Buscar

psicologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	
	Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX online
	
	Prova:
	14058506
	Nota da Prova:
	9,00
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	A Psicologia da Educação pode ser entendida como uma psicologia de caráter prático e aplicado, que tem fins preventivos ou curativos, visando à promoção e ao bom desenvolvimento socioafetivo e acadêmico de quem aprende. Na escola, procura abranger professores, pais e todos que, de certo modo, influenciam no processo educacional da criança. Qual é a principal finalidade da Psicologia da Educação?
	 a)
	Conhecer fundamentos filosóficos das disciplinas escolares.
	 b)
	Questionar os conteúdos abordados nas disciplinas escolares.
	 c)
	Relacionar as dificuldades de aprendizagem do educando.
	 d)
	Analisar os processos mentais mediante os quais a criança assimila as disciplinas incluídas no currículo escolar.
	2.
	Foi na Idade Média que a escola tornou-se responsável pela educação, ou seja, um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. Depois deste período, a escola passou por diversas transformações, sendo que a mais relevante foi a tendência à universalização. Sobre esta fase, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A universalização busca desempenhar as funções da saúde, da clínica e das organizações sociais na escola.
	 b)
	A tendência à universalização preconiza que a escola deve atender a todas as crianças da sociedade.
	 c)
	A tendência à universalização prevê que a escola atenda exclusivamente a crianças com necessidades inclusivas.
	 d)
	A escola pôde desempenhar suas funções de maneira individual.
	3.
	Motivação ou incentivo não são sinônimos, pois o segundo processo consiste em propiciar situações que despertem, no aprendiz, os motivos para iniciar e manter o processo da aprendizagem, enquanto que a motivação é um processo biopsíquico, ocorrido no interior do indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica da motivação intrínseca:
	 a)
	Desejo interno de aprender.
	 b)
	Motivação externa.
	 c)
	Estar motivado por recompensas.
	 d)
	Efeito passageiro.
	4.
	A escola também sofreu as transformações pertinentes ao longo dos acontecimentos da história, sem deixar de ser uma instituição social complexa e de importância, no que tange à mediação entre o conhecimento, a sociedade e o indivíduo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A escola, como local próprio e dotada de pessoas especializadas na transmissão de conhecimento, era destinada somente aos filhos de famílias mais abonadas, na Idade Antiga.
II- A escola passou por significativas transformações, podendo considerar a mais importante a tendência à universalização, ou seja, a escola deixaria de ser de poucos para servir a todos.  
III- A chegada da industrialização trouxe para a escola as crianças que antes eram educadas por seus pais, pois naquele momento os pais estavam impossibilitados de fazê-lo. 
IV- Atualmente, a escola ainda desempenha este importante papel, o de educar e de ensinar. A família provê apenas cuidados relativos à saúde e à nutrição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	A aprendizagem depende da motivação, do interesse e da necessidade da criança. Para que haja desenvolvimento afetivo e cognitivo, deve-se encorajar a criança à autonomia e pensamento crítico, levando em consideração o fato de o desenvolvimento depender do equilíbrio afetivo. Sobre a motivação na aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de incentivo não pode dar atenção aos alunos pelos valores empíricos. 
(    ) A motivação é um processo que ajuda o acadêmico psicologicamente, para que ele possa atingir seu objetivo e seguir para intenções mais altas.
(    ) A motivação impulsiona os aspectos psicofisiológicos do acadêmico nos processos mentais, físicos e psíquicos para que ele possa enriquecer seus aspectos intelectuais.
(    ) A escola em si jamais encontrará dificuldades em motivar seu alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem a auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para que alguém aprenda, é necessário que queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso, é muito importante que o professor saiba incentivar os seus alunos.
	 b)
	O papel do professor é prioritariamente consultivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais.
	 c)
	A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar não é relevante. É o conhecimento aplicado pela escola que verdadeiramente importa.
	 d)
	O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe a ele prepará-los e incentivá-los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
	7.
	O psicólogo inserido na escola parte do princípio de que educar significa auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de suas potencialidades, bem como acompanhá-lo em seu processo de transformação. No que tange à atuação do psicólogo na escola, podemos dizer que:
	 a)
	Seu trabalho é de caráter preventivo, procurando integrar, informar e favorecer a dinâmica das relações sociais.
	 b)
	Prestar auxílio à equipe de gestão está fora das atividades que este profissional deve cumprir na escola.
	 c)
	A direção da escola deve estar consciente de que o psicólogo é um profissional que trabalha de forma isolada.
	 d)
	Diagnosticar casos ligados a dificuldades de aprendizagem é a principal atividade deste profissional na escola.
	8.
	É possível afirmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação, em que um dos objetivos são os processos de mudanças significativas para o aluno. Diante desta afirmativa, analise as sentenças a seguir:
I- A psicologia da educação promove apenas o professor nos aspectos etiológicos da profissão.
II- A psicologia da educação é inútil quando é colocada em ambiente não escolar.
III- A psicologia da educação promove constantemente as situações estáveis entre sujeito e objeto.
IV- A psicologia da educação adapta as pesquisas psicológicas em consonância com o comportamento humano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A presença dos pais ou cuidadores durante a vida escolar da criança é de grande significado. Entretanto, algumas atitudes dos pais ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, tais como preocupação excessiva, levando a comportamentos ansiosos ou indiferença e descaso, podem ser causas de alguns problemas escolares. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As relações afetivas estabelecidas nos primeiros anos de vida são fundamentais para o equilíbrio emocional
futuro.
	 b)
	O superego é revelador dos impulsos sexuais que permanecem latentes.
	 c)
	As questões referentes à sexualidade são secundárias ao desenvolvimento humano.
	 d)
	Mais do que estruturas cerebrais, o id, ego e superego são a base do desenvolvimento humano para a psicanálise.
	10.
	A educação engloba os processos de ensinar e aprender, sendo um fenômeno presente em todas as sociedades. Por ter estas características, a educação interessa à psicologia educacional, psicologia escolar e psicopedagogia. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A psicologia educacional se destina às instituições formais e informais. Contribui para a compreensão e para a mudança do comportamento de professores e estudantes. 
II- A psicologia escolar é a superposição do campo psicológico sobre o educacional. O trabalho do psicólogo escolar é eminentemente prático, desvinculado de teorias.
III- O objeto de estudo da psicopedagogia envolve tanto os padrões normais quanto os patológicos da aprendizagem humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais