Buscar

Contrato de factoring - resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contrato de factoring/Fomento Mercantil
Caracteriza-se por ser uma atividade econômica mista, atípica e não financeira. 
A faturizadora, que será sempre uma pessoa jurídica, não é uma instituição financeira. Utiliza recursos próprios para fomentar o desenvolvimento de seus clientes. 
Realiza suas atividades por meio de prestação de serviços + compra de créditos. 
Como Funciona: Uma empresa realiza uma venda a prazo para um de seus cliente e emite uma duplicata, sendo portanto o credor originário deste título. Essa duplicata caracteriza-se como um ativo realizável que pode ser negociado. Dessa forma, o empresário transfere (realiza a venda) deste título para a Faturizadora, que lhe antecipará o crédito (pagará) imediatamente o preço estipulado e posteriormente ficará encarregada de realizar a cobrança, pois passará a ser a nova credora da duplicata. 
Não há direito de regresso da Faturizadora para com a empresa Faturizada.
A Faturizadora assume os riscos do negócio e fica encarregada de realizar a cobrança dos títulos. 
O termo “fator” significa o percentual (taxa) cobrada pela Faturizadora sobre o valor do título decorrente da antecipação da quantia equivalente. 
Ad valorem é o percentual de lucro da factoring.
Há a possibilidade de a Faturizadora (Factoring) manter um de seus funcionários dentro da empresa Faturizada prestando serviços de controle de cobranças a receber e a pagar, e em alguns casos cuidando de toda a contabilidade. Tal prática denomina-se Trustee.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando