Buscar

Avaliando IV - Administrativo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502353568)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao chamado "Controle Finalístico" da Administração Pública, pode-se dizer que:
		
	
	É aquele decorrente da chamada Fiscalização Hierárquica
	
	É aquele exercido pelo Poder Judiciário
	
	É aquele que resulta do escalonamento vertical dos Órgãos do Executivo, em que os inferiores estão subordinados aos superiores.
	
	É aquele exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas
	 
	É aquele exercido pela Administração Direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta, que depende de lei que o estabeleça, determine os meios de controle, as autoridades responsáveis pela sua realização, bem como as suas finalidades.
	Respondido em 14/11/2019 12:59:18
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502268293)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(PC/GO-2016) Assinale a opção correta a respeito do controle da administração pública.
		
	
	A vedação ao controle judicial do mérito dos atos administrativos não impede que o Poder Judiciário reavalie de forma ampla os critérios de correção de banca examinadora em concurso público
	
	Em razão dos princípios da continuidade do serviço público e da eficiência o controle administrativo deve ser exercido de forma prévia/preventiva ou posterior/repressiva, sendo descabida a sua realização concomitantemente com a prática do ato.
	
	O ato regulamentar que extrapola os limites da lei regulamentada acaba por vulnerá-la, podendo resultar em controle judicial quanto à sua constitucionalidade por afronta aos princípios da legalidade e da reserva legal.
	
	A discricionariedade administrativa somente é cabível na hipótese de o administrador se deparar com conceitos jurídicos indeterminados.
	 
	O poder de fiscalização de uma pessoa jurídica integrante da administração indireta por ente da administração direta consagra a chamada tutela administrativa, verdadeiro controle por vinculação que se dá pelas vias política, institucional, administrativa e financeira.
	Respondido em 14/11/2019 15:47:58
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502023149)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos agentes públicos, marque a alternativa correta:
		
	
	O agente público eleito para vereador poderá acumular cargo e poderá acumular subsídio, mas, obrigatoriamente, deverá receber o subsídio de vereador;
	
	O agente público eleito para Senador não poderá acumular cargo e será automaticamente exonerado do cargo efetivo;
	
	O agente público eleito para governador não poderá acumular cargo, tendo então que escolher entre o subsídio de governador ou o subsídio do cargo efetivo;
	
	O agente público eleito para prefeito poderá acumular o cargo, desde que compatibilidade de horário, e poderá acumular subsídio, desde que não ultrapasse o teto constitucional;
	 
	O agente público eleito para deputado estadual não poderá acumular cargo e terá, obrigatoriamente, que receber apenas o subsídio de deputado.
	Respondido em 14/11/2019 16:00:11
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502126694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Banca: TRF - 4ª REGIÃO; Órgão: TRF - 4ª REGIÃO; Prova: Juiz federal; Ano: 2016) Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	b) É constitucional a regra denominada ¿cláusula de barreira¿, inserida em edital de concurso público, que limita o número de candidatos participantes de cada fase da disputa, com o intuito de selecionar apenas os concorrentes mais bem classificados para prosseguir no certame.
	
	d) É possível a fixação de limite etário para a inscrição em concurso público para ingresso na carreira de policial, desde que a referida discriminação seja estabelecida por lei e justificada pela natureza das atribuições do cargo a preencher.
	
	c) É possível a exigência de teste psicotécnico como condição de ingresso no serviço público, desde que haja lei emanada do Poder Legislativo competente e previsão no edital regulamentador do certame.
	
	a) Os candidatos em concurso público não têm direito à prova de 2ª (segunda) chamada, nos testes de aptidão física, em razão de circunstâncias pessoais, ainda que de caráter fisiológico ou de força maior, salvo contrária disposição editalícia.
	 
	e) É nula e sem efeitos jurídicos válidos a contratação de pessoal pela Administração Pública sem observância de prévia aprovação em concurso público, salvo as hipóteses excepcionadas pela própria Constituição, ressalvado o direito às verbas indenizatórias, sob pena de enriquecimento ilícito do Estado à custa dos serviços efetivamente prestados pelo trabalhador.
	Respondido em 14/11/2019 15:53:24
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502354485)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere ao regime previdenciário dos servidores públicos, é correto afirmar que:
		
	
	constitui requisito da aposentadoria voluntária o cumprimento do tempo mínimo de 3 anos de efetivo exercício no serviço público.
	 
	nos casos de invalidez permanente de servidor titular de cargo efetivo, seus proventos serão proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrentes de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
	
	no regime próprio de previdência os servidores inativos não contribuem.
	
	a aposentadoria compulsória é efetivada aos 55 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
	
	é aplicável aos servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão bem como aos empregados públicos concursados que declarem expressamente a opção pelo regime próprio.

Outros materiais