, axila, virilha) que armazenam linfócitos. 
Complicações do sistema linfático
Filariose: doença conhecida como elefantíase, infecciosa, causada por um parasita, transmitida por mosquitos que ocupam e obstruem os vasos e linfonodos, causando inchaço do membro afetado. 
Lesões na circulação linfática: podem ser causadas por pancadas, procedimentos cirúrgicos ou tratamentos como a radioterapia, causando alterações na capacidade de drenar a linfa. 
Malformação do sistema linfático: geralmente acontecem alterações dos gânglios linfáticos. 
Drenagem linfática
É um procedimento que consiste na realização de uma massagem com movimentos suaves, que tem como objetivo estimular e facilitar a circulação da linfa pelos seus vasos e chegar mais rápido ao sangue. Quando feita corretamente, pode ser útil para eliminar qualquer tipo de inchaço no corpo.

Continue navegando