Buscar

Engenharia ambiental - população e recursos naturais 2019

Prévia do material em texto

População Humana – Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis
Engenharia Ambiental
Acadêmicos:
Fabio
Gabriel
Jonatas
Leandro
1
População Humana
Ano
População Mundial (Bilhões)
1950
2,5
1990
5,3
2002
6,2
2019
7,7
2050
9,7
2100
11,2
Segundo a ONU, atualmente estimasse uma população mundial de 7,7 bilhões de pessoas.
A população mundial deve crescer em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, passando dos atuais 7,7 bilhões de indivíduos para 9,7 bilhões em 2050, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas 
O estudo concluiu que a população mundial poderia alcançar o seu pico por volta do final do atual século, chegando a quase 11 bilhões de pessoas em 2100.
2
População Mundial Atual
BILHÕES
Crescimento aumenta o consumo e a poluição, 
3
Concentração Populacional
Ásia 60%
China e Índia 37%
África 14,5%
Europa 11,5%
América 13,5
Oceania 0,5%
4
China
Parque aquático em Daying, na província de Sichuan, na China, em 2016 — Foto: Reuters/China Daily
5
Arábia Saudita
Peregrinos muçulmanos perto de Meca, na Arábia Saudita, em 2019 — Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP
Aspectos populacional
Expectativa de Vida:
10
Crescimento Vegetativo
Conceito que está associado ao crescimento populacional, sendo determinado de acordo com as condições sócio econômicas e culturais de um país. Em resumo, o crescimento vegetativo corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
Expectativa de Vida
Corresponde ao número de anos atingidos por uma população num determinado espaço de tempo. Com o passar dos anos, esse dado felizmente tem aumentado em diversas partes do mundo. Atualmente, no Brasil, a esperança de vida é de 75 anos.
Taxa de natalidade e mortalidade
Natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em um ano de uma determinada região em relação á população. Já a mortalidade, é o numero de óbitos que ocorre.
Taxa de fecundidade
Associado ao conceito de natalidade, a taxa de fecundidade é um dado estatístico que indica a média do número de filhos que uma mulher tem durante sua idade fértil (de 15 a 50 anos aproximadamente).
Mortalidade infantil
Corresponde a morte de crianças entre os zero e doze meses de vida. Embora a mortalidade infantil tenha diminuído, ainda é uma realidade em muitos locais do mundo, sobretudo naqueles locais que apresentem as piores condições de vida, desde falta de saneamento básico e acesso à educação e saúde, proliferação de doenças, dentre outros.
Recursos Naturais
14
/
Conceito
Recurso natural e qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto recurso natural é algo util. Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia uma vez que há a necessidade de existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio que até pouco tempo não era recurso natural e passou a ser quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas para aviões.
São divididos em recursos renováveis e não renováveis
15
Recursos naturais
Estão relacionados de acordo com o desenvolvimento econômico de cada país; quanto mais industrializados, maior será o consumo de energia, por isso recursos não renováveis estão em progressivo declínio, isto é, um dia esgotarão completamente. Além do mais, é um aliado do aquecimento global, colaborando com a poluição e destruição do meio ambiente. Dessa forma, a iniciativa de recorrer às alternativas para substituir o petróleo, carvão, energia nuclear, energia hidrelétrica, se faz necessária.
Com a energia limpa, aumentou a necessidade de investimentos, que nem sempre as autoridades estão abertas para acatar as legislações referentes às implantações dos recursos renováveis. Constata-se que os EUA e Japão não assinaram o Tratado de Kyoto, que estabelecia a contribuição dos países na preservação do meio ambiente, pois não acreditavam em risco ambiental.
16
Obs.: Há situações que um recurso renovável passa a ser não renovável pela sua alta taxa de utilização.
17
Renováveis
O interesse em cumprir a responsabilidade social, surgiu da possibilidade de extrair energia de origem orgânica consideradas fontes de energia limpa, que não produzem poluição e nem se esgotam, podendo contribuir para eliminar parte da poluição, devido ao uso produtivo que fazem do lixo e outros detritos. 
18
20
Energia Eólica
A energia eólica é aquela produzida a partir da energia cinética do vento (proveniente das massas de ar em movimento) em conjunto com o aquecimento eletromagnético natural do sol. É dessa forma que as pás dos captadores são movimentadas.
Energia Eólica - VANTAGENS
A principal vantagem do aproveitamento da energia dos ventos é que quase não são gerados resíduos. A emissão de CO2 é uma das mais baixas, fazendo com que a energia eólica seja considerada altamente limpa e de baixo impacto. Isso a torna uma boa opção para que o Brasil deixe de depender tanto das usinas hidrelétricas.
Afinal, nosso país está no ranking dos 10 países mais favoráveis ao consumo desse tipo de energia, em virtude do seu grande potencial eólico. Não existem custos para a obtenção dessa matéria-prima e as despesas de implantação do sistema são relativamente baixas, assim como os gastos com a manutenção.
Energia Eólica - DESVANTAGENS
A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43 dB (A)). As habitações ou zonas residenciais mais próximas deverão estar, no mínimo a 200 metros de distância.
Como essa energia chega ao consumidor?
A energia cinética conta com moinhos e cataventos para ser transformada em energia mecânica e com turbinas eólicas para ser convertida em energia elétrica. A chamada energia do vento é produzida quando são criadas variações de gradientes de pressão nas massas de ar, oriundas do seu aquecimento.
A partir do movimento de rotação das pás, a turbina eólica converte a energia cinética em mecânica. Na presença de um gerador, ela é convertida finalmente para energia elétrica.
Energia hídrica
Esse tipo de produção de energia se aproveita das barragens de grande ou média capacidade, usando o armazenamento criado por um reservatório de água dos rios. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de maior gerador de energia hidrelétrica do mundo, sendo vencido somente pela China e seguido imediatamente pelo Canadá.
Energia hídrica - VANTAGENS
O processo de aproveitamento da energia hídrica é pouco poluidor e eficiente, desde que as construções das barragens sejam feitas em locais adequados. Assim, os danos ao ecossistema são amenizados, protegendo as nascentes dos rios, sem a emissão de gases e com baixos índices de poluição da água.
Energia hídrica - DESVANTAGENS
a destruição da vegetação natural,
assoreamento do leito dos rios,
desmoronamento de barreiras,
extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose.
impactos sociais também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas,
Como essa energia chega ao consumidor?
As hidrelétricas transformam a força concentrada das águas em energia hídrica por meio da rotação de turbinas e do auxílio de geradores. As centrais hídricas desviam parte do caudal dos rios, construindo açudes ou barragens. Essa água é devolvida ao rio em um local desnivelado, onde as turbinas são instaladas para que a eletricidade seja produzida e distribuída pela rede elétrica tradicional.
Energia solar
O grandedestaque entre as fontes de energia renováveis é a energia solar. Esse tipo de energia renovável aproveita-se da emissão de raios solares sobre a Terra. Por isso, é considerada inesgotável e muito potente. A principal forma de utilização da energia solar é por meio da captação feita pelas placas fotovoltaicas.
Energia solar - VANTAGENS
não é poluente;
requer baixa manutenção nas centrais de produção;
trata-se de uma fonte renovável e inesgotável de energia (sustentabilidade);
os custos com placas fotovoltaicas tendem a cair progressivamente;
as placas estão melhoradas, oferecendo mais eficiência;
é uma fonte de energia que pode ser aproveitada em regiões remotas e de difícil acesso (como o alto sertão e as regiões montanhosas, por exemplo);
é excelente em países tropicais, como o nosso, porque a intensidade solar é elevada o ano todo;
pode ser empregada em áreas menos extensas.
Energia solar - DESVANTAGENS
Alto custo de aquisição;
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia;
no Brasil, é a falta de incentivo fiscal do governo faz com que essa solução pareça pouco acessível.
Como essa energia chega ao consumidor?
A energia é captada com a ajuda dos painéis fotovoltaicos e armazenada sem qualquer tipo de impacto para o meio ambiente. A energia é convertida em eletricidade no momento de sua captação por meio do material semicondutor. O fluxo elétrico é proporcional à intensidade dos raios solares captados.
Devido ao armazenamento no momento da captação, a energia elétrica pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Biomassa
Identificamos como biomassa toda matéria orgânica que não seja fóssil. Nesse caso, para a produção de energia são utilizados subprodutos de origem vegetal como restos de madeira, bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz e óleos vegetais, além de esterco e resíduos urbanos orgânicos.
Biomassa
A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
A biomassa líquida existe em uma série de bicombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas “culturas energéticas”. São exemplos o biodiesel, obtido a partir de óleos de colza ou girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.
A biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. É achada também nos aterros de RSU (resíduos sólidos urbanos). Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica, e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbónico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.
34
Biomassa -VANTAGENS
Apesar de ser pouco utilizado no mundo, esse tipo de energia é considerado bem promissor e com boas perspectivas de crescimento. O investimento é positivo, sobretudo para as indústrias de cana-de-açúcar, que passam a aproveitar também o bagaço da cana. Porém, para que tudo saia conforme o esperado, é preciso que o cultivo da matéria-prima seja feito de forma sustentável.
Biomassa -DESVANTAGENS
Deflorestação de florestas, além da destruição de habitats;
Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis;
Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas;
Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.
Como essa energia chega ao consumidor?
Essa energia é correspondente aos biocombustíveis (etanol, biogás e biodiesel). Para gerar energia elétrica a partir da biomassa, é preciso transformar a matéria orgânica reunida em um produto que movimente o maquinário, gerando primeiramente energia mecânica. Em seguida, com auxílio de um gerador, essa energia é convertida finalmente em energia elétrica.
NÃO - Renováveis
São formados de combustíveis fósseis e nucleares e podem acabar. Considerados energias “não limpas” porque provocam efeitos indesejáveis ao meio ambiente.
38
NÃO - Renováveis
Engenharia Civil – Recursos naturais
 A construção civil é considerada um dos setores que mais impactam negativamente o meio ambiente, seja na poluição e desperdício de materiais ou no uso de recursos naturais. Trata-se de um meio que consome aproximadamente 67% da madeira natural extraída em todo o mundo, além de ser responsável por 8% do total de emissões dos gases do efeito estufa devido a fabricação de cimento, de acordo com o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), uma ferramenta internacional que consegue medir as emissões desses gases no planeta.
Possíveis Soluções
Projetos Inteligentes
Projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.
Redução da Poluição
Uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil).
Outra maneira interessante de reduzir a poluição é separar as sobras da construção pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro, etc.). O que puder ser reaproveitado em outras obras é armazenado, o que puder ser reciclado é enviado para a reciclagem.
Possíveis Soluções
Materiais Ecológicos
O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela Engenharia Civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.
Eficiência Energética
Além de construir obras de maneira ecológica, a construção sustentável também busca casas e prédios que possam ser mantidos de modo econômico.
Uma das formas de tornar um edifício mais econômico e sustentável é através da eficiência energética. Isso pode ser alcançado com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado).
Possíveis Soluções
Aproveitamento da Água
Além de construir obras de maneira ecológica, a construção sustentável também busca casas e prédios que possam ser mantidos de modo econômico.
Uma das formas de tornar um edifício mais econômico e sustentável é através da eficiência energética. Isso pode ser alcançado com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado).
https://nacoesunidas.org/populacao-mundial-deve-chegar-a-97-bilhoes-de-pessoas-em-2050-diz-relatorio-da-onu/
https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html
https://www.worldometers.info/br/
https://nacoesunidas.org/apesar-de-baixa-fertilidade-mundo-tera-98-bilhoes-de-pessoas-em-2050/
https://www.todamateria.com.br/taxa-de-natalidade-e-mortalidade/
https://nacoesunidas.org/apesar-de-baixa-fertilidade-mundo-tera-98-bilhoes-de-pessoas-em-2050/	
44

Continue navegando