Buscar

Portfolio - Cidadania, Responsabilidade Social e Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

...............................................................................................................................
Gestão de recursos humanos
laís farias moreira - 803462013
CIDADANIA, rESPONSABILIDADE sOCIAL E aMBIENTAL
Faces da Globalização – O muro como metáfora
	
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
LAÍS FARIAS MOREIRA
CIDADANIA, rESPONSABILIDADE sOCIAL E aMBIENTAL
Faces da Globalização – O muro como metáfora
Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Cidadania, Responsabilidade Social e Ambiental.
Prof. 
Guarulhos
2016
Qual a diferença apontada pelo autor entre o Muro de Berlim e o muro da fronteira entre os Estados Unidos e o México? 
	 O Muro de Berlim é a exceção, pois não separava nações ou etnias, mas sistemas políticos. 
Mais do que uma proteção do limite entre dois países, o Muro do México é considerado também uma “barreira ideológica”, equivalente ao Muro de Berlim. Se na capital alemã o muro era uma divisão simbólica entre o mundo capitalista e o mundo socialista soviético, no presente caso, a divisão é entre o mundo do norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.
No que consistia o princípio da identidade de Woodrow Wilson? 
	 O princípio da identidade: uma nação, uma etnia, uma língua, uma cultura. O programa da identidade absoluta esquartejou os antigos impérios seguindo linhas de fronteiras étnicas e o mapa da Europa encheu-se de bandeiras nacionais. Mas a identidade absoluta significa, complementarmente, a absolutização da diferença: a produção de minorias nacionais e étnicas. 
Discorra sobre a expressão “limpeza étnica”. 
A limpeza étnica é a remoção ou eliminação de determinados grupos étnicos numa região, com o objetivo de torná-la etnicamente homogênea. As migrações forçadas podem ser um tipo de limpeza étnica, se alvejarem um povo específico.
A limpeza étnica geralmente é acompanhada de esforços para se remover evidências físicas e culturais do grupo alvo no território através da destruição de casas, centros sociais, fazendas e infraestrutura, e pela profanação de monumentos, cemitérios e lugares de adoração.
Segundo o autor, algumas políticas estabelecem a separação entre os “iguais” e “diferentes”. Relacione essa ideia com: 
Grupos minoritários; 
Grupos minoritários - o termo grupos minoritários é amplamente utilizada na sociologia, sendo mais que uma distinção numérica, existem muitas minorias. Ex.:pessoas altas, magras, baixas, porém estas não são minorias segundo o conceito sociológico, minorias são um grupo inferior numericamente e estão em desvantagens sociais se comparados com a grande parte da população majoritária, sendo objeto de preconceito de tal grupo dominante, tal comportamento reforça a ideia de lealdade e de interesses comuns. Por isso quando a expressão “minoria” é usada pelos sociólogos não é em caráter numérico e sim a posição subordinada do grupo dentro da sociedade, pois o termo minoria expressa a situação de desamparo, os membros deste grupo estão normalmente isolados física e socialmente, costumam se concentrar em certos bairros, cidades ou regiões. Esses grupos costumam casar entre si para manter viva sua distinção cultural.
Diferenças físicas, como a cor da pele, são, com frequência, o fator decisivo para designar uma minoria étnica, as diferenças étnicas são comuns em associações de desigualdades em relação à riqueza e ao poder.
Com o crescimento cada vez maior da globalização, as culturas vêm sofrendo alterações comprometendo as identidades culturais. É uma espécie de “rotulação” mundial da cultura ou uma globalização cultural.
Na sociedade consumista os meios de comunicação em massa determinam o que devemos comer vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, entre outras imposições. 
Diante da “padronização” cultural, existem no mundo vários grupos com práticas culturais, religiosas peculiares, são grupos diferentes denominados de minorias, correspondem a grupos ou nações que lutam por seus ideais, o primeiro luta pelo respeito e cidadania, o segundo aspiram por sua independência territorial, cultural, religiosa e política, para defender os interesses de suas peculiaridades. 
Mas as minorias não são compostas apenas de nações reivindicando sua independência territorial, existem as minorias inseridas em praticamente todas as sociedades. A situação de exclusão e/ou discriminação provoca o surgimento de organizações que buscam dignidade e respeito através de ações políticas. 
Podemos exemplificar vários grupos de minorias, como os homossexuais, os sem-terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas, todos eles tem seus motivos para lutar, todos eles são minorias dentro das sociedades, no fim todos querem o mesmo, ser respeitados.
Marginalização; 
A Marginalização é um conceito da sociologia que está relacionado com a exclusão seja social, cultural, política, econômica.
Sendo assim, os indivíduos marginalizados, ou seja, os que sofrem o processo de marginalização, são chamados popularmente de “marginais”, “vadios” ou “indigentes”. Eles se encontram à margem da sociedade e não possuem os mesmo direitos e acessos a saúde, alimentação, moradia e educação que os outros.
O processo de marginalização ocorre por diversos fatores e intensificam as desigualdades sociais, no entanto, vale atentar que os indivíduos que compõem o conjunto dos marginalizados não escolhem tal posição e, na maioria das vezes, sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência que causam diversos problemas à sua vida.
Note que a marginalização ocorre em diversos âmbitos: social, cultural, político e econômico. Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos.
Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. As grandes cidades são os locais em que é mais notório os processos de marginalização e consequentemente das desigualdades.
preconceito e discriminação. 
Tendo em vista que cada vez mais nos deparamos com situações de discriminação, seja ela racial, sexual, religiosa ou social, o grupo decidiu retratar o preconceito racial e o sexual, através de uma estrutura de arame (representando o mundo) e colheres, como diferentes indivíduos (brancos, negros e homossexuais).
O termo discriminação significa distinguir ou diferenciar e, na prática, representa uma oposição, seja com a cor da pele ou orientação sexual, por exemplo. E, o que poucos sabem, ou aparentam não saber, é que a discriminação exerce grande influência na vida pessoal e até profissional da vítima que, na maioria das vezes, se distancia da sociedade, desenvolve doenças, como a depressão, e não cresce profissionalmente. Infelizmente, a sociedade é baseada em rótulos, pois, caso um cidadão não apresente todos os requisitos para ser considerado "normal", as pessoas o julgam.
Todavia, para vivermos em um mundo melhor, devemos aprender a conviver com as diferenças. Logo, pretendemos, através da arte, questionar atitudes preconceituosas do homem em relação à sua própria espécie, estimulando, assim, a formação de cidadãos capazes de entender que somos todos iguais e merecedores de respeito.
CONCLUSÃO
Podemos dizer que, em termos gerais, a construção do Muro entre México e EUA é um dos grandes marcos das relações políticas, econômicas e diplomáticas entre os países do chamado “Norte desenvolvido” com o “Sul subdesenvolvido”, demarcando mais do que simplesmente fronteiras políticas.
Aprendemos que a limpeza étnica é a remoção ou eliminação de determinados grupos étnicos numa região. As migrações forçadas
podem ser um tipo de limpeza étnica, se alvejarem um povo específico.
Podemos também mensurar desde quando se vem vivendo com as diferenças, preconceitos e discriminação, não só no Brasil mas como em todo mundo existe algum tipo de preconceito seja ele por diferenças de classe, etnia, religião entre outras. 
O preconceito sempre esteve presente na história da humanidade. Sua base constitui-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação. Desse pensamento surge a discriminação, que é o preconceituoso de agredir um indivíduo. A importância da divulgação desse assunto deve-se ao fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminativas. 
Desse modo o preconceito pode acontecer em qualquer hora, e a qualquer pessoa. A discriminação, por sua vez, realiza-se através de agressões físicas ou verbais que são muito mais abusivas e frequentes.
Uma de nossas metas é alertar a todas as diferenças entre os conceitos e mostrar que muitos praticam ações involuntárias de preconceito e discriminação. Assim, a melhor solução é conhecer antes de julgar, pois "não se deve julgar um livro pela capa", além do mais seu conteúdo pode set melhor do que se imagina.
REFERENCIAS
http://www.sorri.com.br/diversidade_como_valor
Wikipédia
http://www.jurisite.com.br/doutrinas/Constitucional/doutconst95.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando