Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO 58 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por:
		
	 
	ser preciso nas informações transmitidas para ter credibilidade
	
	imbuir-se do espírito de verdade na construção de sua versão.
	
	ter atitudes simpáticas para obter apoio às suas iniciativas
	
	encontrar sempre o melhor ângulo de abordagem
	
	ser proativo em todas as situações e circunstâncias
	Respondido em 05/11/2019 14:00:24
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	I - O DESENVOLVIMENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA AFETA SIGNIFICATIVAMENTE OS ESPAÇOS DA VIDA SOCIAL. II - A MÍDIA E SUAS LINGUAGENS PODEM SER UM CAMINHO POSSÍVEL PARA CRIAR UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA, POR MEIO DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS PARTICIPATIVOS E CONSCIENTES DE SUA CIDADANIA. III - A MÍDIA PODERIA AUXILIAR SE SEU CONTEÚDO FOSSE POSTO A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, SOLIDÁRIOS, COOPERATIVOS E QUE RESPEITEM AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E CULTURAIS. A RESPEITO DA RELAÇÃO DE MÍDIA E CIDADANIA, ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:
		
	
	I E II
	
	II E III
	
	NENHUMA
	 
	I, II E III
	
	I E III
	Respondido em 05/11/2019 14:00:31
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale, dentre as opções abaixo, a que corresponde a um texto em linguagem jornalística, no formato de lide:
		
	 
	Uma tentativa de assalto a um ônibus da linha 457 acabou em tiroteio ontem no centro do Rio. Dois homens armados invadiram o veículo, por volta das 12h.Um dos passageiros reagiu. Hélio de Souza, de 19 anos, foi ferido no braço.
	
	Tiros, confusão. Correria. Muito medo. Dois homens, duas armas. Balas. Era um ônibus. Era o caos. A morte à espreita. Meio-dia. Sangue. Susto.
	
	Nunca mais esta cidade se recupera de tanta violência. Agora foi num ônibus. Podia ser na sua rua. Bandidos que trocam tiros na via pública aterrorizam o cidadão comum. Ninguém está seguro.
	
	Eram 12h, e o ônibus seguia preguiçoso pela rua larga.Helinho pensava na própria vida, distraído. O susto veio sem aviso, como todo bom susto. Como se a vida mandasse um recado. Presta atenção, Helinho.
	
	Um rapaz de 19 anos ficou levemente ferido ontem, numa assustadora troca de tiros em um ônibus tomado pelo pânico. Os dois meliantes atrevidos abriram fogo contra o intrépido passageiro que ousou reagir.
	Respondido em 05/11/2019 14:00:45
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que indica duas atitudes que agridem a qualidade informativa de acordo com os preceitos éticos da vida jornalística.
		
	
	Princípios subjetivos e versões ligeiras
	
	Insuficiência de informação e prepotência
	 
	Precipitação e falta de rigor na apuração
	
	Apuração deficiente e pluralismo disfarçado
	
	Cinismo e defesa da informação mal apurada
	Respondido em 05/11/2019 14:01:15
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infantil são acusados de abuso contra uma criança. Além da justiça, que joga pesado contra os McMartin, eles sofrem a fúria histérica de sua comunidade. Apoiada nas supostas provas levantadas por uma falsa psicóloga contra os que trabalhavam naquela escola, a promotora manda alguns para a cadeia. Inconformado, um advogado vê que se trata de um caso de histeria coletiva insuflado pela imprensa e, uma década depois, consegue inocentar todos os acusados, mas vidas já tinham sido arruinadas. Essa história, contada no filme "Acusação" (produção de Oliver Stone e direção de Mick Jackon), virou realidade em 1994, na Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo (Lima, 2006). Esse caso envolveu
		
	
	o dever da profissão. Os jornalistas são como "vigias", registrando os fatos, os acontecimentos e relatando-os à sociedade, não importando as consequências.
	
	uma declaração falsa da imprensa, que, autoposicionada do lado do "bem" e da justiça, fechou os olhos para o linchamento dos acusados, mas depois de ficar comprovada a inocência dos mesmos, veio a público fazer autocrítica e confessar seu erro.
	
	a denúncia sobre pedofilia feita por um grupo de pais. Porém, o delegado do caso tomou como "prova" o depoimento das crianças e das mães. Ciente da fragilidade das provas que tinha em mãos, agiu sem culpa, nas modalidades de imprudência e imperícia, uma vez que coletou os depoimentos de todos os envolvidos, mas foi apoiado por jornalistas investigativos.
	 
	duas mães de alunos, que se queixaram na delegacia do Cambuci de que seus filhos de quatro e cinco anos estavam sendo molestados sexualmente na escola e, talvez, levados numa Kombi para orgias num motel, onde seriam fotografados e filmados. Posteriormente, os acusados, depois de provarem sua inocência, processaram os órgãos de imprensa que noticiaram exclusivamente a versão das mães
	
	a denúncia de dois jornalistas de uma emissora de São Paulo sobre a produção de material pornográfico em escolas primárias da capital.
	Respondido em 05/11/2019 14:01:27
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que apresenta ideias ou práticas que são obstáculo para a construção de uma mídia contribua com a construção da cidadania:
		
	
	A mídia como referência fundamental na construção da visão da realidade deveria fornecer determinados ¿conhecimentos¿ sobre política.
	
	A mídia deve contemplar valores que contribuem para a construção de uma sociedade democrática.
	
	A mídia deve se comprometer a informar sobre a diversidade cultural e a estimular o debate e as escolhas conscientes.
	 
	A mídia deve apontar apenas uma vertente política ou religiosa de modo a não confundir o cidadão. A ideia é prepara-lo para agir numa única direção.
	
	A mídia deveria contribuir para por as pessoas em interação, de forma a que elas se tornassem capazes de criar sua própria cultura política.
	Respondido em 05/11/2019 14:03:12
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito das relações entre os meios de comunicação e a cidadania, leia as afirmações abaixo e responda quais são verdadeiras I)Para que o cidadão exerça seus direitos é fundamental que ele esteja bem informado, esta é uma das premissas básicas da democracia a fim de que possa elaborar e expressar livremente suas vontades, eleger representantes e influenciar efetivamente os processos de decisão política do Estado. II)Os meios de comunicação poderiam ser um dos espaços em que as pessoas aprenderiam a ser cidadãos. Para isso, a mídia precisaria assumir-se como mediadora de diálogos entre vários saberes, culturas e visões de mundo, como aliada para a elaboração e apropriação comum desses saberes. III) Não caberia à mídia fornecer determinados ¿conhecimentos¿ sobre política e contribuir para pôr as pessoas em interação, permitindo-lhes criar sua própria cultura política, que se move entre o real e o simbólico, a pragmática e o desejo. Estão corretas as afirmações:
		
	
	I e III
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	Nenhuma
	Respondido em 05/11/2019 14:02:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinale a opção correta.
		
	 
	Propõe a divisão da responsabilidade sobre o anúncio entre agência de publicidade, anunciante e veículo de divulgação
	
	por ter sido concebido essencialmente como instrumento de autodisciplina da atividade publicitária, não pode ser utilizado como documento de referência por autoridades e tribunais.
	
	tambémnormatiza merchandising, propaganda política e propaganda partidária
	
	É instituído por entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), sem a participação de entidades representativas de setores como marketing direto
	
	Trata como anúncio apenas a publicidade realizada em espaço ou tempo pagos pelo anunciante.
	Respondido em 05/11/2019 14:02:41
	
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais