Buscar

TRABALHO FUNDEB

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO PELA ESCOLA
TRABALHO FUNDEB
PALMEIRA DOS INDIOS- AL
2019
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão do curso Formação pela Escola sob a orientação do Professor JALON.
 Curso: FUNDEB
PALMEIRA DOS INDIOS- AL
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4
CAP I – IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIDADE E DO CACS/ FUNDEB................................... 7
CAP II – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CACS/ FUNDEB ........................................................................................................................ 7
CAP III – RELATO DA EXPERIÊNCIA NO CACS/FUNDEB.............................. 7
CONSIDERAÇÃOES FINAIS..................................................................................... 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 10
INTRODUÇÃO
O Fundeb é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que serve como mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. Isto é, trata-se de um grande cofre do qual sai dinheiro para valorizar os professores e desenvolver e manter funcionando todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele entrou em vigor em janeiro de 2007 e se estenderá até 2020, conforme prevê a Emenda Constitucional nº 53, que alterou o Art. 60 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
O Fundeb substituiu o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) que vigorou entre 1998 e 2006. O fundo atual é uma evolução do mecanismo anterior porque, apesar de utilizar a mesma metodologia, passou a redistribuir um conjunto maior de impostos observando todas as matrículas da Educação Básica, e não apenas as do Ensino Fundamental.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo. 
O Conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local. O Poder Executivo deve oferecer ao Conselho o necessário apoio material e logístico – disponibilizando, se necessário, local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipamentos, etc. - de forma a assegurar a realização periódica das reuniões de trabalho, garantindo condições para que o colegiado desempenhe suas atividades e exerça efetivamente suas funções.
 A atividade do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. Entretanto, o Conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas sim, de representação social. 
O controle exercido pelo CACS representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.
O CACS/Fundeb tem extrema importância para a gestão dos recursos financeiros de uma secretaria de educação, pois sem a sua existência regularizada ou ainda sem o envio de seus relatórios e parece educação, pois sem a sua existência regularizada ou ainda sem o envio de seus relatórios e pareceres o munic(pio ou estado pode (e acontece) ficar sem o repasse de recurso do Fundeb ou do PNATE, prejudicando o pagamento de professores e o inanciamento da educação em geral. Pois, apesar de não ter o poder de aprovar ou não as contas do ente federado que se vincula o seu parecer desfavorável, suas ressalvas ou ainda a inexistência do parecer pode alertar o tribunal de contas do estado (TCE) e esse lançarem um olhar mais minucioso sobre as contas do município/estado podendo gerar até a sua reprovação. (PEREIRA, jun. /2010).
CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIDADE E DO CACS/ FUNDEB
	O Conselho de Acompanhamento e controle social do Fundeb de Palmeira dos Índios- Alagoas, está localizado na região do Centro da cidade, na Praça da Independência nº 66, Cep 57600010. 
CAPÍTULO II – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CACS/ FUNDEB
Tem atualmente como presidente a Professora Vandelucia Vieira dos Santos e Vice- Presidente o diretor Severino Moura da Silva e mais 9 membros, são eles, Claudevânia Lima Mendonça, Iranilda Barbosa Silva, Maria Betânia Freitas de Araújo, Kátia Luciana Fernandes Ferreira, Carmosina Galindo Ferreira, Maria Danielle Ferreira Amorim, Ângela Maria Gomes da Silva, Josivaldo Tavares de Souza e Joana Rodrigues dos Santos, e mais 11 suplentes dos cargos. 
Os mandatos duram cerca de um ano e as reuniões entre os membros são realizadas mensalmente, além disso o Conselho encontra-se devidamente regularizado e os membros devidamente registrados de acordo com a lei. 
CAP III- RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CACS/ FUNDEB 
	Foi realizada uma entrevista com a diretora do CACS/FUNDEB a Professora Vanderlúcia Vieira dos Santos, ela relatou que por ter uma função orientadora e fiscalizadora a composição do CACS/ FUNDEB deve obedecer rigorosamente à previsão legal, porém ainda existe muita coisa ilegal, muita “maracutaia”, e quando ela assumiu o mandato como Presidente essa era a prática costumeira no Conselho da cidade. 
	O conselho está devidamente regularizado segundo a lei 1 1 394/2006. Ela disse que a maior dificuldade no andamento das reuniões e na manutenção das atividades, se deve ao fato de que apenas alguns conselheiros conhecem a legislação referente ao FUNDEB. As sessões plenárias ordinárias acontecem mensalmente, estipuladas através de calendário anual. Observamos que para atender a demanda da educação do município, segundo a diretora seria necessário mais reuniões por mês, porém isso não vêm acontecendo. O CACS FUNDEB de Palmeira dos Índios possui regimento interno, e devido alguns problemas observados, estão discutindo mudanças no referido documento objetivando melhor funcionamento do conselho.
O CACS desde sua criação não tem participado da discussão do orçamento da educação e nem acompanhamento o Censo Escolar. Com relação aos recursos financeiros na conta; aplicação dos recursos e prestação de contas faz mensalmente. Mesmo diante das dificuldades encontradas, como por exemplo, falta de documentos (notas fiscais, cópias de contratos, etc. , tem procurado exercer o controle social de forma efetiva. 
Ela falou que para o melhor funcionamento do órgão precisaria que houvesse mais transparência na prestação de contas por parte do Poder Público, bem como melhores condições de funcionamento para o CACS. Com relação aos recursos recebidos observa-se que são compatíveis com os recursos previstos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Foi de suma importância na formação acadêmica acompanhar de perto o funcionamento do CACS/Fundeb, conhecendo melhor suas etapas de execução, prestação de contas, sabendo que é necessário que todos os cidadãos mesmo que não atuem na rede pública de educação deveriam se importar, opinar e fiscalizar os órgãos e fazer com que as escolas tenham recursos, educação de qualidade, etc. 
O investimento governamental é muito importante, porém com uma má administração, esses recursos em nada contribuem com a melhoria do setor, além disso, é necessário eleger pessoas mais informadas acerca da legislação, do funcionamento e dos trâmites do CACS para assumir os cargos do conselho e agir da melhor forma possível. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://uploads.preferechim2.astrusweb.dataware.com.br/uploads.preferechim2.astrusweb.dataware.com.br/uploads/categories/731/ec371027af8735b6d2644721da7bb345.pdf.Acessado em: 18/04/19.
https://www.fnde.gov.br/cacs/index.php/lista_conselheiros/listagem. Acessado em: 18/04/2019.

Continue navegando