Buscar

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201410113196)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo.
I. Controle preventivo é aquele exercido durante o processo legislativo com o intuito de evitar uma violação da Constituição. No Brasil este controle pode ser feito pelos três Poderes;
II. Controle repressivo é exercido após a publicação da lei, podendo ser feito pelos três Poderes. O Chefe do Poder Executivo pode negar cumprimento a um ato normativo que entenda inconstitucional desde que esta negativa seja motivada e lhe seja dada publicidade;
III. Controle difuso é aquele que pode ser exercido por qualquer juiz ou Tribunal. È também conhecido como sistema norte-americano. O surgimento desse controle costuma ser atribuído a decisão do juiz Marshall (1803) no famoso caso Marbury v. Madison;
IV. Controle concentrado, também chamado de reservado ou sistema austríaco ou sistema europeu, é aquele atribuído a apenas um determinado órgão do Poder Judiciário, o STF (se o parâmetro for a Constituição Federal) e o TJ (no âmbito estadual e se o parâmetro for a Constituição Estadual).
		
	
	Apenas I, II e III
	
	Apenas I e III
	
	Apenas II e III
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas I e II
	Respondido em 18/11/2019 12:56:44
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410113171)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as afirmativas abaixo:
I. O controle difuso de constitucionalidade tem natureza judiciária, pois poderá ser feito por qualquer juiz ou tribunal como questão prejudicial imprescindível à resolução do litígio principal.
II. O Chefe do Executivo pode realizar controle preventivo de constitucionalidade por meio de sanção ou veto jurídico a projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo.
III. É cabível ação civil pública para, incidentalmente, suscitar a inconstitucionalidade de determinada lei federal que viole direitos difusos e coletivos. A sentença que declarar a inconstitucionalidade da lei em face da Constituição de 1988 produzirá sempre efeitos erga omnes.
IV. É cabível controle difuso de constitucionalidade sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, desde que o parlamentar prejudicado impetre mandado de segurança para proteger o direito líquido e certo a processo legislativo conforme as normas constitucionais.
verifica-se que estão corretas:
		
	
	I e II, apenas
	
	I, III e IV, apenas
	
	I, II e III, apenas
	
	III e IV, apenas
	 
	I, II e IV, apenas
	Respondido em 18/11/2019 12:58:48
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410267105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público, prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
		
	
	Doutrina e Jurisprudência.
	
	Costume Internacional;
	 
	Atos Unilaterais;
	
	Princípios Gerais do Direito;
	
	Tratados e Convenções Internacionais;
	Respondido em 18/11/2019 12:59:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410260316)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A inconstitucionalidade da lei quanto ao objeto é classificada como formal e:
		
	 
	orgânica, quando existe vício de iniciativa no processo legislativo.
	
	subjetiva, quando existe vício de competência no processo legislativo.
	 
	orgânica, quando existe vício de competência no processo legislativo.
	
	objetiva, quando existe vício de iniciativa no processo legislativo.
	
	subjetiva, quando existe outro tipo de vício no processo legislativo.
	Respondido em 18/11/2019 13:01:32
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410135073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016 - Advogado CREAS/SUAS) A Jurisdição Constitucional brasileira foi muito influenciada pelo direito constitucional estadunidense e pelo direito constitucional europeu. Assim, o controle de constitucionalidade no Brasil é denominado de misto, pois possui um modelo de controle difuso de constitucionalidade, de influência estadunidense, e outro, de controle concentrado, influenciado pelo direito europeu. Assinale a alternativa correta quanto ao controle de constitucionalidade no Brasil:
		
	
	a) No controle difuso de constitucionalidade, somente o Supremo Tribunal Federal é competente para realizá-lo.
	 
	d) No controle difuso de constitucionalidade, qualquer Juiz ou Tribunal, inclusive o STF, é competente para declarar a inconstitucionalidade de lei.
	
	e) nda.
	
	b) No controle concentrado de constitucionalidade, o Poder Judiciário não está autorizado a modular no tempo os efeitos da lei declarada inconstitucional.
	
	c) No controle concentrado de constitucionalidade, o Juiz de primeira instância pode declarar determinada lei como inconstitucional, cujos efeitos dessa decisão terão efeitos somente entre as partes do processo.

Mais conteúdos dessa disciplina