Buscar

LPP3 custos em logistica up

Prévia do material em texto

Curso
	Custos em Logística (TCD0012_01 / D.0252_80)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 03
	Iniciado
	18/11/19 16:04
	Enviado
	18/11/19 17:07
	Data de vencimento
	18/11/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 2 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 5 e 6.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir.
“É fundamental ao gestor financeiro [...] compreender e saber como analisar adequadamente os relatórios produzidos pela contabilidade: Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício. As informações contidas nestes relatórios são fundamentais para se construir medidas relativas, representadas por índices, cuja análise permite avaliar o desempenho financeiro da organização. Os índices financeiros [...] podem ser classificados em quatro categorias: liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade”.
SILVA, R. Gestão financeira das Instituições Esportivas. In: MATTAR, F. N.; MATTAR, M. F.; MEGALE, C. Gestão de negócios esportivos. Rio de Janeiro: Campus, 2013. p. 234.
 
Conforme exposto anteriormente, há diversas classificações de índices que objetivam atender a diferentes critérios de análise, sendo que essas categorizações são adotadas durante o processo de avaliação do desempenho financeiro da empresa. O texto-base apresenta algumas dessas classificações, sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os índices de liquidez medem a capacidade de honrar com as obrigações de curto prazo. 
II. Os índices de atividade consideram a capacidade de a empresa realizar o pagamento de juros.
III. Os índices de rentabilidade consideram o tamanho do resultado da empresa.  
IV. Os índices de liquidez consideram o ciclo de produção da empresa, medindo a eficiência da gestão.
V. O índices de endividamento geral é construído baseando-se na diferença entre o endividamento de curto e longo prazos.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
apenas as afirmativas I e III.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	“Balanço Patrimonial – 1) Demonstração que detalha e expressa (pelo custo) as inversões de uma instituição num determinado momento e as fontes de financiamento (recursos próprios e recursos de terceiros) que deram origem a tais aplicações, de maneira a expressar a situação estática dos seus bens, direitos e obrigações. 2) Demonstrativo contábil do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Tem como objetivo demonstrar a situação econômico-financeira da empresa, segundo as normas contábeis”.
FULGENCIO, P. Glossário – Vade Mecum. Rio de Janeiro: MAUAD, 2007. p. 79.
 
Conforme o trecho anterior, o Balanço Patrimonial apresenta informações financeiras sobre a empresa que orientam a tomada de decisão. Diante disso, analise atentamente as afirmativas sobre as informações fornecidas por esse demonstrativo.
 
I. O balanço patrimonial é um grupo de contas que representam os recursos de longo prazo da empresa, como edifícios e veículos. Por isso o termo “patrimonial”.
II. O ativo circulante é uma demonstração financeira que representa os ganhos da empresa em um período de tempo.
III. O ativo não circulante é um grupo de ativos que demoram a serem convertidos em dinheiro.
IV. O   passivo não circulante contém as obrigações de longo prazo, cuja captação tem prazo superior a um ano.
V. Os salários são considerados no passivo circulante, pois são dívidas com vencimentos em um ano ou menos.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
apenas as afirmativas III, IV e V.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Leia atentamente o seguinte excerto:
“Esse índice mostra a participação do capital próprio no total das dívidas de longo prazo da empresa. Um índice maior que 1 pode revelar uma dependência em relação ao capital de terceiros. Geralmente as indústrias necessitam de uma maior quantidade de recursos próprios para financiar suas imobilizações em instalações industriais, contudo, uma empresa comercial, com maior participação do capital de giro no ativo total, normalmente opera com uma parcela menor de capital próprio”.
SANTOS, M. Finanças: Fundamentos E Processos. Curitiba: IESDE, 2009. p. 42.
 
O excerto anterior discorre sobre um dos índices de endividamento utilizados para avaliar a empresa. Considerando a definição apresentada pelo trecho e os conteúdos trabalhados no texto-base, assinale o índice descrito anteriormente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Índice exigível a longo prazo/patrimônio líquido.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Leia com atenção o excerto a seguir:
“No Brasil, é muito onerosa a utilização de dívida para equilibrar as contas circulantes. As empresas devem dimensionar seu capital de giro para não necessitarem de financiamentos de curto prazo. No longo prazo, a utilização de recursos de terceiros para financiar a atividade da empresa representa uma alavanca que tanto pode elevar os ganhos quanto as perdas”.
RÊGO, R. et al. Viabilidade econômico-financeira de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2013. p. 46.
 
Os autores discorrem sobre a utilização da dívida da empresa e afirmam que elas devem dimensionar o seu capital de giro para não necessitarem de financiamentos de curto prazo. Assim sendo, é correto afirmar que, para que a empresa tenha um bom dimensionamento do capital de giro líquido, ela deve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
apresentar um ativo circulante maior do que o passivo circulante.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	“Grau de alavancagem operacional é a medida da extensão da utilização dos custos e despesas fixas dentro da empresa. É um indicador que mede o potencial da possibilidade da alavancagem operacional. [...] O fenômeno da alavancagem evidencia-se quando há o aumento de volume. Dado um aumento de volume, quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior será a variação do lucro operacional”.
PADOVEZE, C. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. p. 131.
 
O autor descreve o grau de alavancagem operacional e a relação dele com o lucro operacional da empresa. Considerando o conteúdo do texto-base sobre isso, é correto afirmar que o grau de alavancagem operacional é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
o aumento dos lucros segundo o aumento das vendas.

Continue navegando

Outros materiais