Buscar

Classificação dos grupos e elementos Químicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Classificação dos grupos
Cério(Ce);
O Cério é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
Aplicação
O CeO2 é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.
Classificação
Hélio(He)
O hélio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao primeiro período da tabela. periódica. 
É bastante utilizado em tubos luminosos de gases (tubo de gás neon). Além disso, é utilizado em reatores nucleares como agente refrigerante e em diversas áreas da Química, principalmente, por ser inerte e capaz de gerar baixíssimas temperaturas quando submetido a altas pressões (criogenia) e em enchimento de balões, tipo zepelim (aeróstato dirigível). Ele também é utilizado em cilindros de oxigênios para mergulho (em uma proporção de 7 partes de hélio para 3 de oxigênio).
Neônio(Ne)
O neônio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao segundo período da tabela periódica.
O neônio é utilizado em letreiros luminosos (tubos de gás neon), em criogenia (gerador de baixas temperaturas no estado líquido sobre alta pressão), em lâmpadas de neblina para aviões (permite a visualização a mais de 30 Km) e em lâmpada de catodo oco (utilizada em análise de absorção atômica) junto com o argônio.
 Oxigênio(O)
O oxigênio é um elemento químico do grupo 16 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica.
O gás oxigênio é muito importante na respiração de quase todo ser vivo, além de ser utilizado como comburente e no tratamento de água. Já o ozônio, tem sua importância na camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioletas provenientes do Sol, sendo usado também como desinfetante e em reações orgânicas. O H2O2 é também empregado como como desinfetante. O H2O é de importância vital para os organismos vivos. Outros compostos que possuem oxigênio em suas composições são aplicados como fertilizantes, explosivos, reagentes químicos, pigmentos coloridos, etc.
Nitrogênio(N) O nitrogênio é um elemento químico do grupo 15 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica.
O nitrogênio é utilizado na produção de amônia (NH3), que é utilizada como gás refrigerante em câmaras de resfriamento. O N2líquido é utilizado para conservação de sêmen animal, assim como para congelar e esterilizar alimentos, além de ser utilizado para obter atmosfera inerte que é necessária em determinadas reações químicas. O N2 gasoso é utilizado como fase móvel em cromatografia gasosa. Compostos de nitrogênio (NaNO3 e KNO3) são empregados em explosivos, fertilizantes e fogos de artifício. Outros são encontrados em fármacos, proteínas, etc.
 
Boro(B) O boro é um elemento químico do grupo 13 (semi-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica.
O boro é utilizado em ligas metálicas de grande dureza, em reatores nucleares e em semicondutores. Seu principal composto é empregado na fabricação de vidro resistente, tipo Pyrex. Ele também é utilizado na fabricação de detergentes e herbicidas (bórax é o seu principal composto). O boro também é utilizado na metalurgia, para abaixar a temperatura de fusão dos metais.
 
Carbono(C) O carbono é um elemento químico do grupo 14 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica.
Isolado tem diversas aplicações, tais como hulha (uma espécie de carvão destilado), grafite (usada em lápis, em reatores nucleares, como lubrificante, etc), diamante (em joalheria, ferramentas para furar e cortar materiais de alta dureza), coque (utilizado em Siderurgia, em síntese de diversos compostos importantes). Seus compostos são de uso diversificado, tais como calcário, hidrocarbonetos (gasolina, parafinas, gás natural, etc), polímeros, proteínas, carboidratos e inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos.
 
Fósforo(P) O fósforo é um elemento químico do grupo 15 (não-metais) que pertence ao terceiro período da tabela periódica.
Compostos de fósforo são utilizados para produção de fertilizantes, bombas, armas químicas e fósforo de segurança (parte externa da embalagem, região que será atritada com a cabeça do palito). O ácido fosfórico (H3PO4) é bastante utilizado como fertilizante e na indústria alimentícia, como acidulante em alimentos enlatados ou em refrigerantes.
Selênio(Se) O selênio é um elemento químico do grupo 16 (não-metais) que pertence ao quarto período da tabela periódica
O selênio é utilizado como semicondutor, em células solares, em televisores, em copiadoras, xampu anti-caspa e como pigmento vermelho para coloração de vidro.
 
Arsênio(As) O arsênio é um elemento químico do grupo 15 (semi-metais) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O arsênio é utilizado na fabricação de semicondutores, pesticidas (arseniatos de cálcio e chumbo) e ligas metálicas com o chumbo. Em pequenas quantidades é encontrado em medicamentos homeopáticos, embora seja muito tóxico. 
 
Xenônio(Xe) O xenônio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O xenônio é utilizado em tubos luminosos, produzindo cor azul esverdeada. Além de ser utilizado em equipamento que produz luz estroboscópica, em lâmpada bactericida e para bronzeamento.
Tântalo(Ta) O tântalo é um elemento químico do grupo 5 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O tântalo é utilizado na fabricação de ligas metálicas aço-tântalo, em próteses dentárias, turbinas de avião, reatores nucleares, ferramentas de corte e cirúrgicos, como, por exemplo, os bisturis. O Ta2O5 é utilizado na produção de lentes com alto índice de refração.
Ítrio(Y) O ítrio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O ítrio é utilizado na produção de semicondutores, vidros, cerâmicas e formação de ímãs permanentes (ligas com cobalto). Ele é utilizado também em tubos de televisores, responsável pela cor vermelha. O Y3Fe5O12 é empregado como filtro de micro-ondas em radar.
Estrôncio(Sr) O estrôncio é um elemento químico do grupo 2 (metais alcalino-terrosos) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O estrôncio é empregado como agente desoxidante, na fabricação de ligas metálicas. O isótopo Sr-90 é aplicado na medicina, para detectar o metabolismo do cálcio. O SrCO3 é utilizado na produção de vidros de televisores e monitores. Alguns de seus sais são empregados na produção de fogos de artifício, produzindo a cor vermelha.
Rutênio(Ru) O Rutênio é um elemento químico do grupo 8 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica. O rutênio é utilizado na produção de ligas metálicas, com titânio, de alta resistência a corrosão. Ele é também utilizado na joalheria, como contato elétrico e como catalisador de reações químicas.
 
Bismuto(Bi) O bismuto é o elemento químico que pertence ao sexto período e ao décimo quinto grupo (metais representativos) da Tabela Periódica.
O bismuto é utilizado na produção de vidros, cerâmicas, atadura contra queimaduras, semicondutores, catalisadores e ligas metálicas de alta resistência a temperaturas elevadas. A liga metálica de Bi e Mn é um tipo de ímã permanente. A liga de Bi, Sn e Cd possui baixa temperatura de fusão. O BiOCl é utilizado na produção de cosméticos, encontrados principalmente em batom, esmalte, etc.
 
Lantânio(La) O lantânio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O lantânio é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros. O La2O3 é um composto bastante utilizado como material refratário e na fabricação de vidros resistentes à corrosão por bases.
Neodímio(Nd) O neodímio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O neodímio é utilizado na produção de laser e em astronomia para calibrar linhas espectrais. Além de ser utilizado na produção de ímãs permanentes (como Nd2Fe14B) e como pigmento para esmaltes e vidros.
Cúrio(Cm) O cúrio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sétimo período da tabela periódica.
Uma das poucas utilizações do cúrio é como fonte de calor em usinas termonucleares.
Hólmio (Ho) O hólmio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
Ele é utilizado na fabricação de lasers, que são usados na medicina ortopédica e oftalmológica, além de ser aplicado em espectroscopia e em ligas metálicas.
Polônio(Po) O telúrio é um elemento químico do grupo 16 (semi-metais) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O polônio é utilizado em baterias nucleares e como fonte de nêutrons e de partículas alfa. Na experiência realizada para a proposta de modelo atômico de Ernest Rutherford foi utilizado o Po como fonte de emissão de radiação alfa.
Ósmio(Os) O telúrio é um elemento químico do grupo 16 (semi-metais) que pertence ao sexto período da tabela periódica
O ósmio é utilizado como catalisador na produção de amônia, em ponta de caneta tinteiro e em agulha de bússola (liga metálica com o irídio) e em ligas metálicas de alta dureza. O OsO4 é usado para detectar impressões digitais.
Prata(Ag) A prata é um elemento químico do grupo 11 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
A prata metálica possui grande aplicação na joalheria. No entanto, é na indústria fotográfica que a prata é mais empregada, na forma de AgBr. Além da prata na forma de AgNO3 ser utilizada na medicina, para combater problemas de pele, gastrites e diarreias. A prata é também utilizada para produção de talheres, em pequena escala.
Silício(Si) O silício é um elemento químico do grupo 14 (semi-metais) que pertence ao terceiro período da tabela periódica.
Os compostos de silício são aplicados na fabricação de cimentos, cimentos amianto, vidros, semicondutores, circuitos eletrônicos e silicones. Alguns compostos são utilizados como pedras ornamentais, tais como turmalinas, esmeraldas, ametistas, etc.
Hidrogênio(H) O hidrogênio (H) é o primeiro elemento da Tabela Periódica e apresenta características únicas.
A estrutura eletrônica do átomo de hidrogênio se assemelha com a dos metais alcalinos (Grupo 1) , com a dos halogênios e com os elementos do Grupo 14.
O hidrogênio é utilizado na fabricação de amônia, produtos hidrogenados (margarinas, gorduras, etc), gasolina, lubrificantes e ácidos. Além de ser utilizado como gás de maçarico para soldas a altas temperaturas e como combustível para foguetes. A sua presença é marcante na água, H2O, que é tão importante para a sobrevivência dos seres vivos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando