Buscar

Contabilidade de Agronegócios e Ambiental APOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade Ambiental
A política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo tem se baseado em informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais. Esses sistemas de contabilidade se constituíram no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes, como resposta à depressão dos anos 1930 para suprir a necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações europeias, durante a II Guerra Mundial. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
I – Produto Interno Bruto (PIB)
II – Produto Interno Líquido (PIL)
III – Produto Nacional Bruto (PNB)
IV – Produto Nacional da Exportação (PNE)  
Assinale a alternativa correta, a qual representa os indicadores utilizados pelo Sistemas de Contas Nacionais.
	
	A
	Está correto o que se afirma em I e II apenas.
	
	B
	Está correto o que se afirma em I e III apenas.
	
	C
	Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
	
	D
	Está correto o que se afirma em I, III e IV apenas.
	
	E
	Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
Questão 2/5 - Contabilidade de Agronegócios
Para clarificar a questão do valor justo o CPC 46 estabelece uma hierarquia, considerando 3 níveis de valor justo, cada um com suas particularidades quanto às informações disponíveis. Essa hierarquia procura dar orientações para uma determinação correta da avaliação e mensuração dos ativos e passivos biológicos. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I - Nível 1 são preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos que a entidade possa ter acesso na data de mensuração.
II -  Nível 2 são informações que são observáveis para o ativo ou passivo, seja direta ou indiretamente, exceto preços cotados incluídos no Nível 1.
III - Nível 3 são dados não observáveis para o ativo ou passivo. 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(           ) Não possui informações em mercado ativo, porém, são observáveis de forma direta ou indireta. Podem ser consideradas informações similares que constam em mercados ativos.
(           ) O valor justo vem de uma fonte do mercado, como por exemplo no caso do meio rural, ter o preço da soja cotada pelo mercado. Esse mercado é quem determina o valor justo.
(           ) Supre a necessidade que não puder ser resolvida com os outros níveis, considerando então informações não observáveis. Nesse nível a entidade deve buscar o máximo de dados, tendo mais subsídio para poder determinar o valor justo. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, III, II
	
	C
	II, I, III
	
	D
	II, III, I
	
	E
	III, I, II
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental
Ativos Ambientais são os bens adquiridos pela empresa que visam ao controle, à preservação e à recuperação do meio ambiente, os quais são diferentes para cada tipo de organização pois estão relacionados diretamente aos vários processos operacionais das distintas atividades econômicas, devendo compreender todos os bens utilizados no processo de proteção e conservação do meio ambiente (Tinoco; Kraemer, 2011). 
Leia as asserções a seguir
I – Ativos Não Circulantes
II – Ativos Circulantes Ambientais
III – Estoques Operacionais Ambientais
IV – Ativos Não Circulantes Ambientais 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(        ) Formados por contas de Investimento Ambiental, Imobilizado Ambiental e Intangível Ambiental
(        )  Aqueles associados com a proteção e a recuperação ambiental cuja realização se dará no longo prazo
(       ) Devem ser segregados entre ambientais, reciclados e reutilizados, visando proporcionar maior transparência sobre a relação da entidade com o meio ambiente
(        ) Estoques de insumos (bens e serviços) que serão utilizados no processo operacional, ou ao final deste, com o objetivo de reduzir ou eliminar a produção de poluentes ou, ainda, aqueles com a finalidade de recuperar danos ambientais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, II, III, IV
	
	B
	I, II, IV, III
	
	C
	I, IV, III, II
	
	D
	II, I, IV, III
	
	E
	III, I, II, IV
Questão 4/5 - Contabilidade de Agronegócios
No ramo contábil, é muito comum se falar em ano fiscal, que é o período de 1 de janeiro até 31 de dezembro. Na maioria das empresas, o período fiscal também é considerado o exercício social. Isso facilita bastante todos os processos, pois essas atividades não sofrem a interferência de estações climáticas, como ocorre no meio rural de forma mais significativa. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do ano agrícola.
(           ) É o período de 12 meses que inicia o cultivo até a colheita da principal cultura em termos de rendimentos da propriedade, ou no caso de a pecuária ser a principal atividade, conforme seu ciclo produtivo para determinar o ano agrícola.
(           ) Caso a propriedade tenha como sua principal fonte de renda a cultura da soja, que possui plantio em setembro, e colheita prevista entre janeiro e maio, a entidade deverá trabalhar com esse período como ano agrícola no caso do exercício social.
(           ) Em propriedades com predominância de atividades pecuárias, pode acontecer de o ano agrícola e o fiscal coincidirem, pois a pecuária costuma ter um ciclo operacional de receitas mensais, seja pela venda de animais, seja pela venda da produção desses animais.
(           ) Considera-se sempre a atividade com maior ciclo (plantio e colheita) para determinar qual será o ano agrícola da propriedade. Mesmo em casos de existirem várias culturas na mesma propriedade, sempre deverá haver o discernimento necessário para verificar qual será a de maior empenho de tempo e custo.
(           ) Essas variações decorrem dos momentos adequados para plantio, conforme o clima, bem como período de maturação das culturas para a colheita, mas independentemente dessas variações, os produtores costumam ter seu exercício agrícola igual ao calendário civil, ou seja, de janeiro a dezembro do mesmo ano. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
	
	A
	V, F, V, F, V
	
	B
	F, V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, V, F
	
	D
	V, F, F, V, V
	
	E
	V, V, V, F, F
Questão 5/5 - Contabilidade Ambiental
A finalidade da contabilidade ambiental é definida como a medição e quantificação dos recursos ambientais utilizados pelas empresas, bem como os impactos causados por estas sobre esses recursos e sobre o ambiente de maneira geral (Ribeiro; Lisboa, 2000). 
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir.
I – Segundo Carvalho (2012), o marco teórico de inserção da contabilidade nas premissas do desenvolvimento sustentável está contido no Capítulo 8, letra d, da Agenda 21, que descreve sobre a “[...] necessidade de que países e organismos internacionais desenvolvam um sistema de contabilidade que integre as questões sociais, ambientais e econômicas” (Carvalho, 2011, citado por Ferreira, 2003, p. 14).
II – Segundo Antonovcz (2014), a contabilidade ambiental tem por objetivo registrar e controlar as atividades realizadas por uma empresa a partir de uma visão menos abrangente em termos dos aspectos monetários e mais analítica em relação aos efeitos das atividades incorridas ou a incorrer que possam resultar em consequências para o ambiente, além da forma como isso será refletido pela contabilidade em seus ativos, passivos ou mesmo em seu patrimônio líquido. 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
	
	B
	A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	A asserção I é falsa e a II é a justificativada I.
	
	E
	A asserção I e II são verdadeiras.

Outros materiais