Buscar

Lista Metalografia - P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bruno Conti Duarte Barcelos
Metalografia
Professora Polyana
Lista P1
1- Microscopia: análise feita em um microscópio com aumentos de 50x, 100x, 200x, 500x, 1000x, 1500x e 2500x. Este microscópio é específico (microscópiometalográfico) e possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies planas e polidas. Em geral possuem sistema de fotografia integrado.
Macroscopia: análise feita a olho nu, lupa ou utilização de microscópios estéreos (favorecem a profundidade de foco), com aumentos de 5x a 64x. Com estas análises é possível determinar diversas características do metal, como causas de fraturas, desgaste prematuro e etc.
2- Corte: usa-se o método a frio (serra) para o corte primário, e depois o “cut-off” para um cortemais preciso, com disco abrasivo e farta refrigeração.
Lixamento: usa-se “lixas d’água” fixadas em discos rotativos. Inicia-se com a lixa de granulometria 220 (ou 180), seguida por 320, 400 e 600, podendo chegar a 1000/1200. Feito sob refrigeração a água.
Polimento: feito com panos especiais colados a pratos giratórios, onde se deposita pequena quantidade de abrasivo. Os mais comuns são a alumina e a pasta de diamante. A amostra é refrigerada a álcool ou agentes refrigerantes específicos.
Ataque Químico: em geral é feito pela imersão da amostra em um reagente por cerca de 20segundos, revelando sua microestrutura. O mais utilizado é o NITAL (ácido nítrico + álcool). Existem reagentes específicos para cada liga metálica.
3- Transversal: é preferido quando se quer verificar a natureza do material, a sua homogeneidade, caracterizar a forma e a intensidade de segregação, avaliar poros, trincas e bolhas, verificar a profundidade da têmpera, e etc.
Longitudinal: é preferido quando se quer verificar se uma peça é fundida, forjada ou laminada, se foi estampada ou torneada, se foi obtida por usinagem ou conformação, avaliar soldas, a extensão de tratamentos térmicos superficiais, e etc.
4- Ataque por imersão: a superfície polida é mergulhada em uma cuba contendo o reagente (mais comum).
Ataque por aplicação: uma camada de reativo pe aplicada sobre a peça com o auxílio de um pincel ou chumaço de algodão.
Impressão direta de Baumann: uma folha de papel fotográfico umedecida com um reagente é aplicada sobre a superfície da peça, obtendo-se sobre ela um decalque.
5- São a interseção linear média () e o tamanho do grão ASTM, dado por um número G calculado.
6-