Buscar

RELATÓRIO 10 - teste de katz

Prévia do material em texto

Guia de observação de aula 10
Conteúdos/Práticas Observados: avaliação física
Idade do público observado: 65 aos 91 anos
Professor (a) da empresa: Adail Jose Lopes
Registro no CREF: 013680-G/MG
Data: 16/10/2018
Descrição das atividades observadas:
Novamente no programa mensal de incentivo a saúde, recebemos o grupo “idoso saúde” onde realizamos novas avaliações e reavaliações de idosos com idades entre 65 anos a 91 anos. Nas avaliações foram utilizados o par Q e para composição corporal foi utilizada a balança de bioimpedância com as medidas de circunferências e as dobras cutâneas. Foi aplicado também o teste de Katz no qual investiga através de um questionário a capacidade dos idosos em realizar certos tipos de tarefas como: tomar banho, usar o banheiro, vestir se, transferência (sair da cama e sentar- se na cadeira), continência (se consegue controlar a urina e ou as fezes) e alimentação. Devendo responder se não recebe ajuda, com ajuda e também com ajuda total.
Aspectos mais significativos observados pelos estudantes:
O aspecto positivo foi aplicar o teste de Katz para conhecer as rotinas dos idosos e suas atividades diárias.
Argumentação dos aspectos acima mencionados, destacando valores científicos, nos quais se baseiam sua interpretação:
De acordo com TERESA (2008) a escala de Katz fornece informações importantes sobre a independência do indivíduo nas atividades diárias, aumentando informações sobre ele e minimizando possíveis problemas em suas atividades na academia. 
Referências
TERESA Valeria. Adaptação transcultural da Escala de Independência em Atividades da Vida Diária (Escala de Katz). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(1):103-112, jan. 2008

Continue navegando