Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
CAMPUS MARCO ZERO - MACAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE FISIOTERAPIA
	 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PLANO DE ENSINO
	ANO/SEMESTRE
	2019/2
	CURSO
	Fisioterapia
	TURNO
	M/T
	DISCIPLINA
	Fisioterapia na Assistência em Cuidados Intensivos
	TURMA
	2017
	CH TOTAL (hora aula)
	90
	CH TEÓRICA
	75
	CH PRÁTICA
	15
	PROFESSORES DA DISCIPLINA
	Daniela Gonçalves Ohara e Tatiana Onofre Gama.
ATIVIDADE AVALIATIVA 3 (VALOR= 0,5 ponto)
Realizar a leitura do livro ABC da ventilação mecânica: capítulo 7 “Modos ventilatórios” e capítulo 8 “Modalidades ventilatórias”. Também ler as diretrizes brasileiras de ventilação mecânica do ano de 2013: Tema 4 – Regulagem Inicial do Ventilador Invasivo e Modos Ventilatórios Convencionais.
Após a leitura dos referidos capítulos e tema, resolva o caso clínico abaixo:
Paciente J.A.S, sexo masculino, 68 anos, altura 1,68, peso 73kg, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Emergência de Macapá, com quadro de insuficiência respiratória aguda, sendo prontamente intubado com tubo orotraqueal 8.0mm com pressão de cuff (20cmH2O) e adaptado à ventilação mecânica invasiva em modo VCV com os seguintes parâmetros: FR ajustada no ventilador =15 irpm; Sensibilidade= 1cmH2O; FiO2=100%; VC= 540ml; Fluxo inspiratório= 48Lpm; P.pico=28cmH2O; P.platô=20cmH2O; PEEP=5cmH2O.
Em qual modo ventilatório o paciente do caso foi submetido e quais as suas características? Descreva.
Ao iniciar a ventilação mecânica, quais os parâmetros e como esses devem ser regulados inicialmente, segundo as Diretrizes Brasileiras de ventilação mecânica (2013)? Descreva.				
Qual o valor da janela de tempo, caso o paciente não consiga disparar o ventilador mecânico? Nesse caso, como o paciente irá conseguir realizar o disparo? Explique.
Se considerarmos 6ml/Kg/peso predito, o parâmetro de VC estipulado está adequado para esse paciente? Justifique sua resposta.
Calcule o volume minuto ideal (unidade: L/min) para esse paciente.
RESOLUÇÃO
	Questão a)
	
Segundo Morato et al., e as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), o modo ventilatório utilizado foi a ventilação com volume controlado, isso significa que o volume corrente desejado será ofertado, não importando a pressão que será atingida para gerar o volume pré-determinado. Sua vantagem é ser a forma ideal para realizar os cálculos da mecânica respiratória. Tem como desvantagem o fluxo inspiratório constante.
 Questão b)
De acordo com Morato et al., ao acomodar o paciente em ventilação mecânica, deve ser utilizado o modo assistido-controlado, ciclado a volume (VCV) ou pressão controlada, ciclado a tempo (PCV). Primeiramente é preciso calcular o peso predito do paciente, seguir as recomendações de volume de acordo com o seu perfil que, para o caso clínico em questão, foi de 6mL/Kg/peso predito e evoluir de acordo com as respostas do paciente. Também é necessário ajustar todos os alarmes, como o de pressão da via aérea (40 cmH20), para prevenir barotrauma. Então, inserimos os seguintes parâmetros: Fluxo: entre 40 e 60 L/minuto; FR:12 a 16 irpm; PEEP: 3 a 5 cmH20; Pausa inspiratória: 5s; FiO2: inicialmente em 100% e deve ser ajustada de acordo com o resultado da primeira gasometria, que é colhida em meia hora de ventilação estável. Deve ser o suficiente para manter a saturação arterial de oxigênio entre 93% e 97%. Observa-se as curvas de VC, Pressão e Fluxo a fim de constatar se os valores obtidos estão dentro do previsto e se não há necessidade de reajuste imediato. 
 Questão c)
T= 60 segundos e FR= 15 irpm.
De acordo com o cálculo, a cada 4 segundos, se o paciente não entrar no ciclo, o ventilador é programado a disparar, garantindo assim a ventilação do paciente mesmo na ausência de esforço respiratório.
 Questão d)
Não, o Volume Corrente (VC) estipulado para o paciente está muito alto de acordo com o cálculo do VC de acordo com o peso predito:
	Logo, o Volume Corrente ideal para o paciente em questão é de 385,176 ml.
 
 Questão e)
Cálculo do volume minuto ideal para esse paciente
		Transformando para a unidade correta (L/min):

Mais conteúdos dessa disciplina