Buscar

INT.... A QUESTÃO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: ANTROPOLOGIA CULTURAL   
	Aluno(a): JEISSIANE CARVALHO DA COSTA
	201902067835
	Acertos: 9,0 de 10,0
	13/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201902279972)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Dentre as características da Antropologia Biológica, é correto destacar:
		
	
	estuda a diversidade cultural humana.
	
	estuda a origem, evolução, variações e constituição física do homem.
	
	estuda a produção cultural, agrupamentos e relações biológicas.
	
	estuda a produção cultural, agrupamentos e relações sociais.
	
	estuda as adaptações sócio-culturais dos grupos humanos diante da natureza.
	Respondido em 13/09/2019 20:16:46
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201902268604)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A antropologia sócio-cultural também é denominada de Antropologia Social, Antropologia Cultural ou Etnologia.A Antropologia sócio-cultural estuda as adaptações sócio-culturais dos grupos humanos, tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontraram no decorrer de sua história. Em outras palavras, a antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporâneas ou extintas. Podemos dizer que o objetivo principal da Antropologia Sócio-Cultural é? 
		
	
	Desenvolver um conhecimento baseado nas características físico-biológicas. 
	
	Observar a aplicação da antropologia biológica no âmbito legal.
	
	Compreender o homem enquanto ser cultural e social. 
	
	Estudar somente os vestígios escritos de sociedades extintas 
	
	Estudar os ossos, com base da nutrição humana e nas variações biológicas.
	Respondido em 13/09/2019 19:50:17
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201902279975)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a diferença entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, é correto afirmar que:
		
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que não podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	Respondido em 13/09/2019 19:59:15
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201902784028)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A sociedade moderna se caracteriza por ser uma sociedade científica. Isso significa dizer que ela está estruturada a partir do conhecimento racional científico. Assim, o modo de vida moderno espelha as descobertas e orientações das Ciências em suas duas grandes áreas: as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples e os resultados em geral têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	Respondido em 13/09/2019 20:22:32
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201902641465)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Leia o fragmento do texto a seguir. Natureza e Cultura - Diferenças entre o homem e o animal de Marco Maluf O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história. O homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é responsável por eles. Os animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc., que são a grande produção da humanidade. A filosofia é também um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental. Fonte: Disponível em: http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html . De acordo com o texto percebe-se o que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base no texto, podemos entender que a diversidade cultural.
		
	
	atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o desenvolvimento da sociedade ao torná-la múltipla.
	
	altera os valores das sociedades provocando diversos conflitos entre os indivíduos, afastando-os, assim, da natureza humana.
	
	contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e valores que representam os indivíduos mais intimamente. 
	
	constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com sua multiplicidade de signos e valores, dificultando a relação entre os indivíduos.
	
	busca distinguir cada individuo, aproximando-os do estado de natureza onde inexistia uma sociedade organizada.
	Respondido em 13/09/2019 20:44:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201902681143)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Roberto DaMatta, as categorias social e cultural são categorias de análise distintas e precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Pela perspectiva adotada - a distinção entre a realidade social e a realidade cultural - pode-se dizer que:
		
	
	a cultura é algo inato, instintivo a todo ser vivo.
	
	o antropólogo social tem o sistema cultural e, espera-se chegar aos seus padrões e regras sociais.
	
	o arqueólogo tem a sociedade e não pode chegar à cultura.
	
	o arqueólogo tem a cultura e, por meio do seu estudo detalhado, espera chegar à sociedade.
	
	O ¿conteúdo¿ dos papéis sociais que variam enormemente de grupo para grupo, de sociedade para sociedade, é dado pela sociedade e não pela cultura.
	Respondido em 13/09/2019 20:04:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201902305568)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para conhecermos a diversas escolas e contextualizá-las é necessário que saibamos dar os primeiros passos em direção a entender o que postulam como conceitos. De quer maneira devemos proceder? 
		
	
	Entendendo que o ponto fundamental de referência é a humanidade, no sentido ideal e absoluto, próximo à maneira filosófica, não o grupo
	
	Compreendendo
que as pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes em função de transmissão genética ou do ambiente 
	
	Evidenciando de que há uma só forma de capturar a cultura baseando-se no paradigma dominante do Evolucionismo Social do século XIX 
	
	Identificando as características, o período de surgimento e os paradigmas das principais escolas do pensamento antropológico
	
	Pensando a interconexão e a interpenetração entre regiões, estados nacionais e comunidades locais perante a hegemonia do capital e do mercado
	Respondido em 13/09/2019 20:06:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201902700247)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com a teoria evolucionista da humanidade, a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo. Seguindo a tendência de alguns etnólogos, que tinham como base no séc. XIX a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, Lewis Morgan determinou que as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade:
		
	
	o Paganismo, o Misticismo e o Cristianismo
	
	a Antiguidade, a Medievalidade e a Modernidade
	
	a Selvageria, a Barbárie e a Civilização
	
	o Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo
	
	os povos bárbaros, os povos indígenas e os povos europeus
	Respondido em 13/09/2019 20:07:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201902790497)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O modelo utilizado pelos antropólogos que crêem ser as diferenças observadas entre as sociedades contemporâneas apenas fruto de defasagens temporais, conseqüência dos ritmos diversos de evolução, o fazem serem chamados de: 
		
	
	evolucionistas 
	
	estruturalistas 
	
	empiristas 
	
	pós-modernos 
	
	materialistas
	Respondido em 13/09/2019 20:09:09
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201902203244)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	20) (adaptada Técnico em Assuntos Culturais ¿ IBRAM 2010). Roberto DaMatta, em seu livro ¿Relativizando¿ (2000), localiza a raiz das diferenças entre ciências naturais e sociais no fato de que, enquanto na primeira a natureza não reage diretamente ao estímulo do pesquisador, na segunda esta interação é evidente. Para o antropólogo, a existência humana é uma experiência que tem lugar em distintas sociedades, nas quais os homens acentuam suas distinções, em complexos processos que envolvem reações aos estímulos da natureza, combinando adaptação e transformação do meio ambiente. Tais processos são presididos pela cultura, que seria o que distingue as sociedades humanas de outras existentes no reino animal. A cultura, nos termos do autor, seria:
		
	
	Uma tradição obsoleta, conscientemente elaborada, permitindo coletivizar, igualar uma dada comunidade em relação a outras. 
	
	Uma tradição viva, conscientemente elaborada, que passa de geração em geração, permitindo individualizar ou singularizar uma dada comunidade em relação a outras. 
	
	Um complexo emaranhado de práticas, símbolos e linguagens, que classificam e estratificam todas as dimensões da sociedade humana. 
	
	Uma teia de significados, abstratos ou concretos, que é tecida pelo próprio homem, em interação com os demais. 
	
	Um conhecimento concreto sobre um todo social, que passa de geração em geração, e que serve, unicamente, para distinguir o membro de um grupo, em relação a outros grupos. 
	Respondido em 13/09/2019 20:39:23
	
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Atílio Borón, sociólogo argentino, citado por Iamamoto na Obra Serviço Social na Contemporaneidade, sustenta serem as políticas públicas neoliberais presididas por uma dupla articulação. Por um lado tem-se a exaltação e a santificação do mercado e da iniciativa privada e por outro lado tem-se:
 
	
	
	
	A Financeirização da Economia
	
	
	O crescimento exponencial da economia mundial
	
	
	A satanização do Estado
	
	
	O elevado acúmulo de riquezas
	
	
	O avivamento do Estado provedor
	
Explicação: 
 Iamamoto cita este autor na sua obra na pág. 35.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre o trabalho do assistente social, a única alternativa que NÃO está correta é:
	
	
	
	A questão da dependência química e do álcool permeia praticamente todas as ações no contexto da assistência social, cabe ao profissional de serviço social esclarecer o objetivo do trabalho somente se for solicitado pelo usuário. 
	
	
	A inserção do assistente social na esfera do trabalho é parte de um conjunto de especialidades que são acionadas conjuntamente para a realização dos fins das instituições empregadoras.
	
	
	O profissional de serviço social efetiva sua intervenção partindo de expressões concretas das relações sociais no cotidiano da vida dos indivíduos e grupos. 
	
	
	O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, trabalha numa equipe interdisciplinar, buscando promover a inclusão social dos usuários de drogas, uma abordagem de atenção integral que estimule a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, disponibilizando informação e orientação, acolhimento e apoio.
	
	
	No trabalho interdisciplinar, o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado que forma uma grande equipe de trabalho. 
	
	
	 
		
	
		3.
		São expressões da questão social:
	
	
	
	Pobreza e desemprego.
	
	
	Bullyng e miséria.
	
	
	Depressão e violência.
	
	
	Filantropia e falta de acesso à saúde pública. 
	
	
	Bullyng e vulnerabilidade social.
	
Explicação: São consideradas expressões da questão social a pobreza e o desemprego. Estas expressões são consequências da exploração do trabalhador e da apropriação da riqueza socialmente produzida. Depressão e bullyng são questões de outras ordens, apesar de estarem ligadas intrinsecamente ao social. A filantropia não é uma expressão da questão social. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em termos históricos-conceituais, a expressão ¿questão social¿ foi utilizada para:
	
	
	
	Imprimir um processo de desigualdade social inerente a emergência e constituição da sociedade burguesa
	
	
	Explicar a influencia dos partidos políticos na década de 1970
	
	
	Equilibrar a relação capital trabalho
	
	
	Nominar movimentos reformistas no interior do serviço social
	
	
	Designar o processo desigual posto pelo operariado desordeiro
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Assistente Social conforme disposto no Seu Código de Ética e regulamentado pela Lei de regulamentação da Profissão possui autonomia:
	
	
	
	téorico ¿ prática
	
	
	técnico - liberal
	
	
	ético ¿ política
	
	
	ético-moral
	
	
	teórico- moral
 
 
	
Explicação: 
O assistente social tem autonomia teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para atuar na sua prática profissional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Serviço Social é considerado uma profissão:
Somente assalariada
	
	
	facultativa
	
	
	Somente privada
	
	
	Liberal
	
	
	Pública
 
 
	
Explicação: 
O Serviço Social é considerado uma profissão liberal, regulamentada por Leis e Legislações específicas. O caráter Liberal do assistente social se desde 1940.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram como consequências para essa categoria de profissional:
	
	
	
	Obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes 
	
	
	Oportunidades diferenciadas de inserção no mercado, sempre com possibilidades concretas de maior incremento salarial. 
	
	
	Novas possibilidades de trabalho, pois poderão ocupar espaços antes destinados a profissionais com formação técnica diversa. 
	
	
	Maior liberdade para o profissional que souber se situar e vencer a concorrência. 
	
	
	retração dos postos de trabalho, com melhoria salarial. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na atual conjuntura de precarização e subalternização do trabalho à ordem do mercado e de mudanças nas bases da ação social do Estado, as manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional dos assistentes sociais, assumem novas configurações e expressões, entre as quais destacamos a insegurança e vulnerabilidade do trabalho e a penalização dos trabalhadores, o desemprego, o achatamento salarial, o aumento da exploração do trabalho feminino, a desregulamentação geral dos mercados e outras tantas questões com as quais os assistentes sociais convivem cotidianamente.¿ Conforme contexto, a denominação das manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional do assistente social, é a
	
	
	
	todas incorretas.
	
	
	questão social.
	
	
	representação político‐social.
	
	
	interlocução social.
	
	
	conjuntura político‐econômica.
	
Explicação: 
A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política.
	
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Na década de 90 no Brasil uma forma de organização se manifestou de forma mais evidente, trazendo muitas transformações políticas, econômicas e sociais, esse movimento fez o Estado a privatizar empresas públicas e autarquias. O que se manifestou no Brasil foi:
	
	
	
	A Estatização
	
	
	A globalização
	
	
	O neoliberalismo
	
	
	A reestruturação Produtiva
	
	
	O Socialismo
	
Explicação: 
Foi o Neoliberalismo que se implantou no Brasil, após a ocorrência do Consenso de Washington nos EUA onde foram traçados planos e metas para os países da América Latina incorporarem essa nova forma de organização da economia, aproximando-se mais da economia mundial que já caminhava a passos largos nesta mesma direção a mais de uma década.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No padrão intervencionista do Estado Brasileiro, se atribui à política social a função de atenuar as sequelas do capitalismo monopolista marcado pela forte ______________ de renda e super exploração do trabalho. 
	
	
	
	Refilantropização.
	
	
	Avaliação.
	
	
	Totalização.
	
	
	Atribuição.
	
	
	Concentração.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A geração de emprego é um dos grandes desafios da era globalizada. Ao mesmo tempo em que os mercados exigem profissionais qualificados e criativos, o emprego formal vai cedendo lugar à prestação de serviços sem vínculo empregatício. Uma outra face do problema é o aumento do:
	
	
	
	Trabalho artesanal.
	
	
	Trabalho precário.
	
	
	Trabalho manufaturado.
	
	
	Trabalho industrial. 
	
	
	Trabalho mecânico.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São características do neoliberalismo e experimentados por Margareth Tatcher na Inglaterra, exceto:
	
	
	
	Privatizações
	
	
	Abertura comercial
	
	
	Desregulamentação da economia
	
	
	Austeridade Fiscal 
	
	
	Consenso de Washington
	
Explicação: 
O Consenso de Washington foi um encontro realizado com o propósito de difundir o pensamento neoliberal pela América Latina.   Margareth Tatcher foi Primeira ministra no Reino Unido de 1979 a 1990. O Consenso de Washington ocorreu em 1989 como forma de recomendação aos Países da América Latina.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o trecho da música: Cidadão cantada por Zé Ramalho:
 
Tá vendo aquele colégio moço? / Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento / Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar / Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente / Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão / Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar (...)
Na concepção de Marx, o trabalhador é estranho ao produto de sua atividade, que pertence a outro. O trabalho ao invés de libertar o homem, o escraviza; ao invés de humaniza-lo, o coisifica. Esse enunciado faz referencia ao conceito de:
 
	
	
	
	Exploração
	
	
	Materialismo dialético
	
	
	Mais-valia
	
	
	Relações de Produção
	
	
	Alienação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas, ficou conhecido na contemporaneidade como neoliberalismo. Marque a alternativa que melhor define neoliberalismo: 
	
	
	
	Ideologia que defende a participação dos senhores feudais na gestão do Estado
	
	
	Teoria econômica que defende a ausência de regras para o mercado
	
	
	Corrente de pensamento que preconiza a presença do Estado em todos os segmentos de mercado
	
	
	Conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia
	
	
	Gestão compartilhada da economia, entre o Estado e o mercado
	
Explicação: Conceito científico utilizado por diversos autores.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O fenômeno da Espoliação Urbana se torna mais evidente devido a alguns fatores, exceto:
	
	
	
	Aumento da Exclusão Social
	
	
	Disseminação do tráfico de drogas
	
	
	desrespeito aos direitos de cidadania 
	
	
	Aumento da violência Urbana
	
	
	Subtração dos índices de criminalidade
	
Explicação: 
Os índices de criminalidade aumentam dentro do fenômeno da Espoliação Urbana. Todos os efeitos da Espoliação urbana causam o aumento progressivo da segregação urbana, tanto a espacial, quanto a social.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os movimentos sociais nos anos 1980 foram essenciais para que na Constituição Federal de 1988 os direitos socais fossem reconhecidos. No entanto, na década seguinte deu-se início a implantação do modelo neoliberal que promoveu: 
	
	
	
	A transferência de responsabilidade pela formulação das política sociais
para a sociedade civil, sem prejuízo aos direitos conquistados.
	
	
	A configuração de um Estado mínimo para o social e máximo para o capital. 
	
	
	A modernização das políticas sociais, que não poderiam ficar na mão do Estado devido a sua ineficiência. 
	
	
	A organização de um sistema mais justo, voltado para o atendimento dos mais necessitados. 
	
	
	A construção de diversos serviços visando garantir a efetivação das políticas previstas na Constituição. 
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Acerca da proteção social especial de média complexidade, marque corretamente: São serviços que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos _____________ e _____________ não foram rompidos. 
	
	
	
	Familiares / comunitários
	
	
	Socioambientais / individuais
	
	
	Educacionais / familiares
	
	
	Culturais / pessoais
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2016. De acordo com Cardoso (2016), nos anos 1990 tem início um processo de ¿redefinição¿ do vínculo do Serviço Social às lutas das classes subalternas, que se expressa:
	
	
	
	na consolidação da vertente de intenção de ruptura, materializada no projeto ético-político;
	
	
	no estudo da realidade vivida por seus usuários para adaptá-la às políticas governamentais.
	
	
	no compromisso profissional em garantir políticas sociais para os usuários dos serviços socioassistenciais;
	
	
	na utilização dos instrumentos e técnicas profissionais para viabilizar os interesses institucionais;
	
	
	no redirecionamento do horizonte da emancipação humana para o horizonte de subalternidade;
	
Explicação: 
o Serviço Social surge, enquanto profissão, a partir de uma necessidade social, por isso, no contexto do modo de produção capitalista, é circunscrito na divisão social e técnica do trabalho (IAMAMOTO, 2008)
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Estatuto do Idoso, em seu Art. 3.º  assegura ser obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder _________________ assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
	
	
	
	Privado
	
	
	Público
	
	
	Ministerial
	
	
	Central
	
	
	Discricionário
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a assistência social  deve envolver um conjunto articulado de serviços do âmbito da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, ofertados pelo Suas, para a garantia de seguranças fundamentais no enfrentamento de situações de __________________ e de risco, por fragilização de vínculos e ameaça ou violação de direitos.
	
	
	
	vulnerabilidade
	
	
	categorização
	
	
	territorialidade
	
	
	adaptabilidade
	
	
	potencialidade
	
Explicação: 
.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A proteção básica tem por objetivo:
	
	
	
	Prevenir situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 
	
	
	Reduzir as políticas públicas sociais nos municípios, liberando verba para as ações nacionais.
	
	
	Diminuir o índice de pobreza no país. 
	
	
	Avançar os níveis educacionais e de saúde da população em vulnerabilidade social. 
	
	
	Reverter as situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições de bens básicos e que venham gerar melhoria da qualidade de vida. 
	
Explicação: 
Proteção social básica
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa correta que apresenta a política pública que possui como eixo o combate a pobreza. 
	
	
	
	A política de previdência social,
	
	
	A política de habitação;
	
	
	A política de saúde;
	
	
	A política de assistência social;
	
	
	A política de educação;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		 Fundação Carlos Chagas (FCC).2018. Sobre Políticas Públicas é correto afirmar:
	
	
	
	Como Política contributiva, a Assistência Social visa reparar e superar as desigualdades sociais.
	
	
	A avaliação dos resultados de uma política pública depende de sua completa implementação pelas esferas federal, estadual e municipal.
	
	
	A questão social precisa ter visibilidade e entrar na agenda política para demandar a criação e implementação da política pública.
	
	
	Em sua concepção teórica, a política pública tem um ciclo que envolve sua criação, implementação, avaliação e não extinção.
	
	
	As Políticas de Saúde e de Assistência Social divergem quanto aos princípios e diretrizes em função de suas especificidades.
	
Explicação: 
o Serviço Social surge, enquanto profissão, a partir de uma necessidade social, por isso, no contexto do modo de produção capitalista, é circunscrito na divisão social e técnica do trabalho (IAMAMOTO, 2008)
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa abaixo que melhor conceitua Proteção Social Especial, com base no conteúdo das aulas.
	
	
	
	Atendimento físico destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
	
	
	Atendimento econômico destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
	
	
	Atendimento assistencial destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
	
	
	Atendimento alimentar destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
	
	
	Atendimento psicológico destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado
e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		No Brasil, devido às condições socio-políticas desfavoráveis, num contexto de ditadura militar, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, notadamente inspirado no pensamento crítico-dialético marxista, somente se mostrará possível quando as condições sócio-políticas vão se mostrar favoráveis ao desenvolvimento de um novo projeto para o Serviço Social, no período: 
	
	
	
	da década de 90 para os anos 2010
	
	
	final da década de 70 para os anos 80
	
	
	final da década de 40 para os anos 50 
	
	
	final da década de 30 para os anos 40
	
	
	final da década de 60 para os anos 70
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O assistente social tem que buscar todo o tempo capacitação de modo estar apto a lidar com as contradições do mercado de trabalho e da própria sociedade capitalista. Dentre os novos requisitos de qualificação do assistente social podemos afirmar que abaixo estão elencados alguns, exceto:
	
	
	
	O assistente social está apto para atuar em programas de qualidade total
	
	
	O assistente social está capacitado para planejar e criar planos, programas e projetos
	
	
	O assistente social deve por força do seu código de ética atuar em estudos sobre áreas específicas de outros campos de saber que envolvam o quotidiano de outras profissões, mesmo que estas vão de encontro aos princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais.
	
	
	O assistente social tem aptidão para desenvolver estudos sociais e relatórios sociais.
	
	
	O Profissional deve buscar atuar na realização de pesquisas em diversos campos da área social, cultural, política e económica que influenciem diretamente seu campo de saber.
	
Explicação: 
O assistente social deve atuar nos estudos e aprofundamento do seu campo de saber e do quotidiano da sua profissão e pode articular-se com movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios do Código de Ética e com a luta geral dos trabalhadores.  Disposição dos Princípios do Código de Ética da Profissão.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Serviço Social teve suas origens no Brasil baseados em trabalhos desenvolvidos pelas Santas Casas de Misericórdia. No decorrer dos tempos e considerando o seu empoderamento na sociedade podemos afirmar que o Serviço social se desenvolveu enquanto profissão inserida na divisão técnica do trabalho na contemporaneidade baseado:
	
	
	
	Na Refilantropização
	
	
	No Assistencialismo
	
	
	Na base Técnico- Científica
	
	
	Na Catarse Social
	
	
	 Na base fundamentalista
	
Explicação: 
O Serviço Social se torna profissão ao atribuir uma base técnico-científica às atividades de ajuda e filantropia.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de Carvalho e Iamamoto, (1983,p.77) segundo a qual os autores a definem como manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre: 
	
	
	
	A fábrica e o empresário. 
	
	
	O Socialismo e Capitalismo. 
	
	
	O proletariado e a burguesia. 
	
	
	Trabalho e os meios de produção 
	
	
	Salário e o capítal. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil é correto:
	
	
	
	Surgem através de iniciativas particulares de grupos e frações de classe que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Originam-se na Bahia; 
	
	
	Surgem através de iniciativas do Estado 
	
	
	Surgem na sociedade carioca. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a profissão de Serviço Social é correto afirmar que: 
	
	
	
	E uma profissão atrelada aos lucros e dividendos das empresas; 
	
	
	a análise seminal sobre a profissão de Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais apresenta-se como especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento capitalista industrial e da expansão urbana;
	
	
	É uma profissão política e educativa; 
	
	
	Surgiu no Brasil na época da Constituição de 1988; 
	
	
	Nenhumas das alternativas anteriores.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Fundação Carlos Chagas (FCC). 2018. O Serviço Social, uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho, tem como elemento identificador e significante da atuação profissional a Questão Social que, na atualidade, apresenta a radicalização de suas expressões, marcadas pela financeirização do capital. Essa dinâmica contemporânea traz impactos para a profissão. Desse modo, pode-se definir a Questão Social a partir:
	
	
	
	da emergência da Revolução Francesa em 1789 quando os ideários de igualdade, fraternidade e liberdade ganham força, não apenas na sociedade burguesa, mas também na classe trabalhadora e, nesse sentido, o Serviço Social como profissão passa a gravitar com esses mesmos ideários.
	
	
	de uma repulsa da classe burguesa em naturalizar o pauperismo, considerando que nesse momento se abandona a ideia liberal sobre a pobreza como fruto do insuficiente esforço dos indivíduos no aproveitamento das oportunidades que o mercado lhes oferece.
	
	
	da diminuição dos lucros capitalistas com intervenção profunda do Estado no controle do mercado e, com isso, interrompeu um ciclo de supercapitalização coincidindo com o advento do capitalismo monopolista.
	
	
	das contradições entre capital/trabalho, adensadas no final do século XIX, sobretudo com a industrialização e com o capitalismo monopolista que impactou na dinâmica da ordem econômica e na estrutura social e política.
	
	
	do aprofundamento dos ideários liberais que defendem a intervenção estatal no mercado e nas políticas sociais para favorecer a pacífica convivência entre democracia e igualdade social. Desse modo, a Questão Social representa a capacidade de o Estado controlar totalmente o modelo econômico para produzir igualdade social.
	
Explicação: 
A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão social do trabalho. Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade, 
	
	
	
	a solidariedade
	
	
	o saber/poder. 
	
	
	a intersubjetividade
	
	
	a ideologia
	
	
	a contradição de classes
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O Modelo Japonês de produção que concebia a ideia da flexibilização
do capital buscando uma flexibilização no processo de trabalho bem como gerava uma produção em massa e em série que tinha por consequência uma flexibilidade do mercado de trabalho chama-se:
	
	
	
	Toyotismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Fordismo
	
	
	Taylorismo
	
	
	Leninismo
	
Explicação: 
O Toyotismo, foi um processo, impulsionado pela tecnologia de base microeletrônica, pela informática e pela robótica e passa a requerer novas formas de estruturação dos serviços financeiros, busca inovações comerciais o que gerou aprofundamento das desigualdades sociais e econômicas. Além disso modificou substancialmente as noções de tempo e espaço.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia atentamente o enunciado:
 
(...) No Toyotismo, os trabalhadores deixam de ser profissionais especializados para se transformarem em especialistas multifuncionais, qualificados, dotados de uma maior realização no espaço de trabalho, o que vem a ser a característica dessa nova fase mais apropriada a uma interação entre o capital e o trabalho, e desse modo, superadora das contradições constitutivas da sociedade capitalista (PEDROSO,2006).¿
Podemos considerar que são elementos condicionantes desse padrão de produção:
	
	
	
	A imprevisibilidade e o condicionamento. 
	
	
	A polivalência e a especialização.
	
	
	A Flexibilidade e a polivalência. 
	
	
	A acumulação e o Trabalho em equipe. 
	
	
	As tarefas rotineiras e a agilidade. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Nesse contexto das novas formas de produção e de organização do mercado produtivo, surge um novo tipo de trabalhador, muito mais capacitado e com múltiplas atribuições. A esse novo trabalhador damos o nome de:
	
	
	
	Trabalhador Polivalente
	
	
	Trabalhador Liberal
	
	
	Trabalhador Facultativo
	
	
	Trabalhador Interdisciplinar
	
	
	Trabalhador multidisciplinar
	
Explicação: 
Surge o trabalhador polivalente, aquele que é chamado a exercer várias funções, no mesmo tempo de trabalho e com o mesmo salário, como consequência do enxugamento do quadro de pessoal das empresas que gradativamente foram incorporando as novas tecnologias da informática e da robótica.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Podemos destacar como temáticas sociais articuladas ao processo de acumulação financeira do capital:
 
I-     Responsabilização do indivíduo pela sua sorte.
 
II-    Financeirização das politicas sociais.
 
III-   Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice.
 
IV-  Desafio da inserção no mercado de trabalho.
 
V-   Estabilidade profissional.
 
A quantidade de itens certos é igual a:
 
	
	
	
	1
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	2
	
	
	5
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na década de 90, o que se observa é que se por uma lado a profissão se encontrou mais consolidada, por outro se depara com a necessidade de novos enfrentamentos para mudanças na sociedade, que a cada dia, são provocadas pelo novo modelo de acumulação de capital. O profissional de Serviço Social, assim como outros profissionais, vem se confrontando com as imposições os últimos anos da: 
	
	
	
	Restruturação da intervenção estatal. 
	
	
	Reestruturação da produção. 
	
	
	Reestruturação do mercado consumidor. 
	
	
	Reestruturação da tecnologia. 
	
	
	Reetruturação dos salários. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Complete a lacuna com a alternativa correta: Com a _________________, observa-se uma redução das demandas do serviço social na espera pública, o que se revela na redução do número de vagas nos postos de trabalho, cortes nos recursos orçamentários destinados às políticas sociais; terceirização e trabalho voluntário. 
	
	
	
	Classe trabalhadora;
	
	
	Luta de classe;
	
	
	Sociedade civil;
	
	
	Refilantropização;
	
	
	Política social;
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a Lei Geral da Acumulação Capitalista, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação trabalho de outra. A riqueza socialmente produzida é possuída por uma pequena minoria no processo de trabalho, já que esta minoria trabalha mais. 
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de todas as classes sociais. A riqueza socialmente produzida é usurpada por todos os trabalhadores no processo de trabalho. 
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação de miséria de outra. A riqueza socialmente produzida é usurpada por uma pequena minoria no processo de trabalho. 
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é um processo necessário ao capital. Tem em sua base fundante a busca incessante do lucro em benefício de todas as classes sociais. 
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é distribuição da riqueza de uma classe mais abastada para a outra, que vive do trabalho. 
	
Explicação: A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação de miséria de outra. A riqueza socialmente produzida é usurpada por uma pequena minoria no processo de trabalho. No processo produtivo (D-M-D') cabe ao capitalista, na busca incessante pelo lucro, maximizar a extração da mais-valia, ou trabalho não pago, dos trabalhadores. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Acerca da reestruturação produtiva, observa-se o trabalho precarizado no cenário contemporâneo. Tem-se o predomínio de um padrão de acumulação capitalista, bem como uma mundialização do capital. Esse momento trará em seu bojo alterações profundas na estruturação do mercado de trabalho, reduzindo-se oportunidades de emprego, exigindo-se trabalhadores ___________________ e __________________ e que se disponham a colaborar com a empresa.
	
	
	
	adaptados  e polivalentes
	
	
	progressistas e multifuncionais
	
	
	polivalentes e funcionais
	
	
	polivalentes e multifuncionais
	
	
	estratégicos e empreendedores
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		No contexto histórico da década de 30 surge o serviço social no Brasil sob o signo da aliança com a burguesia. Marque a alternativa que caracteriza tal afirmativa.
	
	
	
	A profissionalização tem relação com as táticas do Estado liberal burguês de democratizar o acesso 
	
	
	A profissionalização tem relação com os eventuais benefícios concedidos aos trabalhadores que se mobilizavam 
	
	
	A profissionalização era uma síntese de funções econômicas e ideológicas, estratégia para expansão do capital. 
	
	
	A profissionalização se deu pelo poder hegemônico da igreja que tentava proteger os movimentos sociais
	
	
	A profissionalização tem relação com produção e reprodução das relações sociais 
	
Explicação: 
Profissionalização Serviço Social
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Serviço Social, como profissão, é reflexo da realidade social. As origens do Serviço Social estão voltadas para as determinações históricas, políticas, econômicas
e sociais. Como afirma Marilda a Iamamoto (1993) que é preciso entender as profissões, como o Serviço Social, inseridas no processo de: 
	
	
	
	Ampliação das Políticas Sociais. 
	
	
	Reprodução das relações sociais. 
	
	
	Intensificação da ações sociais. 
	
	
	Exclusão dos segmentos sociais. 
	
	
	Evolução das desigualdades sociais. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque a alternativa correta. ¿ É excludente e desigual, estabeleceu maior exposição as atividades econômicas nacionais à competição externa, ao mesmo tempo que estimulou a incorporação de novos paradigmas tecnológicos e de gestão, poupadores de mão de obra, objetivando a elevação dos padrões de produtividade e rentabilidade do capital.  O processo de aproximação de diversas sociedades e nações no âmbito social, econômico e político chama-se:
 
 
	
	
	
	Nacionalização
	
	
	Globalização
	
	
	refilantropização
	
	
	Filantropia Empresarial
	
	
	Exansão Geopolítica
	
Explicação: 
 Iamamoto conceitua globalização na Obra: Serviço Social na Contemporaneidade na pág. 115.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O assistente social deve ter o perfil de um profissional:
	
	
	
	culto, atento e crítico
	
	
	Crítico, antagônico e disperso
	
	
	amador, militante e superficial
	
	
	individual, propositivo e desinformado
	
	
	apático, propositivo e superficial
	
Explicação: 
Iamamoto, Serviço Social na Contemporaneidade, pág.144.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Quais as entidades representativas da profissão do Serviço Social?
	
	
	
	Conjunto CFASS/CRASS, CELATS e CEAS.
	
	
	Conjunto CFESS/ CRESS, CRAS e CREAS.
	
	
	Conjunto CFESS/CRESS, ABESS e CEAS.
	
	
	Conjunto CFASS/CRASS, ABESS e ENESSO.
	
	
	Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO.
	
Explicação: As entidades representativas da categoria profissional dos assistentes sociais são: o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que é uma autarquia pública federa, com sede em Brasília, que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil; o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), que possui unidades em diversas regiões do país, com atribuição de orientar e fiscalizar o exercício profissional; a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), fundada em 1946 como ABESS (Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social); e por último a ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social), como entidade representativa dos estudantes de Serviço Social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A partir da contribuição de Marilda Iamamoto, é precisamente na perspectiva da intenção de ruptura que se moldam as conotações inerentes a um exercício profissional compatível com a modernidade, pelas seguintes razão, exceto: 
	
	
	
	A compreensão da dinâmica entre classes/sociedade civil/Estado
	
	
	O reconhecimento dos projetos societários diferenciados das classes e dos parceiros sociais 
	
	
	A importância de direcionar as ações em conformidade com o serviço social tradicional
	
	
	A laicização do desempenho profissional
	
	
	A assunção da condição mercantilizada dos serviços prestados pelo profissional 
	
Explicação: 
Profissionalização Serviço Social
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, aprovadas pela Assembléia Nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em 1996, as múltiplas expressões da ¿questão social¿ figuram como objeto de trabalho do Assistente Social, nas mais variadas dimensões da realidade social. A realização de estudos socioeconômicos, de acordo com o que postulam as diretrizes, orienta-se por uma perspectiva teórico-metodológica crítica. À luz da orientação teórica adotada pelas Diretrizes, seria legítimo sustentar que a direção social dos estudos socioeconômicos deve ser parametrizada pela perspectiva 
	
	
	
	da exclusão social. 
	
	
	das desigualdades criadas pela sociedade capitalista
	
	
	da má distribuição de renda.
	
	
	da disfunção social de indivíduos e grupos. 
	
	
	da desintegração familiar e comunitária. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Constituição de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanças do mundo do trabalho têm exigido do profissional de serviço social brasileiro novas competências e habilidades profissionais ¿ dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção em organizações públicas ou privadas. Isso requer o domínio crítico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo com o código de ética profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar: 
	
	
	
	a projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, gênero e etnia. 
	
	
	a defesa da liberdade do mercado como princípio regulador das relações econômicas e sociais. 
	
	
	a atenção às necessidades locais em função da municipalização das políticas públicas. 
	
	
	a eficácia e eficiência por meio da moderna administração gerencial de resultados. 
	
	
	a satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política liberal. 
		uno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O serviço social contemporâneo compreende a questão social como uma manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia defendendo a tese de que as respostas às expressões da questão social passam pelo fortalecimento do exercício da (o):
	
	
	
	oportunidade
	
	
	benemerência
	
	
	centralidade
	
	
	voluntarismo
	
	
	cidadania
	
Explicação: 
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Alguns autores afirmam que há uma nova "Questão Social". Conforme Iamamoto (2010), assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	A nova questão social representa os trabalhadores desempregados no modo de produção toyotista, de acumulação flexível.
	
	
	Não existe a nova questão social, pois, este conceito não existe em si. Ele é imaterial, tal qual suas expressões.. 
	
	
	Há uma nova questão social expressa na introdução da microeletrôica e robótica nos meios de produção. 
	
	
	A nova questão social representa parcela da classe trabalhadora, principalmente as crianças e mulheres explorados pelo modo de produção capitalista em sua forma mais perversa. 
	
	
	Não há uma nova questão social, e sim a velha questão social em novas roupagens, afinal, não se modificou a base fundante do modo de produção capitalista. Há sim, uma intensificação da velha questão social. 
	
Explicação: ¿A questão social não é um fenômeno recente, típico do esgotamento dos chamados trinta anos gloriosos da expansão capitalista. Trata-se, ao contrário, de uma ¿velha questão social¿
inscrita na própria natureza das relações sociais capitalistas, mas que, na contemporaneidade, se reproduz sob novas mediações históricas e, ao mesmo tempo, assume inéditas expressões espraiadas em todas as dimensões da vida em sociedade¿. (IAMAMOTO, 2010, p. 161) 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As manifestações imediatas da Questão social são vistas como desdobramentos da sociedade moderna e podem:
	
	
	
	Ter relação com a ausência do trabalho servil 
	
	
	Ser expressão do movimento burguês 
	
	
	Ser objeto de aceitação passiva dos governos
	
	
	Ser objeto de ação dos trabalhadores pela ordem e coesão
	
	
	No máximo ser objeto de uma intervenção política limitada e focalizada
	
Explicação: 
Questão social 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O assistente social trabalha com as mais variadas expressões cotidianas da Questão Social. Apreendida como um conjunto das desigualdades da sociedade capitalista madura, a questão social tem raiz comum, explicada pelos seguintes fatores: 
	
	
	
	Incremento do trabalhador polivalente e bem remunerado
	
	
	Crise do Estado de Bem-Estar Social e na evolução do modelo Neoliberal.
	
	
	Incremento da população excedente nos países centrais e periféricos e redução dos fundos públicos
	
	
	Produção social e apropriação privada do trabalho e das suas condições e resultados
	
	
	Expansão do desemprego e da exclusão, precarização das relações de trabalho
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		AS AÇÕES ANTAGÔNICAS QUE ESTÃO POSTAS ENTRE O CAPITAL E O TRABALHO CONFIGURAM A QUESTÃO SOCIAL, A PARTIR: 
	
	
	
	DO SÉC. XXI
	
	
	DO SÉC. XV
	
	
	DO SÉC. XIX
	
	
	DO SÉC. XIV
	
	
	DO SÉC. XX
	
Explicação: 
Origem Questão social
	
	
	
	 
		
	
		6.
		 AM (DPE/AM) 2018. A caracterização da questão social, em suas manifestações já conhecidas e em suas novas expressões, deve considerar:
	
	
	
	a participação contrarevolucionária do lumpemproletariado.
	
	
	o desemprego estrutural e a flexibilização de direitos.
	
	
	o teor revolucionário do proletariado organizado.
	
	
	as particularidades histórico-culturais e nacionais.
	
	
	a abordagem de totalidade e integralidade.
	
Explicação: 
A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com o capitalismo, o homem deixa de ter acesso aos meios de produção. Para sobreviver ele é obrigado a:
	
	
	
	negociar sua força de trabalho 
	
	
	vender sua força de trabalho 
	
	
	Organizar seu processo de trabalho 
	
	
	fragmentar seu processo de trabalho 
	
	
	valorizar seu trabalho 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No Brasil, temos tradicionalmente uma conjuntura de viabilização de direitos pautados na regulação. Um marco que representa o reconhecimento e garantia de direitos antes jamais conquistados é:
	
	
	
	O Movimento de Reforma Sanitária.
	
	
	A Constituição Federal de 1967.
	
	
	A Lei Orgânica da Previdência Social.
	
	
	A Constituição Federal de 1946.
	
	
	A Constituição Federal de 1988.
	
Explicação: A Constituição Federal de 1988, enquanto um marco na garantia de direitos sociais, também toca na questão de categorias anteriormente e tradicionalmente excluídas do quadro social do Brasil. A Constituição Federal de 1988 é conhecida como a Constituição Cidadã. em que efetiva direitos sociais antes atrelados à lógica contributiva e regulada.
	
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os diferentes momentos conjunturais e as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passou o Brasil exigem dos assistentes sociais intervenções que respondam às demandas das novas configurações da sociedade. A apropriação do conhecimento dos vários momentos que compõem a história do país constitui instrumento fundamental para que os(as) assistentes sociais possam compreender as características das expressões da Questão Social, principal objeto de sua atuação. Nessa perspectiva,  podemos afirmar que:
I. No Brasil Colônia, os portugueses vieram para ser dirigentes e não trabalhadores.
II. No período monárquico a abolição da escravatura deu-se por uma preocupação com a condição sub-humana do negro no Brasil.
III. A República Velha é marcada pelo auge do modelo econômico agroexportador(café) e pelo crack da bolsa de Nova York(1929).
IV. O Governo Vargas está relacionado à implantação industrial no Brasil.
V. A Ditadura Militar está relacionada a uma aposta política de ações de caráter populista.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, II, III e IV. 
	
	
	I e III e IV. 
	
	
	I e II, III e V. 
	
	
	I, I, IV e V.
	
Explicação: A abolição da escravatura no Brasil não ocorreu, em razão de uma preocupação com as condições sub humanas do negro e a Ditadura Militar impôs severa período de repressão aos movimentos sociais e à participação da população nos processos decisórios da vida pública.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Observe a charge abaixo:
 
 
A manchete que melhor se adequa ao contexto acima é:
	
	
	
	¿Desemprego no Brasil sobe a 5,7% em fevereiro¿ (Estadão, 22/03/2012)
	
	
	¿Crise faz desemprego entre jovens ser o maior desde 2002¿. (Revista Veja, 11/08/2010)
	
	
	¿Qualificado demora mais para encontrar emprego¿ (Jornal da Tarde, 06/02/2012)
	
	
	¿Homens são 80% dos demitidos no Brasil, mostra pesquisa¿. (Folha de S.Paulo, 15/03/2009)
	
	
	¿Desemprego é maior em cidades com mais negros e pardos aponta pesquisa da FGV¿ (Agência Brasil, 07/11/2011)
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com Marilda Iamamoto:
 
 "A alteração das formas de gestão da força de trabalho nas organizações vem diversificando as requisições feitas aos assistentes sociais. Estes têm sido chamados a atuar em programas de qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais, círculos de qualidade, gerenciamento participativo, sindicalismo de empresa, reengenharia, administração de benefícios estruturados segundo padrões meritocráticos, elaboração e acompanhamento de orçamentos sociais, entre outros".
 
A autora aponta que para o assistente social atender a estas exigências, é exigido a esse profissional:
 
	
	
	
	Conhecimentos teóricos e competitividade. 
	
	
	Conhecimentos que compõem habilidades e competências profissionais. 
	
	
	Ser pesquisador, executor de tarefas e autônomo.
	
	
	Capacidade operativa no exercício de funções de recrutamento, seleção e treinamento. 
	
	
	Conhecimentos que compõem habilidades e competências profissionais, além da criatividade, iniciativa e liderança, compreensão sob as rápidas mudanças no mundo dos negócios. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O evento histórico
chamado de A Grande Depressão teve seu início na década de:
 
 
	
	
	
	década de 40
	
	
	década de 20
	
	
	década de 70
 
 
	
	
	década de 30
	
	
	década de 60
	
Explicação: 
A Grande Depressão foi um evento econômico que ocorreu no final da década de 20, em 1929 e levou a Europa a um grande colapso econômico, trazendo muita instabilidade política, levando ao aumento significativo dos fluxos migratórios para os EUA. Os EUA na época expandia devido a indústria ferroviária e por isso era grande atração para povos empobrecidos e desempregados.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Historicamente, qual foi o perfil profissional do Assistente Social até a década de 1980?
	
	
	
	Crítico, intuitivo e positivo. 
	
	
	Não apenas um executor terminal de políticas públicas, mas também formulador, gestor, implementador e avaliador.
	
	
	Um profissional executor terminal de políticas sociais. 
	
	
	Um profissional comprometido com a classe trabalhadora.
	
	
	Crítico, interventivo e propositivo.
	
Explicação: O perfil predominante do assistente social historicamente é o de um profissional que executa diretamente políticas sociais e atua na relação direta com a população usuária. Na gênese da profissão, as intervenções eram pautadas no ajustamento das classes mais empobrecidas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Vimos no texto Serviço Social na Contemporaneidade, que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, iniciado na década de 1960, representou importante tomada de consciência crítica e política por parte dos assistentes sociais em toda a América Latina. Sobretudo em função da forte influencia dos fundamentos marxistas. Marque a alternativa abaixo que contempla as principais mudanças na prática da profissão decorrentes desse importante movimento:
	
	
	
	Questionamento do papel do assistente social frente às contradições, buscando levar a profissão a romper com a alienação ideológica
	
	
	Tendência de rompimento com os movimentos sociais
	
	
	Defesa do ideário neoliberal
	
	
	Questionamento do papel do capital no progresso da sociedade
	
	
	Negação da identidade profissional do Serviço Social com as questões sociais advindas da relação capital ¿ trabalho
	
Explicação: O movimento de reconceituação é um marco importantíssimo na formação e no perfil e na práxis do serviço. As mudanças introduzidas nas práticas do assistente social devem ficar bem claras para os alunos. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A mercadoria é um componente central do ciclo de produção capitalista. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A mercadoria é um objeto externo ao homem em que sintetiza o valor de troca apenas. 
	
	
	A mercadoria é um objeto interno ao homem, pelas suas propriedades satisfaz as necessidades humanas. A mercadoria não produz valores, apesar de estar no centro no ciclo de produção capitalista.
	
	
	A mercadoria é um objeto externo ao homem, pelas suas propriedades satisfaz a necessidade humana, seja material ou espiritual. Ela é um valor de uso que se produz para a troca e venda. 
	
	
	A mercadoria é um objeto interno ao homem e aos animais, sendo apenas útil após a sua venda no mercado de trabalho.
	
	
	A mercadoria é um objeto interno ao homem em que sintetiza o valor de uso apenas.
	
Explicação: A mercadoria é um objeto externo ao homem, pelas suas propriedades satisfaz a necessidade humana, seja material ou espiritual. Ela é um valor de uso que se produz para a troca e venda. A interação do homem com a natureza a modifica, resultando o trabalho que gera a produção de bens que são valores de uso. A existência da sociedade sempre depende da produção de valores de uso. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos datar a gênese da Questão Social no contexto internacional por volta de que ano?
	
	
	
	1830, na Europa Ocidental.
	
	
	1848, na Europa Ocidental.
	
	
	1860, nos Estados Unidos.
	
	
	1920, nos Estados Unidos.
	
	
	1900, na Europa Ocidental.
	
Explicação: A gênese da questão social se deu por volta de 1830 como consequência da luta do proletariado contra a burguesia. O período da Revolução Industrial reflete o desenvolvimento do processo de produção capitalista e a sua expansão no século XIX. O tear e a máquina constituem a base técnica da primeira Revolução Industrial. 
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Qual alternativa corresponde a um dos os aspectos relevantes para oo surgimento da chamada questão social?
	
	
	
	Processo de industrialização.
	
	
	O avanço do socialismo.
	
	
	As crises do sistema feudal.
	
	
	A revolução do produtos rurais.
	
	
	A organização dos mestres de ofícios .
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para José Paulo Netto, a gênese da questão social esta na maneira com que os homens se organizaram para produzir num determinado momento histórico, ou seja, na constituição das: 
	
	
	
	relações sociais feudais
	
	
	relações sociais escravagistas
	
	
	nenhuma das respostas
	
	
	relações sociais burguesas
	
	
	relações sociais capitalistas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quem assume a educação social dos trabalhadores urbanos brasileiros dentro da perspectiva da assistência preventiva e do apostolado social:
 
 
 
	
	
	
	Legião Brasileira de Assistência Social
	
	
	Instituto Nacional de Previdência Social
	
	
	Ligas das Senhoras Católicas e Associação das Senhoras Brasileiras
	
	
	Legião da Boa Vontade
	
	
	Santas Casas de Misericórdia
 
	
Explicação: 
O que é Serviço Social, Brasiliense, 2ª edição, pág. 46.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo Pastorini, os autores por ela analisados consideram determinantes de uma ¿nova questão social¿:
	
	
	
	A perda de capacidade produtiva dos trabalhadores
	
	
	O desemprego de longa duração, a flexibilização, os supranumerários, a pobreza, a precarização do trabalho e a desproteção social
	
	
	A desfiliação, a vagabundagem
	
	
	A reestruturação produtiva e a flexibilização
	
	
	Mudanças na condição salarial
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O avanço do capitalismo pressupõe o processo de desumanização. A afirmativa está correta?
	
	
	
	A alternativa está incorreta. O processo de desumanização do homem não é causado pelo avanço do capitalismo, e sim, pelas expressões da "Questão Social".
	
	
	A alternativa está correta. Na sociedade capitalista o homem também é mercadoria pois, precisa vender a sua força de trabalho. O trabalho nesta sociedade não é explorado.
	
	
	A alternativa está incorreta. O processo de desumanização do homem é causado por uma pequena minoria que não detém os meios de produção e vive da exploração do trabalho do homem. Apesar da força de trabalho ser considerada uma mercadoria, elencando o homem à categoria mercadoria, a sua venda é opcional.
	
	
	A alternativa está incorreta. Na sociedade capitalista, as forças
produtivas são sempre utilizadas para o bem comum e coletivo da humanidade. 
	
	
	Alternativa correta. O processo de desumanização do homem é causado pelo avanço do capitalismo, em que o homem se torna mercadoria. Vivemos numa sociedade cada vez mais individualista e mercantilizada. 
	
Explicação: A alternativa está correta. O desenvolvimento das forças produtivas é o desenvolvimento da desumanização. Ao invés de eliminarmos a fome e a miséria, produzimos meios e formasde nos eliminarmos, através de guerras, por exemplo. Produzimos formas de explorar cada vez mais a força de trabalho humana, e assim, reproduzimos desumanidades. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		3. Pode ser considerada EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL as quais o assistente social deve intervir, todas as afirmativas abaixo EXCETO: 
	
	
	
	Processos diversos de exclusão social.
	
	
	Crescimento da desigualdade social.
	
	
	Preconceitos em geral e homofobia.
	
	
	Emancipação dos direitos da mulher.
	
	
	Desemprego e precarização das relações de trabalho.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Marilda Iamamoto, ao analisar a "nova questão social", afirma que esta resulta do enfraquecimento da sociedade salarial e a precarização do mundo do trabalho. Ressalta que a característica mais perturbadora sobre essa questão é (são): 
	
	
	
	As contradições de classe. 
	
	
	A desagregação familiar. 
	
	
	O reaparecimento de trabalhadores sem trabalho. 
	
	
	A divisão sociotécnica do trabalho.
	
	
	A geração de conflitos sociais que resultam do trabalho protegido. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		[...] não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia [...] (IAMAMOTO, 2005. p. 77). Este conceito apresentado por Iamamoto representa:
	
	
	
	Lutas Sociais.
	
	
	Classes Sociais.
	
	
	Desigualdade Social.
	
	
	Questão Social.
	
	
	Demandas Sociais.
	
Explicação: O conceito apresentado no enunciado retrata a Questão Social, que é expressa no antagonismo entre capital e trabalho. 
	
	
	
		Aluno: JEISSIANE CARVALHO DA COSTA 
	Matr.: 201902067835
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC.  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Falar sobre a questão social
Não é fácil, mas é necessário
E o poeta não pode ser refratário
Ao tema e tomar como normal
 
Um mendigo em fase terminal
Ao lado de um saudável milionário
A desprezá-lo qual um ente imaginário
Ambos estão expostos ao mesmo mal.
 
O milionário é refém da violência urbana
E se enclausura e foge do exterior
Em sua torre de paz
 
O mendigo sofre a violência humana
Do preconceito e da falta de amor
Ao próximo dos que tem demais.
 
Francisco Libânio ¿ 07/02/2008
 
                Tomando como referência o texto acima apresentado, resposta:
 
	
	
	
	A questão social é algo normatizado e por isso aceito por todos os entes estatais e pela sociedade de classes.
	
	
	A questão social é um acontecimento histórico pontual e segregado.
	
	
	A questão social é nada mais que a necessidade de se levar em consideração os interesses da classe operária em formação.
	
	
	A questão social nasceu por intermédio da Igreja católica
 
 
	
	
	A questão social é um fenômeno social que surgiu espontaneamente na sociedade.
	
Explicação: 
A questão social é a necessidade de responder aos interesses do proletariado que crescia na perspectiva da classe operária, que através do processo de Industrialização se expandiu, apresentando novas demandas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Potyara Pereira Questão social é
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretaa.
	
	
	O produto da expressão da contradição fundamental entre a relação capital e trabalho historicamente problematizada
	
	
	Uma realidade necessária.
	
	
	O conjunto das desigualdades sociais;
	
	
	Uma condição natural do ser humano;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A questão social diz respeito diretamente à generalização do trabalho livre numa sociedade em que a escravidão marca seu passado recente. Esta assertiva tem relação com o trabalho livre que se generalizava em que circunstâncias
	
	
	
	Expandindo-se como alienante dentro do cenário político Varguista 
	
	
	Trabalho que se constitui enquanto elemento de uma classe social
	
	
	Trabalho que se vincula a produção e reprodução da acumulação
	
	
	Separando homens e meios de produção fora dos limites da formação econômica ¿social. 
	
	
	Claramente fordista
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O valor da mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário aplicado em sua produção. Sobre a lei do valor, assinale a alternativa incorreta. 
	
	
	
	A lei do valor é a-histórica, ela impera no marco da produção mercantil. 
	
	
	A lei do valor é o único regulador efetivo da produção e da repartição do trabalho e funciona à revelia dos homens.
	
	
	A lei do valor passou a regular as relações econômicas quando a produção mercantil, sob o capitalismo, se universalizou.
	
	
	O controle e os mecanismos de regulação não permite ao homem um controle consciente daquilo que seja produzido. 
	
	
	A lei do valor remete à inconsciência da produção do sistema capitalista. 
	
Explicação: O modo de produção capitalista é aquele em que a produção mercantil mais se generalizou. A lei do valor passou a regular as relações econômicas, tendo a mercadoria como centro desse modo de produção: a sua compra e venda. Logo, a lei do valor não é a-histórica pois, foi gestada ainda nos modos de produção primitivos e se universalizando no capitalismo. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O autor Lessa (1999) aponta característica (s) do processo de desumanização do homem na sociedade capitalista, que é (são):
	
	
	
	O capital só pode se expandir aumentando a exploração dos trabalhadores e, portanto, aumentando a miséria. As necessidades da reprodução ampliada do capital não se identificam com as necessidades humanas.
	
	
	O processo de desumanização é intensificado com a reprodução ampliada do capital e com a violência causada pelas classes menos favorecidas nos grandes centros urbanos.
	
	
	As necessidades de reprodução ampliada do capital revelam os interesses da coletividade humana, sendo a desumanização um processo individual.
	
	
	A expansão do capitalismo só é possível através da exploração do homem, tornando-o uma mercadoria. Porém, o que o torna desumano nesse processo é a incapacidade para realização da atividade trabalho.
	
	
	A produção de bombas que destróem a humanidade, o avanço de forças produtivas que substituem os homens no processo produtivo e a igualdade da distribuição da riqueza socialmente produzida são características da desumanização. 
	
Explicação: Sérgio Lessa (1999) aponta dois elementos que o desenvolvimento das forças produtivas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando