Buscar

APOL PRÁTICA PROFISSIONAL O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUAS LINGUAGENS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Epistemologia da Geografia
Leia o fragmento de texto: 
“Os currículos acadêmicos incorporam novas abordagens do pensamento contemporâneo em geografia, utilizando-se das premissas do campo hipotético-dedutivo, do campo dialético e do campo fenomenológico-hermenêutico. Desse modo, essas novas concepções se juntam aos projetos pedagógicos e aos discursos docentes”. 
Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. 
A partir do fragmento de texto, conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o pensamento geográfico e as distintas correntes teóricas, analise as afirmativas:
I. O ser humano é visto como sujeito histórico-crítico, que produz o espaço geográfico e se integra e está integrado numa dimensão socioambiental.
II. A natureza engloba três elementos: elementos bióticos, elementos abióticos e elementos antrópicos.
III. Os territórios, regiões e as paisagens são produtos naturais, que conservam suas propriedades, de acordo com as dimensões socioculturais e socioambientais. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	II e III
	B	I e II
Você acertou!
I, verdadeira: “O ser humano como sujeito histórico-crítico que contém e está contido em uma dimensão socioambiental, a qual produz o espaço geográfico [...]” (livro-base, p. 243). II, verdadeira: “A natureza incorpora os elementos bióticos, abióticos e antrópicos [...]” (p. 243). III, falsa: “Os territórios, lugares e paisagens são produzidos, alterados e/ou conservados de acordo com a intencionalidade humana [...]” (p. 243).
	C	I e III
	D	II
	E	III
Questão 2/5 - Epistemologia da Geografia
Leia o fragmento de texto: 
“‘Ocupar um lugar no espaço’ tornou-se, assim, o termo forte na nova espacialidade. Expressão que indica a principalidade, que na estrutura do espaço vai significar estar em rede. Fruto da rede, o lugar é o ponto de referência da inclusão-exclusão dos entes na trama da nodosidade. Mas o que é o lugar? Podemos compreendê-lo por dupla forma de entendimento. O lugar como o ponto da rede formada pela conjugação da horizontalidade e da verticalidade [...] e o lugar como espaço vivido e clarificado pela relação de pertencimento [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em 07 set. 2017. 
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o conceito de “lugar” na perspectiva da geografia tradicional, marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	Esse conceito esteve ligado à noção de localização e à individualidade das parcelas do espaço.
Você acertou!
“O conceito de lugar na perspectiva da geografia tradicional [...] esteve ligado à noção de localização e à individualidade das parcelas do espaço, sendo amplamente empregado no campo matemático e influenciando muito a expansão da cartografia, com a ideia de lugar geométrico ou locus, de ponto no espaço referenciado por coordenadas geográficas” (livro-base, p. 121).
	B	Tal conceito foi amplamente empregado no campo da astronomia, influenciando muito a expansão da geometria, com as ideias de lugar geométrico e de lugar astronômico.
	C	O conceito esteve ligado à noção de poder e domínio e aos aspectos políticos e estratégicos das parcelas do espaço.
	D	O “lugar” era analisado e entendido sob a ótica regional, pois era, em última análise, o resultado do processo de regionalização do espaço geográfico.
	E	Lugar” era concebido na perspectiva dialética como algo produzido de forma desigual e contraditória, resultado do trabalho do homem.
Questão 3/5 - Epistemologia da Geografia
Atente para a citação: 
“Os estudos da geografia humanística, no Brasil, tiveram início na década de 1970. Vários autores brasileiros de destaque utilizaram-se do método fenomenológico, tendo como resultado uma série de formulações acerca dos fenômenos espaciais. São três as vertentes da geografia ligadas à fenomenologia". 
Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. 
Com base no fragmento de texto e no livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a fenomenologia na Geografia, assinale a alternativa que menciona as três vertentes geográficas consideradas fenomenológicas:
Nota: 20.0
	A	Uma linha que une a descrição com a percepção dos lugares; uma linha ligada à geografia do afeto; uma linha que promove as inter-relações entre meio, objeto e homem a partir dos sentidos humanos.
	B	Uma linha que alia os princípios positivistas com os dialéticos; uma linha mais relacionada à geografia dialética; uma linha que defende a percepção como fundamento das análises espaciais.
	C	Uma linha que liga percepção e cognição do meio ambiente à paisagem, ao lugar e à experiência; uma linha ligada à geografia cultural; uma linha que promove a interface da geografia com a literatura.
Você acertou!
"De acordo com Monteiro [...], atualmente desenvolvem-se três vertentes da geografia ligadas à fenomenologia: 1. uma linha que liga percepção e cognição do meio ambiente à paisagem, ao lugar e à experiência; 2. uma linha ligada à geografia cultural; 3. uma linha que promove a interface da geografia com a literatura" (livro-base, p. 162,163).
	D	Uma linha que procura unir o método geossistêmico ao método fenomenológico; uma linha ligada à geografia da percepção; uma linha que sustenta as análises literárias como base epistêmica de suas análises.
	E	Uma linha que relaciona forma e função dos objetos de estudo; uma linha ligada à geografia cultural; uma linha que se baseia em análises espaciais a partir do conceito de região proposto por Yi-Fu Tuan.
Questão 4/5 - Epistemologia da Geografia
Considere o trecho de texto: 
“O profissional da área da geografia e os pesquisadores da ciência geográfica abordam e enfrentam uma infinidade de temáticas, tanto na atuação como geógrafo quanto nos estudos e pesquisas científicas: mudanças climáticas e os impactos sobre a vida humana, dinâmica do relevo e sua relação com as atividades antrópicas, urbanização e industrialização são apenas alguns exemplos de temas relacionados à geografia. No entanto, toda ciência possui determinado objeto de estudo específico, e, para a geografia, isso também é verdadeiro”. 
Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a epistemologia da geografia, assinale a alternativa que cita e explica corretamente o principal objeto científico dos geógrafos:
Nota: 20.0
	A	O espaço geográfico é o grande objeto científico dos geógrafos, dotado de multidimensionalidades e aplicabilidades.
Você acertou!
“[...] o espaço geográfico é o grande objeto científico dos geógrafos, dotado de multidimensionalidades e aplicabilidades nos estudos da cognição humana" (livro-base, p. 121).
	B	O lugar tem se configurado como grande objeto de estudo da geografia, pois abarca as diversas dimensões e temáticas relacionadas a essa ciência.
	C	A paisagem, sem dúvida, é o grande objeto de estudo dos geógrafos, pois contempla toda a integridade dos fenômenos estudados por esses profissionais.
	D	A região se tornou o principal objeto científico nos estudos geográficos após longas discussões, congressos e simpósios realizados com a finalidade de delimitar o campo de estudo da geografia.
	E	A regionalização, ou o processo de regionalizar, é o grande objeto e a maior riqueza da ciência geográfica, pois se torna aplicável na elaboração de planos e planejamentos de desenvolvimento para o homem.
Questão 5/5 - Epistemologia da Geografia
Considere o trecho de texto: 
“O período de 1920-1960 inicia-se com as mudanças [...] que foram aprofundadas nesse período
e termina com a emergência de novos paradigmas, como a geografia teorética, a educação tecnicista da nova LDB e o esvaziamento político da geografia escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, T. T. De. PEZZATO, J. P. A Geografia escolar no Brasil de 1549 até a década de 1960. In: GODOY, P. R. T. (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. p. 72-89, São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 75. 
Levando em conta o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a geografia teorética, assinale a alternativa que aborda corretamente essa corrente do pensamento geográfico:
Nota: 20.0
	A	Além da estatística e da matemática como base do estudo espacial, o pensamento teorético aplicou a análise de sistemas aos estudos geográficos para melhor focalizar as pesquisas e delinear com maior exatidão o setor de estudo dessa ciência.
Você acertou!
“Além da estatística e da matemática como base do estudo espacial, o pensamento teorético aplicou a análise de sistemas aos estudos geográficos para melhor focalizar as pesquisas e delinear com maior exatidão o setor de estudo dessa ciência” (livro-base, p. 157). A geografia teorética não usa a teoria dos geossistemas, não pode ser chamada de materialista e dialética, pois são muito diferentes, e o geógrafo Yves Lacoste não fez parte dessa corrente do pensamento.
	B	O uso da teoria dos geossistemas aliado ao conceito de espaço geográfico desenvolvido por Milton Santos resume bem a base epistemológica da geografia teorética, marcada também pela centralidade do conceito de poder em suas análises.
	C	A geografia teorética se resume pela criação de teorias para explicação de qualquer fenômeno natural ou social, ou seja, defende que o caminho para o desenvolvimento científico é a elaboração de teorias específicas para cada objeto de pesquisa.
	D	Também chamada de materialista e dialética, essa corrente do pensamento geográfico faz uso da teoria geral dos sistemas nas suas análises, e defende que cada parte de um sistema está diretamente relacionado com todas as outras partes dele, sendo necessário o olhar do todo para o entendimento de cada uma das partes.
	E	A geografia teorética pode ser caracterizada pelo uso sistemático dos conceitos desenvolvidos pela geografia contemporânea francesa e teve como maior expoente o geógrafo francês Yves Lacoste, autor da teoria geral dos sistemas, obra clássica da corrente do pensamento em tela.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais