Buscar

Custos em Logística Avaliação final da disciplina corrigida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	
	Curso
	Custos em Logística Avaliação final da disciplina corrigida
	Teste
	Avaliação final da disciplina
	Iniciado
	
	Enviado
	
	Data de vencimento
	28/11/19 23:59
	Status
	
	Resultado da tentativa
	
	Tempo decorrido
	
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto na disciplina.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
Precisa de avaliação
	
	
	
	Segundo Monden (2015), o Sistema Just-in-Time surgiu nos anos 1950, no Japão, criado pela Toyota Motor Company, que buscava um sistema de gestão que coordenasse a produção de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso possível. Just-in-Time – JIT significa “no tempo certo”, e demanda ao gestor logístico o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo, local e quantidade corretos, objetivando que a empresa produza somente o necessário para atender às demandas com qualidade.
MONDEN, Y. Sistema Toyota de Produção: uma abordagem integrada ao just-in-time. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
 
Com base nas informações apresentadas e no conteúdo que você estudou na disciplina, responda: de que forma o sistema Just-in-Time afeta os custos logísticos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	[Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
Pergunta 2
Precisa de avaliação
	
	
	
	Analise com atenção o seguinte excerto:
“O retorno sobre o ativo dá uma medida de recuperação do investimento. Quanto maior o resultado, melhor, indicando que a empresa recuperará o capital investido em menor tempo. A sigla ROA pode ser também empregada para o termo na língua inglesa que significa Return on Assets. [...] o retorno sobre o capital próprio mostra a rentabilidade do capital próprio num determinado período. Deve-se ressaltar que essa é uma medida primária de avaliação do retorno do capital dos acionistas, pois outras considerações deverão ser feitas”.
GALVÃO, A., BRESSAN, A.; CAMPOS, B. Finanças corporativas: teoria e prática empresarial no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 75.
 
Os autores discorrem sobre o retorno sobre o ativo total (ROA) e sobre o capital próprio (ROE), índices utilizados para avaliar o retorno de uma empresa. Portanto, considere o seguinte balanço patrimonial de uma empresa hipotética exposto a seguir. 
Além disso, considere que essa empresa obteve R$ 31.000,00 de lucro líquido e a média dos indicadores para o setor dessa empresa são:
ROA = 8%
ROE = 28%
 
Diante disso, responda:
A empresa apresenta indicadores competitivos em relação à média do setor? Justifique.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	[Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o seguinte excerto:
 
“O método ABC, com sua abordagem de direcionadores de custos, é capaz de auxiliar o gestor a decidir sobre questões estratégicas da empresa, pois, na medida em que surgem as mudanças no ambiente competitivo, alguns direcionadores se mostram mais importantes do que outros, e as alterações se fazem evidentes. Também, pensar de maneira estratégia nos resultados da empresa passa, necessariamente, pela busca do entendimento da formação do custo dos produtos ao longo de sua produção”.
RÉVILLION, J.; BASEJO, M. Gestão e Planejamento de Unidades Agroindustriais. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2011. p. 65.
 
O excerto apresenta a importância dos direcionadores de custo para a implementação do método ABC. Considerando o trecho exposto e seus estudos do texto-base, é correto afirmar que os direcionadores de custos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
analisam as atividades realizadas em um processo.
	Resposta Correta:
	e. 
determinam os custos das atividades.
	Comentário da resposta:
	O direcionador de custos é o determinante do custo de uma atividade realizada. Assim, o direcionador pode ser: número de horas trabalhadas, áreas ocupadas, energia consumida etc.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o fragmento a seguir:
“É importante lembrar que o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) pressupõe a visão integrada de custos, considerando conjuntamente todos os componentes da cadeia, inclusive os estoques. [...] para uma correta análise da cadeia de valor, precisamos adotar uma metodologia de cálculo de custos adequada. Devido à complexidade das operações logísticas na cadeia de suprimentos, os métodos tradicionais de cálculo de custos deixam a desejar”.  
NOVAES, A. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. p. 346.
 
O excerto discorre sobre o uso dos métodos de custeio tradicionais na análise da cadeia de valor. Diante disso, assinale a alternativa que representa a análise dos métodos tradicionais que, segundo o autor, não é adequada ao gerenciamento da cadeia de suprimento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Análise por região.
	Resposta Correta:
	d. 
Análise por produto.
	Comentário da resposta:
	A característica citada é a de que os produtos não contribuem com valor iguais para o lucro da empresa. Ou seja, é preciso identificar a contribuição exercitada por cada produto para orientar a distribuição e o sistema utilizado. Dessa forma, é a análise por produto que identifica a participação de cada produto na lucratividade total da empresa. Porém, esse método não permite avaliar as atividades ou as etapas das cadeias de suprimentos, o que torna ele inadequado para a análise delas.
	
	
	
Pergunta 5
0,55 em 0,55 pontos
	
	
	
	Contabilidade é a ciência que, por meio de uma série de técnicas e cálculos, mantém o controle patrimonial de uma empresa. A contabilidade de custos é a área da contabilidade que se ocupa dos gastos ocorridos na produção de bens ou serviços. A contabilidade e seu planejamento podem ser otimizados se os custos forem classificados corretamente.
No texto-base, estudamos que os custos podem ser classificados de diferentes formas. Podemos afirmar que a classificação dos custos em diretos e indiretos é definida em relação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
ao produto produzido.
	Resposta Correta:
	b. 
ao produto produzido.
	Comentário da resposta:
	Custo direto ou indireto é definido analisando se o custo está ligado direta ou indiretamente à produção de determinado produto ou serviço.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	“O conceito de custo total expõe que a redução do custo de cada parcela isolada de uma operação logística não garante a redução do custo logístico total. Isto significa que, eventualmente, um maior custo em um dos componentes do custo logístico total poderá trazer ganhos em outros componentes, de modo que o custo total venha a se reduzir”.
ARBACHE, F. et al. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2011. p 74.
 
O trecho anterior apresenta a dinâmica dos custos de cada uma das etapas da operação logística que formam o custo total. Considerando isso e seus estudos do texto-base, é correto afirmar que, para minimizar o custo total, é necessário:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
reduzir os estoques da empresa ou eliminá-los, assim, minimizando o gasto com estocagem.
	Resposta Correta:
	c. 
identificar a relação entre os diferentes custos e, assim, analisar a melhor combinação de custos.
	Comentário da resposta:
	Nem sempre o custo mínimo em determinado critério representará o menor custo total, pois a minimização desse custo pode representar aumento em outro. Sendo assim, é necessário encontrar a combinação dos custos cuja soma represente o menor valor possível por meio da análise da inter-relação entre os custos.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Observe a seguinte situação:
Estela
é uma confeiteira de mão cheia e trabalha como microempreendedora individual produzindo bolos e pães sem glúten. Seus produtos são preparados com muito cuidado, têm qualidade e são sempre frescos, garantindo uma clientela fiel que faz encomendas regulares. O pequeno negócio de Estela é um sucesso de vendas, porém, um fracasso em rentabilidade. Ela, então, resolveu pedir ajuda a um sobrinho contador para verificar as contas da sua empresa. O primeiro passo para organizar as finanças foi classificar corretamente os custos, como matéria-prima, energia elétrica e embalagem. 
 
Com base no conteúdo abordado no texto-base, como podemos classificar o custo com a embalagem dos bolos e pães produzidos por Estela?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Investimento.
	Resposta Correta:
	a. 
Custo variável.
	Comentário da resposta:
	Considerando que a embalagem deste produto é necessária para colocá-lo em condições de venda, quanto maior a quantidade de vendas, maior o custo, que é, portanto, variável.
	
	
	
Pergunta 8
0,55 em 0,55 pontos
	
	
	
	A logística desempenha função estratégica nas organizações e é um fator decisivo de competitividade, uma vez que é uma ferramenta para redução de custos. Segundo Christopher (1997, p. 10), a logística tem como missão “[...] planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade ao custo mais baixo possível”.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhorias dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997, p. 10.
 
No texto-base vimos que, na gestão logística, muitas vezes as empresas empregam recursos que não produzem a resposta esperada, resultando em prejuízo no processo produtivo. Estes gastos são chamados de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
perdas.
	Resposta Correta:
	a. 
perdas.
	Comentário da resposta:
	Chamamos de perdas os recursos extraviados no decorrer do processo produtivo, ou seja, aqueles que não atendem às expectativas de retorno e são considerados perdidos.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Custo é todo o gasto destinado à produção de um produto ou prestação de um serviço. Ao determinar o custo de produção, podemos determinar o preço de venda, que é formado por custo mais percentual de lucro. O custo de um produto é formado pelo preço da matéria-prima, o preço da mão de obra direta e indireta e os custos com ferramenta, equipamentos e imóvel.
A partir dos conteúdos abordados no texto-base sobre os tipos de custo envolvidos no processo produtivo, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) Depreciação de maquinário, energia elétrica e supervisão da planta são classificados como custos indiretos.
II. (  ) Os custos indiretos geralmente são alocados e gerenciados do nível organizacional ao administrativo.
III. (  ) O custo é fixo quando não varia de acordo com a produção de bens ou serviços.
IV. (  ) Os custos diretos devem ser rateados em centros de custo para que sejam corretamente alocados.
V. (  ) Os custos podem ser classificados como custo direto, indireto, fixo e variável.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
F, F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	c. 
V, V, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	A afirmativa I é verdadeira pois os custos citados não estão ligados diretamente ao produto. A afirmativa II é verdadeira porque os custos indiretos usualmente são relacionados às áreas de apoio à produção. A afirmativa III é verdadeira pois o custo fixo é independente. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, ele será o mesmo. A afirmativa IV é falsa pois custos diretos estão diretamente ligados ao produto, portanto, devem ser lançados no custo do produto, não rateados entre centros de custo. A afirmativa V é verdadeira porque os custos podem ser classificados de acordo com o objeto do custo (direto ou indireto) ou quanto ao volume de produção ou venda (fixo ou variável).
	
	
	
Pergunta 10
0,55 em 0,55 pontos
	
	
	
	O trecho a seguir cita um custo que pode ser identificado pela empresa.
 
“[...] seria o valor conseguido com o uso das melhores matérias-primas possíveis, com a mais eficiente mão de obra viável; a 100% da capacidade da empresa, sem nenhuma parada por qualquer motivo, a não ser as já programadas para uma perfeita manutenção preventiva, etc”.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2000, p. 332.
 
O excerto descreve um valor encontrado por um dos métodos de custeio apresentados no texto-base. Considerando os seus estudos da obra, é correto afirmar que este custo é o: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
custo padrão ideal.
	Resposta Correta:
	c. 
custo padrão ideal.
	Comentário da resposta:
	Esse é um dos custos que a empresa estabelece como meta a ser atingida para os custos atribuídos ao produto. O custo padrão ideal não considera as deficiências da empresa, como os desperdícios, portanto, há o uso de 100% da capacidade da empresa, o que torna ele, muitas vezes, inalcançável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais