Buscar

Fundamentos de Fototerapia e LED e Laser ablativo e não ablativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Fototerapia e LED
A utilização da luz, com efeitos terapêuticos, já existe desde os primórdios da civilização. Por exemplo, no ano 1400 A.C., existem registos de que os hindus associavam os banhos de Sol com plantas medicinais para tratar o vitiligo. Contudo, foi a partir de 1903, quando Niels Finsen recebeu o Prêmio Nobel pela utilização da radiação U.V. para o tratamento do lúpus vulgar que a fototerapia começou de fato, a ser estudada e aplicada no tratamento de várias dermatoses. Atualmente, com a evolução da Medicina e da Tecnologia, verifica-se o crescimento do uso do LED e do LASER de baixa potência em tratamentos estéticos.
Uso de LED e LASER de baixa potência na estética
Ledterapia e Laserterapia é um tratamento estético de última geração através de luzes terapêuticas.
Esta terapia promove fotoestimulação através de feixes de luz combinados e programados, atingindo as camadas mais profundas da pele, transportando energia para as células através de irradiação eletromagnética. A fototerapia Led/Laser, é um equipamento seguro para tratar de forma terapêutica e eficiente diversas disfunções estética, pois realiza o que chamamos de fotobiomodulação, ou seja, ele é capaz de normalizar as funções bioquímicas, bioelétricas e bioenergéticas das células,  em nível  mitocondrial aumentando o metabolismo celular, promovendo diversos benefícios, sem agredir o tecido tratado, permitindo assim um resultado gradativo, seguro e indolor, não oferece restrições ao tipo de pele. Após seu uso podem ser associados outras técnicas de tratamentos estético.
O que é LED e LASER?
A luz pode ser descrita como uma emissão eletromagnética. Essas emissões são, comumente, conhecidas como radiações ou ondas eletromagnéticas, e podem ser classificadas de acordo com o seu comprimento de onda.
A Fototerapia é um processo que modifica a atividade celular usando uma fonte de luz não agressiva. O uso do LASER e do LED são, neste momento, duas das formas de tratamento mais eficazes na estética.
A Fototerapia combinada com outros tratamentos, torna-se ainda mais eficaz.
A palavra LASER vem da sigla inglesa “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada da radiação. Em outras palavras, o laser é uma radiação eletromagnética não ionizante e pode ser visível ou invisível.
Dependendo dos efeitos pretendidos, o laser pode ser de alta ou baixa potência.
LED é o acrônimo de “Light Emiting Diode” (diodo emissor de luz). Ao contrário do laser, o LED não é monocromático, e os seus comprimentos de onda são mais baixos que no laser. Neste caso, a luz é emitida através de uma fonte elétrica, denominando-se eletroluminescência.
Nos programas de Fototerapia, utiliza-se o LED azul e âmbar, cujos comprimentos de onda são, respetivamente, 470nm e 590nm; e o LASER vermelho (660nm) e infravermelho (808nm). Ambos encontram-se na faixa de espectro eletromagnética conhecida como safe-band, ou seja, não apresenta riscos de alteração genética para a pessoa submetida a esta radiação. Além disso, as técnicas utilizadas não são invasivas, isto é, não provocam danos, e podem ser utilizadas em todos os tipos de pele.
Os tratamentos estéticos por fototerapia utilizam três cores de LEDS, e dois tipos de LASER, cada uma traz diversos benefícios à pele.
→ O Led Azul é excelente para tratamentos de peles acneicas, diminuindo o processo inflamatório e infeccioso, pois possui propriedades bactericidas, fungicida, oxigenantes e cicatrizante. Reduz as manchas da pele através da degradação da melanina nas camadas da epiderme.
→ O Led Âmbar desenvolve a viscoelasticidade da pele, tem propriedades drenantes, desintoxicantes, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas, estimulando a presença de água no manto hidro lipídico e tem efeito calmante nos casos de vermelhidão causadas pela rosácea. sendo indicada para peles sensíveis e flacidez de pele. Atua reduzindo a formação de melanina, pois diminui a produção de tirosina, que está relacionada na formação de melanina pelos melanócitos.
→ O Led Verde inibe a produção de melanina e pigmentação, clareando as machas.
→ O Laser vermelho e infravermelho com ação regeneradora, anti-inflamatório que atua na recuperação instantânea da pele, tem ação bioestimulante ativa as células, deixando a pele mais favorável à recepção de ativos. Induz a produção de colágeno, elastina, atua na derme ativando os fibroblastos, reduzindo as rugas e linhas de expressão.
Indicações 
 Fototerapia é indicada em:
Acne em qualquer grau;
Hidratação dos tecidos faciais;
Manchas provocadas por radiação solar, gravidez e contracepção;
Marcas de expressão;
Iluminação Facial (efeito Cinderela);
Alopecia (tratamentos capilares);
Gordura localizada;
Micropigmentação;
Terapia anti-aging;
Revitalização cutânea;
Clareamento periocular (olheiras);
Estrias;
Pré e pós-operatório.
Contraindicações
Como qualquer procedimento estético, esta terapia também tem contraindicações.
Grávidas e mães no período de amamentação;
Pessoas com câncer de pele na região irradiada;
Portadores de glaucoma e cataratas.
Como tal, dependendo do resultado pretendido, e da fonte de luz utilizada (LED e/ou laser), poderá obter uma pele mais hidratada; aumentar a sua elasticidade cutânea; obter mais brilho; reduzir a inflamação; aumentar a produção do colágeno, e, consequentemente, rejuvenescer a sua pele; melhorar a circulação e eliminar as toxinas de forma mais eficaz; e reduzir dor e edemas (inchaço).
Em suma, com a utilização do LED e do laser, em conjunto ou isoladamente, na Fototerapia, tem a oportunidade de tratar diversas alterações cutâneas de forma indolor, não invasiva e com resultados rápidos.
Fundamentos de Lasers Fracionados não-ablativos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando