Buscar

OS FATORES QUE DETERMINAM A REALIDADE DO PIB BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS FATORES QUE DETERMINAM A REALIDADE DO PIB BRASILEIRO
O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos, distribuídos e consumidos em uma região, durante um período determinado. Em relação a isso, o cálculo do PIB, em relação à oferta, é baseado na produção total dos três setores (indústria, agropecuária e serviços), outrossim, pelo lado da demanda, leva-se em consideração os gastos nacionais (consumo, investimentos, gastos do governo e exportações líquidas).
Em primeira análise, vale ressaltar, que o Governo Federal apresenta medidas para estimular o crescimento da economia brasileira. Diante disso, tem-se a iniciativa de investimentos privados, pois tal medida é caracterizada por ter caráter liberal e expandir o capital nacional. Além do mais, o governo pretende expandir as exportações na balança comercial, haja vista que quanto maior o comércio internacional, mais dinheiro entra no país, e portanto, maior o PIB. Como também, promover investimentos no âmbito público, porque isso tende a aumentar a renda da economia como um todo, como por exemplo, a geração de empregos.
No entanto, existem fatores, os quais contribuem para a retração do PIB brasileiro. Nesse sentido, a produção industrial sofre uma crise, em decorrência da fraca demanda externa, a qual é o motivo do grande pessimismo de consumidores e empresários. Além do mais, a desvalorização da moeda brasileira em relação ao crescimento do preço do dólar, promove um aumento na inflação e dificulta a importação de matéria-prima e produtos, o que não favorece o crescimento da economia nacional.
Além do mais, embora essas causas estejam concomitantemente relacionadas com o declive da economia, e dificultam os planejamentos e estratégias governamentais, as quais têm a finalidade de mudar esse cenário, o Brasil é o pais em primeiro lugar no ranking da América Latina. Em relação a isso, os principais fatores que explicam essa situação seria a elevada crise dos demais países, o grande número de desemprego e a falta de estrutura econômica.
REFERÊNCIAS: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46448429
https://labs.ebanx.com/pt-br/artigos/america-latina/que-fatores-externos-afetam-a-economia-brasileira/
https://www.infomoney.com.br/mercados/pib-entenda-quais-sao-os-fatores-que-influenciam-o-crescimento-da-economia-3/

Outros materiais