Logo Passei Direto
Buscar

unificada fmu - 6semestre 2019.2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Maria, aos 20 anos, grávida em avançado estágio gestacional, preocupa-se em adquirir alguns itens básicos do enxoval de seu bebê (como alguns pacotes de fraldas, pomadas, um carrinho de bebê, berço e algumas roupas). No entanto, encontra-se desempregada e suas economias não são suficientes para arcar com os gastos necessários. João, seu vizinho, sabendo de sua premente necessidade de recursos, sugere que Maria faça um bazar de alguns de seus itens pessoais e oferece-se para comprar um relógio antigo que Maria mantinha em casa, herança de sua bisavó, pelo valor de R$ 300,00. A peça sempre foi seu objeto de desejo, e João, que era um colecionador, sabia que estava oferecendo um preço muito abaixo do preço de mercado. Maria, que desconhecia o valor real do objeto e estava desesperada por recursos, aceita o negócio. Quando vai a uma loja de antiguidades em busca de um berço usado, encontra relógio idêntico sendo vendido por R$ 3.000,00.
O negócio jurídico em questão é:
a) válido, sendo que as condições pactuadas resultaram da livre negociação dos agentes, não cabendo ao judiciário corrigir erros de avaliação praticados por uma das partes.
b) ineficaz, uma vez que a desproporcionalidade das prestações no caso concreto suspende a eficácia do negócio jurídico até que seja oferecido suplemento suficiente.
c) nulo, uma vez que João aproveitou-se da necessidade de Maria e de sua inexperiência quanto ao valor de peças antigas colecionáveis para obter vantagem desproporcional.
d) anulável, pois a desproporcionalidade das prestações deveu-se à vontade viciada de Maria, em razão de sua premente necessidade e inexperiência. Tal vício, no entanto, poderá ser sanado se João oferecer suplemento suficiente.

Com relação ao conceito e classificação dos fatos jurídicos analise as assertivas abaixo:
Com base na análise realizada assinale a opção correta:
I. No negócio jurídico as consequências jurídicas, previstas em lei ou previamente tipificadas, são desejadas pelo agente mas este não pode alterar, restringir, ampliar nem modificar tais efeitos. Dessa forma, a despeito de atuar a vontade, ou uma manifestação de vontade, os efeitos jurídicos já estão predeterminados em lei.
II. Fato jurídico é todo acontecimento natural, determinante de efeitos na órbita jurídica. O evento, aqui, é provocado por um fenômeno natural que repercute na ordem jurídica.
III. No ato-fato jurídico o importante é verificar a consequência do ato, ou seja, o resultado jurídico, sem dar maior significância para o fato de haver vontade ou não de realiza-lo.
IV. Ato jurídico é o acontecimento natural ou humano capaz de criar, modificar, substituir ou extinguir situações jurídicas concretas, tendo a potencialidade de produzir efeitos.
V. No ato jurídico estrito os efeitos são eleitos ou escolhidos pelos interessados que possuem, nesta espécie de fato jurídico, autonomia privada para tanto.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.

Após cumprimento de todas as formalidades constitucionais e legais exigíveis, o Estado Alfa se desmembra (desmembramento por formação), ocasionando o surgimento de um novo Estado-membro: o Estado Beta. Preocupados com a possibilidade de isso influenciar nas grandes decisões políticas regionais, um grupo de cidadãos inicia um movimento exigindo a imediata elaboração de uma Constituição para o novo Estado Beta. Os líderes políticos locais buscam assessoramento jurídico junto a advogados constitucionalistas, sendo-lhes corretamente informado que, segundo a inteligência do sistema jurídico-constitucional brasileiro.
a) com a criação do Estado Beta, no âmbito da República Federativa do Brasil, passou este a fazer parte do pacto federativo, subordinando-se tão somente à Constituição Federal, e não a qualquer outra Constituição.
a) com a criação do Estado Beta, no âmbito da República Federativa do Brasil, passou este a fazer parte do pacto federativo, subordinando-se tão somente à Constituição Federal, e não a qualquer outra Constituição.
b) tendo passado o Estado Beta a ser reconhecido como um ente federado autônomo, passa a ter poderes para se estruturar por meio de uma Constituição, sem a necessidade desta se vincular a padrões de simetria impostos pela Constituição Federal.
c) pelo fato de o Estado Beta ter sido reconhecido como um ente federado autônomo, passa a ter poderes para se estruturar por meio de uma Constituição que deverá observar o princípio da simetria, conforme os padrões fixados pela Constituição Federal.
d) o reconhecimento do Estado Beta como um ente federado autônomo assegurou-lhe poderes para se estruturar por meio de uma Constituição, cujo texto, porém, não poderá diferenciar-se daquele fixado pela Constituição Federal.

No que concerne à competência legislativa concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal, ante a inexistência de lei federal, o Estado do Ceará, edita Lei Estadual X introduzindo normas gerais de determinada matéria. Supervenientemente, a União, por meio de Lei Federal, elabora normas gerais sobre a mesma matéria.
a) a Lei Federal é inconstitucional por ter sido editada após a legislação estadual sobre norma geral.
a) a Lei Federal é inconstitucional por ter sido editada após a legislação estadual sobre norma geral.
b) há inconstitucionalidade superveniente da Lei Estadual Y.
c) ocorre a suspensão da eficácia da Lei Estadual X no que for contrária à Lei Federal Y.
d) a Lei Estadual X perde a eficácia, uma vez que a Lei Federal Y é hierarquicamente superior à legislação estadual.

O Estado Alfa promulgou, em 2018, a Lei Estadual X, concedendo unilateralmente isenção sobre o tributo incidente em operações relativas à circulação interestadual de mercadorias (ICMS) usadas como insumo pela indústria automobilística. O Estado Alfa, com isso atraiu o interesse de diversas montadoras em ali se instalarem. A Lei Estadual X, no entanto, contraria a Constituição da República que dispõe caber à lei complementar regular a forma de concessão de incentivos, isenções e benefícios fiscais relativos ao ICMS, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal. Em razão da Lei Estadual X, o Estado Beta, conhecido como polo automobilístico, sofrerá drásticas perdas em razão da redução na arrecadação tributária, com a evasão de indústrias e fábricas para o Estado Alfa.
a) O Governador do Estado Beta não detém legitimidade ativa para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, uma vez que, em âmbito estadual, apenas a Mesa da Assembleia legislativa do respectivo ente está no rol taxativo de legitimados previsto na Constituição.
a) O Governador do Estado Beta não detém legitimidade ativa para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, uma vez que, em âmbito estadual, apenas a Mesa da Assembleia legislativa do respectivo ente está no rol taxativo de legitimados previsto na Constituição.
b) A legitimidade do Governador do Estado Beta restringe-se à possibilidade de propor, perante o respectivo Tribunal de Justiça, representação de inconstitucionalidade de leis e atos normativos estaduais e municipais em face da Constituição Estadual.
c) A legitimidade ativa do Governador para a Ação Direta de Inconstitucionalidade vincula-se ao objeto da ação, pelo que deve haver pertinência da norma impugnada com os objetivos do autor da ação; logo não pode impugnar ato oriundo de outro Estado da Federação.
d) O Governador do Estado Beta é legitimado ativo para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, a qual, mesmo sendo oriunda de ente federativo diverso, provoca evidentes reflexos na economia do Estado Beta.

No referente ao Conselho Nacional de Justiça, assinale a opção correta:
a) o CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder jurisdicional em todo o território nacional.
a) o CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder jurisdicional em todo o território nacional.
b) as decisões do CNJ fazem coisa julgada material e formal.
c) ao CNJ cabe rever, em grau de recurso, as decisões jurisdicionais dos membros do Poder Judiciário.
d) os atos do CNJ estão sujeitos ao controle jurisdicional do Supremo Tribunal Federal.

Igor, Renata e Cláudio são sócios de sociedade por quotas de responsabilidade limitada cujo capital foi integralmente integralizado. Igor possui 50% das quotas, Renata 30% e Cláudio outros 20%. Se a sociedade vier a ser demandada por dívidas próprias, em regra, os sócios
a) responderão, na proporção das respectivas quotas.
a) responderão, na proporção das respectivas quotas.
b) responderão solidariamente pelas dívidas da empresa, podendo voltar-se em regresso pelo pagamento que superar o valor da respectiva quota.
c) não poderão ser demandados, pois o capital foi integralmente integralizado.
d) não poderão ser demandados, salvo se exercerem administração da sociedade.

A ação revocatória, no processo falimentar, deverá ser proposta pelo administrador judicial, por qualquer credor ou pelo Ministério Público, no prazo de 3 anos. Conta-se o referido prazo:
a) Anteriormente à data do pedido de falência.
a) Anteriormente à data do pedido de falência.
b) Anteriormente à data da prática do ato que se pretenda revogar.
c) Da prática do ato que se pretenda revogar.
d) Da data em que for decretada a falência.

Sobre o instituto da convolação em falência, assinale a alternativa correta:
a) decorre do inadimplemento de obrigação não sujeita à recuperação judicial.
a) decorre do inadimplemento de obrigação não sujeita à recuperação judicial.
b) implica na invalidação de atos de administração, endividamento, oneração e de alienação praticados durante a recuperação judicial.
c) ocorre pelo descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação.
d) decorre da apresentação do plano de recuperação.

Antônio é microempresário individual regularmente inscrito no Registro de Empresas há 03 (três) anos, durante os quais vem explorando pequena loja especializada na venda de artigos esportivos. Por dificuldades de fluxo de caixa, Antônio não conseguiu pagar certo fornecedor no prazo ajustado. Então, esse fornecedor, provando ser empresário inscrito no Registro de Empresas há apenas 90 (noventa) dias, propôs contra Antônio ação de falência. Nesse caso:
a) No prazo de contestação, Antônio poderá formular pedido de recuperação judicial fundado no plano especial para microempresas, que deverá prever parcelamento da dívida em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, podendo incluir proposta de abatimento do valor das dívidas.
a) No prazo de contestação, Antônio poderá formular pedido de recuperação judicial fundado no plano especial para microempresas, que deverá prever parcelamento da dívida em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, podendo incluir proposta de abatimento do valor das dívidas.
b) Antônio não tem direito de requerer recuperação judicial, benefício somente deferido a empresas em atividade há pelo menos 05 (cinco) anos.
c) Não é admissível pedido de falência contra empresário individual, que se sujeita apenas à declaração da insolvência civil.
d) É vedado ao fornecedor desistir da ação de falência depois da citação de Antônio, ainda que obtenha a sua concordância.

Assinale a opção INCORRETA no que se refere a quem pode requerer a falência do devedor:
a) o próprio devedor;
b) o cônjuge sobrevivente, porém não cabe ao herdeiro ou inventariante;
c) o cotista ou acionista do devedor;
d) qualquer credor.

Contra a decisão que decretar a falência caberá o recurso de:
a) apelação com efeito suspensivo;
b) apelação sem efeito suspensivo;
c) agravo;
d) embargos de declaração.

A respeito de tratados internacionais, assinale a opção correta.
a) Havendo conflito entre tratados de um mesmo tema e provenientes de uma mesma fonte de produção normativa (bilateral entre os mesmos Estados ou de uma mesma organização internacional), prevalece o texto mais recente.
b) Havendo conflito entre tratados de um mesmo tema e provenientes de diferentes fontes de produção normativa, a regra de Direito Internacional impõe a aplicação do texto mais recente.
c) Havendo conflito entre tratados de diferentes fontes de produção normativa, a regra de Direito Internacional impõe a prevalência do texto multilateral sobre o bilateral.
d) Havendo conflito entre tratados de mesma fonte de produção normativa, prevalece o texto mais antigo por ser a expressão originária do consentimento internacional.

Nos termos da Convenção Interamericana sobre Cartas Rogatórias, a justiça mexicana encaminhou carta rogatória ao Brasil, para citação de pessoa física residente na cidade de Curitiba, em processo de divórcio litigioso. Quanto a esse tema, assinale a alternativa correta.
a) O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá conceder o exequatur, cabendo à justiça federal cumprir a ordem de citação.
b) É dispensada a obtenção de exequatur em razão de o tratado multilateral ser ratificado por ambos os países.
c) O STJ deverá conceder o exequatur, cabendo à justiça estadual cumprir a ordem de citação.
d) A Justiça Federal possui competência formal e material para conceder o exequatur e cumprir a ordem de citação.

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
a) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
b) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Itamaraty, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
c) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
d) A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil e Portugal são signatários, simplificou o processo de validação de documentos entre os países: para valer em Portugal, os documentos emitidos no Brasil necessitam apenas de ser apostilados por um cartório brasileiro.

Acerca das normas de direito processual internacional, assinale a alternativa correta.
a) Uma vez ajuizada a ação no Brasil, a sentença estrangeira não mais poderá ser homologada, sob pena de constituir litispendência.
b) São requisitos à homologação de sentença estrangeira: a não ofensa à soberania nacional, a ordem pública, os bons costumes, e a existência de reciprocidade judiciária entre o sistema judiciário do Brasil e do país rogante.
c) É expressamente vedado o reexame, a pedido de uma das partes interessadas, das decisões proferidas em pedidos de homologação de sentença estrangeira.
d) Via de regra, o cumprimento de carta rogatória é regido, quanto ao conteúdo, pelas regras do Estado rogante. Todavia, quanto à matéria, a lei processual a ser observada é a da justiça rogada.

Diante do caso narrado, e considerando que a legislação civil estabelece o direito de os ascendentes educarem e exigirem respeito e obediência de seus filhos, desde que adequados à sua idade e condição, podemos concluir que:
a) José não praticou crime por existir estado de necessidade: o pai teve de proibir a filha de sair com pessoas que ele não conhecia, para evitar um mal maior.
b) José não praticou crime por existir exercício regular de direito: os pais têm o direito de corrigir seus filhos, desde que moderadamente.
c) José não praticou crime por ter incorrido em estado de necessidade putativo: o perigo de sair com as colegas só existia em sua mente.
d) Não é caso de excludente de antijuridicidade. Trata-se de crime consumado.

A respeito da tutela antecipada requerida em caráter antecedente, é correto afirmar que:
a) se torna estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso e o processo será extinto.
b) apenas a parte sucumbente no julgamento do mérito principal poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada.
c) a decisão que a concede faz coisa julgada e só pode ser afastada por ação rescisória, pois o novo CPC não trouxe qualquer outro mecanismo.
d) o direito de revê-la, reformá-la ou invalidá-la extingue-se após 3 anos, contados da ciência da decisão que concedeu a medida.

A o que indica a peça processual correta a ser proposta.
a) Impugnação à execução.
b) Petição simples nos próprios autos do processo de execução.
c) Ação autônoma de invalidação da arrematação.
d) Embargos do devedor, ora executado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Maria, aos 20 anos, grávida em avançado estágio gestacional, preocupa-se em adquirir alguns itens básicos do enxoval de seu bebê (como alguns pacotes de fraldas, pomadas, um carrinho de bebê, berço e algumas roupas). No entanto, encontra-se desempregada e suas economias não são suficientes para arcar com os gastos necessários. João, seu vizinho, sabendo de sua premente necessidade de recursos, sugere que Maria faça um bazar de alguns de seus itens pessoais e oferece-se para comprar um relógio antigo que Maria mantinha em casa, herança de sua bisavó, pelo valor de R$ 300,00. A peça sempre foi seu objeto de desejo, e João, que era um colecionador, sabia que estava oferecendo um preço muito abaixo do preço de mercado. Maria, que desconhecia o valor real do objeto e estava desesperada por recursos, aceita o negócio. Quando vai a uma loja de antiguidades em busca de um berço usado, encontra relógio idêntico sendo vendido por R$ 3.000,00.
O negócio jurídico em questão é:
a) válido, sendo que as condições pactuadas resultaram da livre negociação dos agentes, não cabendo ao judiciário corrigir erros de avaliação praticados por uma das partes.
b) ineficaz, uma vez que a desproporcionalidade das prestações no caso concreto suspende a eficácia do negócio jurídico até que seja oferecido suplemento suficiente.
c) nulo, uma vez que João aproveitou-se da necessidade de Maria e de sua inexperiência quanto ao valor de peças antigas colecionáveis para obter vantagem desproporcional.
d) anulável, pois a desproporcionalidade das prestações deveu-se à vontade viciada de Maria, em razão de sua premente necessidade e inexperiência. Tal vício, no entanto, poderá ser sanado se João oferecer suplemento suficiente.

Com relação ao conceito e classificação dos fatos jurídicos analise as assertivas abaixo:
Com base na análise realizada assinale a opção correta:
I. No negócio jurídico as consequências jurídicas, previstas em lei ou previamente tipificadas, são desejadas pelo agente mas este não pode alterar, restringir, ampliar nem modificar tais efeitos. Dessa forma, a despeito de atuar a vontade, ou uma manifestação de vontade, os efeitos jurídicos já estão predeterminados em lei.
II. Fato jurídico é todo acontecimento natural, determinante de efeitos na órbita jurídica. O evento, aqui, é provocado por um fenômeno natural que repercute na ordem jurídica.
III. No ato-fato jurídico o importante é verificar a consequência do ato, ou seja, o resultado jurídico, sem dar maior significância para o fato de haver vontade ou não de realiza-lo.
IV. Ato jurídico é o acontecimento natural ou humano capaz de criar, modificar, substituir ou extinguir situações jurídicas concretas, tendo a potencialidade de produzir efeitos.
V. No ato jurídico estrito os efeitos são eleitos ou escolhidos pelos interessados que possuem, nesta espécie de fato jurídico, autonomia privada para tanto.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.

Após cumprimento de todas as formalidades constitucionais e legais exigíveis, o Estado Alfa se desmembra (desmembramento por formação), ocasionando o surgimento de um novo Estado-membro: o Estado Beta. Preocupados com a possibilidade de isso influenciar nas grandes decisões políticas regionais, um grupo de cidadãos inicia um movimento exigindo a imediata elaboração de uma Constituição para o novo Estado Beta. Os líderes políticos locais buscam assessoramento jurídico junto a advogados constitucionalistas, sendo-lhes corretamente informado que, segundo a inteligência do sistema jurídico-constitucional brasileiro.
a) com a criação do Estado Beta, no âmbito da República Federativa do Brasil, passou este a fazer parte do pacto federativo, subordinando-se tão somente à Constituição Federal, e não a qualquer outra Constituição.
a) com a criação do Estado Beta, no âmbito da República Federativa do Brasil, passou este a fazer parte do pacto federativo, subordinando-se tão somente à Constituição Federal, e não a qualquer outra Constituição.
b) tendo passado o Estado Beta a ser reconhecido como um ente federado autônomo, passa a ter poderes para se estruturar por meio de uma Constituição, sem a necessidade desta se vincular a padrões de simetria impostos pela Constituição Federal.
c) pelo fato de o Estado Beta ter sido reconhecido como um ente federado autônomo, passa a ter poderes para se estruturar por meio de uma Constituição que deverá observar o princípio da simetria, conforme os padrões fixados pela Constituição Federal.
d) o reconhecimento do Estado Beta como um ente federado autônomo assegurou-lhe poderes para se estruturar por meio de uma Constituição, cujo texto, porém, não poderá diferenciar-se daquele fixado pela Constituição Federal.

No que concerne à competência legislativa concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal, ante a inexistência de lei federal, o Estado do Ceará, edita Lei Estadual X introduzindo normas gerais de determinada matéria. Supervenientemente, a União, por meio de Lei Federal, elabora normas gerais sobre a mesma matéria.
a) a Lei Federal é inconstitucional por ter sido editada após a legislação estadual sobre norma geral.
a) a Lei Federal é inconstitucional por ter sido editada após a legislação estadual sobre norma geral.
b) há inconstitucionalidade superveniente da Lei Estadual Y.
c) ocorre a suspensão da eficácia da Lei Estadual X no que for contrária à Lei Federal Y.
d) a Lei Estadual X perde a eficácia, uma vez que a Lei Federal Y é hierarquicamente superior à legislação estadual.

O Estado Alfa promulgou, em 2018, a Lei Estadual X, concedendo unilateralmente isenção sobre o tributo incidente em operações relativas à circulação interestadual de mercadorias (ICMS) usadas como insumo pela indústria automobilística. O Estado Alfa, com isso atraiu o interesse de diversas montadoras em ali se instalarem. A Lei Estadual X, no entanto, contraria a Constituição da República que dispõe caber à lei complementar regular a forma de concessão de incentivos, isenções e benefícios fiscais relativos ao ICMS, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal. Em razão da Lei Estadual X, o Estado Beta, conhecido como polo automobilístico, sofrerá drásticas perdas em razão da redução na arrecadação tributária, com a evasão de indústrias e fábricas para o Estado Alfa.
a) O Governador do Estado Beta não detém legitimidade ativa para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, uma vez que, em âmbito estadual, apenas a Mesa da Assembleia legislativa do respectivo ente está no rol taxativo de legitimados previsto na Constituição.
a) O Governador do Estado Beta não detém legitimidade ativa para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, uma vez que, em âmbito estadual, apenas a Mesa da Assembleia legislativa do respectivo ente está no rol taxativo de legitimados previsto na Constituição.
b) A legitimidade do Governador do Estado Beta restringe-se à possibilidade de propor, perante o respectivo Tribunal de Justiça, representação de inconstitucionalidade de leis e atos normativos estaduais e municipais em face da Constituição Estadual.
c) A legitimidade ativa do Governador para a Ação Direta de Inconstitucionalidade vincula-se ao objeto da ação, pelo que deve haver pertinência da norma impugnada com os objetivos do autor da ação; logo não pode impugnar ato oriundo de outro Estado da Federação.
d) O Governador do Estado Beta é legitimado ativo para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual X, a qual, mesmo sendo oriunda de ente federativo diverso, provoca evidentes reflexos na economia do Estado Beta.

No referente ao Conselho Nacional de Justiça, assinale a opção correta:
a) o CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder jurisdicional em todo o território nacional.
a) o CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder jurisdicional em todo o território nacional.
b) as decisões do CNJ fazem coisa julgada material e formal.
c) ao CNJ cabe rever, em grau de recurso, as decisões jurisdicionais dos membros do Poder Judiciário.
d) os atos do CNJ estão sujeitos ao controle jurisdicional do Supremo Tribunal Federal.

Igor, Renata e Cláudio são sócios de sociedade por quotas de responsabilidade limitada cujo capital foi integralmente integralizado. Igor possui 50% das quotas, Renata 30% e Cláudio outros 20%. Se a sociedade vier a ser demandada por dívidas próprias, em regra, os sócios
a) responderão, na proporção das respectivas quotas.
a) responderão, na proporção das respectivas quotas.
b) responderão solidariamente pelas dívidas da empresa, podendo voltar-se em regresso pelo pagamento que superar o valor da respectiva quota.
c) não poderão ser demandados, pois o capital foi integralmente integralizado.
d) não poderão ser demandados, salvo se exercerem administração da sociedade.

A ação revocatória, no processo falimentar, deverá ser proposta pelo administrador judicial, por qualquer credor ou pelo Ministério Público, no prazo de 3 anos. Conta-se o referido prazo:
a) Anteriormente à data do pedido de falência.
a) Anteriormente à data do pedido de falência.
b) Anteriormente à data da prática do ato que se pretenda revogar.
c) Da prática do ato que se pretenda revogar.
d) Da data em que for decretada a falência.

Sobre o instituto da convolação em falência, assinale a alternativa correta:
a) decorre do inadimplemento de obrigação não sujeita à recuperação judicial.
a) decorre do inadimplemento de obrigação não sujeita à recuperação judicial.
b) implica na invalidação de atos de administração, endividamento, oneração e de alienação praticados durante a recuperação judicial.
c) ocorre pelo descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação.
d) decorre da apresentação do plano de recuperação.

Antônio é microempresário individual regularmente inscrito no Registro de Empresas há 03 (três) anos, durante os quais vem explorando pequena loja especializada na venda de artigos esportivos. Por dificuldades de fluxo de caixa, Antônio não conseguiu pagar certo fornecedor no prazo ajustado. Então, esse fornecedor, provando ser empresário inscrito no Registro de Empresas há apenas 90 (noventa) dias, propôs contra Antônio ação de falência. Nesse caso:
a) No prazo de contestação, Antônio poderá formular pedido de recuperação judicial fundado no plano especial para microempresas, que deverá prever parcelamento da dívida em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, podendo incluir proposta de abatimento do valor das dívidas.
a) No prazo de contestação, Antônio poderá formular pedido de recuperação judicial fundado no plano especial para microempresas, que deverá prever parcelamento da dívida em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, podendo incluir proposta de abatimento do valor das dívidas.
b) Antônio não tem direito de requerer recuperação judicial, benefício somente deferido a empresas em atividade há pelo menos 05 (cinco) anos.
c) Não é admissível pedido de falência contra empresário individual, que se sujeita apenas à declaração da insolvência civil.
d) É vedado ao fornecedor desistir da ação de falência depois da citação de Antônio, ainda que obtenha a sua concordância.

Assinale a opção INCORRETA no que se refere a quem pode requerer a falência do devedor:
a) o próprio devedor;
b) o cônjuge sobrevivente, porém não cabe ao herdeiro ou inventariante;
c) o cotista ou acionista do devedor;
d) qualquer credor.

Contra a decisão que decretar a falência caberá o recurso de:
a) apelação com efeito suspensivo;
b) apelação sem efeito suspensivo;
c) agravo;
d) embargos de declaração.

A respeito de tratados internacionais, assinale a opção correta.
a) Havendo conflito entre tratados de um mesmo tema e provenientes de uma mesma fonte de produção normativa (bilateral entre os mesmos Estados ou de uma mesma organização internacional), prevalece o texto mais recente.
b) Havendo conflito entre tratados de um mesmo tema e provenientes de diferentes fontes de produção normativa, a regra de Direito Internacional impõe a aplicação do texto mais recente.
c) Havendo conflito entre tratados de diferentes fontes de produção normativa, a regra de Direito Internacional impõe a prevalência do texto multilateral sobre o bilateral.
d) Havendo conflito entre tratados de mesma fonte de produção normativa, prevalece o texto mais antigo por ser a expressão originária do consentimento internacional.

Nos termos da Convenção Interamericana sobre Cartas Rogatórias, a justiça mexicana encaminhou carta rogatória ao Brasil, para citação de pessoa física residente na cidade de Curitiba, em processo de divórcio litigioso. Quanto a esse tema, assinale a alternativa correta.
a) O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá conceder o exequatur, cabendo à justiça federal cumprir a ordem de citação.
b) É dispensada a obtenção de exequatur em razão de o tratado multilateral ser ratificado por ambos os países.
c) O STJ deverá conceder o exequatur, cabendo à justiça estadual cumprir a ordem de citação.
d) A Justiça Federal possui competência formal e material para conceder o exequatur e cumprir a ordem de citação.

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
a) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
b) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Itamaraty, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
c) Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
d) A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil e Portugal são signatários, simplificou o processo de validação de documentos entre os países: para valer em Portugal, os documentos emitidos no Brasil necessitam apenas de ser apostilados por um cartório brasileiro.

Acerca das normas de direito processual internacional, assinale a alternativa correta.
a) Uma vez ajuizada a ação no Brasil, a sentença estrangeira não mais poderá ser homologada, sob pena de constituir litispendência.
b) São requisitos à homologação de sentença estrangeira: a não ofensa à soberania nacional, a ordem pública, os bons costumes, e a existência de reciprocidade judiciária entre o sistema judiciário do Brasil e do país rogante.
c) É expressamente vedado o reexame, a pedido de uma das partes interessadas, das decisões proferidas em pedidos de homologação de sentença estrangeira.
d) Via de regra, o cumprimento de carta rogatória é regido, quanto ao conteúdo, pelas regras do Estado rogante. Todavia, quanto à matéria, a lei processual a ser observada é a da justiça rogada.

Diante do caso narrado, e considerando que a legislação civil estabelece o direito de os ascendentes educarem e exigirem respeito e obediência de seus filhos, desde que adequados à sua idade e condição, podemos concluir que:
a) José não praticou crime por existir estado de necessidade: o pai teve de proibir a filha de sair com pessoas que ele não conhecia, para evitar um mal maior.
b) José não praticou crime por existir exercício regular de direito: os pais têm o direito de corrigir seus filhos, desde que moderadamente.
c) José não praticou crime por ter incorrido em estado de necessidade putativo: o perigo de sair com as colegas só existia em sua mente.
d) Não é caso de excludente de antijuridicidade. Trata-se de crime consumado.

A respeito da tutela antecipada requerida em caráter antecedente, é correto afirmar que:
a) se torna estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso e o processo será extinto.
b) apenas a parte sucumbente no julgamento do mérito principal poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada.
c) a decisão que a concede faz coisa julgada e só pode ser afastada por ação rescisória, pois o novo CPC não trouxe qualquer outro mecanismo.
d) o direito de revê-la, reformá-la ou invalidá-la extingue-se após 3 anos, contados da ciência da decisão que concedeu a medida.

A o que indica a peça processual correta a ser proposta.
a) Impugnação à execução.
b) Petição simples nos próprios autos do processo de execução.
c) Ação autônoma de invalidação da arrematação.
d) Embargos do devedor, ora executado.

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
 
AVALIAÇÃO UNIFICADA 2019/2 
6° SEMESTRE M – Caderno 6 
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO 
 
A – Você está recebendo o caderno de questões de múltipla escolha e o cartão de resposta personalizado. 
B – Verifique seu nome e dados no cartão de resposta. Havendo divergência, informe ao responsável pela sala. 
C – Assine o cartão de resposta no espaço próprio, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 
D – Verifique, no cartão de resposta, as instruções a respeito da marcação das respostas. 
E – Não dobre, amasse, risque, manche ou rasure o cartão de resposta. Não haverá reposição do cartão. 
F – A prova é individual, sendo vedado o uso de equipamentos eletrônicos, a comunicação entre os alunos, a consulta, 
troca ou uso de material de qualquer natureza. É vedado, também, sair da sala sem anuência do responsável. A 
desobediência gerará o recolhimento da prova, que será zerada. 
G – Você tem até o horário final da aula para resolver as questões e marcar suas respostas no cartão ótico. Não haverá 
tempo adicional. Quando terminar, entregue ao responsável pela sala o cartão de resposta. 
 
020101 DIREITO CIVIL PARTE GERAL 
 
1 - Maria, aos 20 anos, grávida em avançado 
estágio gestacional, preocupa-se em adquirir alguns 
itens básicos do enxoval de seu bebê (como alguns 
pacotes de fraldas, pomadas, um carrinho de bebê, 
berço e algumas roupas). No entanto, encontra-se 
desempregada e suas economias não são suficientes 
para arcar com os gastos necessários. João, seu 
vizinho, sabendo de sua premente necessidade de 
recursos, sugere que Maria faça um bazar de alguns 
de seus itens pessoais e oferece-se para comprar um 
relógio antigo que Maria mantinha em casa, 
herança de sua bisavó, pelo valor de R$ 300,00. A 
peça sempre foi seu objeto de desejo, e João, que 
era um colecionador, sabia que estava oferecendo 
um preço muito abaixo do preço de mercado. 
Maria, que desconhecia o valor real do objeto e 
estava desesperada por recursos, aceita o negócio. 
Quando vai a uma loja de antiguidades em busca de 
um berço usado, encontra relógio idêntico sendo 
vendido por R$ 3.000,00. O negócio jurídico em 
questão é: 
a) válido, sendo que as condições pactuadas 
resultaram da livre negociação dos agentes, não 
cabendo ao judiciário corrigir erros de avaliação 
praticados por uma das partes. 
b) ineficaz, uma vez que a desproporcionalidade 
das prestações no caso concreto suspende a eficácia 
do negócio jurídico até que seja oferecido 
suplemento suficiente. 
c) nulo, uma vez que João aproveitou-se da 
necessidade de Maria e de sua inexperiência quanto 
ao valor de peças antigas colecionáveis para obter 
vantagem desproporcional. 
d) anulável, pois a desproporcionalidade das 
prestações deveu-se à vontade viciada de Maria, em 
razão de sua premente necessidade e inexperiência. 
Tal vício, no entanto, poderá ser sanado se João 
oferecer suplemento suficiente. 
 
2 - Com relação ao conceito e classificação dos 
fatos jurídicos analise as assertivas abaixo: 
I. No negócio jurídico as consequências jurídicas, 
previstas em lei ou previamente tipificadas, são 
desejadas pelo agente mas este não pode alterar, 
restringir, ampliar nem modificar tais efeitos. 
Dessa forma, a despeito de atuar a vontade, ou uma 
manifestação de vontade, os efeitos jurídicos já 
estão predeterminados em lei. 
II. Fato jurídico é todo acontecimento natural, 
determinante de efeitos na órbita jurídica. O evento, 
aqui, é provocado por um fenômeno natural que 
repercute na ordem jurídica. 
III. No ato-fato jurídico o importante é verificar a 
consequência do ato, ou seja, o resultado jurídico, 
sem dar maior significância para o fato de haver 
vontade ou não de realiza-lo. 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
IV. Ato jurídico é o acontecimento natural ou 
humano capaz de criar, modificar, substituir ou 
extinguir situações jurídicas concretas, tendo a 
potencialidade de produzir efeitos. 
V. No ato jurídico estrito os efeitos são eleitos ou 
escolhidos pelos interessados que possuem, nesta 
espécie de fato jurídico, autonomia privada para 
tanto. 
Com base na análise realizada assinale a opção 
correta: 
 
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
b) Apenas a afirmativa III está correta. 
c) As afirmativas III e IV estão corretas. 
d) Apenas a afirmativa IV está correta. 
 
011107 TEORIA DA CONSTIT E DOS 
DIREITO 
 
3-(OAB-FGV-2018) Após cumprimento de todas 
as formalidades constitucionais e legais exigíveis, 
o Estado Alfa se desmembra (desmembramento por 
formação), ocasionando o surgimento de um novo 
Estado-membro: o Estado Beta. Preocupados com 
a possibilidade de isso influenciar nas grandes 
decisões políticas regionais, um grupo de cidadãos 
inicia um movimento exigindo a imediata 
elaboração de uma Constituição para o novo Estado 
Beta. Os líderes políticos locais buscam 
assessoramento jurídico junto a advogados 
constitucionalistas, sendo-lhes corretamente 
informado que, segundo a inteligência do sistema 
jurídico-constitucional brasileiro. 
a) com a criação do Estado Beta, no âmbito da 
República Federativa do Brasil, passou este a fazer 
parte do pacto federativo, subordinando-se tão 
somente à Constituição Federal, e não a qualquer 
outra Constituição. 
b) tendo passado o Estado Beta a ser reconhecido 
como um ente federado autônomo, passa a ter 
poderes para se estruturar por meio de uma 
Constituição, sem a necessidade desta se vincular a 
padrões de simetria impostos pela Constituição 
Federal. 
c) pelo fato de o Estado Beta ter sido reconhecido 
como um ente federado autônomo, passa a ter 
poderes para se estruturar por meio de uma 
Constituição que deverá observar o princípio da 
simetria, conforme os padrões fixados pela 
Constituição Federal. 
d) o reconhecimento do Estado Beta como um ente 
federado autônomo assegurou-lhe poderes para se 
estruturar por meio de uma Constituição, cujo 
texto, porém, não poderá diferenciar-se daquele 
fixado pela Constituição Federal. 
 
4- No que concerne à competência legislativa 
concorrente da União, dos Estados e do Distrito 
Federal, ante a inexistência de lei federal, o Estado 
do Ceará, edita Lei Estadual X introduzindo 
normas gerais de determinada matéria. 
Supervenientemente, a União, por meio de Lei 
Federal, elabora normas gerais sobre a mesma 
matéria. 
a) a Lei Federal é inconstitucional por ter sido 
editada após a legislação estadual sobre norma 
geral. 
b) há inconstitucionalidade superveniente da Lei 
Estadual Y. 
c) ocorre a suspensão da eficácia da Lei Estadual X 
no que for contrária à Lei Federal Y. 
d) a Lei Estadual X perde a eficácia, uma vez que a 
Lei Federal Y é hierarquicamente superior à 
legislação estadual. 
 
020104 DIREITO CONSTITUCIONAL 
 
5- (OAB- Exame XXIX-2019) O Estado Alfa 
promulgou, em 2018, a Lei Estadual X, 
concedendo unilateralmente isenção sobre o tributo 
incidente em operações relativas à circulação 
interestadual de mercadorias (ICMS) usadas como 
insumo pela indústria automobilística.O Estado 
Alfa, com isso atraiu o interesse de diversas 
montadoras em ali se instalarem. A Lei Estadual X, 
no entanto, contraria a Constituição da República 
que dispõe caber à lei complementar regular a 
forma de concessão de incentivos, isenções e 
benefícios fiscais relativos ao ICMS, mediante 
deliberação dos Estados e do Distrito Federal. Em 
razão da Lei Estadual X, o Estado Beta, conhecido 
como polo automobilístico, sofrerá drásticas perdas 
em razãoda redução na arrecadação tributária, com 
a evasão de indústrias e fábricas para o Estado Alfa. 
a) O Governador do Estado Beta não detém 
legitimidade ativa para a propositura da Ação 
Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
Estadual X, uma vez que, em âmbito estadual, 
apenas a Mesa da Assembleia legislativa do 
respectivo ente está no rol taxativo de legitimados 
previsto na Constituição. 
b) A legitimidade do Governador do Estado Beta 
restringe-se à possibilidade de propor, perante o 
respectivo Tribunal de Justiça, representação de 
inconstitucionalidade de leis e atos normativos 
estaduais e municipais em face da Constituição 
Estadual. 
c) A legitimidade ativa do Governador para a Ação 
Direta de Inconstitucionalidade vincula-se ao 
objeto da ação, pelo que deve haver pertinência da 
norma impugnada com os objetivos do autor da 
ação; logo não pode impugnar ato oriundo de outro 
Estado da Federação. 
d) O Governador do Estado Beta é legitimado ativo 
para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade 
em face da Lei Estadual X, a qual, mesmo sendo 
oriunda de ente federativo diverso, provoca 
evidentes reflexos na economia do Estado Beta. 
 
6- (PGE-CE/CESPE-UnB 2008) No referente ao 
Conselho Nacional de Justiça, assinale a opção 
correta: 
a) o CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder 
jurisdicional em todo o território nacional. 
b) as decisões do CNJ fazem coisa julgada material 
e formal. 
c) ao CNJ cabe rever, em grau de recurso, as 
decisões jurisdicionais dos membros do Poder 
Judiciário. 
d) os atos do CNJ estão sujeitos ao controle 
jurisdicional do Supremo Tribunal Federal. 
 
031005 DIREITO EMPRESARIAL TEORIA 
DA 
 
7. (FGV – 2012 – VIII EXAME DE ORDEM 
UNIFICADO) A respeito do sócio ostensivo da 
sociedade em conta de participação, assinale a 
afirmativa correta. 
a) É também chamado de sócio oculto. 
b) É o único responsável pela atividade constitutiva 
do objeto social. 
c) É o novo sócio admitido, mesmo que sem o 
consentimento dos demais, quando a sociedade 
necessitar de um aporte de capital. 
d) É o único sócio ostensivo da sociedade, vedada 
a pluralidade de sócios dessa natureza. 
 
8. (Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-PI Prova: 
FCC - 2014 - TCE-PI - Auditor Fiscal de Controle 
Externo - ADAPTADA) Igor, Renata e Cláudio são 
sócios de sociedade por quotas de responsabilidade 
limitada cujo capital foi integralmente 
integralizado. Igor possui 50% das quotas, Renata 
30% e Cláudio outros 20%. Se a sociedade vier a 
ser demandada por dívidas próprias, em regra, os 
sócios 
a) responderão, na proporção das respectivas 
quotas. 
b) responderão solidariamente pelas dívidas da 
empresa, podendo voltar-se em regresso pelo 
pagamento que superar o valor da respectiva quota. 
c) não poderão ser demandados, pois o capital foi 
inteiramente integralizado. 
d) não poderão ser demandados, salvo se exercerem 
administração da sociedade. 
 
050002 DIREITO EMPR FALENCIA E 
RECUP 
 
9. (Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: MPE-SP 
Prova: VUNESP - 2015 - MPE-SP - Analista de 
Promotoria) 
A ação revocatória, no processo falimentar, deverá 
ser proposta pelo administrador judicial, por 
qualquer credor ou pelo Ministério Público, no 
prazo de 3 anos. Conta-se o referido prazo: 
a) Anteriormente à data do pedido de falência. 
b) Anteriormente à data da prática do ato que se 
pretenda revogar. 
c) Da prática do ato que se pretenda revogar. 
d) Da data em que for decretada a falência. 
 
10.(Fundação Getúlio Vargas XXIV Exame da 
Ordem dos Advogados do Brasil) 
A sociedade empresária Pará de Minas Veículos 
Ltda. pretende requerer sua recuperação judicial. 
Ao analisar a minuta de petição inicial, o gerente 
administrativo listou os impedimentos ao pedido de 
recuperação. 
Assinale a opção que apresenta um desses 
impedimentos. 
a) O devedor ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido 
concessão de recuperação judicial. 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
b) O devedor possuir ativo que não corresponda a, 
pelo menos, 50% (cinquenta por cento) do passivo 
quirografário. 
c) O devedor deixar de requerer sua autofalência 
nos 30 (trinta) dias seguintes ao vencimento de 
qualquer obrigação líquida. 
d) A sociedade ter como administrador pessoa 
condenada por crime contra o patrimônio ou contra 
a fé pública. 
 
11. (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: DPE-MA 
Prova: FCC - 2018 - DPE-MA - Defensor Público 
- ADAPTADA). 
Sobre o instituto da convolação em falência, 
assinale a alternativa correta: 
a) decorre do inadimplemento de obrigação não 
sujeita à recuperação judicial. 
b) implica na invalidação de atos de administração, 
endividamento, oneração e de alienação praticados 
durante a recuperação judicial. 
c) ocorre pelo descumprimento de qualquer 
obrigação assumida no plano de recuperação. 
d) decorre da apresentação do plano de 
recuperação. 
 
12. FCC - 2014 - DPE-CE - Defensor Público de 
Entrância Inicial 
Antônio é microempresário individual 
regularmente inscrito no Registro de Empresas há 
03 (três) anos, durante os quais vem explorando 
pequena loja especializada na venda de artigos 
esportivos. Por dificuldades de fluxo de caixa, 
Antônio não conseguiu pagar certo fornecedor no 
prazo ajustado. Então, esse fornecedor, provando 
ser empresário inscrito no Registro de Empresas há 
apenas 90 (noventa) dias, propôs contra Antônio 
ação de falência. Nesse caso: 
a) No prazo de contestação, Antônio poderá 
formular pedido de recuperação judicial fundado 
no plano especial para microempresas, que deverá 
prever parcelamento da dívida em até 36 (trinta e 
seis) parcelas mensais, podendo incluir proposta de 
abatimento do valor das dívidas. 
b) Antônio não tem direito de requerer recuperação 
judicial, benefício somente deferido a empresas em 
atividade há pelo menos 05 (cinco) anos. 
c) Não é admissível pedido de falência contra 
empresário individual, que se sujeita apenas à 
declaração da insolvência civil. 
d) É vedado ao fornecedor desistir da ação de 
falência depois da citação de Antônio, ainda que 
obtenha a sua concordância. 
 
13. Assinale a opção INCORRETA no que se refere 
a quem pode requerer a falência do devedor: 
a) o próprio devedor; 
b) o cônjuge sobrevivente, porém não cabe ao 
herdeiro ou inventariante; 
c) o cotista ou acionista do devedor; 
d) qualquer credor. 
 
14. Contra a decisão que decretar a falência caberá 
o recurso de: 
a) apelação com efeito suspensivo; 
b) apelação sem efeito suspensivo; 
c) agravo; 
d) embargos de declaração. 
 
050001 DIREITO INTERNAC E RELACOES 
ECO 
 
15 A respeito de tratados internacionais, assinale a 
opção correta. 
a) Havendo conflito entre tratados de um mesmo 
tema e provenientes de uma mesma fonte de 
produção normativa (bilateral entre os mesmos 
Estados ou de uma mesma organização 
internacional), prevalece o texto mais recente. 
b) Havendo conflito entre tratados de um mesmo 
tema e provenientes de diferentes fontes de 
produção normativa, a regra de Direito 
Internacional impõe a aplicação do texto mais 
recente. 
c) Havendo conflito entre tratados de diferentes 
fontes de produção normativa, a regra de Direito 
Internacional impõe a prevalência do texto 
multilateral sobre o bilateral. 
d) Havendo conflito entre tratados de mesma fonte 
de produção normativa, prevalece o texto mais 
antigo por ser a expressão originária do 
consentimento internacional.16 Assinale a opção incorreta. 
a) Com o advento da capacidade postulatória do 
indivíduo em tribunais internacionais para a 
proteção dos direitos humanos, pode-se afirmar que 
os indivíduos são hoje sujeitos de Direito 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
Internacional ao lado dos Estados e das 
organizações internacionais. 
b) Em uma situação jurídica com um elemento 
estrangeiro significativo, é possível que a norma de 
Direito Internacional Privado brasileira indique a 
aplicação de lei estrangeira. 
c) São fontes de Direito Internacional, de acordo 
com o Estatuto da Corte Internacional de Justiça, os 
tratados, os costumes e os princípios gerais de 
Direito, sendo meios auxiliares a jurisprudência e a 
doutrina e, sob certas condições, a equidade. 
d) No sistema brasileiro perde-se a nacionalidade 
brasileira, originária ou derivada, pelo 
reconhecimento de nacionalidade estrangeira 
originária. 
 
17 A respeito da cláusula de abertura constitucional 
consagrada no artigo 5º, § 2º, da Constituição 
Federal de 1988, e considerando a hierarquia dos 
tratados internacionais, sustenta a atual 
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - STF 
que: 
a) Os tratados internacionais, independentemente 
de seu objeto, têm paridade hierárquica com a lei 
federal por serem juridicamente vinculantes. 
b) Os tratados internacionais têm hierarquia 
inferior à lei federal por serem promulgados por 
decreto presidencial. 
c)Os tratados internacionais têm hierarquia 
supraconstitucional por serem expressão do jus 
cogens internacional. 
d) Os tratados internacionais de proteção dos 
direitos humanos têm hierarquia superior à 
legalidade ordinária, permitindo o controle de 
convencionalidade das leis. 
 
18 (Agência de Promoção de Exportações e 
Investimentos (APEX Brasil) 2018 Analista - Área 
Jurídico – IADES) Nos termos da Convenção 
Interamericana sobre Cartas Rogatórias, a justiça 
mexicana encaminhou carta rogatória ao Brasil, 
para citação de pessoa física residente na cidade de 
Curitiba, em processo de divórcio litigioso. Quanto 
a esse tema, assinale a alternativa correta. 
a) O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá 
conceder o exequatur, cabendo à justiça federal 
cumprir a ordem de citação. 
b) É dispensada a obtenção de exequatur em razão 
de o tratado multilateral ser ratificado por ambos os 
países. 
c) O STJ deverá conceder o exequatur, cabendo à 
justiça estadual cumprir a ordem de citação. 
d) A Justiça Federal possui competência formal e 
material para conceder o exequatur e cumprir a 
ordem de citação. 
 
19 Agência de Promoção de Exportações e 
Investimentos (APEX Brasil) 2018 Analista - Área 
Jurídico – IADES. Carolina, brasileira nascida em 
São Paulo, é filha de pai português e mãe brasileira. 
Segundo a legislação lusa, o filho de nacional 
português pode requerer a nacionalidade 
portuguesa por meio de processo denominado 
atribuição de nacionalidade. Entre a lista de 
documentos a serem apresentados às autoridades 
portuguesas, estão: registro de nascimento do 
português (emitido por autoridade portuguesa); 
certidão de casamento do português e respectiva 
transcrição (quando celebrado fora de Portugal); 
certidão de nascimento e documento de identidade 
do requerente. Acerca desse tema, assinale a 
alternativa correta. 
a) Os documentos emitidos fora de Portugal devem 
ser consularizados/legalizados pelo Consulado-
Geral do Brasil em Lisboa. 
b) Os documentos emitidos fora de Portugal devem 
ser consularizados/legalizados pelo Itamaraty, 
antes de enviados à autoridade portuguesa 
responsável por instruir o processo de aquisição de 
nacionalidade. 
c) Os documentos emitidos fora de Portugal devem 
ser legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, 
antes de enviados à autoridade portuguesa 
responsável por instruir o processo de aquisição de 
nacionalidade. 
d) A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil 
e Portugal são signatários, simplificou o processo 
de validação de documentos entre os países: para 
valer em Portugal, os documentos emitidos no 
Brasil necessitam apenas de ser apostilados por um 
cartório brasileiro. 
 
20 Acerca das normas de direito processual 
internacional, assinale a alternativa correta. 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
a) Uma vez ajuizada a ação no brasil, a sentença 
estrangeira não mais poderá ser homologada, sob 
pena de constituir litispendência. 
b) São requisitos à homologação de sentença 
estrangeira: a não ofensa à soberania nacional, a 
ordem pública, os bons costumes, e a existência de 
reciprocidade judiciária entre o sistema judiciário 
do Brasil e do país rogante. 
c) É expressamente vedado o reexame, a pedido de 
uma das partes interessadas, das decisões 
proferidas em pedidos de homologação de sentença 
estrangeira. 
d) Via de regra, o cumprimento de carta rogatória é 
regido, quanto ao conteúdo, pelas regras do Estado 
rogante. Todavia, quanto à matéria, a lei processual 
a ser observada é a da justiça rogada. 
 
011104 DIREITO PENAL SOCIOL E TEORIA 
 
21. José, pai de Ana, que tem doze anos de idade, 
descobriu que sua filha não frequentava as aulas da 
escola e a chamou para conversar. Nesse momento, 
Ana foi mal-educada com seu pai, respondendo-lhe 
que “ele não sabia de nada” e que ela iria “fazer o 
que achava certo”. Diante dos fatos, José advertiu 
Ana verbalmente, e determinou que ela se calasse e 
fosse para seu quarto estudar. Além disso, José 
estabeleceu que Ana não deveria sair de casa, e 
deveria ficar de castigo até à noite daquele dia, 
proibindo-a de sair com suas colegas. José disse 
que conversariam, à noite, com a mãe de Ana, que 
estava trabalhando naquele momento. O encontro 
com as colegas já estava anteriormente combinado. 
Como Ana não aceitava o castigo, pois queria sair 
com suas amigas, acusou José, seu pai, de “crime” 
por essa atitude. Diante do caso narrado, e 
considerando que a legislação civil estabelece o 
direito de os ascendentes educarem e exigirem 
respeito e obediência de seus filhos, desde que 
adequados à sua idade e condição, podemos 
concluir que: 
a) José não praticou crime por existir estado de 
necessidade: o pai teve de proibir a filha de sair com 
pessoas que ele não conhecia, para evitar um mal 
maior. 
b) José não praticou crime por existir exercício 
regular de direito: os pais têm o direito de corrigir 
seus filhos, desde que moderadamente. 
c) José não praticou crime por ter incorrido em 
estado de necessidade putativo: o perigo de sair 
com as colegas só existia em sua mente. 
d) Não é caso de excludente de antijuridicidade. 
Trata-se de crime consumado. 
 
22. Caio pratica todos os atos de execução do crime 
de homicídio em relação a Mévio. No entanto, 
antes de ocorrer a morte, voluntariamente impede 
que o resultado se produza, e Mévio sobrevive. A 
conduta descrita configura: 
a) tentativa 
b) desistência voluntária 
c) arrependimento posterior 
d) arrependimento eficaz 
 
031004 DIREITO PROC CIVIL PROC DE CO 
 
23. (Adaptada - VUNESP - Prefeitura de Poá - 
Procurador Jurídico. 2019) Nos casos em que a 
urgência for contemporânea à propositura da ação, 
a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da 
tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela 
final, com a exposição da lide, do direito que se 
busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao 
resultado útil do processo. A respeito da tutela 
antecipada requerida em caráter antecedente, é 
correto afirmar que: 
a) se torna estávelse da decisão que a conceder não 
for interposto o respectivo recurso e o processo será 
extinto. 
b) apenas a parte sucumbente no julgamento do 
mérito principal poderá demandar a outra com o 
intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela 
antecipada estabilizada. 
c) a decisão que a concede faz coisa julgada e só 
pode ser afastada por ação rescisória, pois o novo 
CPC não trouxe qualquer outro mecanismo. 
d) o direito de revê-la, reformá-la ou invalidá-la 
extingue -se após 3 anos, contados da ciência da 
decisão que concedeu a medida. 
 
24. (Banca: FGV Ano: 2018 - Exame de Ordem 
Unificado XXVII) Em razão da realização de obras 
públicas de infraestrutura em sua rua, que 
envolveram o manejo de retroescavadeiras e 
britadeiras, a residência de Daiana acabou sofrendo 
algumas avarias. Daiana ingressou com ação 
judicial em face do ente que promoveu as obras, a 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
fim de que este realizasse os reparos necessários em 
sua residência. Citado o réu, este apresentou a 
contestação. Contudo, antes do saneamento do 
processo, diante do mal-estar que vivenciou, 
Daiana consultou seu advogado a respeito da 
possibilidade de, na mesma ação, adicionar pedido 
de condenação em danos morais. Considerando o 
caso narrado, assinale a afirmativa correta: 
a) É possível o aditamento, uma vez que, até o 
saneamento do processo, é permitido alterar ou 
aditar o pedido sem o consentimento do réu. 
b) Não é possível o aditamento, uma vez que o réu 
foi citado e apresentou contestação. 
c) É possível o aditamento, eis que, até o 
saneamento do processo, é permitido aditar ou 
alterar o pedido, desde que com o consentimento do 
réu. 
d) É possível o aditamento, porquanto, até a 
prolação da sentença, é permitido alterar ou aditar 
o pedido, desde que não haja recusa do réu. 
 
050003 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
EXEC 
 
25. (OAB – XXIX Exame de Ordem. 2019) Maria, 
ao perceber que o seu bem imóvel foi arrematado 
por preço vil, em processo de execução de título 
extrajudicial, procurou você, como advogado(a), 
para saber que defesa poderá invalidar a 
arrematação. Você verifica que, no 28º dia após o 
aperfeiçoamento da arrematação, a carta de 
arrematação foi expedida. Uma semana depois, 
você prepara a peça processual. Assinale a opção 
que indica a peça processual correta a ser proposta. 
a) Impugnação à execução. 
b) Petição simples nos próprios autos do processo 
de execução. 
c) Ação autônoma de invalidação da arrematação. 
d) Embargos do devedor, ora executado. 
 
26. (FGV Ano: 2017 - Exame de Ordem Unificado 
XXIII) Pedro promove ação de cobrança em face 
de José, pelo descumprimento de contrato de 
prestação de serviços celebrado entre as partes. O 
processo instaurado teve seu curso normal, e o 
pedido foi julgado procedente, com a condenação 
do réu a pagar o valor pleiteado. Não houve recurso 
e, na fase de cumprimento de sentença, o executado 
é intimado a efetuar o pagamento e pretende ofertar 
resistência. Sobre a postura adequada para o 
executado tutelar seus interesses, assinale a 
afirmativa correta: 
a) Deve oferecer embargos à execução e, para 
tanto, deverá garantir o juízo com penhora, 
depósito ou caução. 
b) Deve oferecer impugnação à execução, devendo 
garantir o juízo com penhora, depósito ou caução. 
c) Deve oferecer embargos à execução, sem a 
necessidade de prévia garantia do juízo para ser 
admitido. 
d) Deve oferecer impugnação à execução, sem a 
necessidade de prévia garantia do juízo com 
penhora. 
 
27. (NC-UFPR - 2018 - Câmara de Quitandinha - 
PR – Advogado) Tem legitimidade ativa para 
ajuizar ação de execução, EXCETO: 
a) Ministério Público, nos casos previstos em lei. 
b) espólio, herdeiros ou sucessores do credor, 
sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o 
direito resultante do título executivo. 
c) o responsável tributário. 
d) o cessionário, quando o direito resultante do 
título executivo lhe for transferido por ato entre 
vivos. 
 
28. Dentre os títulos executivos descritos abaixo, 
assinale a alternativa que não corresponde a um 
título executivo extrajudicial: 
a) O formal e a certidão de partilha, exclusivamente 
em relação ao inventariante, aos herdeiros e aos 
sucessores a título singular ou universal. 
b) A letra de câmbio, a nota promissória, a 
duplicata, a debênture e o cheque. 
c) A escritura pública ou outro documento público 
assinado pelo devedor. 
d) O documento particular assinado pelo devedor e 
por 2 (duas) testemunhas. 
 
29. Para o cumprimento de sentença é correto 
afirmar que: 
a) seu início independe de qualquer decisão como 
título, ainda que não seja de cognição plena; 
b) a intimação/citação do devedor é sempre 
pessoal, independente se possuir procurador nos 
autos; 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
c) o exequente não precisa requerer seu início, 
exceto na hipótese de a sentença condenatória tratar 
de obrigação de fazer; 
d) o executado sem advogado deve ser intimado 
pessoalmente e pode ser por meio de carta com 
aviso de recebimento. 
 
30. (INSTITUTO AOCP - 2018 - TRT - 1ª 
REGIÃO -RJ- Analista Judiciário - Oficial de 
Justiça Avaliador Federal) Em relação à tutela 
executiva, assinale a alternativa correta. 
a) A execução deve propiciar ao exequente 
exatamente e apenas aquilo que ele obteria com o 
adimplemento voluntário, não podendo ser 
substituída a coisa em caso de deterioração. 
b) A responsabilidade em sede de direito de 
superfície recai, em relação ao superficiário, tanto 
sobre o eventual bem imóvel que se encontra em 
sua posse quanto sobre os frutos de eventual 
atividade ali realizada. 
c) Tendo-se em vista que os procedimentos de 
execução não preveem contestação, não se aplica 
sobre estes o princípio do contraditório e ampla 
defesa, principalmente em razão de a existência de 
título executivo esgotar qualquer matéria de defesa. 
d) O processo de execução de títulos extrajudiciais 
pode ser promovido contra o responsável titular do 
bem vinculado por garantia real ao pagamento do 
débito. 
 
040105 DIREITO CIVIL APL FAMILIA E S 
 
31. O Direito das Famílias está em constante 
evolução, pois as relações de afeto são dinâmicas, 
e o operador do direito deve estar preparado para 
lidar com as mais variadas e inusitadas situações. 
Com relação aos institutos do Direito das Famílias, 
assinale a alternativa incorreta. 
a) A relação de intenso afeto dos cônjuges por 
animal adquirido na constância do matrimônio 
poderá, a depender das características do caso 
concreto, autorizar a regulamentação judicial do 
direito de visita ao animal de estimação. 
b) A relação de filiação socioafetiva permite 
formular pedido de reconhecimento do estado de 
filiação socioafetiva, com pluralidade registral, isto 
é, o reconhecimento da filiação socioafetiva 
concomitante à filiação biológica. 
c) Não é possível falar em abandono afetivo antes 
do reconhecimento da paternidade. 
d) Não há causa de rompimento de noivado que 
possa ser tratada como ato ilícito, passível de 
indenização por danos morais. 
 
32. Assinale a alternativa correta sobre os 
alimentos. 
a) Os alimentos gravídicos são devidos pelo 
suposto pai, à mulher gestante, bastando a 
existência de indícios de paternidade para sua 
fixação. 
b) Sendo várias as pessoas obrigadas a prestar 
alimentos, a obrigação é, em regra, solidária. 
c) É nula de pleno direito a renúncia aos alimentos, 
realizada por um dos cônjuges, em ação de 
divórcio.d) Fixados os alimentos judicialmente, sua redução 
ou majoração somente poderá ser pleiteada após 
decorridos 6 (seis) meses da fixação. 
 
040104 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
RECU 
 
33. (COMPERVE - Prefeitura de Parnamirim – 
Procurador. 2019) A razoável duração do processo 
é preocupação fundamental do diploma processual 
pátrio. Nesse condão, estabeleceu-se a regra da 
ordem cronológica de julgamento dos processos. 
Além disso, a listagem de processos aptos deverá 
estar permanentemente à disposição para consulta 
do público e na internet. Apesar da regra 
cronológica, o código estabelece algumas 
exceções, dentre as quais o julgamento de 
a) recursos paradigmáticos, ressalvada a hipótese 
de incidente de resolução de demandas repetitivas. 
b) embargos infringentes. 
c) agravo de instrumento. 
d) processos em bloco, para aplicação de tese 
jurídica firmada em julgamento de casos 
repetitivos. 
 
34. (FGV: 2017 - Exame de Ordem Unificado 
XXIV) Arthur ajuizou ação perante o Juizado 
Especial Cível da Comarca do Rio de Janeiro, com 
o objetivo de obter reparação por danos materiais, 
em razão de falha na prestação de serviços pela 
sociedade empresária Consultex. A sentença de 
improcedência dos pedidos iniciais foi publicada, 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
mas não apreciou juridicamente um argumento 
relevante suscitado na inicial, desconsiderando, em 
sua fundamentação, importante prova do nexo de 
causalidade. Arthur pretende opor embargos de 
declaração para ver sanada tal omissão. Diante de 
tal cenário, assinale a afirmativa correta: 
a) Arthur poderá opor embargos de declaração, 
suspendendo o prazo para interposição de recurso 
para a Turma Recursal. 
b) Os embargos não interrompem ou suspendem o 
prazo para interposição de recurso para a Turma 
Recursal, de modo que Arthur deverá optar entre os 
embargos ou o recurso, sob pena de preclusão. 
c) Eventuais embargos de declaração interpostos 
por Arthur interromperão o prazo para interposição 
de recurso para a Turma Recursal. 
d) Arthur não deverá interpor embargos de 
declaração pois estes não são cabíveis no âmbito de 
Juizados Especiais. 
 
040106 DIREITO CIVIL APL TEORIA DO C 
 
35. Helena obrigou-se, a título gratuito, mediante 
contrato que exige escritura pública para ter 
validade, ao pagamento, pelo período determinado 
de um ano, de uma prestação mensal a Ana. 
A respeito dessa situação hipotética, assinale a 
opção que apresenta a denominação do contrato 
celebrado entre Helena e Ana. 
a) contrato de constituição de renda 
b) contrato de agência e distribuição 
c) contrato de depósito necessário 
d) contrato de doação 
 
36. O gato de estimação de Júlio fugiu de casa. 
Desolado, ele publicou anúncio em rede social, no 
qual se comprometia a recompensar quem 
encontrasse o animal perdido com uma expressiva 
quantia em dinheiro. A postagem viralizou e teve 
ampla divulgação na Internet. Acerca da situação 
acima descrita, assinale a alternativa correta. 
a)A promessa feita é irrevogável e se tornou 
obrigatória a partir do momento em que publicada. 
b) A promessa feita tornou-se obrigatória a partir 
do momento em que se tornou pública, mas Júlio 
pode revogá-la, desde que não tenha estabelecido 
prazo para a localização do animal e contanto que 
expresse a revogação com a mesma publicidade 
dada à promessa. 
c) A promessa de recompensa feita em rede social 
não enseja uma obrigação jurídica. Caso o gato de 
Júlio seja encontrado, haverá apenas e tão somente 
obrigação moral de recompensar quem o 
encontrou. 
d) A promessa feita tornou-se obrigatória a partir 
do momento em que se tornou pública, mas Júlio 
pode revogá-la, independentemente de ter 
estabelecido prazo para a localização do animal e 
contanto que expresse a revogação com a mesma 
publicidade dada à promessa. 
 
031002 DIREITO CIVIL OBRIGA E RE 
 
37 - Giselda e Celina são credoras de Carlos, Luiz 
e Berenice que devem entregar o imóvel Y da rua 
da Hora, em Recife, avaliado em R$ 1.500.000,00 
(um milhão e quinhentos mil reais) no dia 10 de 
junho de 2018. Para que os devedores possam se 
desonerar da obrigação, deverão se pautar pelo 
procedimento corretamente disposto na alternativa 
a) Todos os devedores deverão convocar todos os 
credores para realizar a entrega da coisa ou a 
entrega poderá ser feita a apenas um credor, dando 
esse caução de ratificação do outro credor. 
b) A desoneração somente será válida quando todos 
os devedores convocarem todos os credores para 
realizar a entrega da coisa. 
c) A desoneração somente será válida quando a 
entrega for realizada para apenas um credor, dando 
esse caução de ratificação do outro credor. 
d) Bastará para a desoneração que um dos 
devedores faça a entrega da coisa a um dos 
credores, independente da caução de ratificação do 
outro credor. 
 
38 - Analise as assertivas abaixo: 
 
1) O devedor incorre de pleno direito na cláusula 
penal, desde que, dolosamente, deixe de cumprir a 
obrigação ou se constitua em mora. 
2) O empregador é responsável pela reparação civil 
dos atos que seus empregados praticarem no 
exercício ou em razão do trabalho, desde que 
configurada a culpa dos trabalhadores. 
3) Quando a violação ou ofensa a direito tiver mais 
de um autor, todos responderão solidariamente pela 
reparação. 
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 
Curso de Direito 
 
4) Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado 
da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação 
a ele oposta por terceiros, o pagamento não valerá 
contra estes, que poderão constranger o devedor a 
pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso 
contra o credor. 
Marque a alternativa correta: 
a) apenas as assertivas 3 e 4 estão corretas; 
b) apenas as assertivas 1 e 3 estão corretas; 
c) apenas as assertivas 2 e 4 estão corretas; 
d) apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas. 
 
040107 DIREITO CIVIL APL REAIS E PRO 
 
39. Gustavo, mesmo não sendo proprietário, passa 
a ocupar imóvel urbano com 350 metros quadrados, 
como sua moradia habitual, durante 10 (anos) anos 
completos. Miguel, legítimo proprietário do imóvel 
ocupado por Gustavo, deixou o Brasil 02 (dois) 
anos antes da referida ocupação, quando passou a 
morar em Nova York, nos Estados Unidos, para 
prestar serviço público à União durante todo esse 
período. Após esses 12 (doze) anos, Miguel retorna 
ao Brasil e se depara com o recebimento de citação 
para apresentar defesa na ação de usucapião 
proposta por Gustavo contra ele. 
a) O pedido será procedente, uma vez que todos os 
requisitos para a usucapião extraordinária por 
posse-trabalho foram devidamente preenchidos. 
b) O pedido será procedente, uma vez que todos os 
requisitos para a usucapião especial urbana por 
posse-trabalho foram devidamente preenchidos. 
c) O pedido será procedente, uma vez que todos os 
requisitos para a usucapião ordinária por posse-
trabalho foram devidamente preenchidos. 
d) O pedido será improcedente, uma vez que as 
causas que obstam, suspendem ou interrompem a 
prescrição, também se aplicam à usucapião. 
 
40. De acordo com as disposições do Código Civil 
de 2002, o prazo máximo de validade de uma 
hipoteca convencional é de 30 (trinta) anos, da data 
do contrato que constitui-la. Após este prazo 
a) um novo contrato de hipoteca, tendo por objeto 
o mesmo bem e as mesmas partes, poderá ser 
celebrado somente após decorrido o prazo de 1 
(um) ano. 
b) não poderá subsistir a hipoteca sobre o bem, 
facultando-se às partes contrataralienação 
fiduciária em garantia, tendo por objeto o bem 
imóvel. 
c) não poderá subsistir a hipoteca sobre o bem, 
vencendo-se antecipadamente a dívida que deu 
origem ao contrato de hipoteca, conforme expressa 
previsão legal. 
d) poderá subsistir o contrato de hipoteca, desde 
que seja reconstituída a garantia por novo título e 
novo registro.

Mais conteúdos dessa disciplina