Buscar

Origem do basquetebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Origem do basquetebol
 O basquetebol surgiu no ano de 1981, nos Estados Unidos Massachusetts. Seu criador foi chamado James Naismith, um professor de educação física que viu a dificuldade em fazer esporte por causa do rigoroso inverno, então pensou em jogo que estimulasse os alunos a praticar alguma atividade nos ginásios, além da ginástica. 
Para James as características que os jogos deveriam representar eram: 1ª Ser um esporte para vários jogadores; 2ª Ser adaptável a qualquer espaço; 3ª Servir como exercício completo; 4ª Ser fácil de aprender e não violento; 5ª Lograr interesse geral, pelo grau de dificuldade. Naismith começou a fazer comparações entre o que pretendia e os esportes existentes. Não poderia faltar a bola, e teria de ser uma bola grande. Suas deduções levaram a conclusão de que uma bola grande estaria sendo evitado o jogo com raquetes, e essa não poderia ser uma bola oval, igual à do rúgbi.
A preocupação seguinte do professor era quanto ao alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou primeiramente colocá-lo no chão, mas já havia outros esportes assim, como o hóquei e o futebol. A solução surgiu como um relâmpago: o alvo deveria ficar a 3,5 m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. Tamanha altura também dava certo grau de dificuldade ao jogo.
Naismith escreveu treze regras, e as equipes seriam formadas por nove jogadores de cada lado, e os cestos com 39 centímetros de diâmetro ficaria a 3,50 metros do chão. O objetivo seria arremessar com sucesso para dentro dos cestos. Nas regras de Naismith era proibido, empurrar, segurar, dar passos sem quicar a bola, e tocar no adversário, por exemplo. Regras que até hoje ainda são aplicadas. Naquela época, James já falava em alas, guardas e centros em sua regulamentação.
James teve seu momento de glória quando o basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e ele lançou ao alto a bola que iniciou o primeiro jogo de basquete nas Olimpíadas.
Primeira partida no mundo
Primeiro jogo de basquetebol que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 
Formalização das regras
O Basquetebol se tornou um esporte, quando oficializou as competições e as regras. E isso ocorreu bastante cedo, primeiro em âmbitos regionais ou nacionais, nos EUA, e posteriormente no âmbito internacional onde ao mais alto nível cada vez mais se tem verificado uma tendência no sentido da uniformização e universalização das regras.
Basquete no mundo
No começo do basquete as competições eram realizadas na Associação cristã e era ela que definia as regras. No século XX, o basquetebol se popularizou, e com isso veio à criação de ligas e federações, e com isso passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos desde 1936. Atualmente, o esporte é praticado por mais de trezentos milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de cento e setenta países filiados à FIBA.
Principais potências
As maiores forças do basquetebol segundo a Federação Internacional de Basketball (FIBA), divulgada em março são: Estados Unidos em primeiro lugar (735.0); segundo a Espanha (704.7); terceira França (644.0); completando o top 10 aparecem a Sérvia em quarto (642.9), Argentina em quinto (617.7), a Lituânia no sexto lugar (614.0), Eslovênia em sétimo (581.2), a Croácia ocupa o oitavo posto (547.4), a Grécia é a nona colocada (525.9) e a Austrália vem logo a seguir, no décimo lugar (459.9). O Brasil aparece na 11ª colocação, com 452.7 pontos.
História do basquete no Brasil
Um americano chamado August Shaw, foi o responsável em trazer o basquetebol ao Brasil em 1896. Após receber a graduação, Shaw foi convidado pela tradicional Mackenzie College de São Paulo para dar aula, e trouxe além de seu conhecimento da história da arte, trouxe em sua bagagem também, uma bola de basquete. Foram às mulheres que primeiro aprovaram o novo jogo. Entre os homens a difusão do basquete levou um tempo maior, devido principalmente a forte popularidade do futebol naquela época, e que claro, se encontra até hoje.
E foi o professor Oscar Thompson que deu continuidade a divulgação do esporte no Brasil. Ele instituiu o esporte na Escola Normal de São Paulo por volta de 1906, e foi um sucesso imediato. A partir daí, o basquete não parou de crescer. A primeira seleção brasileira foi convocada em 1922 para disputar um torneio contra as seleções da Argentina e do Uruguai. Em 1941 foi fundada a Confederação Brasileira de Basquete.
Em 1933 houve uma cisão no esporte nacional, quando os clubes que adotaram o profissionalismo do futebol criaram entidades especializadas dos vários desportos. Apareceu assim a Federação Brasileira de Basquetebol, em 25 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro. Em assembleia aprovada no dia 26 de dezembro de 1941, passou ao nome atual, Confederação Brasileira de Basquetebol.
Grandes nomes do Brasil e Mundo
Podemos dizer que os grandes nomes do basquetebol do Brasil são aqueles que ajudaram a propagar o basquetebol no país, más os mais famosos podemos citar alguns que são: Oscar Schmidt que é um dos maiores ídolos do basquete, por sua grande devoção a seleção brasileira e que o fez negar a NBA em 1984, já que nessa época os jogados da NBA não poderiam defender suas respectivas seleções. E temos também Leandro Barbosa (Leandrinho) que jogou na NBA e pela seleção, e no basquetebol feminino temos a gigante Hortência Marcari que junto com Oscar foi ao Hall da fama do basquete, ela é a maior pontuadora da seleção brasileira, com mais de três mil pontos em 20 anos de carreira.
Já os grandes nomes do basquetebol no mundo são: Michael Jordan, Kobe Bryant e Lebron James, todos americanos, e são reconhecidos pelo mundo como os melhores do basquetebol de todos os tempos.
Referências
CARNEIRO, Átila Viana. Basquetebol como instrumento de inclusão e desenvolvimento social. Brasília, outubro de 2007.
SANTOS, Henrique Alexandre Flores. Basquetebol: história do ensino do jogo e conceito de nível de jogo. Porto, Setembro 2010.
COSTA OLIVEIRA, Prof. DR. José Eduardo. Basquetebol: Aspectos históricos e funcionais. Buenos Aires, Novembro 2012.
LUCAS, Adriano S. Top 10 melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Disponível em: https://top10mais.org/top-10-melhores-jogadores-de-basquete-de-todos-os-tempos/ acesso em: 12/10/2019.
FIBA, basketball. RANKING MUNDIAL DA FIBA ​​APRESENTADO PELA NIKE. Disponível em: http://www.fiba.basketball/en/rankingmen Acesso em: 12 de Outubro, 2019.

Outros materiais