Buscar

Bioética- historia e princípios básicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa correta em relação aos princípios da Bioética.
		
	 
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça
	
	Autonomia e injustiça
	
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e injustiça
	
	Benevolência, injustiça e autonomia
	
	Não-maleficência, autonomia e injustiça
	Respondido em 05/11/2019 13:46:41
	
Explicação:
São quatro os princípios básicos da Bioética: Beneficência (fazer o bem, com foco no benefício do paciente); Não-Maleficência (evitar o mal e não infligir dano intencional); Autonomia (as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida) e Justiça (cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos).
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quais foram os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humanos? Assinale abaixo a alternativa correta:
		
	
	Princípio da beneficência; Princípio da solidariedade; Princípio da justiça.
	
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da solidariedade; Princípio do direito a vida.
	
	Princípio da solidariedade; Princípio da justiça; Princípio do respeito humano.
	 
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da beneficência; Princípio da justiça.
	
	Princípio da beneficência; Princípio da justiça; Princípio da solidariedade.
	Respondido em 05/11/2019 13:48:55
	
Explicação: Os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humano foram: O PRINCÍPIO DO RESPEITO ÀS PESSOAS OU DA AUTONOMIA: : que exige que aceitemos que as pessoas sejam autônomas, tanto nas suas escolhas como em seus atos, ou seja, liberdade para que as pessoas se autogovernem. O princípio da autonomia define que o médico respeite a vontade do paciente ou do seu responsável, assim como seus valores morais e crenças. O PRINCÍPIO DA BENEFICÊNCIA: que dá o direito ao paciente de que sejam atendidos os interesses importantes e legítimos de cada indivíduos e que, na medida do possível, sejam evitados danos. Na Bioética, esse princípio é também conhecido como o princípio do bem-estar e interesses do paciente por intermédio da ciência médica e de seus representantes. O PRINCÍPIO DA JUSTIÇA: que exige equidade no que se refere ao exercício da medicina ou qualquer área da saúde, na distribuição de bens e benefícios. Uma pessoa considerada injustiçada quando lhe é negado um bem ao qual tem direito e que, portanto, Ihe é devido.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo "bio". Poderíamos caracteriza-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobrea pesquisa em bioética.
		
	
	Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
	
	O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
	
	A bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
	
	A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
	 
	Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
	Respondido em 05/11/2019 13:51:17
	
Explicação: Um novo domínio da reflexão e da prática, que toma como seu objetivo específico as questões humanas na sua dimensão ética, tal como se formulam no âmbito da prática clínica ou da investigação científica, e como método próprio a aplicação de sistemas éticos já estabelecidos ou de teorias a estruturar".
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Resolução nº 1.956/2010, publicada no dia 25 de outubro no Diário Oficial da União, que determinou que médicos não poderão indicar para seus pacientes marcas de órteses, próteses ou materiais implantáveis, é um exemplo, em Bioética, de um procedimento:
		
	
	Descritivo.
	
	Humano.
	
	Moral.
	 
	Normativo.
	
	Protetor.
	Respondido em 05/11/2019 13:51:41
	
Explicação:
A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Normativo é direcionado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas:
		
	
	Antes da Primeira Guerra Mundial
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial
	
	Na Guerra de Secessão
	
	Na Guerra Fria
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial
	Respondido em 05/11/2019 13:52:02
	
Explicação:
Presta serviços ao ser humano dentro do contexto saúde-doença, atuando na promoção da saúde em atividades com grupos sociais ou com indivíduos, respeitando a individualidade dentro do contexto social no qual está inserido.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Através da ética industrial, a vida humana passa a ser concebida como objetivando a máxima da qualidade. Isso faz com que o debate ético caminhe no sentido do quanto pode ser feito para que as pessoas:
		
	
	Se dediquem aos estudos
	
	Avaliem seus resultados de trabalho
	
	Tenham mais dinheiro
	
	Possam ter menos prazer
	 
	Possam viver mais e melhor
	Respondido em 05/11/2019 14:01:47
	
Explicação:
A ética industrial, decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de teoria utilitarista, através da qual a vida humana passa a ser concebida como objetivando a maximização da qualidade. Com isso, o debate ético sobre a sacralidade da vida humana começa a perder sentido em detrimento do quanto pode ser feito para que as pessoas, em geral, vivam mais e melhor.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em Bioética, os procedimentos que atuam de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca são categorizados como:
		
	 
	Protetores.
	
	Humanos.
	
	Morais.
	
	Descritivos.
	
	Normativos.
	Respondido em 05/11/2019 13:53:56
	
Explicação:
A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Protetor atua de modo a proteger os envolvidos em algumtipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Oficialmente o rimeiro registro da palavra "Bioética" deu-se em 1971, no livro "Bioética: ponte para o futuro", cuja autoria é de:
		
	 
	Van R. Potter;
	
	Daniel Golleman;
	
	Oswaldo Cruz.
	
	Sigmund Freud;
	
	Charles Darwin;
	Respondido em 05/11/2019 13:59:51
	
Explicação:
A autoria do livro que lança o termo bioética é de Van R. Potter.

Outros materiais