Buscar

Notas sobre imaginologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Notas sobre imaginologia :
Como é produzida uma radiografia: O raio X tem origem de uma fonte, onde passa atrás de uma porção do corpo até um detector que grava raios em forma de imagem.
O que são raios X : Radiação eletromagnética capaz de ionizar a matéria devido ao seu alto conteúdo de energia, no tecido a ionização pode causar danos ao DNA e as células, mas também pode penetrar no corpo e permitir a visualização não invasiva da anatomia.
De onde vem os Raios X: Vem da transição de um átomo e um elétron de uma orbita externa para uma interna, essa transição só ocorrera se o átomo apresentar uma vaga em uma camada orbitaria mais interna e estiver desse modo de estão instável ou excitado.
 Radiação Emitida: Pode ser visível, ultravioleta, ou em porção de raio x de espectro eletromagnético.
PARÂMETROS FUNDAMENTAIS EM GERADOR DE RAIOS X:
-VOLTAGEM ATRAVÉS DO TUBO = kV
-FLUXO DE CORRENTE =mA
-TEMPO DE EXPOSIÇÃO=ms
-CORRENTA+TEMPO DE EXPOSIÇÃO= mAs
Qual o segundo mecanismo que o Raio X pode ser produzido: Radiação partida, onde se um feixe de elétrons for acelerado contra um alvo de metal e chocar contra ele, uma chuva de radiação sera pproduxida nesta interação se os elétrons que compõem o feixe forem acelerados com voltagens suficiente a radiação produzida vai estar na porção do raio x dentro do espectro eletromagnético.
Produção de Raio X no Diagnostico Radiológico: Por meio de um tudo de vácuo contendo um filamento de tungstênio com corrente elétrica e alta voltagem elétrica e alta voltagem entre o catodo e o ânodo, a alta voltagem faz com que os elétrons sejam atraídos e acelerados na direção do ânodo, quando estes elétrons atingem o anodo a bremsstrahlung e os raios x característicos são produzidos. 
Componentes necessários para completar um sistema Radiográfico: Gerador de alta voltagem que fornece energia necessária para o tubo de raio x, onde um colimador é colocado na saída o tubo para limitar a extensão do campo de raio X, um controlador eletrônico é usado para manter a exposição precisa dos raios e por tempo limitado. Circuitos são utilizados para automaticamente terminar a exposição após certa quantidade de radiação 
SE AUMENTARMOS O kV AUMENTA A ENERGIA MÁXIMA PRODUZIDA, AUMENTANDO A PENETRAÇÃO RADIOGRÁFICA E A EXPOSIÇÃO (FILME MAIS ESCURO), CAI O CONTRASTE. SE mAs É AUMENTADA HÁ AUMENTO N EXPOSIÇÃO DO FILME (MAIOR PRODUÇÃO DE RAIOS X) QUE O FAZ ESCURECER E A ENERGIA MÁXIMA DOS RAIOS X NÃO É ALTERADA 
O que são receptores de imagem e como é gravada a imagem: É um aparelho detecta e grava imagens de raio x, ele é colocado do lado oposto do tubo em relação ao paciente, sendo que a anatomia do paciente modula a intensidade do campo de raio x á medida que este passa onde as diferenças de absorção e transmissão pelos tecidos resultam em um feixe de saída que varia a intensidade d em duas dimensões onde este campo de raio x alcança o detector que absorve e grava a intensidade de distribuição em duas dimensões.
Que tipo de receptor de imagem são usados em radiologia: - Filme fotográfico acoplado a uma tela intensificadora, elas de estocagem, estrutura de leitura digital.
Como o filme radiográíico e o intensificador trabalham? 
Uma tela intensificadora, ou fluorescente, consiste de uma folha plástica de poliéster recoberta com uma camada de fósforo, que absorve os raios X e emite luz visível (azul ou verde) como resposta. Um chassi radiográfico típico consiste de um par de telas intensi-ficadoras, com uma folha dupla de filmes colocada entre elas. O filme duplo em emulsão é também uma folha de plástico (poliéster) recoberta de ambos os lados com uma emulsão fotossensível de cristais de prata (bromo e iodo) e gelatina. O filme grava a imagem visível emitida pelas telas intensificadoras em resposta à irradiação pêlos raios X. Filmes fotográficos de raio X também são usados para guardar a imagem e como mecanismo de exposição quando em conjunto com uma fonte de luz. Os filmes modernos de raio X podem ser estocados durante anos sem perda de qualidade de imagem.
Por que utilizar duas telas intensificadoras e não uma: São utilizadas duas telas pela eficiência na detecção de raio x do que uma única tela, pois a menor eficiência em uma tela só acompanha uma baixa definição.
 Para quais procedimentos é usado apenas uma tela intensificadora: utilizado para mamografia pois a definição é de grande importância.
O que é um sistema de armazenamento de fosofoto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando