Buscar

Apartheid -- geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERÍODO: O Apartheid foi estabelecido de 1948 ao início da década de 1990.
CONTEXTO HISTÓRICO: A África, em seu processo de colonização, sofreu com a chegada dos holandeses no ano de 1652, os quais, conhecidos como bôeres, entraram em desavenças com os nativos e os expulsaram a fim de criarem colônias e estabelecerem empreendimentos agropastoris. Adiante passaram também a apropriarem-se de terras férteis localizadas ao interior do continente, quando tomada tais terras, transformavam os africanos em trabalhadores em condições de semiescravidão. 
 Este domínio perdurou até 1795, momento em que os ingleses chegaram e entraram em atrito com os holandeses pela posse atual da África do Sul.
 Os bôeres, insatisfeitos, iniciaram uma movimentação para o norte, região ocupada por outro grupo de nativos que também foram expulsos. Nesse processo, os holandeses criaram duas “repúblicas”, chamadas de Transvaal e Orange, entre os anos de 1835 e 1846. O Reino Unido não adotou as pseudorepúblicas, ainda mais que riquezas, como o ouro e o diamante, estavam sendo descobertas ao norte.
 O desentendimento entre britânicos e holandeses resultou na Guerra dos Bôeres que, vencida pelo Reino Unido permitiu sua apropriação das jazidas, porém conservou a terra dos Bôeres. Mais tarde, em 1910, essas áreas tornaram-se um só Estado, nomeado União Sul-Africana, sob domínio do Império Britânico, que oferecia as mesmas condições de autonomia do Canadá e da Austrália.
ENVOLVIDOS: Partido Nacional e Congresso Nacional Africano (CNA)
CAUSAS: Com a evolução da economia mineira sul-africana, o país foi levado a um forte aporte financeiro que favorecia o nível de vida dos colonizadores e seus descendentes, mas ao mesmo tempo o restante da população se encontrava em desvantagem.
 Quando abolida a escravidão pelo Reino Unido, em 1835, houve uma revolta por parte dos bôeres que consideravam a “Supremacia branca” como uma vontade divina. Com discursos racistas e perseguições aos não brancos, o Partido Nacional reunia a população bôer com o intuito de aplicar um grande golpe aos africanos.
CONSEQUÊNCIAS: Após vencer as eleições, pelo fato de que os negros não eram permitidos a participarem das eleições, o Partido Nacional gerou uma nova Constituição pautada no apartheid, tornando-se política oficial da África do Sul e oficializou o desenvolvimento separado entre “brancos” e “não brancos”, definindo novas relações socias, as quais sempre visavam prejudicar os negros. Exemplos dessa intensa discriminação é que os negros, em sua maior parte, não havia acesso à educação, era ilegal uma pessoa branca e uma negra se encontrarem em locais públicos, casamentos inter-raciais eram proibidos, os brancos de origem europeia detinham maiores e melhores terras do país, entre muitas outras situações.
 Quando grupos promoviam manifestações, com o intuito de derrubar o regime político imposto, as autoridades partiam com extrema violência, ocasionando a morte de dezenas de pessoas, ou seja, eram realizados massacres. Assim,as mobilizações eram dificultadas.
 
DESFECHO: No século XX, uma entidade negra foi organizada nomeada Congresso Nacional Africano (CNA), que objetivava fazer oposição ao sistema presente. Líderes antiapartheid foram presos, torturados ou assassinados, como é o caso de Nelson Mandela, aprisionado durante 28 anos (1962-1990) e Steve Biko que encerrou sua vida executado pela polícia.
 A ONU e grandes potências começaram a pressionar o governo com discursos contra o apartheid, foi assim que, em 1980, o regime passou a não suportar tantas pressões internas e externas. Frederik de Klerk, presidente, soltou Nelson Mandela porém não desejava por fim em sua disciplina. Caso isso não ocorresse, uma guerra civil seria iniciada. 
Desse modo, foram convocadas eleições para 1994 e dado direito de voto aos negros, a África do Sul passou a ser governada por um representante da maioria. Mandela foi eleito como candidato do CNA, que fora convertido em partido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando