Buscar

Avaliação virtual 1 Geografia da População

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Geografia da População
1) A ONU Meio Ambiente e o Google anunciaram na segunda-feira (16) uma parceria que promete mudar a forma como vemos o nosso planeta. Combinando de maneira inédita ciência ambiental, big data e acessibilidade, as duas instituições criarão uma plataforma para mapear e visualizar os impactos da atividade humana nos ecossistemas. Iniciativa utilizará a computação em nuvem da empresa de tecnologia e os catálogos públicos de observação terrestre. Com a colaboração, pela primeira vez, governos, ONGs e a população em geral conseguirão acompanhar metas específicas de desenvolvimento relacionadas ao meio ambiente, através de uma interface fácil de usar. Frequentemente, quando um país procura implementar uma política ambiental, percebe que faltam dados para direcionar essas ações de forma segura e eficaz. Com as ferramentas de análise e visualização do Google Earth Engine, o mundo pode finalmente começar a preencher essas lacunas. A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. A agência promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorar a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo.
 
O texto acima trabalha com a ideia de população e meio ambiente. A teoria demográfica que relaciona população e meio ambiente de forma mais direta é o ecomalthusianismo. A esse respeito, considere a asserções abaixo.
 
I. O ecomalthusianismo é uma teoria demográfica que considera que diminuir a população mundial ou ao menos conter o seu processo de crescimento seria uma forma de proteger o ambiente natural.
 
PORQUE
 
II. A expansão da população é um fator direto e inevitável de degradação ambiental. Quanto maior a população, mais o volume de resíduos gerados, mais desmatamento, portanto, maior degradação ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2) De fato, a maioria dos países tem dados obtidos por seus censos no ano de 2010 e eles nos informam que a natalidade está em queda na maioria. As taxas dos países ricos são baixas há bastante tempo, mas agora elas estão caindo rapidamente também nos países em desenvolvimento. China, Rússia e Brasil apresentam este quadro e a Índia está apresentando uma natalidade cada vez menor. Assim, a fertilidade mundial está caindo muito e vai declinar ainda mais nos próximos anos.
Porém o que se observa é que a população ainda está se expandindo. Qual dos aspectos abaixo explicaria essa expansão, mesmo em meio a uma queda generalizada nas taxas de natalidade e de fertilidade?
a) O neomalthusianismo.
b) A transição demográfica.
c) O ótimo de população.
d) A expansão da longevidade.
e) As taxas de crescimento vegetativo.
3) O Regime Demográfico de População Jovem, ocorrido em uma fase pré-industrial, situado numa sociedade baseada no trabalho artesanal e agrícola como principais características econômicas, apresentava grande parte da população habitando a área rural.
Assinale a alternativa que apresenta as características do regime demográfico jovem.
a) Grande crescimento demográfico, com muitos nascimentos e muitas mortes.
b) Pequeno crescimento demográfico, pois nasciam muitas crianças, mas também morriam muitas pessoas.
c) Não apresentava nenhum crescimento, pois a mortalidade e a natalidade eram muito baixas.
d) Pequena natalidade e pequena mortalidade, com pequeno crescimento demográfico.
e) Diminuição da população pois as mortes superavam os nascimentos.
4) O Regime Demográfico de População Envelhecida, também apresenta características distintivas próprias. Os países nesse regime apresentam industrialização consolidada, marcada pelo alto desenvolvimento tecnológico e humano.
 
Analise as características desse Regime Demográfico citadas nas afirmativas abaixo:
 
I. Baixa taxa de natalidade.
II. Alta taxa de mortalidade.
III. Pequeno crescimento vegetativo ou ausência de crescimento.
IV. Alta taxa de natalidade.
V. Baixa taxa de mortalidade.
É correto o que se afirma em:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas IV, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas  I, III e V estão corretas.
5) A transição demográfica muito mais do que apenas promover alterações na estrutura etária da população, promove um impacto socioeconômico considerável nos países. Este processo pode apresentar dois fenômenos que são conhecidos nos estudos populacionais: o bônus ou o dividendo demográfico.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao dividendo demográfico.
a) O dividendo demográfico está associado àqueles países que apresentam uma população adulta, em idade economicamente ativa, maior em comparação aos grupos etários teoricamente dependentes, ou seja, crianças e idosos.
b) Dividendo demográfico expressa um conceito segundo o qual o crescimento da população é muito rápido, o que impacta de forma bastante positiva o país e suas finanças.
c) Para a demografia quando a população tem um equilíbrio entre as diferentes faixas etárias da população, demonstrando que essa é uma sociedade socialmente equilibrada, isto constitui o dividendo demográfico.
d) O dividendo demográfico é quando um país apresenta uma grande população idosa, já não economicamente ativa, que acaba impactando na economia nacional devido ao peso do sistema previdenciário.
e) O dividendo demográfico é muito negativo e se faz presente em um país quando há uma situação de explosão demográfica, inviabilizando o desenvolvimento econômico e social.

Outros materiais