Buscar

Tema 3 Riscos ambientais ( aulas 9, 10 e 11 ) ECROT e EARN Laboral (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
Faculdade de Engenharia Ambiental e de Recursos Naturais
*
*
Objectivos 
Geral: 
Estudar os riscos ambientais. 
Específicos: 
Descrever um historial acerca dos riscos ambientais; 
Caracterizar os tipos de riscos ambientais; 
Identificar efeitos e consequências dos riscos ambientais. 
*
*
*
*
Introdução 
O meio ambiente é um conjunto de fatores, enquadrando seres vivos ou não vivos que inteiragem entre eles dentro do nosso ecossistema causando um certo impacto na vida dos humanos (SÁNCHEZ, 2013). Este conjunto de fatores ou unidades ecológicas funcionam em forma de um sistema natural que integra dentro dele a vegetação, os solos, as rochas, micro-organismo, animais e entre outros como os fenómenos físicos (agua, ar, clima), como o homem tem sido o principal responsável para a degradação da biodiversidade e esta degradação ou o uso inracional dos recursos trás consequências severas para a comunidade em geral através de contaminações de fontes hídricas, contaminações de ar, o importante a frisar é que esta
*
*
*
*
Introdução( cont.)
 contaminação aumenta a diversidade de riscos ambientais e o conhecimento sobre riscos ambientais vem oferecer um subsídios do impacto causado ao não utilizarmos bem os recursos existente. 
*
*
*
*
RISCOS AMBIENTAIS
RISCOS AMBIENTAIS
*
*
Alerta 
Imaginação ou facto Vindouro
Sem Acão ou Implementação 
Danos, percas e continuação da pobreza
*
*
RISCOS AMBIENTAIS 
Perigo é a Situação ou fonte potencial de dano em termos de acidentes pessoais, doenças, danos materiais e ao meio ambiente de trabalho, ou a combinação dos mesmos
Risco é probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo, em um cenário específico e também é a combinação da probabilidade e das consequências de ocorrer um evento perigoso.
 A verificação das condições ambientais tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes de RISCO do ambiente de trabalho ou de implantação de uma determinada estrutura que pode causar danos a mesma.
*
*
*
*
Cont...
O termo risco ambiental também encontra-se relacionado com danos que podem surgir de fatores de meios podendo ser da própria natureza ou provocados pelo ser humano.
Fenômenos naturais que podem provocar riscos ambientais temos os sismos, erupções de vulcões, queda de meteorito, dependendo do fenômeno em questão existem possibilidade de antecipar ou prever e em seguida tomar medidas para minimizar o nível de danos.
*
*
*
*
Risco Vs Perigo
 Risco é formado por um conjunto de fatores, dentre eles a natureza do perigo, acessibilidade ou acesso de contato (potencial de exposição), características da população exposta (receptores) e a probabilidade de ocorrência e magnitude da exposição.
 Um perigo só causa dano se existir um receptor e uma via de exposição que ligue o perigo ao receptor.
*
*
*
*
IMPORTANCIA DE CONHECER RISCOS AMBIENTAIS
Há diversos tipos de riscos ambientais em função de local do trabalho que homem esta exposto e o tempo que ele fica exposto neste local, ou seja os riscos ambientais encontram-se presente no nosso ambiente de trabalho que acima dos limites de tolerância eles colocam em riscos a saúde do trabalhador causando danos ate irreversível conhecer os tipos de riscos (Sánchez 2013).
Existe uma certa importância em conhecer os riscos ambientais porque sabendo como eles penetram no nosso organismo é possível escolher equipamentos de proteção individual ou estruturar uma proteção colectiva.
*
*
*
*
 Tipo de Riscos
Riscos Físicos  –   São aqueles que se referem às características físicas do ambiente, ligadas a fontes de energia, como por exemplo, vibrações, ruídos excessivos, temperatura extrema, pressão anormal, radiação, tanto nas formas ionizantes quanto não-ionizantes e alterações sonoras, como o ultra-som e o infra-som.
Riscos Químicos – São  os produtos, substâncias ou ainda compostos químicos que estão sujeitos a absorção por parte do organismo, sejamos através do contato direto, pelas vias respiratórias ou ainda ingeridos, como gases ou vapores, névoas, fumaça ou poeira. 
Riscos Biológicos – São as diferentes formas de micro-organismos aos quais os colaboradores possam estar expostos, e cujo contato se dá através da pele, da ingestão ou ainda pelas vias respiratórias, como fungos, bactérias, protozoários, vírus ou parasitas.
*
*
*
*
Cont...
Riscos Ergonômicos  – São riscos de natureza física ou psicológica, causados pela não adequação do ambiente de trabalho às limitações fisiológicas dos indivíduos, como sobrecarga de peso, intenso esforço físico, postura inadequada, jornada excessiva de trabalho, exigência de produtividade desproporcional, trabalho noturno, repetição de movimentos, entre outros fatores que causam estresse físico ou mental.
Risco de Acidentes / Mecânicos  – São os agentes de riscos relacionados a máquinas, equipamentos e outros elementos que podem causar danos através da incidência de acidentes de trabalho. 
Dentre eles, ausência de equipamento de proteção, ferramentas com defeito ou inadequadas, risco de explosão ou incêndio, luminosidade inadequada, armazenamento entre outros fatores que aumentem o risco de acidentes.
*
*
*
*
DESASTRES NATURAIS
São mudanças geográficas e atmosféricas que acarretam grande alteração no meio ambiente e que ocorrem regularmente ou irregularmente. 
Exemplos:
Terremoto;
Cheias e;
Inundações .
*
*
*
*
Terramotos
Os efeitos dos terremotos são abertura de falhas, vibração do solo, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de grandes prejuízos em construções feitas pelo homem, ocasionando mortes, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc) (VALLE 2003).
*
*
*
*
CHEIAS E INUNDAÇÕES
As inundações são fenómenos hidrológicos extremos, de frequência variável, naturais ou induzidos pela acção humana, que consistem na submersão de uma área usualmente emersa.
As cheias são fenómenos hidrológicos temporários, enquanto as inundações (na sua maioria temporárias) podem ser definitivas (à escala de vida humana), como é o caso, por exemplo, da subida eustática do nível do mar, devido ao aquecimento global que está a submergir terrenos costeiros.
*
*
*
*
Ponte de Rio Licungu, destruída pela cheia. Zambézia – Moçambique 2014 
*
*
*
*
Antecedentes 
Para o crescimento econômico, crescimento urbano, entre várias outras atividades (industriais, agrícolas, metalúrgicas) trazem um determinado risco ao ambiente, quando estas não são controladas, podendo assim trazer grandes problemas a saúde humana, degradação do ambiente e a insustentabilidade do ambiente, sabendo que todas atividades feitas no ambiente trazem impactos dos quais estes podem trazer os riscos, ou seja uma dada probabilidade de perigo, onde o mesmo tornando – se real em outras circunstâncias trazem os desastres naturais. 
Os Desastres naturais são verificados em quase todo mundo, onde por muitas vezes quando um determinado risco é abordado, a ignorância ou o não valor da informação, levam a grandes desastres, como os terramotos, cheias, tsunamis, ciclones, ventos fortes entre outros. 
*
*
*
*
Obrigado pela vossa atenção
 
Chimoio, 07 de Agosto de 2019
 Docente: José Mourinho,MSc.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando