Buscar

Ética e reprodução humana

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Muitas tecnologias tem sido desenvolvidas a favor da vida humana, apesar da polêmica em relação aos seus possíveis malefícios.  Pensando nas prerrogativas que a tecnologia podem trazer,  assinale a alternativa que apresenta um desses benefícios:
		
	
	Facilidade para execução do aborto.
	
	Facilidade para que os próprios pacientes escolham o melhor procedimento frente a sua doença.
	
	Maior disponibilidade de verbas para o tratamento
	 
	Técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	Facilidade para os médicos procederem como a sua necessidade
	Respondido em 05/11/2019 14:25:22
	
Explicação:
Assim tem sido em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No Brasil a interrupção gestacional é um procedimento clínico considerado crime. Esta interrupção denomina-se:
		
	
	Ortotanásia
	
	Gravidez
	
	Distanásia
	 
	Aborto
	
	Prevenção
	Respondido em 05/11/2019 14:25:38
	
Explicação:
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Certas tecnologias impactam a esfera macro da sociedade, envolvendo princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde.
	
	O mesmo instrumento pode servir a objetivos radicalmente distintos, portanto deve-se considerar a diferença existente entre a tecnologia em si e o uso que se fará dela.
	
	A cada nova tecnologia implementada, novos debates éticos se colocam para responder aos seus impactos.
	 
	As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.
	
	A implantação de novas tecnologias pode afetar diretamente o modo de vida da população, seu comportamento e hábitos.
	Respondido em 05/11/2019 14:27:06
	
Explicação:
Os conceitos morais dessas ações precisam estar fundamentados no Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados ¿ OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança ¿ CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ¿ CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança ¿ PNB, revoga a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória no 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10 e 16 da Lei no 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As novas tecnologias vieram para contribuir à saúde humana, porém alguns danos também foram provocados com o seu avanço. Quais são os problemas encontrados com o uso de novas tecnologias em busca da saúde humana?
		
	 
	Implicações éticas quanto ao seu uso
	
	Dificuldade de acompanhar as mudanças tecnológicas e fazer uso da mais recente.
	
	Ensinar aos familiares do paciente como fazer uso da mesma.
	
	Ensinar os pacientes sobre como fazer uso das mesmas
 
	
	Achar mão de obra capaz para manuseá-la
 
	Respondido em 05/11/2019 14:27:39
	
Explicação:
Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Novas questões que surgem a partir de novas possibilidades de intervenção do homem sobre os fatos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O início deste milênio propõe uma importante revolução biológica. O sujeito moderno, graças aos avanços da ciência médica e da engenharia genética, obteve condições de se reproduzir de forma não natural. Para o Prof. Botella Llusiá, a sociedade estava a caminho de destruir a união entre homem e mulher tida até então como imprescindível, de sorte a perder o sentido que o sexo masculino e feminino terá na civilização do futuro. Com o acesso as atuais tecnologias reprodutivas e a ideologia da escolha de cada um permitiriam o nascimento do chamado eugenia do consumidor. Podemos afirmar que Eugenia do Consumidor é:
I - A escolha do sexo, das características físicas e até do perfil psicológico da criança passou a ser um tema de mercado. Acessível, assim, a quem tiver dinheiro para custear seu projeto pessoal de procriação.
II - Durante toda a história da humanidade, diversos povos eliminavam pessoas que nasciam com deficiência, com má-formação e também pessoas doentes. Em 1883 nasceu o termo eugenia, criado por Francis Galton e o definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
III  É o principal argumento em torno do qual se agruparam os agentes ¿ religiosos ou não ¿ que se posicionaram contra a liberação do uso das células tronco em pesquisa foi a ¿defesa da dignidade da pessoa humana¿, inserindo em seu centro a questão da definição da condição humana.
IV  A Eugenia do consumidor se refere a lei 8.974/95, proibia a manipulação genética de células germinativas humana, assim como também proibia o armazenamento e a manipulação dos embriões humanos quando se tratava a servir como material biológico disponível.
Assinale a resposta correta:
		
	
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	- Somente a I e a II estão corretas.
 
	
	 - Somente a afirmativa I está correta
	
	- Somente as afirmativas I e IV
	
	- Somente as afirmativas II e III estão corretas
 
	Respondido em 05/11/2019 14:28:56
	
Explicação:
Para o Prof. Botella Llusiá, a sociedade estava a caminho de destruir a união entre homem e mulher tida até então como imprescindível, de sorte a perder o sentido que o sexo masculino e feminino terá na civilização do futuro. Com o acesso as atuais tecnologias reprodutivas e a ideologia da escolha de cada um permitiriam o nascimento do chamado eugenia do consumidor. A escolha do sexo, das características físicas e até do perfil psicológico da criança passou a ser um tema de mercado. Acessível, assim, a quem tiver dinheiro para custear seu projeto pessoal de procriação.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	José apresentarádificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	Respondido em 05/11/2019 14:30:06
	
Explicação:
A doação de esperma para bancos é regulada por anonimato. Nem as receptoras conhecerão o pai, nem os doadores conhecerão os filhos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
		
	 
	fertilização in vitro
	
	fertilização múltipla
	
	fertilização integrada
	
	reprodução inócua
	
	reprodução eficaz
	Respondido em 05/11/2019 14:30:19
	
Explicação:
Técnica de reprodução assistida pelo médico que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um número significativo de espermatozóide, 50 a 100 mil, ao redor de cada óvicito, procurando obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	 
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança.
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
	
	A história da medicina relata tentativas de realização de reprodução assistida a partir do final do século XVIII.
	Respondido em 05/11/2019 14:31:36
	
Explicação:
O artigo IV, parágrafo segundo, aponta que: Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.

Continue navegando