Buscar

Globalização: Aspectos Positivos e Negativos

Prévia do material em texto

GLOBALIZAÇÂO
 Globalização é um termo muito utilizado atualmente, geralmente designa um conjunto de transformações que ocorreram nos últimos tempos, algo que poucas pessoas sabem é que a mesma começou desde o século XV, a partir das grandes navegações, contudo, suas ações se intensificaram a partir da década de 90 com o domínio capitalista.
Estas transformações são divididas em 4 fazes:
(1º fase) Século XV --- Revolução industrial.
(2º fase) Revolução industrial --- Segunda guerra mundial.
(3º fase) segunda guerra mundial --- Guerra fria
(4º fase) Nova ordem mundial
 A partir dessas transformações a globalização pode interagir em diversos pontos da sociedade como, religião, educação, economia, cultura e política. Nesse sentido pode-se afirmar que dentro do conhecimento sociológico existem pontos favoráveis e desfavoráveis à sociedade como um todo, sendo possível assim mostrar os pontos positivos e negativos das transformações ao longo do tempo.
 Como qualquer outra coisa a globalização possui pilares, afirmam pesquisas, os seus são a tecnologia e o capital, gerando ate mesmo casos de desigualdade como os apontados na pesquisa de Mariana Baldoni Amaral (FSM).
 Há também os que dizem que tal processo não é bom nem ruim para a sociedade, como fez o colunista do jornal da USP, Pedro Dallari; nesse sentido, no entender de Dallari, a globalização não é um fenômeno positivo nem negativo, abrangendo aspectos de ambos os espectros. De um lado, se pode apontar como negativa uma integração que se consolidou sem que as atividades econômicas fossem adequadamente reguladas; de outro lado, a globalização colaborou, e muito, para a disseminação da questão dos direitos humanos.
 ASPECTOS POSITIVOS NA GLOBALIZAÇÃO
 
 O surgimento de transnacionais ou multinacionais é o principal ponto a ser tratado, pois é notório o beneficio que estas trouxeram para vários países. Estas fazem a circulação do capital alem da geração de empregos, assim como na era da revolução industrial, não fera simplesmente emprego e sim emprego em larga escala. Através deste processo surge outra, a urbanização, processo no qual o crescimento populacional das cidades é maior que o crescimento do campo, gerando o êxodo rural.
 Acesso à informação nos dias atuais é quase que instantânea, facilitando cada vez mais a vida e o convívio social, os meios de comunicação estão cada vez mais atualizados e evoluídos. Hoje não sabemos apenas aquilo que o estado quer e sim o que podemos buscar, tudo isso por conta da tecnologia.
 Podemos destacar outro ponto importante que é a movimentação do mercado e interação entre blocos econômicos, a interatividade entre países, confirmando o pensamento de sociólogos como Jacob Gorender, Theotônio dos santos e Rattner, que mostravam como a globalização estava presente na economia. 
 Desenvolvimento da industria e a modernização dos meios de transporte, algo que comprova estes dados é fato do tempo de locomoção atual, algo que esta em constante mudança por conta da velocidade de produção e da tecnologia, algo que sem a mesma nem este trabalho poderia estar sendo executado.
 ASPECTOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO
 Fortalecimento dos países mais ricos, países de primeiro mundo, ou seja, com base em sues pilares quem tem capital e tecnologia é quem comanda o mercado e se fortalece, países como os Estados Unidos e China estão sempre na frente por possuírem os dois pontos principais.
 Países mais desenvolvidos têm mais visibilidade e credibilidade, ou seja, suas culturas e suas informações têm mais valor e acabam que sendo “mais importantes”. Algo que reforça esta teoria é fato da língua inglesa ser algo que deve ser ensinado nas escolas brasileiras, filmes e series estrangeiras fazem mais sucesso do que os filmes nacionais, tudo pela valorização da cultura doa países desenvolvidos. 
 Ainda sobre a questão de exclusão podemos citar o fato de que os muçulmanos passaram a sofrer uma discriminação maior por conta da divulgação do atentado de 11 de setembro de 2001. Algo que poucos sabem é que apena uma minoria da população muçulmana é radical, por conta de visão americana (por ter capital e tecnologia) todo um grupo social sofre preconceito e discriminação.
 Abertura para a criação do mercado negro é outro ponto negativo, pois a tecnologia não é legal nem ilegal, está ali apenas para obedecer ordens. A “DEEP WEB”, desconhecida por muitos é a parte obscura da internet onde tudo é possível, compra de drogas, armas, escravos sexuais e até mesmo prestação de serviços como assassinos de aluguel. A proliferação da ilegalidade também ficou mais fácil que nunca e também quase que instantânea.
REFERENCIAS 
FSM: Globalização, desigualdade e crise civilizatória (FLACSO- Brasil).
Jornal da USP – Pedro Dallari.
Livro Sociologia Geral 7º Ed. Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. Editora atlas S.A 2011.

Continue navegando