Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS BIOLOGIA (CITOLOGIA) DIVERSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 - Os ossos são formados por dois tipos de substância óssea: compacta e esponjosa. Quais seus papeis e as diferença existentes entre a medula óssea vermelha e amarela? Substância óssea compacta: lamínulas de tecido ósseo se encontram fortemente unidas umas das outras sem que haja espaço livre, é mais denso e rígido. Substância óssea esponjosa: lamínulas de tecido ósseo se encontram mais irregulares em forma e tamanho e deixam espaços, lacunas, que se comunicam umas com as outras. Medula óssea: formada por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos, é um órgão hematopoiético que fabrica elementos para o sangue periférico: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Medula óssea vermelha: é responsável pela produção das células do sangue. Medula óssea amarela: formada por gordura. 
Questão 2 – O sistema esquelético é o conjunto de órgãos que compõe o esqueleto, ou seja, o arcabouço... Portanto, o que você entende sobre as funções de proteção, sustentação e hemotocitopoise? Função de sustentação do corpo. Função de proteção: vários ossos protegem órgãos importantes do corpo humano. EX. Pulmão, encéfalo. Função hematocitopoiese: produção de células sanguíneas hemácias, leucócitos e plaquetas.
Questão 3 – As articulações podem ser definidas de acordo com seu movimento. Definir articulações e sua classificação de acordo com o tecido interposto e quando ao movimento? Articulações: local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com cartilagens. Suas principais funções são permitira movimentação dos segmentos corporais e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis. São 3 tipos de articulações: fibrosas, cartilaginosas ou sinoviais. Fibrosas: possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade. Exemplos: entre tíbia e fíbula e entre radio e ulna. Cartilaginosas: possuem uma separação cartilaginosa e não apresenta cavidade articular. A mobilidade é reduzida. Exemplos: articulações entre as vértebras Sinoviais: possuem uma cavidade articular que apresenta uma capsula cheia de líquido sinovial, que funciona como lubrificante. Possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas no corpo. Classificadas como uniaxial (permite apenas um eixo de rotação, ex. entre úmero e ulna), biaxial (dois eixos de rotação, ex. punho) e poliaxial (três eixos de rotação, Ex ombro).
Questão 4 – A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Classifique os ossos quanto forma e dê exemplo de cd um? Classificação dos ossos - Longos: comprimento maior que a largura e espessura. Longos, espessos e tubulares. Ex. fêmur. Curtos: apresentam equivalência nas três dimensões, são curtos, largos, espessos e cuboides. Ex. apenas os carpos (mão) e tarsos (pé). Laminares: possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam função de proteção. Ex. crânio. Irregulares: forma complexa, vários formatos diferentes. Ex. vértebras, mandíbula e osso temporal. Pneumáticos: apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar. Ex: ossos do crânio (frontal, esferoide, maxilar e etmoide). Sesamóide: ossos pequenos e chatos que podem ser encontrados nos tendões, nos lugares onde cruzam as extremidades dos ossos longos nos membros.
Questão 5 – As metáforas do corpo com a maquina se transformam historicamente sob as condições que as ciências... Dessa maneira, podemos afirmar que o MELHOR desempenho obtido pelos atletas negros ocorre, pois: Os negros tendem a ter membros mais longos, mas com uma circunferência menor. Isso afetaria o centro de gravidade de seus corpos, que seria mais alto do que se comparado com um branco ou asiático da mesma altura.
Questão 6 – No corpo Humano existem aproximadamente 600 músculos. Explique e exemplifique cada uma das classificações, assim como a descrição de cada um dos movimentos? Músculos estriados Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. EX: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o biceps braquial. Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas. Quando o agonista contrai-se, a antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. Ex: usando o exemplo anterior o antagonista é o triceps braquial. Sinergistas: são aqueles que participam auxiliando a movimentação principal ou estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. EX: os flexores e extensores do punho contraem-se mantendo estáveis as articulações do punho e cotovelo. Fixadores: estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando se move a parte distal.
Questão 7 – O termo hidrocefalia refere-se a uma condição na qual a quantidade de Liquido Cerebrospinal... Baseado nas informações contidas no texto indique a posição das meninges em relação ao SIST. NERVOSO E OS OSSOS? As Meninges são: Dura-máter esta anexada ao crânio, ou aos ossos do canal vertebral na medula espinhal. A Aracnoide está anexada à dura-máter, enquanto que a Pia-máter está anexada ao tecido do Sistema nervoso central. Quando a dura-máter e a aracnoide se separam, o espaço entre elas é chamado de espaço subdural.
Questão 8 – Em relação a figura abaixo responda: Nome do musculo: Biceps braquial, Inserção proximal: Processo coracoide e tubérculo, Inserção distal: Tuberosidade do radio. Qual o termo correto, anatômico: Musculo Triceps Sural, Quais os músculos situados: M Gastrocnêmico Medial e Lateral, M Soleo.
QUESTÃO 9 – A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais ... Descreva agora como é a posição anatômica? A posição anatômica, o individuo está de pé, ereto, de frentepara o observador com os membros superiores posicionados lateralmente, as palmas das mãos voltadas para frente e os pés apoiados no chão.
Questão 10 – As articulações consideradas fibrosas, ou seja, as que apresentam como tecido.... Cite esses tipos de articulações fibrosas? Existem três tipos de articulações fibrosas: As Suturas: que são encontradas somente entre os ossos do crânio são formadas por varias camadas fibrosas. Sindesmoses; os ossos estão unidos por uma faixa de tecido fibrosos, relativamente longo, formando um ligamento interósseo ou uma membrana interóssea, nos casos, respectivamente de menor ou maior comprimento das fibras. Gonfose: é a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários. O tecido fibroso do ligamento periodontal segura firmemente o dente no seu alvéolo. 
Questão 11 – As articulações sinoviais apresentam componentes essenciais e acessórios. Cite os componentes essenciais e acessórios de uma articulação sinovial? Elementos Essenciais da Articulação Sinovial: Superfície articular: é a parte do osso que vai estar em contato na articulação, a superfície que se articula. Cartilagem Articular: localiza-se logo após a superfície articular, serve para diminuir o atrito entre os ossos da articulação. Capsula Articular: reveste a articulação, esta, além de dar firmeza a articulação, limita seus movimentos. Membrana Sinovial: faz a infiltração do sangue para a articulação e produz mucina. : sangue + mucina = liquido sinovial. Cavidade articular: é o espaço, dentro da capsula articular e entre os ossos, nesse espaço que fica o líquido sinovial. Líquido Sinovial: é um líquido que lubrifica a articulação e melhora o deslizamento entre os ossos. Ligamentos: são reforços para a cápsula articular, eles também auxiliam na sustentação e limitam os movimentos articulares. E os acessórios são: Orla acetabular, disco articular na ATM. 
Questão 12 – Desporto (europeu) ou Esporte (brasileiro) é uma atividade física... Descreva os níveis básicos de formações estruturais do corpo humano? O corpo humano é formado por vários níveis de organização que se interligam. Nível químico: todas as químicas necessárias para manter a vida. Nível celular: as células são unidades básicas e funcionais de um organismo. Nível Tecidual: formado por um grupo de células semelhantes que juntas executam uma função particular. Nível orgânico: quando diferentes tipos de tecidos se unem e formam um órgão. Nível sistêmico: formado por um conjunto de órgãos que se relacionam e desempenham uma função comum. Nível de organismo: o mais alto nível de organização. Todos os sistemas funcionam como um todo para formar o organismo (um indivíduo vivo).
Questão 13 – A atividade física durante a gravidez pode prevenir o ganho excessivo.... Quais são os órgãos genitais internos e as suas respectivas funções? Os órgãos genitais internos são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina. A vagina é um espaço tubular fibromuscular, recoberto por uma mucosa pregueada, com aproximadamente centímetros de comprimento. Ela que faz a comunicação entre a vulva e o útero. Sua função é dar saída ao fluxo menstrual, receber o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto. Devido a essa ultima função a vagina possui grande elasticidade. Os ovários são as gônadas femininas, e produzem os hormônios femininos (estrogênios e progesterona). São pequenas estruturas ancoradas por ligamentos como mesovário e o ligamento útero- ovário. É neles que o óvulo se desenvolve. O útero é um órgão oco, com paredes musculares espessas. Serve como caminho para os espermatozoides chegarem à tuba uterina para a fertilização e também abrigar o feto durante o seu desenvolvimento. O seu volume pode chegar ate cinco litros. Em seu interior, na parte superior, encontra-se o colo do útero. É ligado as tubas uterinas ou Trompas de Falópio. Trompas de Falópio: são tubas compostas por um canal, com forma de funil, recoberto em sua extremidade por franjas, as fímbrias, por uma ampola e por um istmo.
Questão 14 – A faringe é um tubo muscular que serve tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestório. Anatomicamente, quais são as partes da faringe? Com quais cavidades ela se comunica?
A Faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligados à laringe e ao esôfago. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões Nasofaringe: a parte superior da faringe se comunica com as cavidade do nariz, através das coanas, e com as orelhas médias, pela tuba auditiva de cada lado. Orofaringe: A região orofaríngea é intermediaria entre as outras regiões. Comunica-se com a abertura da boca através de uma região denominada istmo das fauces. Laringofaringe: Mais inferior é a região laringofaríngea, que se comunica com a entrada da laringe(no sistema respiratório) e mais abaixo com a abertura do esôfago ( no sistema digestório)
Questão 15 – O esqueleto humano possui aproximadamente 206 ossos. Descreva brevemente cada um deles ? São 206 os ossos do corpo humano, divididos em: ossos da cabeça (crânio e face), ossos do pescoço, ossos do ouvido (bigorna, martelo, estribo), ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno), ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix) ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé) e ossos dos membros superiores (cintura escapular, braço, antebraço e mão). Classificados em longos, curtos, irregulares, laminares, Sesamóide e pneumáticos. Assim, o conjunto de ossos do nosso corpo formam o esqueleto humano dividido em: esqueleto axial e esqueleto apendicular, unidos pela cintura pélvica e escapular.
Questão 16 = O JOGADOR MIRANDINHA, CORRIGINDO-O SE NECESSÁRIO: O jogador Mirandinha, centroavante nos anos 80, sofreu uma fratura grave nos ossos da perna, tíbia e fíbula por meio de uma "entrada" violenta de um jogador de um time de São Paulo Após meses de tratamento voltou a jogar futebol.
QUESTÃO 17 – COMPARE ESTRUTURALMENTE NEURÔNIOS UNIPOLARES, PSEUDOUNIPOLARES, BIPOLAES E MULTIPOLARES. INDIQUE ONDE É MAIS PROVÁVEL ENCONTRAR CADA UM DELE? 
Neurônios Unipolares: Possui apenas um prolongamento, o axônio. Estão presentes nos órgãos dos sentidos. Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos. Estão presentes nas estruturas sensoriais, como na mucosa olfatória e na retina. Multipolares: Possuem mais de dois prolongamentos celulares. Esses neurônios são encontrados no sistema nervoso central. Neurônios pseudounipolares: do corpo celular parte uma ramificação que posteriormente se dividirá em duas, uma com o papel do dendrito e a outra, do axônio. São encontrados em diversas áreas sensitivas da medula espinhal, tendo a função de transmitir diversos impulsos nervosos, como por exemplo, sensações de frio, calor, tato, entre outros.
QUESTÃO 18 – VOCÊ FOI A UM RESTAURANTE E CONSUMIUGRANDE QUANTIDADE DE ALIMENTO. QUAL DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO AGIRÁ PÓS-REFEIÇÃO. QUAIS SÃO OS ORGÃO ENVOLVIDOS E OS EFEITOS SOB CADA UM DELES?
 O sistema nervoso envia comandos para garantir que o coração continue batendo, que os pulmões funcionem que os alimentos sejam digeridos adequadamente e que o sistema excretor entre em ação. Toda a fisiologia do corpo humano, inclusive o sistema endócrino, é comandada pelo sistema nervoso. Nos seres humanos, o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O primeiro é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e o segundo é composto por uma rede de nervos que conecta todo o corpo. 
QUESTÃO 19 – CONCEITUE E EXEMPLIFIQUE: “NORMALIDADE”, “VARIAÇÃO” E “MONSTRUOSIDADE” PONTO DE VISTA ANATÔMICO? Variação - diferenças morfológicas entre diferentes indivíduos ou órgãos sem prejuízo para a função. Ex.: a postura de indivíduos, diferenças no tamanho da cabeça entre raças, etc. Normalidade - padrão que ocorre no corpo do indivíduo, ocorre na maioria dos casos, é mais frequente estatisticamente. Ex: o coração, normalmente, se localiza na região do mediastino médio. Anomalia - Variações morfológicas que acarretam prejuízo funcional. Ex: o indivíduo nascer com um dedo a mais em uma das mãos (polidactilia). Monstruosidade - Anomalia acentuada incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação) do encéfalo e anencefalia (ausência de encéfalo).
QUESTÃO 20 – DESCREVA A POSIÇÃO ANATOMICA? CONSIDERE AS SITUAÇÕES A SEGUIR E PREENCHA A FORMA MAIS ADEQUDA: A POSIÇÃO DO DEDO MINIMO ASSUME COMAPARADO AO DEDO POLEGAR?
A posição anatômica é o padrão de referência para se estudar o corpo humano como um todo ou suas partes. Refere-se à posição do corpo como se a pessoa estivesse de pé, independentemente da postura ou posição real. Posição padrão: Posição bípede (em pé) • Corpo ereto • Face voltada para frente • Membros superiores estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente • Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés voltadas para frente.O dedo (mínimo) é medial em relação ao polegar. A Tíbia é medial em relação a Fíbula. O musculo gastrocnêmio se situa na região posterior comparado ao Sóleo. A cabeça do úmero é próximal quando comparado aos epicôndilos.

Continue navegando

Outros materiais