Buscar

QUESTIONARIO III - SISTEMATICA DE IMP E EXP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇAO E EXPORTAÇAO
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE III
	Iniciado
	04/11/19 11:11
	Enviado
	04/11/19 11:34
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	22 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
			Pergunta 1
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	A exportação indireta é realizada por intermédio de empresas estabelecidas no Brasil que adquirem produtos do mercado nacional para exportá-los. Entre as afirmativas a seguir, assinale a incorreta.
	Resposta Selecionada:
	Corretae. 
Por contratação de vendedores que envia ao exterior para fazer negócios.
	Respostas:
	a. 
Através de empresas comerciais exportadoras.
	
	b. 
Através de empresa comercial que opera no mercado internacional e interno.
	
	c. 
Através de cooperativas ou consórcios de produtores ou exportadores.
	
	d. 
Através de empresa industrial que atua comercialmente com produtos de terceiros.
	
	Corretae. 
Por contratação de vendedores que envia ao exterior para fazer negócios.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Por contratação de vendedores viajantes de exportação que envia ao exterior para fazer negócios é a única afirmativa que faz parte de uma exportação direta. As demais são de exportação indireta.
	
	
	
			Pergunta 2
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país por meio de:
	Resposta Selecionada:
	Corretac. 
Etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei.
	Respostas:
	a. 
Divulgação no diário oficial e da etapa de desembaraço aduaneiro.
	
	b. 
Registro contábil da empresa e do recolhimento dos tributos exigidos em lei.
	
	Corretac. 
Etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei.
	
	d. 
Etapa de desembaraço aduaneiro apenas.
	
	e. 
Recolhimento dos tributos exigidos em lei apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei, documentada pela Declaração de Importação – DI, que é formalizada pelo importador com o deferimento da Licença de Importação – LI pelo órgão anuente responsável.
	
	
	
			Pergunta 3
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	A modalidade na qual a empresa envia seus produtos ao exterior, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, com o objetivo de exibi-los em feiras ou em exposições, na obrigação de comprovar o retorno dos produtos no prazo máximo de 180 dias contados a partir da data de embarque, é denominado:
	Resposta Selecionada:
	Corretac. 
Exportação temporária.
	Respostas:
	a. 
Exportação direta.
	
	b. 
Exportação indireta.
	
	Corretac. 
Exportação temporária.
	
	d. 
Exportação por consórcio de vendas.
	
	e. 
Exportação para promoção de exportações.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: A modalidade na qual a empresa envia seus produtos ao exterior, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, com o objetivo de exibi-los em feiras ou em exposições, na obrigação de comprovar o retorno dos produtos no prazo máximo de 180 dias, contados a partir da data de embarque, é denominado exportação temporária.
	
	
	
			Pergunta 4
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	No transporte marítimo, no que se refere às despesas decorrentes da colocação da mercadoria a bordo do navio, o frete até o porto de destino designado e as formalidades de exportação correm por conta do vendedor; os riscos e danos da mercadoria a partir do momento em que é colocada a bordo do navio no porto de embarque são de responsabilidade do comprador, que deverá contratar e pagar o seguro e os gastos com o desembarque.
Nesse caso, trata-se do Incoterm:
	Resposta Selecionada:
	Corretad. 
CFR – Cost and Freight (Custo e Frete).
	Respostas:
	a. 
CIF – Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete).
	
	b. 
CPT – Carriage Paid To (Transporte Pago Até).
	
	c. 
CIP – Carriage and Insurance Paid to (Transporte e Seguro Pagos até).
	
	Corretad. 
CFR – Cost and Freight (Custo e Frete).
	
	e. 
FOB – Cost Free on Board (Livre a Bordo do Navio).
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: CFR ( Cost and Freight) que significa “custo e frete” até o porto de destino designado. O exportador assume todos os custos anteriores ao embarque internacional, bem como a contratação do frete internacional para transportar a mercadoria até o porto de destino indicado.
	
	
	
			Pergunta 5
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial. Relacione essas fases com suas respectivas características apresentadas a seguir:
I. Administrativa
II.  Fiscal
III.  Cambial
P – Diz respeito à operação de compra de moeda destinada à efetivação do pagamento das importações (quando há esse pagamento), sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Q – Refere-se aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação e varia de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.
R – Refere-se aos procedimentos de finalização e emissão dos relatórios contábeis da empresa.
S – Compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação, que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro.
As associações corretas são:
	Resposta Selecionada:
	Corretab. 
I - Q , II - S , III - P
	Respostas:
	a. 
I - Q , II - P , III - S
	
	Corretab. 
I - Q , II - S , III - P
	
	c. 
I - S , II - Q , III - P
	
	d. 
I - S , II - Q , III - R
	
	e. 
I - S , II - R , III - P
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: A importação é constituída por três etapas distintas, tecnicamente denominadas de fases, mas que se completam. A saber:
I Administrativa: a autorização para importação, fornecida por órgãos públicos e anuentes (Anvisa, CNPq, Ibama, Decex, entre outros) do produto desejado envolve os procedimentos para a emissão da autorização para a importação, que pode variar de acordo com a complexidade da operação e somente está completa após a emissão da Licença de Importação – LI.
II Cambial: pagamento ao exportador (fornecedor estrangeiro) em moeda estrangeira, ou seja, a transferência de divisas ao país de origem da mercadoria. O Banco Central controla e monitora toda a operação, que é realizada por um banco autorizado a operar com câmbio.
III Fiscal: retirada do produto da alfândega (desembaraço alfandegário), que compreende a retirada da mercadoria da alfândega mediante o recolhimento dos impostos devidos, denominada desembaraço alfandegário ou despacho aduaneiro.
	
	
	
			Pergunta 6
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	Os Incoterms foram criados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) como regras para administrar conflitos de interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores sobre transferência de mercadorias, despesas decorrentes e responsabilidade sobre perdas e danos. Na modalidade do Incoterm CIP – Porte e seguro pagos até (local de destino designado), o exportador:
	Resposta Selecionada:
	Corretaa. 
Paga as despesas de embarque da mercadoria, o frete internacional até o local de destino designado, e o seguro de transporte da mercadoria até o local de destino
indicado, podendo o CIP ser utilizado com qualquer modalidade de transporte, inclusive o multimodal.
	Respostas:
	Corretaa. 
Paga as despesas de embarque da mercadoria, o frete internacional até o local de destino designado, e o seguro de transporte da mercadoria até o local de destino indicado, podendo o CIP ser utilizado com qualquer modalidade de transporte, inclusive o multimodal.
	
	b. 
Deve entregar a mercadoria desembaraçada a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque, sendo válido o CIP para o transporte marítimo ou hidroviário interior.
	
	c. 
Deverá pagar as despesas de embarque da mercadoria e seu frete internacional até o local de destino designado, podendo o CIP ser utilizado com relação a qualquer meio de transporte.
	
	d. 
Deverá entregar a mercadoria desembaraçada para importação, no local designado pelo importador, pagando todas as despesas, inclusive impostos e outros encargos de importação, podendo o CIP ser utilizado com qualquer modalidade de transporte.
	
	e. 
Deverá entregar a mercadoria à disposição do comprador (importador) não desembaraçada para importação num terminal portuário ou em um galpão fora do porto de destino, terminando as suas responsabilidades quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, sendo o CIP válido unicamente para o transporte aéreo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: CIP ( Carriage and Insurance Paid to), que se traduz em “transporte e seguros pagos até” (local de destino). O exportador tem as obrigações definidas no CPT e, adicionalmente, arca com o seguro contra riscos de perdas e danos da mercadoria durante o transporte internacional. O importador deve observar que no termo CIP o exportador é obrigado apenas a contratar seguro com cobertura mínima, posto que a venda (transferência de responsabilidade sobre a mercadoria) se processa no país do exportador. O exportador desembaraça as mercadorias para exportação.
	
	
	
			Pergunta 7
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	Os regimes aduaneiros especiais apresentam como característica comum a exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros ou na exportação de bens nacionais (regimes comuns de importação e de exportação), além da possibilidade de tratamento diferenciado nos controles aduaneiros. Entre esses regimes, destaca-se o drawback, que é o regime especial aduaneiro que permite o (a):
	Resposta Selecionada:
	Corretae. 
Suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
	Respostas:
	a. 
Transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos.
	
	b. 
Importação de bens que devam permanecer no país durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos ou com suspensão parcial no caso de utilização econômica.
	
	c. 
Armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, com suspensão do pagamento dos impostos incidentes na importação.
	
	d. 
Saída do país, com suspensão do pagamento do imposto de exportação de mercadoria nacional ou nacionalizada condicionada à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada.
	
	Corretae. 
Suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: O regime aduaneiro especial de drawback, instituído em 1966 pelo Decreto Lei nº 37, de 21/11/66, consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
	
	
	
			Pergunta 8
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	Sobre os regimes aduaneiros especiais, é correto afirmar que:
	Resposta Selecionada:
	Corretac. 
No caso de transporte multimodal de carga internacional, na importação ou na exportação, quando o desembaraço não for realizado nos pontos de entrada ou de saída do País, a concessão do Regime Especial de Trânsito Aduaneiro será considerada válida para todos os percursos no território nacional, independentemente de novas concessões.
	Respostas:
	a. 
A concessão e a aplicação do Regime Especial de Trânsito Aduaneiro serão requeridas à autoridade aduaneira competente da unidade de destino.
	
	b. 
Sem prejuízo de controles especiais determinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, depende de despacho para trânsito a remoção de mercadorias de uma área ou recinto para outro, situado na mesma zona primária.
	
	Corretac. 
No caso de transporte multimodal de carga internacional, na importação ou na exportação, quando o desembaraço não for realizado nos pontos de entrada ou de saída do País, a concessão do Regime Especial de Trânsito Aduaneiro será considerada válida para todos os percursos no território nacional, independentemente de novas concessões.
	
	d. 
O Regime de Drawback não é considerado um incentivo à exportação.
	
	e. 
A concessão do Regime de Drawback na modalidade suspensão é de competência da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Consiste no regime que permite o transporte de produtos de origem nacional ou estrangeira sob o controle alfandegário de um local a outro dentro do território aduaneiro, sem a cobrança de tributos. O recolhimento dos tributos incidentes na operação ocorrerá no território aduaneiro final, quando da nacionalização do produto (importação) ou do embarque (exportação). O regime de entreposto aduaneiro é o que permite, na importação e na exportação, o depósito de mercadoria em local determinado, com suspensão do pagamento de tributos e mantidos sob o controle fiscal. Na alternativa A entende-se que o ato concessório do drawback é emitido em nome da empresa industrial ou comercial que, após realizar a importação, envia a mercadoria ao estabelecimento para industrialização, devendo a exportação do produto ser realizada pela própria empresa detentora do drawback, portanto não é do destino, e sim da origem. A alternativa B está incorreta pois independe de despacho para trânsito a remoção de mercadorias de uma área ou recinto para outro, situado na mesma zona primária. Alternativa D: o Regime de Drawback é considerado um incentivo à exportação. Alternativa E: entende-se que a concessão do Regime de Drawback na modalidade suspensão é de competência da Secretaria de Comércio Exterior – Secex.
	
	
	
			Pergunta 9
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	Uma empresa pode assumir a exportação direta de diversas maneiras. Assinale a alternativa incorreta.
	Resposta Selecionada:
	Corretaa. 
Através de trading companies.
	Respostas:
	Corretaa. 
Através de trading companies.
	
	b. 
Por meio de joint ventures.
	
	c. 
Através de licenciamento.
	
	d. 
Através de filial ou subsidiária de vendas.
	
	e. 
Por meio da estruturação do departamento de exportação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: Trading companies, pois a venda da mercadoria pela empresa produtora para uma trading que atua no mercado interno é equiparada a uma operação de exportação em termos fiscais. Assim se torna uma exportação indireta.
	
	
	
			Pergunta 10
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	Correta
	Uma exportação efetuada sem uma venda realizada, com a finalidade de promoção comercial ou abertura de mercado é denominada:
	Resposta Selecionada:
	Corretad. 
Exportação em consignação.
	Respostas:
	a. 
Exportação temporária.
	
	b. 
Exportação direta.
	
	c. 
Exportação indireta.
	
	Corretad. 
Exportação em consignação.
	
	e. 
Exportação simplificada.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: Uma exportação efetuada sem uma venda realizada, com a finalidade de promoção comercial ou abertura de mercado é denominada exportação em consignação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais