Buscar

AS II POLITICAS PUBLICAS DE NUTRIÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS II POLITICAS PUBLICAS DE NUTRIÇÃO
Revisar envio do teste
 
Pergunta 1
0,05 em 0,05 pontos
	
	
	
	O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) passa por diversos aspectos, entre estes, disponibilidade de alimentos, adequação, acessibilidade e estabilidade do acesso a alimentos produzidos e consumidos de forma soberana, sustentável, digna e emancipatória (MACHADO, 2017). Com base nesse pensamento, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - Alimentação adequada não diz respeito somente a ter “comida no prato”.
II - A quantidade de agrotóxicos e o plantio conforme as recomendações para manutenção da riqueza de solo não dizem respeito ao DHAA, já que eles são aspectos de responsabilidade do produtor e não do consumidor.
III - A rotulagem nutricional também deve ser analisada para a prática do DHAA, isso porque ela permite a autonomia e aquisição de conhecimentos que proporcionam escolhas adequadas de compra e preparo dos alimentos.
IV – A alimentação sendo reconhecida como uma das prioridades ao ser humano, e, portanto, um direito, passou a fazer parte das principais legislações. Dessa maneira, a fome mundial apresentou uma grande queda, apresentando, atualmente, números próximos ao zero.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 2
0,05 em 0,05 pontos
	
	
	
	De acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU no período de 2013 a 2015, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, podemos afirmar, exceto:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 3
0,05 em 0,05 pontos
	
	
	
	O SISVAN promove coletas de dados sobre a alimentação e nutrição de indivíduos que frequentam o SUS, e esses dados expressam o estado nutricional e o consumo alimentar da população brasileira. Foi elaborado com base em três eixos:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 4
0,05 em 0,05 pontos
	
	
	
	Em relação ao entendimento da ALIMENTAÇÃO como direito humano, podemos afirmar:
I - A alimentação é um direito inalienável a todos e faz parte dos Direitos Humanos, o que por si só o torna independente de legislações nacionais.
II - Está discriminado na Declaração Universal dos Direitos dos Humanos de 1948 traz em seu 25º Artigo.
III - A alimentação não pode ser entendida como direito universal devido à grande influência que tem da cultura local.
IV - Como a alimentação faz parte dos Direitos Humanos, não precisou ser citada na Constituição Federal Brasileira de 1988.
Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 5
0,05 em 0,05 pontos
	
	
	
	Para a promoção do DHAA, criou-se a Vigilância de Alimentação e Nutricional (VAN) que atua no âmbito do SUS com os objetivos de:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais