Buscar

RESPOSTAS AVA TOPOGRAFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETOS E DETALHES CONSTRUTIVOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL
UNIDADE 1
Seção 1.1
1 - Analisando alguns elementos construtivos verifica-se que alguns destes apresentam comportamento muito semelhante ao arco, sendo que, quando gerados a partir do arco real, não apresentam esforços de flexão em sua superfície, favorecendo seu uso na cobertura de grandes espaços. Com  base nos esforços de flexão em superfícies, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As abóbodas e cúpulas são elementos obtidos a partir de um arco.
PORQUE 
II. A partir do movimento de rotação deste arco, em torno do eixo central gera-se uma abóboda ou pela translação lateral, forma-se uma cúpula.
A seguir assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
2 - A alvenaria estrutural é um sistema construtivo, caracterizado pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte. Esta é elaborada assentando os blocos uns sobre os outros. Sobre a utilização de arcos na alvenaria estrutural analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os arcos possuem um comportamento estrutural vantajoso quando comparado a elementos fletidos.
PORQUE
II. Além de economia de material, a curvatura introduz um significante ganho de resistência, que permite cobrir um espaço com grandes extensões.
Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3 - Levando-se em conta os elementos tradicionais de construção usados durante os séculos 19 e 20, a maioria dos edifícios em alvenaria estrutural ainda eram construídos de modo que o peso próprio da estrutura impedisse ou reduzisse os esforços de tração, o que tornava a construção muito robusta e onerosa. Alguns desses elementos permaneciam com sua estrutura instável até a finalização de sua construção, sendo necessária a utilização de escoramento. Com base nos elementos de construção de Alvenaria Estrutural, avalie as seguintes modalidades:
I. Torres.
II. Arcos.
III. Abóbodas.
IV. Cúpulas.
V. Paredes.
A seguir assinale a alternativa que apresenta APENAS os elementos que necessitam de escoramento até o final da construção: Escolha uma:
a. II; III; IV.
b. I; II; III. 
c. II; III; V. 
d. I; III; IV. 
e. III; IV; V.
4 - A utilização da alvenaria estrutural é conhecida desde tempos remotos de nossa história. Seu sistema construtivo influencia nossa arquitetura até os dias atuais. Diversos elementos são utilizados nas construções, sejam elas decorativas ou estruturais. Um bom exemplo são as construções gregas e as pirâmides. Deste modo, é de grande importância conhecermos as características deste sistema construtivo e sua evolução. Com base nos sistemas construtivos usados tanto na Grécia quanto nas pirâmides do Egito, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I) A alvenaria possui como característica principal o uso da parede como elemento de vedação, possuindo a função de dividir os ambientes suportando apenas seu peso próprio.
PORQUE
II) A alvenaria é considerada um sistema construtivo racionalizado. Porém, as técnicas de dimensionamento e construção atuais ainda são as mesmas que foram aplicadas pelos gregos.
Agora assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5 - Na antiguidade, no caso da construções de estruturas em arco, as tensões de tração são muito baixas ou inexistentes, o que se mostrava um grande benefício, pois ainda era possível desfrutar de uma arquitetura mais agradável, o que acarretou na ampla utilização deste elemento pelos romanos, de forma que ofereceram uma contribuição fundamental para sua capacidade de vencer grandes vãos. Com relação às vantagens sobre as construções em Estrutura de Arco, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A curvatura imposta estabelece o equilíbrio da estrutura simplesmente pelo seu peso próprio.
PORQUE
II. Proporcionava economia de material e introduzia um significante ganho de resistência.
A seguir assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
6 - Os arcos foram largamente utilizados pelo império romano. Mesmo quando as estruturas não possuíam a forma exata do arco verdadeiro, seus elementos eram espessos o suficiente, de forma que o efeito de arco era introduzido dentro dessas peças, fazendo com que a estrutura trabalhasse comprimida, além disso, os arcos possuem um comportamento estrutural vantajoso quando comparado a elementos fletidos, pois além de economia de material, a curvatura introduz um significante ganho de resistência, que permite cobrir um espaço com grandes extensões. Quanto às características dos arcos avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Devido a sua forma esse tipo de arco possui como característica a ausência de flexão.
PORQUE
II. Isso ocorre pois, o diagrama de momento fletor da viga, indica a forma que o arco deve possuir para não haver flexão.
Agora assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Seção 1.2
1 - O conceito estrutural do sistema de alvenaria permanece muito semelhante ao utilizado em seus primórdios, ou seja, as paredes possuem função estrutural, entretanto, isto acarreta um problema: as espessuras dessas paredes são muito grandes. Neste conceito o dimensionamento desse sistema estrutural é realizado a fim de limitar os esforços de:  Assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Compressão.
b. Empuxo. 
c. Torção. 
d. Tração.
e. Reação.
2 - A alvenaria estrutural apresenta diversas vantagens quando comparada aos sistemas construtivos tradicionais. Na alvenaria não armada, a estabilidade é garantida pelo peso próprio. Nesse sistema as paredes possuem função estrutural, onde as forças solicitantes são transmitidas ao apoio principalmente por meio do esforço de:  Assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Torção.
b. Verticalização.
c. Reação.
d. Tração.
e. Compressão.
3 - Os mecanismos estruturais, podem ser divididos em 2 tipos: alvenaria estrutural não armada e alvenaria estrutural armada. No primeiro caso, o sistema não permite a existência de áreas tracionadas na estrutura, desta forma é tradicionalmente aplicada em edificações de pequenos portes. No segundo, o emprego da armadura
permite a existência de zonas tracionadas, fornecendo à estrutura maior capacidade de carga, assim a solução pode ser adotada em edifícios de até 20 pavimentos. A alvenaria estrutural armada possuiu funções básicas, avalie as seguintes proposições a seguir:
I) estrutural.
II) vedação.
III) divisão
IV) sustentação de vigas
V) apoio dos pilares.
Assinale a alternativa que contempla as funções básicas da alvenaria estrutural corretamente. Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
c. Apenas as afirmativas III; IV e V, estão corretas. 
d. Apenas a a afirmativa I; II e III, estão corretas.
e. Apenas a afirmativa I está correta.
4 - Quando ocorre o planejamento estrutural de uma construção, a adoção deste planejamento proporciona grandes vantagens em relação aos processos tradicionais, como: economia de materiais, redução na mão-de-obra e maior velocidade e facilidade de construção, entretanto, para se alcançar essas vantagens, é necessária compatibilidade de alguns fatores. Analise os possíveis fatores abaixo.
I) Característica da alvenaria.
II) material empregado.
III) Projeto.
IV) Material de acabamento.
V) Dimensões das vigas e pilares.
Assinale a alternativa correta que contempla esses fatores. Escolha uma:
a. Apenas II e V.
b. Apenas II e IV.
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. Apenas I e II.
5 - Levando-se em consideração os principais aspectos quanto á modulação, em se tratando de modular ambientes, é necessário algumas adequações para se alcançar uma construção eficiente e econômica. Utilizando-se do conceito de dimensão modular, analise a parede apresentada na figura abaixo, considerando que o bloco de construção desta parede possui dimensão de 14 cm x 19 cm (largura x altura).
Figura-1 - Parede de Blocos
Fonte: Salviato, 2017.
Com base nas informações disponíveis, assinale a alternativa que apresenta a quantidade mínima de blocos a serem retirados da parede, de forma permitir a instalação de uma janela com a dimensão de 1,5m X 1,2.m (lagura x altura). Escolha uma:
a. 60 blocos.
b. 64 blocos.
c. 68 blocos.
d. 40 blocos.
e. 50 blocos.
6 - A concepção do projeto deve permitir a modulação dos cômodos considerando as dimensões da unidade de alvenaria. Assim, o processo de construção se torna racionalizado, proporcionando um método construtivo rápido e eficiente. Ainda, a modulação é considerada fundamental, uma vez que os blocos estruturais possuem um custo unitário maior que os blocos de vedação, sendo que seu desperdício pode inviabilizar o uso do sistema. Do ponto de vista econômico, quais componentes podem ser dispensados a fim de se conseguir uma grande economia no processo de construção, principalmente em edificações de médio e baixo padrão. 
I) Paredes.
II) Pilares.
III) Contravergas.
IV) Vigas.
V) Vergas.
Assinale a alternativa que contempla os componentes que podem ser dispensados. Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
b. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Seção 1.3
1 - Em um sistema de alvenaria estrutural, conhecer os tipos de unidades disponíveis no mercado e onde devem ser aplicadas, assim como uma ideia básica de resistência dos componentes e a função desempenhada por cada um é de vital importância para o projeto de um empreendimento.
A alvenaria é um sistema estrutural constituído por quatro componentes básicos, que influenciam diretamente na resistência e no comportamento da estrutura. Se tratando da alvenaria temos os blocos, a junta de argamassa, o graute e a armadura, que unidos formarão os painéis da edificação, responsáveis por direcionar as solicitações até a fundação. Desse modo, conhecer cada componente se faz fundamental para projetarmos uma edificação.
Com relação a um Sistema de Alvenaria Estrutural, assinale a alternativa correta sobre quais cuidados são indispensáveis que todo o engenheiro deve ter. Escolha uma:
a. O engenheiro deve conhecer detalhadamente a praticidade e o custo de cada componente.
b. O engenheiro deve conhecer detalhadamente as propriedades e aplicabilidade de cada componente.
c. O engenheiro deve conhecer detalhadamente seus custos e características.
d. O engenheiro deve conhecer detalhadamente suas características e dimensões.
e. O engenheiro deve conhecer detalhadamente suas propriedades e custos.
2 - Os componentes da alvenaria estrutural, possuem uma grande quantidade de componentes que possuem funções especificas de auxiliar na modulação, além de  facilitar a execução das estruturas. Com base nos diferentes tipos de blocos para alvenaria, associe a COLUNA-A, que apresenta o tipo de bloco com a COLUNA-B, que apresenta sua principal aplicação:
 
	COLUNA-A (tipo de bloco)
	COLUNA-B (utilização)
	I. Canaleta
	A. Auxilia a modulação
	II. Canaleta J.
	B. Execução de vergas, contravergas e cintamentos.
	III. Bloco 1/8
	C. Proporciona melhor acabamento do conjunto.
 A seguir assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a.  I-A; II-C; III-B.
b. I-B; II-A; III-C.
c. I-A; II-B; III-C.
d. I-B; II-C; III-A.
e. I-C; II-B; III-A.
3 - Uma vez que a modulação constitui peça fundamental para a racionalização do sistema construtivo é muito importante o conhecimento dos tipos de blocos disponíveis no mercado para que possamos realizar uma modulação mais otimizada e adequada às dimensões dos ambientes. Entre os principais tipos de blocos destacam-se os de concreto e de cerâmica, variando com relação à forma, se seção maciça ou vazada e quanto à geometria, sendo que esta define as famílias dos blocos, onde as mais comuns são, 15x30, 15x40, 20x40, 12,5x40, 12,5x25. Além disso, uma grande variedade de componentes, que possuem função de auxiliar na modulação, e facilitar a execução das estruturas.
Com base nos diferentes tipos de blocos de alvenaria, associe a COLUNA-A, que apresenta o nome do bloco, coma COLUNA-B, que ilustra o seu formato típico:
 
	COLUNA-A
	COLUNA-B
	1. bloco amarração.
	
	2. bloco inteiro.
	
	3. bloco 1/8.
	
	4. bloco 1/4.
	
	5. meia canaleta.
	
	6. canaleta J.
	
	7. meio bloco
	
A seguir assinale a alternativa que apresenta a associação correta. Escolha uma:
a. 1-a; 2-c; 3-e; 4-f; 5-g; 6-d; 7-b.
b. 1-b; 2-a; 3-e; 4-f; 5-g; 6-c; 7-d.
c. 1-g; 2-a; 3-d; 4-c; 5-e; 6-b; 7-f.
d. 1-c; 2-a; 3-b; 4-g; 5-f; 6-d; 7-e.
e. 1-f; 2-g; 3-b; 4-d; 5-e; 6-c; 7-a.
4 - A resistência mínima característica da compressão (fbk ) referente à área bruta permitida pela NBR 6136:2016 é obtida a partir da Tabela-1 a seguir, conforme a classificação quanto ao uso da alvenaria. Assim, a referida norma define as seguintes classes de utilização: Classe A, Classe B e  Classe C:
Tabela-1 - Classificação da Compressão de Blocos para Construção em Alvenaria
Fonte: Salviato, 21017.
Com base na Tabela-1 acima, avalie os seguintes requisitos fundamentais para o cálculo da resistência mínima para Blocos para Construção em Alvenaria:
(I) compressão.
(II) tração.
(III) retração.
(IV) absorção.
(V) agregado
A seguir assinale a alternativa correta que contempla esses requisitos. Escolha uma:
a. Apenas os requisitos I e V estão corretos.
b. Apenas os requisitos I, III e IV estão corretos.
c. Apenas os requisitos II, III e V estão corretos.
d. Apenas os requisitos II e IV estão corretos.
e. Os requisitos I, II, III, IV e V estão corretos.
5 - O traço utilizado na fabricação determinará as características da argamassa, devendo assim ser escolhido com muita atenção pelo projetista. Alguns traços e suas respectivas resistências são sugeridos na Tabela-1 a seguir:
Tabela-1
Analise a Tabela-1 e classifique as sentenças abaixo de acordo com o uso recomendado:
 
(  ) Baixa resistência à compressão.
(  ) Resistência à compressão moderada e boa deformabilidade.
(  ) Argamassa de alta resistência.
A seguir assinale a alternativa correta, que atenda à sequência de cima para baixo. Escolha uma:
a. 4; 5 e 2.
b. 2; 3 e 5.
c. 1; 2 e 3.
d. 3; 2 e 1.
e. 5; 3 e 1.
6 - A resistência a compressão das unidades depende de sua área. Assim, a norma NBR 15961-1 (ABNT, 2011) estabelece a diferença entre área bruta, líquida e efetiva, também ilustrada pela Figura abaixo:
Relacione os tipos de áreas com seu respectivo uso.
(  )  Parte sobre a qual é disposta a argamassa.
(  )  Parte de um componente ou elemento com desconto das áreas.
(  ) Parte de um componente ou elemento, que despreza a existência dos vazados.
Assinale a alternativa correta, que atenda à sequência de cima para baixo. Escolha uma:
a. AL; AB; AE.
b. AE; AB; AL.
c. AB; AE; AL.
d. AB; AL; AE.
e. AE; AL; AB.
AVALIAÇÃO DA UNIDADE
1 - A evolução da construção civil está diretamente ligada com o aumento da qualidade de vida das pessoas. Diversos elementos construtivos são conhecidos e utilizados há milhares de anos, e os mesmos têm evoluído de forma a se adaptar aos novos tempos. Entretanto alguns elementos são considerados básicos como paredes, torres e colunas e pilares e vigas. Com base nesses elementos, associe a COLUNA-A, que os apresenta, com a COLUNA-B, que indica suas características construtivas:
 
	COLUNA-A
	COLUNA-B
	I. Paredes
	A. Desenvolveu-se a partir do empilhamento destes materiais.
	II. Torres e Colunas
	B. Utilizavam-se de enrijecedores pouco espaçados, que proviam maior resistência às cargas verticais e aumentavam sua rigidez lateral.
	III. Pilares e Vigas
	C. O esforço critico na estrutura era o momento produzido pelos esforços horizontais.
A seguir assinale a alternativa que contempla a associação corretamente. Escolha uma:
a. I-B; II-C; III-A.
b. I-C; II-A; III-B.
c. I-A; II-C; III-B.
d. I-C; II-B; III-A.
e. I-A; II-B; III-C.
2 - As barras utilizadas na alvenaria estrutural são constituídas de aço, sendo o mesmo tipo empregado nas estruturas de concreto armado. Estas devem ser corretamente dimensionadas para os esforços solicitantes, sendo aplicadas conforme definido no projeto estrutural. As armaduras podem ser dispostas na horizontal, ou na vertical, dependendo da função esperada por estas que podem ser dispostas conforme ilustrado pela Figura-1 (a), (b), (c) e (d) a seguir:
Figura-1 Exemplos de Armaduras
 
 Com base na Figura-1, associe os quatro modelos apresentados com as suas respectivas empregabilidade a seguir:
 
(  ) empregada nas juntas de argamassa da alvenaria.
(  ) empregada na região grauteada dos blocos canaletas.
(  ) empregada na região grauteada dos blocos e deve ser aplicada nos encontros de paredes.
(  ) empregada nas juntas de argamassa da alvenaria, e possui importante função construtiva.
Agora assinale a alternativa que apresenta a associação correta: Escolha uma:
a. c; b; a; d.
b. a; b; c; d.
c. d; a; b; c.
d. b; d; a; c.
e. c; a; d; b.
3 - Atualmente a unidade da alvenaria possui um rigoroso controle de produção, com dimensões padronizadas e resistências pré-definidas, assim os blocos de concreto são especificados e normatizados pela norma (ABNT NBR 6136).
Se tomarmos como exemplo o bloco da figura acima, com dimensão modular 14cm x 29cm, com os seus conhecimentos adquiridos sobre alvenaria estrutural, e com relação os tipos de modulação, podemos afirmar que a modulação horizontal e vertical para as medidas do bloco citado são respectivamente iguais a: Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. 0,14m e 0,29m.
b. 0,075m e 0,15m.
c. 0,29m e 0,30m.
d. 0,30m e 0,60m.
e. 0,15m e 0,30m.
4 - Segundo Ramalho (2003), outro aspecto econômico importante é a limitação da altura da edificação para edifícios de até 15 ou 16 pavimentos, sendo que para estruturas mais altas, passa a existir a necessidade de um grauteamento generalizado das paredes, o que torna o sistema muito oneroso. Já para Segundo Parsekian et al (2013), a alvenaria estrutural proporciona uma economia de até 30% para prédios baixos de quatro andares e 5% para edifícios altos, com cerca de 20 pavimentos.
Apesar de todas as vantagens econômicas de se aplicar a alvenaria estrutural, principalmente a pequenos projetos, surgem alguns pontos negativos em sua utilização: Com base nos recursos da alvenaria estrutural associe a COLUNA-A, que apresenta seus pontos negativos, com a COLUNA-B, que apresenta sua respectiva justificativa:
	COLUNA-A
	COLUNA-B
	I. Impossibilidade de efetuar modificações na disposição arquitetônica original.
	A. Deve seguir as modulações permitidas pela unidade
	II. O projeto arquitetônico fica mais restrito.
	B. Não pode ser feito rasgos na parede, e todos os projetos devem ser otimizados
	
III. Compatibilidade entre projetos.
	C. As paredes desempenham função estrutural
Agora assinale a alternativa que apresenta a associação correta. Escolha uma:
a. I-C; II-B; III-A.
b. I-B; II-A; III-C.
c. I-A; II-C; III-B.
d. I-A; II-B; III-C
e. I-C; II-A; III-B.
5 - Diante do desafio de cobrir espaços com grandes dimensões, se destacava a utilização dos arcos. Este possui um comportamento estrutural vantajoso quando comparado a elementos fletidos, pois além de economia de material, a curvatura introduz um significante ganho de resistência, que permite cobrir um espaço com grandes extensões. Com base nas informações disponíveis e nas estruturas baseadas em arcos, avalie a sentença a seguir preenchendo suas lacunas:
A utilização dos arcos remonta aos romanos com seus belíssimos aquedutos, que além desta utilização tecnológica, utilizava os arcos para cobrir espaços com grandes dimensões. O arco pode ser definido como um elemento ____________ curvo, que transmite as ____________ a dois apoios, conduzindo seu carregamento principalmente por meio de força normal de ____________.
A seguir assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Escolha uma:
a. estrutural; cargas; flexão. 
b. de vedação; forças; torção. 
c. estrutural; cargas; compressão.
d. de cargas: estruturas; tração. 
e. de vedação; forças; fadiga.
UNIDADE 2
Seção 2.1.
1 - "O vento não é um problema em construções baixas e pesadas com paredes grossas, porém em estruturas esbeltas passa a ser uma das ações mais importantes a determinar no projeto de estruturas. As considerações para determinação das forças devidas ao vento são regidas e calculadas de acordo com a NBR 6123/1988 'Forças devidas ao vento em edificações'. A maioria dos acidentes ocorre em construções leves, principalmente de grandes vãos livres, tais como hangares, pavilhões de feiras e de exposições, pavilhões industriais, coberturas de estádios, ginásios cobertos. Ensaios em túneis de vento mostram que o máximo de sucção média aparece em coberturas com inclinação entre 8º e 12º , para certas proporções da construção, exatamente as inclinações de uso corrente na arquitetura em um grande número de construções." 
A velocidade característica do vento Vk  depende de vários fatores e para calcular sua velocidade característica é necessário multiplicá-la pelos fatores S1, S2 e S3. Assim, avalie a relevância dos seguintes fatores:
I - A velocidade básica do vento e Fatores topográficos (fator S1)
II - Rugosidade do terreno, Dimensões da edificação e Altura sobre o terreno (fator S2).
III - Fator estatístico, Grau de segurança e Vida útil da edificação é considerado pelo coeficiente (fator S3).
A seguir assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
b. Está correta apenas a afirmativa III.
c. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
d. Está correta apenas a afirmativa I.
e. Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
2 - Para determinar a ação do vento nas edificações primeiramente devemos obter a velocidade característica do vento. A Velocidade característica (Vk) é a velocidade usada em projeto, para determinar essa variável são consideradas os seguintes fatores:
Fatores topográficos (S1); Dimensões da edificação (S2); Fator de uso da edificação (S3) (CHAMBERLAIN, 2016). De posse desses valores podemos então calcular a pressão dinâmica (q) do vento sobre a estrutura.
Veja abaixo as equações que produzem essas variáveis.
Vk= S1.S2.S3.V0 onde V0 é a velocidade básica.
Os valores de S1, S2 e S3 podem ser obtidos nas tabelas da NBR6123/1988, enquanto que a velocidade básica na norma NBR 6123 é definida em 42 m/s.
Considere uma edificação em um terreno plano S1 = 1, como uma instalação industrial S3 = 0,83. Quanto a S2 pode ser obtido através da equação S2 = b.Fr(z/10)p  em que Z é altura da edificação. A Tabela-1 a seguir apresenta a categoria, os parâmetros e as respectivas classes para se determinar S2.
Tabela-1 - Parâmetros meteorológicos (NBR6123)
	Categoria
	Parâmetros
	Classes
	
	
	A
	B
	C
	II
	b
	1,00
	1,00
	1,00
	
	Fr
	1,00
	0,98
	0,95
	
	P
	0,085
	0,09
	0,10
Fonte: http://usuarios.upf.br/~zacarias/acoes_vento.pdf. Acesso, Dezembro de 2017.
Diante do exposto no texto acima, se considerarmos que essa edificação 35 metros de altura, categoria II e classe C podemos então definir que a velocidade característica do vento (VK), é igual a: Escolha uma:
a. 28,12 m/s
b. 21,40 m/s
c. 37,47 m/s
d. 33,51 m/s
e. 24,32 m/s
3 - "O dimensionamento da estrutura deve garantir a capacidade de manter-se em plenas condições de utilização durante toda sua vida útil, oferecendo segurança à ruptura, sem apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. Assim, o dimensionamento visa impedir não somente a ruptura do elemento estrutural, mas também as situações onde a edificação não apresenta perfeito estado de funcionamento." 
No entanto, se faz inviável projetar uma estrutura que apresente total segurança contra todos os fatores aleatórios que influenciam a edificação, uma vez que tanto as ações como as resistências são valores estatísticos, sendo impossível prever todas as suas variáveis. Com base nos procedimentos para se garantir a segurança nos cálculos das edificações, avalie a seguinte sentença preenchendo suas lacunas:
Deste modo, _____________ nas estruturas se dá pela adoção _____________ que visam cobrir ____________ que ainda não podem ser tratadas ___________.
A seguir assinale a alternativa com a sequência correta. Escolha uma:
a. a rigidez / de coeficientes / as incertezas / empiricamente
b. a segurança / de parâmetros / as deficiências / cientificamente
c. a rigidez / de parâmetros / as certezas / empiricamente
d. a segurança / de coeficientes / as incertezas / estatisticamente
e. a flexibilidade / de coeficientes / as certezas / estatisticamente
4 - "O principal conceito ligado ao uso da alvenaria como sistema estrutural é a transmissão de ações através de tensões de compressão. Esse é o conceito básico a ser levado em conta quando se discute a alvenaria estrutural como processo construtivo de edifícios. Atualmente se pode admitir a existência de tensões de tração em determinados elementos de alvenaria estrutural, sendo que essas tensões devem preferencialmente se restringir a pontos específicos da estrutura, além de não apresentarem valores muito elevados. Em caso contrário, se as trações ocorrerem de forma generalizada ou seus valores forem muito elevados, a estrutura poderá ser tecnicamente adequada, mas dificilmente será economicamente viável." 
Em 2011 foi lançada a NBR 15961-1 Alvenaria Estrutural – Blocos de concreto –
Parte 1: Projeto e a NBR 15961-2 Alvenaria Estrutural – Blocos de concreto –
Parte 2: Execução e controle de obras.
Segundo estas normas, analise as seguintes afirmativas a respeito dos requisitos para a qualidade da estrutura de Blocos de Concretos:
I - Uma estrutura de alvenaria deve ser projetada de modo que esteja apta a receber todas as influências ambientais e ações que sobre ela produzam efeitos significativos tanto na sua construção quanto durante a vida útil de projeto; 
II - Uma estrutura de alvenaria deve ser projetada de modo que resista a ações excepcionais, como explosões e impactos, sem apresentar danos desproporcionais às suas causas; 
III - Excentricidade pode ser definida como a distância entre o eixo de um elemento estrutural e a resultante de uma determinada ação que atue sobre ele.
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa I é correta. 
b. Somente a afirmativa III é correta. 
c. Somente a afirmativa II é correta. 
d. As afirmativas I, II e III são corretas.  
e. Somente as afirmativas I e II são corretas. 
5 - Com o aumento populacional observado nos últimos anos e a escassez de espaços nos centros urbanos, tem-se observado um aumento na altura dos edifícios em concreto armado. Novas tecnologias têm possibilitado a construção de arranha-céus cada vez mais altos e esbeltos. Com o aumento na altura das edificações, o estudo das ações horizontais tem-se tornado de extrema importância nos projetos estruturais.
A NBR 6118: 2014 cita dois parâmetros para a avaliação da estabilidade global das estruturas, o Parâmetro de Instabilidade  " e o coeficiente , e a NB1/1994 fala da relação a/H (a relação flecha/altura). A partir desses parâmetros é possível avaliar a estrutura como sendo de nós móveis ou de nós fixos, e avaliar os efeitos de 2º ordem nessas edificações. Em Goiânia, nos últimos 10 anos (2006 – 2016) é possível notar um crescente aumento na altura das edificações.
Tendo como referência uma análise linear elástica da estabilidade global de 2 edifícios construídos, avalie as seguintes afirmativas:
I - EMPUXO: Este carregamento é considerado como uma ação permanente uma vez que apresenta valores com baixa variação ao longo da vida útil da estrutura.
II - DESAPRUMO: O cálculo destas ações depende do peso especifico e do ângulo de atrito interno dos materiais. 
III - VENTO: Grande parte das estruturas estão sujeitas à ação de ventos, sendo que esta pode ocorrer em várias direções e sentidos.
IV - A falta de linearidade da edificação faz com que o peso próprio da estrutura ocasione um momento na base. A consideração deste efeito pode ser simplificada considerando uma força horizontal aplicada na estrutura de intensidade tal que o momento gerado por esta seja equivalente ao ocasionado pela falta de linearidade. 
A seguir assinale a alternativa correta sobre as ações horizontais em estruturais de edificação. Escolha uma:
a. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
c.  Somente a afirmativa III está correta.
d. As afirmativas I, II, III, IV estão corretas.
e.  Somente a afirmativa I está correta.
6 - "A NBR 8681 (ABNT, 2004) define ações como as causas que provocam esforços ou deformações nas estruturas. Assim, as estruturas de modo geral, estão sujeitas a diversas formas de ações, podendo ser classificadas em três categorias: permanentes; variáveis e excepcionais."
Fonte: KERST, Rafael R. Projetos e Detalhes Construtivos de Alvenaria Estrutural. s.n.t. 26p.
Com referência a NBR 8681 ((ABNT, 2004) avalie as seguintes afirmativas:
I. Ações: Causas que provocam esforços ou deformações nas estruturas. Do ponto de vista prático, as forças e as deformações impostas pelas ações são consideradas como se fossem as próprias ações. As deformações impostas são por vezes designadas por ações indiretas e as forças, por ações diretas;
II. Ações Permanentes: Ações que ocorrem com valores constantes ou de pequena variação em torno de sua média, durante praticamente toda a vida da construção. A variabilidade das ações permanentes é medida num conjunto de construções análogas;
III. Ações Variáveis: são as que têm duração extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrência durante a vida da construção, mas que devem ser consideradas nos projetos de determinadas estruturas;
IV. Ações Excepcionais: Ações que ocorrem com valores que apresentam variações significativas em torno de sua média, durante a vida da construção.
A seguir assinale
a alternativa correta. Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas III e IV são corretas. 
b. Apenas a afirmativa IV é correta. 
c. Apenas as afirmativas I e II são corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV são corretas. 
e. Apenas as afirmativas I, II e III são corretas. 
Seção 2.2.
1 - Em construção os termos de classificação quanto ao desempenho estrutural, destacam-se 3 principais sistemas: Paredes Transversais; Paredes Celulares e Sistemas Complexos. Com base no desempenho estrutural nas construções, avalie a seguinte sentença preenchendo suas lacunas:
Um edifício também deve possuir___________nas duas direções principais, suficiente para resistir aos esforços_________. Assim, as paredes ___________ são arranjadas de forma a garantir uma estabilidade lateral adequada.
A seguir assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente: Escolha uma:
a. inércia / laterais / de vedação.
b. inércia / laterais / estruturais.
c. equilíbrio / diagonais / celulares.
d. balanço / diagonais / estruturais.
e. equilíbrio / laterais / celulares.
2 - Com a introdução de programas habitacionais, como por exemplo o Minha Casa, Minha Vida, e com o avanço da economia brasileira, o atual cenário da construção civil no país apresenta cada vez mais uma busca por um processo de rápida execução, aliando qualidade com racionalização de preços.
Em vista disso, inúmeros estudos comprovam que edificações em Alvenaria Estrutural apresentam vantagens econômicas consideráveis, tanto em critérios de custo quanto de tempo, quando comparado com o sistema construtivo tradicional, o concreto armado. Segundo a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em edificações de até quatro pavimentos, essa economia chega em torno de 25 a 30%. Essa significativa redução de custo se deve principalmente à quesitos como: economia de fôrmas, redução significativa de revestimentos, reduções nos desperdícios de materiais e mão-de-obra e redução do número de especialidades, uma vez que o serviço de armadores e carpinteiros é reduzido em obras de alvenaria estrutural.
Apesar das inúmeras vantagens, esse sistema construtivo ainda é inerte no Brasil, e o principal motivo desse atraso é a ausência de conhecimento, tanto a nível de projeto quanto a nível de execução. Edificações em Alvenaria Estrutural apresentam uma elevada necessidade de um projeto arquitetônico integrado com todos os demais projetos complementares, uma vez que suas paredes desempenham papel estrutural e não podem ser removidas ou rasgadas após a construção. No entanto, sabe-se que no país tem-se uma cultura de desvalorização da fase de projeto e, dessa forma, o sistema acaba se tornando ineficiente em relação às vantagens que deveria representar a nível de custo e de tempo.
Com base nos aspectos a serem considerados para se iniciar um arranjo estrutural, avalie as seguintes afirmativas:
I - A escolha do arranjo estrutural deve ser tomada de modo a assegurar que a edificação possa atender a finalidade para a qual foi projetada;
II - A escolha do arranjo estrutural deve ser tomada de modo a oferecer segurança contra os Estados Limites;
III - Usualmente é utilizado o projeto arquitetônico, definindo os espaços onde há necessidade de maior flexibilidade de layout;
IV - É importante considerar a interação da estrutura com os demais projetos, prevendo as áreas de manutenção e a funcionalidade dos aparelhos.
Agora assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b. Apenas a afirmativa II é correta.
c. Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
3 - A forma de um prédio está associada à distribuição das suas paredes. Por sua vez, a distribuição das paredes está associada à distribuição das armaduras das lajes. Assim, o conjunto desses elementos definem o sistema estrutural da edificação. Com base nesses elementos estruturais, associe a COLUNA-A, que mostra suas representações gráficas, com a COLUNA-B, que apresenta seus respectivos nomes:
 
	COLUNA-A
	COLUNA-B
	A.
	I - Paredes Celulares
	B. 
	II - Paredes Transversais
	C. 
	III - Sistema Complexo
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a associação correta. Escolha uma:
a. A-II; B-III; C-I.
b. A-II; B-I; C-III.
c. A-I; B-II; C-III.
d. A-I; B-III; C-II.
e. A-III; B-II; C-I.
4 - "A alvenaria de vedação é aquela que não possui função estrutural. Ela tem apenas a função de fazer a separação dos ambientes. O nome 'vedação' é devido essa alvenaria "vedar" os vãos abertos deixados pela estrutura." A Figura-1 ilustra uma alvenaria de vedação.
Figura-1 Alvenaria de Vedação.
Disponível em: <http://pedreirao.com.br/alvenaria-como-construir-as-paredes-de-tijolos-ou-blocos/>. Acesso em: 16/12/2017.
Essa e outros tipos de sistemas estruturais de alvenaria podem ser aplicados em diferentes tipos de construção. Com base nos diferentes tipos de Alvenaria de Vedação, avalie as seguintes afirmativas assinalando (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas:
(   ) Paredes Transversais: é utilizada em conjunto de lojas, hotéis, escolas e outros.
(   ) Paredes Celulares: limita a arquitetura da edificação, uma vez que todas as paredes possuem função estrutural, portanto não é possível modificações na planta.
(  ) Sistema Complexo: quando a arquitetura exige algumas paredes externas sem função estrutural, e regiões mais rígidas, onde todas as paredes são consideradas estruturais.
A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma:
a. V, V, V.
b. V, F, F. 
c. F, F, F.
d. F, F, V.
e. V, F, V.
5 - Segundo a NBR 6120 (ABNT, 2000), as cargas acidentais devem ser consideradas uniformemente distribuídas e com um valor mínimo conforme indicado na Tabela-1 da referida norma a seguir: Com base na NBR 6120 (ABNT, 2000), a Tabela-1 a seguir apresenta alguns valores limites para Cargas Acidentais e também algumas lacunas para serem preenchidas.
Tabela-1 Valores de Cargas Acidentais - NBR 6120 (ABNT, 2000)
A seguir assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da Tabela-1, no que se refere a limites para Cargas Acidentais. Escolha uma:
a. 2,0 - 2,5- 1,0 - 1,0.
b. 1,5 - 2,5 - 0,5 - 1,0. 
c. 2,5 - 2,0 - 1,0 - 0,5. 
d. 1,5 - 2,0 - 0,5 - 0,5.
e. 2,0 - 2,0 - 0,5 - 1,0.
6 - "1 Objetivo
1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto de estrutura de edificações, qualquer que seja sua classe e destino, salvo os casos previstos em normas especiais."
 Assinale a alternativa correta a qual Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas refere-se o texto supracitado: Escolha uma:
a. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. 
b. NBR 5672 - Diretrizes para o controle tecnológico de materiais destinados a estruturas de concreto.
c. NBR 8953 - Concreto para fins estruturais - Classificação por grupos de resistência. 
d.  NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estruturas de edificações.
e. NBR 8800 - Projeto de estruturas de aço em edifícios. 
 Seção 2.3
1 - "No projeto de edifícios altos a rigidez lateral das estruturas exerce, de modo especial, grande importância estrutural e normativa. Desta dependem a determinação dos estados limites de utilização, a avaliação da estabilidade global das estruturas e ainda a determinação dos parâmetros para o projeto de estruturas submetidas à ações sísmicas e de vento."
A Figura-1 ilustra essas ações e os esforços atuantes:
Figura-1 Transmissão da Ações Horizontais em Edifícios em Altura
Fonte: CARNEIRO, Francisco; MARTINS, João G. Análise de Estruturas Contraventamento de Edifícios. Série ESTRUTURAS. 1ª edição, 2008.
Tendo como referência as ações de esforços laterais em edificações e a Figura-1, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - Para reduzir o deslocamento lateral é necessário aumentar a rigidez, ou
seja, diminuir o comprimento de paredes estruturais na direção ou sua espessura
PORQUE
II - a rigidez lateral está associada à área total de paredes naquela direção.
Agora assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a.  A asserção I é incorreta, e a asserção II é correta.
b.  As asserções I e II são incorretas. 
c.  As asserções I e II são corretas, e a asserção II é justificativa da primeira. 
d.  As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é justificativa da primeira. 
e.  A asserção I é correta, e a asserção II é incorreta. 
2 - "O subsistema que confere estabilidade às construções é denominado 'subsistema vertical', ou 'sistema de contraventamento'. Existem algumas concepções pré-determinadas, com exemplos práticos executados. Nada impede, porém, que o arquiteto juntamente com o engenheiro de cálculo estrutural elaborem sistemas inovadores ou híbridos daqueles consagrados na prática."
Figura-1: Composição dos sistemas estruturais de edificações elevadas pelo subsistema horizontal e vertical.
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.055/520>. Acesso em: 22/12/2017
Sobre a importância do sistema de contraventamento, avalie as seguintes afirmativas:
I - As estruturas, que nas construções terão que configurar composições tridimensionais, são obtidas a partir de estruturas planas, quer dizer, com comportamento estrutural possível de ser reduzido a comportamentos de elementos planos.
II - Pode-se verificar que os elementos rígidos, no cálculo plano, são separados por direção de rigidez ao giro e à translação, e colocados lado a lado, sendo ligados por barras infinitamente rígidas que simulam as lajes, consideradas como "diafragmas rígidos".
III - Exemplos de efeitos secundários causados pelo vento podem ser as torções, rotações segundo um eixo perpendicular à altura dos edifícios.
IV - O efeito de segunda 2º ordem geométrica em edifícios altos com estrutura em concreto armado pode levar a danos de diversas gravidades: desde a fissuração das alvenarias, num primeiro momento, até a fissuração das peças estruturais, podendo induzir o sistema ao colapso global.
A seguir assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
b. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
c. Somente as afirmativas II e III são corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Somente a afirmativa I é correta.
3 - "Nas edificações com elevada altura, além da conceituação estrutural dos pisos, responsáveis por coletar os carregamentos de gravidade, tem importância a concepção de conjuntos estruturais que confiram estabilidade às construções. O subsistema vertical combate a atuação do vento (que solicita a vedação e é transferido assim ao elementos resistentes) para que não ocorra demasiado deslocamento horizontal da estrutura que, em altos edifícios flexíveis, pode até causar desconforto sensorial aos ocupantes, podendo levá-los a sentir náuseas principalmente por vibrações não-amortecidas rapidamente. Movimentos que geram efeitos psicológicos ou fisiológicos tornam os edifícios inaceitáveis pelos ocupantes."
Sobre os elementos necessários para a estabilidade global das edificações, avalie as seguintes afirmativas assinalando (V) para as verdadeiras ou (F) paras as falsas:
(   ) O pilar tem importante papel como elemento estabilizante, além de coletor dos carregamentos de gravidade.
(   ) A consideração da ação estática do vento nas estruturas de concreto armado e protendido é opcional em todas as edificações, independente de forma ou altura.
(   ) A determinação dos carregamentos (pressões estáticas) de vento nas edificações pode ser feita a partir de normas técnicas, como a NBR6123/1988 – Forças Devidas ao Vento em Edificações, para construções com situação volumétrica conhecida e regular.
(   ) Nas simulações práticas também é possível determinar deslocamentos e vibrações e estudar pontos específicos da arquitetura em relação ao conforto de usuários, como aberturas ou passagens pelos edifícios, onde o vento pode limitar ou até inviabilizar o uso do espaço projetado.
A seguir assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. V; F; V; V.
b. F; V; V; F. 
c. F; V; F; V.
d. V; F; V; F.
e. V; V; V; V.
4 - "No caso de contraventamentos simétricos, o procedimento de distribuição é simples, uma vez que o deslocamento horizontal de todas as paredes do mesmo pavimento será uniformizado pela laje. Para realizarmos a distribuição das ações, podemos utilizar o método das paredes isoladas, que consiste em determinar a porção da carga recebida por cada parede de forma proporcional à rigidez."
KERST, Rafael R. Projetos e Detalhes Construtivos de Alvenaria Estrutural. s.n.t. 23p. v. 2, seção 3.
Com base nas ações para se evitar os efeitos do contraventamento nas edificações em Alvenaria Estrutural, avalie a seguinte sequência proposta:
1. Calcular a rigidez relativa de cada painel: 
2. Determinar os diagramas de esforços solicitantes, e as tensões devidas a essas ações: 
3. Calcular a ação atuante em cada painel: 
4. Definir a soma de todas as inércias: 
A seguir assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas desse cálculo: Escolha uma:
a. 2-1-4-3.
b. 2-3-1-4.
c. 4-2-3-1.
d. 4-1-3-2.
e. 2-4-3-1.
5 -  "O contraventamento é uma solução estrutural que permite às edificações resistirem a esforços laterais de ventos, por exemplo. Quando se projeta uma estrutura, as maiores cargas são as verticais, de peso próprio e sobrecargas como móveis, pessoas, armários etc. Mas, em edificações altas ou construídas com elementos estruturais esbeltos (principalmente edifícios em estruturas metálicas) os efeitos de vento ou de outras cargas horizontais eventuais tornam-se consideráveis e devem ser resistidas pelo contraventamento. Este pode ser feito em barras ou cabos de aço que interligam os nós do reticulado de pilares e vigas. Quando sob efeito de vento, o edifício tende a deslocar lateralmente e os contraventamentos em X, colocados principalmente na periferia do edifício não permitem que os nós da estrutura saiam do lugar. Em edifícios normais o mesmo papel de impedir deslocamentos laterais é exercido pelas alvenarias e lajes, pelo travamento que produzem aos demais elementos da estrutura."
 
Fonte: DIAS, Ricardo Henrique. Importância e interferências da concepção dos subsistemas verticais em edifícios altos na arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 05, n. 055.05, Vitruvius, dez. 2004 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.055/520>.
 
 
Tendo como base as ações de contraventamento em edificações de Alvenaria Estrutural, avalie as seguintes afirmativas assinalando (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas:
 
(   ) Quando utilizados modelos computacionais é possível uma análise mais precisa da estrutura, considerando outros fatores que possam apresentar influência significativa na distribuição das forças horizontais. O principal deles é a consideração de trechos flexíveis no pórtico.
(   ) O procedimento de distribuição para contraventamento assimétrico deve considerar também os esforços de rotação que surgirão devido à diferença de rigidez entre os contraventamentos, havendo, portanto, uma diferença de deslocamento horizontal proporcional à distância da parede ao centro de rigidez do pavimento. Assim, o esforço atuante em um contraventamento assimétrico é dado pela soma da parcela referente à translação com a parcela devido à rotação.
(   ) Os edifícios normalmente estão sujeitos às ações laterais como: vento, desaprumo e empuxo, e para resistir a esses esforços devemos estar atentos à arquitetura da edificação. Sua forma influência diretamente na sua capacidade resistente. Uma planta simétrica e com distribuição de paredes semelhantes nas duas direções principais, tende a ter efeito de torção reduzida na planta do prédio. Enquanto plantas não simétricas possuem grandes efeitos de torção devido à ação lateral.
(   ) A rigidez lateral
está associada à área total de paredes naquela direção. Assim, para reduzir o deslocamento lateral é necessário aumentar a rigidez, ou seja, aumentar o comprimento de paredes estruturais nesta direção ou sua espessura. As lajes também possuem grande influência, uma vez que são usualmente empregadas como diafragma rígido, distribuindo as ações laterais aos painéis de contraventamento.
A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V; V; V; V. 
b. F; F; V; V. 
c. F; F; F; V. 
d. F; V; V; V.  
e. F; F; F; F.  
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Até o advento dos microcomputadores PC em 1981, os projetos dos edifícios de Concreto Armado eram feitos com muito trabalho manual. Os cálculos eram tantos que o engenheiro de estruturas era conhecido como “Engenheiro Calculista” (LONGO, 2003). O modelo de análise consistia basicamente em subdividir a estrutura em elementos mais simples e isolados, fazendo-se uma separação virtual entre as lajes, as vigas e os pilares. Um pavimento de edifício, por exemplo, era dividido em lajes isoladas, que se apoiavam nas vigas de borda, que por sua vez descarregavam suas cargas nos pilares. Esse esquema facilitava a determinação dos esforços solicitantes, estando hoje limitado a construções de pequeno porte. No caso das ações horizontais do vento, devido às dificuldades de análise, os seus efeitos eram geralmente desprezados na grande maioria dos edifícios, principalmente aqueles com até dez pavimentos formados por estrutura convencional (lajes maciças, vigas e pilares). Quando não era adequado ignorar o vento, a estrutura de contraventamento era formada basicamente por pórticos planos."
 
Fonte: BARBOZA, Marcos R. CONCEPÇÃO E ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO. Relatório Final de Iniciação Científica - FAPESP Processo n. 07/50606-1. Bauru, 2008.  166p.
 
Com base nas ações de contraventamento em edificações de Concreto Armado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. A ligação de todos os pilares em concreto armado por uma laje maciça, do mesmo material ou em concreto protendido, é uma primeira solução: a laje maciça, possuindo extrema rigidez no próprio plano (por não apresentar praticamente deformações devido a carregamentos de membrana – forças aplicadas no plano médio da laje, paralelas a este) vai comportar-se como um “diafragma rígido”.
 
PORQUE
 
II. Comportando-se como um “diafragma rígido”, será capaz de distribuir a todos os pilares a responsabilidade pela recepção do vento, porém limitando-se apenas aos pilares-parede.
A seguir assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da I. 
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I. 
c. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira. 
d. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.  
e. As asserções I e II são falsas. 
Avaliação da Unidade
"A distribuição das cargas poderá ocorrer apenas após avaliação da interação entre paredes, caso constatado que não há capacidade de resistência que garanta a interação, cada elemento funcionará de maneira isolada, não havendo portanto a distribuição.
No caso da edificação apresentar condições adequadas, garantindo a interação entre paredes, podemos realizar os procedimentos de distribuição para uniformizar as cargas, resultando em estruturas mais econômicas. Entre os procedimentos mais utilizados destacam-se: Paredes Isoladas; Grupos Isolados de Paredes; Grupos de Paredes com Interação."
 
Sobre a determinação e distribuição de cargas em paredes isoladas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I - Na distribuição das cargas pelo método das Paredes Isoladas, considera-se cada parede de forma isolada, sem interagir com os outros elementos estruturais e a carga em cada uma é obtida pela soma das cargas atuantes na parede, o que a torna variável
 
PORQUE
 
II - este método considera a interação com os demais elementos estruturais, com regiões apresentando carregamento elevado, o que faz necessário o uso de blocos de maior resistência. Assim, apesar de simples, é um método desvantajoso economicamente.
A seguir assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As duas asserções são falsas. 
b.
As asserções I e II são corretas, e a asserção II é justificativa da primeira. 
c.
A asserção I é correta e asserção II é falsa.  
d.
As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é justificativa da primeira. 
e.
A asserção I é falsa e a asserção II é correta. 
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"A determinação das cargas é fundamental para a concepção estrutural do edifício, pois é a partir desta que é definido a posição e geometria dos elementos estruturais. No sistema de alvenaria, as cargas são responsáveis pela delimitação do espaço interno, uma vez que as paredes desempenham função estrutural. Essas, serão posicionadas de modo que o esforço solicitante não ultrapasse a capacidade resistente da parede, sendo estes valores de cálculo."
 
Com base na função estrutural desempenhado pelas paredes em uma construção em Alvenaria Estrutural, avalie a sequência proposta para o cálculo na determinação de cargas:
 
1. para quantificar o carregamento elabore um croqui da posição pré-definida das paredes estruturais; 
2. carregamento atuante será composto pela combinação de ações das cargas permanentes e acidentais do pavimento;
3. definir os materiais e as cargas distribuídas na laje;
4. consultar a NBR 6120 (ABNT, 2000) e obter o peso especifico dos materiais ou consultar o fabricante;
5. temos as cargas variáveis para cada ambiente;
6. calculamos a carga referente a cada elemento, e a carga total atuante;
7. para obtenção do carregamento de cálculo é necessário realizar as combinações de ações, identificando os carregamentos mais desfavoráveis que possuem probabilidade de ocorrência simultânea sobre a estrutura durante um período preestabelecido;
8. para a combinação crítica é encontrado o carregamento de cálculo atuante no pavimento. 
A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
3, 4, 1, 2, 5, 7, 6, 8. 
b.
1, 3, 2, 4, 6, 5, 7, 8.                   
c.
3, 4, 1, 2, 6, 5, 7, 8. 
d.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. 
e.
1, 2, 4, 6, 3, 7, 5, 8.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Em estruturas compostas por elementos lineares, é comum ter interseções dos eixos, de dois ou mais elementos, representadas por nós. No entanto há casos em que as dimensões das ligações entre os elementos não são desprezíveis, quando comparadas com vãos e pés-direitos. Costuma-se modelar esses nós de dimensões finitas como elementos infinitamente rígidos, ou elementos de rigidez significativamente maior que a dos demais, o que garante uma idealização mais realista do comportamento de edifícios. No entanto, nem todo o trecho de interseção deve ser considerado como trecho rígido. A NBR 6118:2003 indica a parcela que deve ser tomada como trecho flexível (Figura 1)."
 
Sobre estruturas compostas por elementos lineares, analise as seguintes afirmativas:
 
I - Sob a ação de forças horizontais (vento ou ações fictícias do desaprumo), as lajes, enrijecidas pelo vigamento, têm comportamento próximo ao de um diafragma rígido, ou seja, praticamente não se deformam axialmente.
II - Tal fato se deve à grande rigidez da laje frente às ações horizontais, bastando, para melhor entender, imaginá-la como uma viga de grande altura, submetida à flexão.
III - Como principal conseqüência tem-se os nós de vigas e pilares, situados no mesmo plano da laje, deslocando-se horizontalmente (transladando) de forma idêntica. No entanto, dada uma assimetria do edifício, podem haver rotações diferenciadas dos nós.
Agora assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
b.
Somente a afirmativa II é correta.
c.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
d.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
e.
Somente a afirmativa III é correta.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Durante a aplicação da argamassa, deve-se tomar o cuidado de aplicá-la em trechos pequenos, para que ela não perca suas características até o momento do assentamento do bloco. Deve-se evitar, também, que a argamassa caia nos vazados dos blocos. As juntas horizontais devem ser executadas com cordões de argamassa nas paredes longitudinais e transversais dos blocos, a menos que o projeto especifique outra forma. O preenchimento das juntas verticais deve ser realizado mediante aplicação de dois filetes de argamassa nas paredes laterais dos blocos, cada um com espessura de no mínimo 20% da largura do bloco." A Figura-1 ilustra algumas medidas limites para a aplicação de argamassa:
 
Figura-1 Medidas Limites
 Disponível em: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/sistemas-construtivos/1/controle/qualidade/10/controle.html . Acesso em: 13/12/2017.
Com base na Figura-1 assinale a alternativa que apresenta corretamente o seu significado.
Escolha uma:
a.
Apresenta os limites máximos para o desaprumo e descolamento de argamassa. 
b.
Apresenta os limites máximos para o empuxo e desalinhamento das paredes. 
c.
Apresenta os limites máximos para o desaprumo e fissuras na argamassa. 
d.
Apresenta os limites máximos para o desaprumo e desalinhamento das paredes.  
e.
Apresenta os limites máximos para o empuxo e descolamento de argamassa. 
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
 "Muro de arrimo é uma estrutura projetada e construída para resistir à pressão lateral do solo quando há uma mudança desejada na sua elevação que excede o ângulo de repouso do solo, em outras palavras, os muros de arrimo são estruturas destinadas a conter o solo das encostas. Eles são usados para solos entre duas elevações diferentes, muitas vezes em áreas onde a paisagem precisa ser em modificada severamente e construída para fins mais específicos, como a agricultura em encostas ou viadutos rodoviários." A Figura-1 ilustra um muro de arrimo.
 
 Figura-1 Muro de Arrimo
Fonte: Eurico Zimbres (CC BY-SA 2.5)
 
Com base em sistemas de contraventamento, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I - Nos sistemas de contraventamento os pilares, ou outros elementos verticais como pilares-parede ou núcleos estruturais, têm papel decisivo
 
PORQUE
 
II - além de serem responsáveis pela coleta dos carregamentos que acontecem nos pisos – nos subsistemas horizontais, levando-os até o solo – recebem também os carregamentos laterais (horizontais) dos ventos e de empuxos de solo (quando estruturam muros de arrimo).
Agora assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é incorreta, e a asserção II é correta. 
b. A asserção I é correta, e a asserção II é incorreta.  
c. As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é justificativa da primeira. 
d. As asserções I e II são incorretas. 
e. As asserções I e II são corretas e a asserção II é justificativa da primeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais