Buscar

SOCIOLOGIA JURIDICA 1 AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805783676)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas abaixo: I) O jurista-sociólogo percebe que a lei tem a capacidade de influenciar, condicionar e inclusive transformar o comportamento da população. II) A sociologia jurídica concede uma particular atenção ao tema da eficácia e dos efeitos sociais do direito. III) A análise das normas formalmente válidas, ou seja, o estudo interno do direito positivo, é de interesse do sociólogo do direito Das afirmativas expostas, Das afirmativas, está(ão) correta(s):
		
	
	somente a I e III
	
	somente a I
	
	somente a II
	 
	somente I e II
	
	somente a III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805783322)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações em relação às fontes do direito: I - O costume é de formação livre, difusa, espontânea, gradativa. Vai sendo formado paulatinamente pela própria sociedade, para suprir suas necessidades. Evolui no tempo e no espaço, de acordo com as condições sociais do grupo no qual se formou, adquirindo um caráter eminentemente histórico, e vai sendo transmitido por tradição oral. II - A jurisprudência significa o entendimento reiterado dos tribunais acerca de questões semelhantes, no exercício da função jurisdicional, podendo ser modificada ao longo do tempo. III - Quanto ao conteúdo, tanto a lei como o costume são regras de conduta decorrentes das necessidades sociais. E têm em comum, em princípio, o fato de serem expressão da vontade do grupo, bem como constituem formas de exteriorização do direito. IV - Quanto ao processo de elaboração da lei é formal, ou seja, é preestabelecido, iniciando-se com um projeto, passando pela discussão, votação, sanção, promulgação, até chegar à publicação. De tal sorte que, ao contrário do costume, sabemos exatamente quando foi elaborada, quando entrou em vigor e quando foi revogada. Somente é correto o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	I e II
	
	atividade de cooperação, critério voluntário
	
	I e IV
	 
	Todas as alternativas acima
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805783729)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a importância da Sociologia Jurídica, julgue as afirmativas a seguir: I. PARA O CIDADÃO Possibilita saber quais os limites para a atuação do direito estatal e extraestatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do cidadão do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania. II. PARA O JUIZ: não tem relevância para a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo por meio da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social. III PARA O ADVOGADO Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo, mas também um fato, a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas IV PARA O LEGISLADOR: Não fornece os elementos sociais existentes e nem as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis. Isto porque não é fundamental que o legislador esteja antenado com a realidade social para que elabore leis ajustadas às novas realidades sociais, para que a lei não acabe se tornando logo obsoleta ou ultrapassada A alternativa correta é:
		
	
	I e II
	
	II e III
	
	II e IV
	 
	I, III
	
	II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805783577)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo Lyra Filho, .a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência. Para o autor:, Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua essência  verdadeira. (LyraFilh⊙OqueéDirei→.SãoPao̲,Ed.Brasiliense,1999,pág.52).Sobreotrechoacimaécorre→afirmarEXCETO:
		
	 
	A sociologia é capaz de identificar o Direito como fato social.
	 
	Ao encontrar o Direito a Sociologia fica desatrelada dos fatos e passa a referir-se tão somente à norma.
	
	Ao aplicar a Sociologia ao Direito revela-se seus fundamentos fáticos mais essenciais
	
	A abordagem sociológica permite enxergar a provisoriedade e mutabilidade das normas de Direito
	
	A perspectiva sociológica vincula o Direito à vida social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805783772)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca da Escola Monista e Pluralista é correto afirmar que:
		
	 
	A escola monista tem como principal expressão Boaventura de Sousa Santos e Antônio Carlos Wolkmer, que defendem um novo modelo jurídico, de conteúdo comunitário-participativo e de uma nova sociologia jurídica, caracterizada por um pluralismo, "do direito-vivo".
	
	Para a escola monista existem vários pontos de emanação do direito, que não só o Estado. O direito não se reduz apenas à lei.
	 
	A escola monista entende que somente um grupo político esta apto a criar as normas do direito. Para eles somente o Estado possui tanto o monopólio da violência legal quanto da produção do direito.
	
	A escola pluralista e a escola monista convergem na mesma direção, de que o direito é resultado das relações sociais em um determinado tempo. Ambas tem em comum a tese de Durkheim de que o direito é um fato social.
	
	A escola pluralista levanta a possibilidade de existência de um único ordenamento jurídico em um mesmo espaço de tempo. Nenhum grupo social pode criar as normas em funcionamento.

Continue navegando

Outros materiais