Buscar

Avaliação II Planejamento Governamental _Prova objetiva 14026354

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Maria Ivane Brito de Souza (1326163)
	
	Disciplina:
	Planejamento Governamental (GPU39)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456237) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14026354
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em vigor atualmente, o plano plurianual é o PPA Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social (2016-2020). Seu foco está concentrado no crescimento econômico, na distribuição de renda e na inclusão social. Com relação aos objetivos do PPA em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A execução do PPA Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social será realizada por cada Ministério, e o controle ficará a cargo do Ministério da Justiça.
(    ) Uma grande novidade do PPA Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social é a distribuição de recursos públicos feita de forma exclusiva por parlamentares.
(    ) Criado em 2015, o PPA Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social tem suas metas centralizadas no combate à pobreza e no aumento do acesso à renda da população.
(    ) A construção do PPA Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social seguiu um contexto estratégico, detalhando os programas em temas, manutenção e serviço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A área de políticas públicas consolidou na última metade do século XX um corpo teórico próprio e um instrumental analítico voltado para a compreensão de fenômenos de natureza político-administrativa, assim como a medicina o faz com os problemas do organismo, a física com as leis do movimento etc. Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizados por pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito etc. Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e à avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo. E isso porque as ideias e o conhecimento são cruciais para a compreensão e formação de uma agenda de implementação de políticas públicas. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Políticas públicas possuem dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público. Assim, políticas públicas devem ter a intenção de resolver problemas dos quais a sociedade necessite e que seja para o seu bem-estar, seja, muitas vezes, para grupos majoritários ou minoritários. 
PORQUE
II- Trata-se do tipo de gestão aplicada em empresas privadas, que são geridas de modo mais profissional e que sempre visam aos melhores resultados possíveis. Por se tratar de uma gestão que visa à profissionalização dos serviços, não apresenta a interferência de políticos, sendo mais independente neste sentido.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.sabedoriapolitica.com.br/ci%C3%AAncia-politica/politicas-publicas/. Acesso em: 6 ago. 2018
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	3.
	A avaliação corresponde a uma etapa que visa mensurar o desempenho de uma política pública eficiente. Objetiva assegurar que os resultados, as políticas, as diretrizes e as estratégias previamente definidas sejam atingidos. Sobre a avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Permite prestar contas dos atos realizados.
(    ) Deve ser realizada unicamente no final de determinada política pública.
(    ) Contribui para justificar as ações e explicar as tomadas de decisões.
(    ) Permite avaliar uma política pública qualitativa e quantitativamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A política pública não é um tema ontologicamente jurídico, mas é originário da ciência política e, sobretudo, da sociologia, na qual se sobressai o caráter eminentemente dinâmico e funcional, que contrasta com a estabilidade e generalidade jurídicas. O interesse sócio-jurídico pelas políticas públicas vem crescendo em simetria com o agigantamento do Poder Executivo, fenômeno próprio do Estado social. Tanto que justifica um reexame da classificação tradicional dos poderes estatais, baseada na supremacia do Poder Legislativo e no papel secundário do Poder Executivo, deslocando o lugar de destaque da lei para as políticas públicas, ou seja, do Estado legislativo para o Estado social, que tem na realização de finalidades coletivas a sua principal fonte de legitimidade. A adoção de políticas públicas denota um modo de agir do Estado nas funções de coordenação e fiscalização dos agentes públicos e privados para a realização de certos fins, ligados aos chamados direitos sociais, nos quais se inclui os econômicos. Desta feita, o estudo das políticas econômicas não pode ser dissociado do das políticas sociais. Melhor dizendo, estudar as políticas publicas de um modo geral significa estudar as políticas econômicas, porque o viés econômico permeia a quase totalidade das políticas de governo, em última análise. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A perspectiva de política pública vai além de políticas governamentais, na medida em que o governo, com sua estrutura administrativa, não é a única instituição a servir à comunidade política, isto é, promover políticas públicas.
PORQUE
II- As políticas governamentais são ações de atores governamentais que se dirigem aos problemas locais e pontuais, enquanto que políticas públicas são mais abrangentes e destinam-se à sociedade como um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/19158/contextualizacao-politicas-publicas-no-brasil. Acesso em: 6 ago. 2018
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	5.
	O Plano Plurianual - PPA - foi originado na Constituição Federal de 1988, sendo então o principal mecanismo de planejamento da Administração Pública, constituindo os objetivos e as metas da Administração Pública por um período de quatro anos. Com relação aos princípios básicos do PPA, analise as sentenças a seguir:
I- O PPA deverá apresentar com clareza os objetivos e as prioridades do ente público, de forma transparente e integrada à Lei de Diretrizes Orçamentárias e à Lei Orçamentária Anual.
II- Um dos grandes recursos do PPA é a participação na sociedade nas decisões que envolvem as políticas públicas, distribuídos em áreas de alocação e criando parcerias entre entes da Federação.
III- Cabe ao PPA demonstrar os gerentes de cada programa, informar a previsão de gastos e forma de execução, focado no princípio da economicidade dos recursos públicos.
IV- A Constituição Federal de 1988 elencou os critérios a serem adotados na construção do PPA, consolidando as informações entre os entes federativos, garantindo a execução
das ações. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A Constituição Federal de 1988 apresenta uma sequência hierárquica no que tange aos processos que envolvem o plano orçamentário brasileiro, devendo ser acompanhados por todos os entes federativos. Com base nessa afirmação, sobre o planejamento orçamentário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal peça orçamentária será a LOA, pois ela trará as previsões de metas fiscais para os próximos quatro anos, com base no que foi executado nos três anos anteriores.
(    ) O PPA é o primeiro passo para o planejamento orçamentário, é realizado a cada quatro anos, e trará os objetivos e metas para as despesas de capital, bem como sua manutenção.
(    ) Cabe à LDO estimar as receitas e fixar as despesas para o próximo exercício financeiro, de acordo com o previsto na LDO e PPA.
(    ) A LDO e a LOA darão sequência naquilo que foi planejado no PPA, devendo ser compatíveis entre si, no que tange à receita e à despesa pública.
   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Os planos de governo, mais precisamente, são os planos de um determinado período administrativo. Um plano é responsabilidade da administração que se inicia e o seguinte será concebido pela equipe de um gestor ainda desconhecido. Ao longo de décadas, administrações de partidos políticos diferentes se alternam no governo, em que até mesmo pessoas de um mesmo partido ou que partilham de filosofia semelhantes, costumam ter diferenças de visão quanto a prioridades administrativas e ênfases em diferentes ações políticas, sociais e econômicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Um planejamento nem sempre antecede sua execução e, formalmente, o planejamento governamental é uma atividade bastante antiga no cenário brasileiro.
II- O planejamento governamental segue obrigatoriamente os ditames prescritos na esfera do Direito Empresarial, com o intuito de atingir os resultados apontados pela sociedade.
III- Trata-se de uma ferramenta administrativa, inserida no ambiente econômico e social que lhe impõe limitações, uma delas é da administração pública não poder se beneficiar desse instrumento.
IV- Atualmente, planejamento governamental, propriamente dito, está ligado à receita e às despesas do governo. A definição das prioridades, de ajustamento das leis e de políticas públicas torna o planejamento uma atividade bastante dinâmica e múltipla.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) introduziu e acompanhou a execução de uma reforma administrativa no âmbito da Administração Pública Federal. Sobre o DASP, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos propósitos associados ao DASP era de unificar as ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em um único ente chamado governamental.
II- Através da reforma administrativa, O DASP foi a primeira experiência concreta de sistematização das atividades que envolvem a gestão pública.
III- A ideia de reforma administrativa que originou o DASP foi implementada na época do regime conhecido como Estado Novo, estabelecido na Constituição Federal de 1937.
IV- Ao DASP compete a implementação de políticas públicas que visam a ampliar as ações do Estado, para que uma maior parcela da população possa ter acesso aos serviços públicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Os primeiros registros de planejamento governamental no Brasil nos remetem à década de 30, e desde então tivemos diversos planos de governo instituídos no país e, com isso, avançou-se em alguns aspectos o tratamento da gestão pública. Perante esta premissa, no que diz respeito à história recente do planejamento governamental brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A partir de 2001, com a edição da Lei de Responsabilidade, percebemos a importância do planejamento governamental, pois limitaram-se os gastos com pessoal.
	 b)
	O planejamento governamental começou a apresentar mudanças concretas a partir da década de 90, com uma visão mais descentralizada e com maior participação popular.
	 c)
	O fato recente, que culminou no planejamento governamental mais ativo, foi a distribuição desenfreada de recursos públicos por parte dos parlamentares sem nenhum tipo de controle.
	 d)
	O Decreto-Lei 200 de 1967 trouxe uma nova perspectiva no campo regulatório governamental, seguindo os princípios da legalidade como foco principal na gestão governamental.
	10.
	A implementação é a etapa do ciclo de políticas públicas que se refere à execução de trabalhos que permitam ações com o intuito de obter metas definidas no processo de instalação de determinada política pública. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Etapa complexa, com bases de implementação política e administrativa.
(    ) Implementação é a fase em que as normas são convertidas em ações.
(    ) É neste momento que o planejado passa a ser apenas mera rotina no processo.
(    ) Para que a implementação ocorra, muitas vezes é necessária a intervenção dos atores políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando