Buscar

AVALIANDO APREDIZADO HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

isc.: HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,4 de 0,5
	16/11/2019 (Finaliz.)
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201909786726)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com a tomada de medidas efetivas contra o tráfico interatlântico de mão de obra servil (lei Eusébio de Queiroz de 1850), a escravidão estava destinada a acabar no Brasil, ou seja, se o tráfico havia se tornado ilegal, a manutenção da escravidão perdia legitimidade e as questões que se colocaram a partir da extinção do tráfico de escravos eram em que prazo e de que forma a escravidão iria acabar e quem substituiria a mão de obra escrava. A partir de 1870, com a emergência do movimento abolicionista, as elites políticas se movimentaram no sentido de lidar com o problema de uma futura e inevitável extinção do trabalho escravo no Brasil. Assim, com relação à legislação abolicionista, podemos afirmar que:
 
I - Ela resultou da tomada de consciência social e política por parte dos grandes plantadores de café da região do Vale do Paraíba que entenderam a inevitabilidade da extinção da escravidão em virtude, principalmente, de sua ineficiência econômica.
 
II - Ela foi produzida em um contexto de enfraquecimento político e institucional do regime monárquico, contexto este marcado pela pouca capacidade de adaptação das instituições do Império às mudanças que a sociedade brasileira vinha experimentando ao longo das décadas de 1870 e 1880.
 
III - A lei de 1871 (a lei do Ventre Livre) e a lei de 1885 (a chamada lei dos Sexagenários) tratavam da emancipação gradual do trabalho escravo que deveria se realizar, levando-se em consideração o respeito à propriedade, a partir de indenizações que seriam pagas por fundos de emancipação.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
	
	Somente a afirmativa I está CORRETA.
	 Certo
	As afirmativas II e III estão CORRETAS.
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
	Respondido em 16/11/2019 17:39:31
	
Compare com a sua resposta: TRATA-SE DE FORTE INDÍCIO DO ABUSO DE DROGAS A SEMELHANÇA DA ERITROPOETINA, A QUAL DESEMPENHA TAL ATIVIDADE IN VIVO, PROMOVENDO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ERITRÓCITOS O QUE LEVA A MELHORIA DE DESEMPENHO NOS ESPORTES DE MANEIRA GERAL.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201909787174)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A constituição de 10 de novembro de 1937, conhecida como ¿Polaca¿, foi:
	
	
	 Errado
	Aprovada por um plebiscito.
	
	Todas as alternativas.
	 Certo
	Outorgada pelo Presidente da República.
	
	Aprovada pelo Poder Judiciário.
	
	Elaborada pela Assembleia Constituinte.
	Respondido em 16/11/2019 17:41:22
	
Compare com a sua resposta: A Revolta dos Marinheiros foi um levantamento militar protagonizada por centenas de marinheiros. Foi o momento em João Goulart apoiou o grupo de marinheiros, contra a decisão do Ministro da Marinha, Sílvio Mota,de prender aqueles que participaram da reunião comemorativa do segundo aniversário da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais, entidade considerada ilegal. Jango ganhou apoio dos fuzileiros, o que demonstrou a polarização dentro das Forças Armadas. A crise no interior do grupo militar contribuiu para o início do golpe.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201909787161)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que a crise do Segundo Reinado deveu-se a:
	
	
	
	Tentativa de Portugal retomar o controle do Brasil.
	
	Total desinteresse das oligarquias locais em participar da política nacional, uma vez que estavam focadas apenas em desenvolvimento econômico.
	 Certo
	Formação de um Exército Nacional forte, organizado e poderoso, que havia sido, inclusive, vencedor da Guerra do Paraguai.
	
	Forte organização positivista das camadas mais pobres da sociedade, que clamavam por República.
	
	Manutenção da escravidão, o que já não era mais suportado pela sociedade brasileira.
	Respondido em 16/11/2019 17:42:08
	
Compare com a sua resposta: a) A justificativa do poder da família real relacionava-se ao exercício dos poderes do Estado com base na suposta vontade de Deus. A Constituição, inclusive, invocava a Santíssima Trindade. Sendo a Igreja Católica presente nas várias regiões e localidades do território, a autoridade do Imperador se fazia chegar à população, já que ele era a autoridade máxima do Catolicismo no país, conforme a Carta de 1824. b) A Igreja Católica, em razão de suas paróquias estarem dispersas pelo país, cumpria funções de registro civil, sendo os padres funcionários públicos. c) A Igreja Católica, em razão de suas paróquias estarem dispersas pelo país, cumpria funções de cartório eleitoral, organizando os cadastros de eleitores e as próprias eleições. Quem fosse excomungado, perdia sua condição de eleitor/candidato. d) A Igreja Católica exercia funções e oferecia serviços de saúde, assistência e previdência social, por meio de suas irmandades e fraternidades.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201909787235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à chamada ¿Política dos Governadores¿, é CORRETO afirmar que:
	
	
	 Certo
	Foi a política idealizada para que um dos Governadores de Estado no Brasil, fosse indicado pelos outros Governadores para concorrer à Presidência da República, aumentando as chances de vitória pois tal indicado teria alcance nacional, enquanto que os opositores tinham projeção local, pois os partidos eram estaduais e não nacionais.
	
	Foi a política implantada por Portugal para melhor controlar e administrar as Capitanias Hereditárias, nomeando Governadores diretamente subordinados ao Rei.
	
	Foi a política que defendia maior independência aos governos de Estado durante o Segundo Reinado.
	
	Foi o sistema defendido pelos partidos de esquerda no Governo Vargas, com ideais de liberdades sociais e econômicas.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	Respondido em 16/11/2019 17:45:34
	
Compare com a sua resposta: Através da realização de Eleições Indiretas caracterizadas pela ocorrência da Eleição Paroquial (votantes, renda mínima 100 mil reis) e, consequente realização da Eleição Provincial (corpo eleitoral, renda mínima 200 mil reis). Portanto, Voto censitário e aberto, masculino, maiores de 25 anos, sendo analfabeto ou não, desde que possua renda mínima de 100 mil reis.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201909786856)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A elaboração de Códigos e Constituições é realizada por meio de juristas e pensadores do direito, os quais buscam elencar as necessidades da sociedade. Qual o nome do principal jurista responsável pelo projeto do Código Civil de 1916?
	
	
	
	João Pessoa
	
	Miguel Reale
	
	Luis Flávio Gomes
	 Certo
	Clóvis Bevilacqua
	
	Rui Barbosa
	Respondido em 16/11/2019 17:47:43
	
Compare com a sua resposta: GABARITO: O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. São exemplos de medidas efetivadas pelo AI - 05, dentre outros: Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em: (Vide Ato Institucional nº 6, de 1969) I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função; II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais; III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política; IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança: a) liberdade vigiada; b) proibição de freqüentar determinados lugares; c) domicílio determinado,
Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando