Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 SOCIO JURIDICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201810818320)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A autonomia da Sociologia Jurídica é hoje reconhecida, pois é uma ciência com objeto próprio (o direito como fato social), métodos e leis. Antigamente essa autonomia era questionada porque alguns autores a enquadravam como uma parte especial da Sociologia, enquanto outros a confundiam como a própria Ciência do Direito. Sendo assim, para cada sujeito a Sociologia Jurídica e Judiciária tem sua importância. Leia atentamente as alternativas e marque somente aquela em evidencia a importância da Sociologia Jurídica e Judiciária para o CIDADÃO.
		
	 
	Fornece os elementos sociais existentes e as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis.
	
	Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo.
	 
	Possibilita saber-quais os limites para a atuação do direito estatal e extra-estatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania.
	
	Possibilita a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social;
	
	Permite entender que , a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas.
		
	2a Questão (Ref.:201810818188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
Respondido em 11/11/2019 10:09:27
	
	Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
		
	
	a designação dos valores e ideologias não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na dogmática jurídica.
	 
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
	
	a consolidação da legislação, da jurisprudência e da dogmática jurídica.
	
	as circunstâncias jurídicas.
	
	os mesmos objetos de estudo do direito.
		
	3a Questão (Ref.:201810818140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
Respondido em 11/11/2019 10:11:21
		O TJRJ, em ação inovadora, proporciona a todos aqueles que vivenciam ou pretendem evitar uma situação conflituosa a alternativa de alcançar um entendimento satisfatório e célere através da Mediação, tudo sem a necessidade de submeter-se ao desgaste financeiro e emocional de um processo judicial. A Mediação pode ser utilizada em quase todas as questões controvertidas, especialmente naquelas em que há, entre os envolvidos, uma ligação interpessoal duradoura, tais como nas questões familiares, de vizinhança, e contratuais. (www.tjrj.jus.br). O tipo de critério de composição de conflito referido no texto é:
		
	
	judicial
	
	jurídico
	
	autoritário
	 
	voluntário misto
	
	voluntário puro
	Respondido em 11/11/2019 10:13:34
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201811350526)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	[Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)/Sociólogo/CESPE] O tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado, desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a situação é sociologicamente definida como:
		
	
	conflito entre a justiça dos traficantes e a representação social de justiça dos moradores.
	
	fenômeno psicossocial em que o aspecto emocional prevalece sobre o jurídico.
	 
	conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que caracteriza o direito estatal.
	
	fenômeno normal, devido à particularidade de cada pessoa e de cada grupo social.
	
	fenômeno patológico, porque representa desvio da função do Estado.
	Respondido em 11/11/2019 10:15:28
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810818032)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Indique a alternativa correta. ¿Uma visão do Direito, exclusivamente sob o ângulo dogmático-normativo, conduz o jurista ao legalismo. Seu raciocínio será lógico, preciso.(...) A formação do jurista brasileiro é bastante marcada por essa diretriz¿. (J.B. Herkenhoff) Para a Sociologia Jurídica o Direito é fato social. Assim é possível concluir que:
		
	
	a Ciência do Direito não deve entender como contribuição a visão sociológica do jurídico.
	
	para a Sociologia Jurídica é correta essa formação do jurista brasileiro.
	 
	a aplicação da norma, observando somente a determinação legal, mostra que o juiz não está concatenado com a realidade social.
	
	do ponto de vista sociológico, o juiz, aplicando a norma ao caso concreto, não deve fazer qualquer inserção visando à sociedade.
	
	a perspectiva sociológica, na aplicação do Direito, não deve interessar ao jurista.
	Respondido em 11/11/2019 10:17:44

Continue navegando

Outros materiais