Buscar

Apanhadão Resumo Tecnologias da Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
1. Em um sistema computacional básico (computador), quem é o responsável por realizar cálculos matemáticos e fazer comparações lógicas? 
e) Unidade Lógica e Aritmética.
2. Qual é a tecnologia responsável por permitir a transmissão da voz através de pacotes de dados do Protocolo de Internet? d) Tecnologia de voz sobre IP.
3. Para que as tecnologias da informação criem valor para os negócios, é necessário que eles tenham utilidade e garantia. Qual dos itens abaixo não é uma questão relacionada com garantia? a) Desempenho.
4. A característica que expressa o equilíbrio dinâmico entre as partes de um sistema é o (a): e) homeostasia.
1. Qual dos itens abaixo está relacionado com os Sistemas de Processamento de Transações (SPT)? c) um SPT será batch quando operar transações de negócios que são acumuladas por um período de tempo e preparadas para serem processadas.
2. Sobre Sistemas de Informação Gerencial é possível afirmar que: e) apoiam a tomada de decisões estruturadas. 
3. Sobre os Sistemas Especialistas, é possível afirmar que: a) empregam o conhecimento humano para resolver problemas;
4. Qual dos itens abaixo não se refere a uma desvantagem na implantação de um ERP? A) Eliminação dos sistemas de informação legados. 
1. Quais características deve-se observar para montar gráficos utilizando o Excel? e) usar o bom senso e procurar não poluir o gráfico com excesso de informações.
2. Qual dos itens a seguir não se refere a uma característica de uma informação gerencial de qualidade? d) ser ininteligível.
3. Qual é o tipo de gráfico utilizado no Excel quando desejamos comparar pares de valores quando estes não estiverem em ordem no eixo X ou quando representarem medidas separadas? a) Dispersão.
4. Dentro dos conceitos de armazenamento de dados, o que significa uma chave primária? C) um identificador único de um registro.
1. As memórias são notadamente um item importante no sistema computacional e estão ligadas ao desempenho do processador e dos programas. O tipo de memória com grande capacidade para carregar programas de alta velocidade, caracterizada como memória de trabalho, é denominada: a) RAM;
2. Com relação à conexão dos computadores, suas redes e troca de informações, utilizamos elementos de rede conhecidos como os tipos de meios de telecomunicações, que incluem: meios baseados em fios de cobre; sistemas de micro-ondas por terra; linhas de fibra ótica e satélites de comunicações; sistemas de rádio; e) todas as alternativas anteriores estão corretas.
3. Este tipo de sistema permite a ampla utilização da visão sistêmica e a abordagem tecnológica atualmente utilizada nas organizações, integrando ambiente interno e externo formado por ambiente empresarial, sistemas de informações internas e externas, que são características
formadoras de qual tipo de sistema? c) Sistema Global de Informações.
4. Micro-onda terrestre, satélites de comunicação, tecnologias para celular e tecnologias sem fios (wireless) são componentes de: 
a) tecnologias e mídias de telecomunicações que são os meios para transmissão dos sinais de rede;
5. Os cabos de pares trançados (entrelaçados), coaxiais, de fibras ópticas, além das placas de rede e modens, são componentes de: c) rede.
6. Qual das gerações na evolução do hardware foi caracterizada pela presença das válvulas eletrônicas? a) Primeira.
7. Qual dos itens a seguir não é considerado um dispositivo (periférico de saída)? C) Reconhecimento de caracteres de tinta magnética.
8. Qual dos sistemas a seguir pode ser alterado por intermédio de uma ocorrência de variável externa? a) Sistemas abertos.
9. Quando pensamos em redes de computadores, temos a ideia da reunião de equipamentos localmente ou remotamente. O conceito atual de redes no qual incluímos telecomunicações é: b) existe para compartilhamento de recursos;
10. São formadores da base da informação no meio eletrônico e quando são únicos, sem sentido, orientação ou unidade quantificável, são características de: d) dados;
1. Os computadores de rede (NC – Network of Computer) constituem uma categoria de microcomputador destinada ao uso de aplicações específicas por funcionários administrativos, funcionários operacionais e trabalhadores do conhecimento. Qual (ais) a(s) característica(s) que
melhor descreve(em) os NCs? d) Dependem de servidores para seu sistema operacional e navegador para software de aplicações e para acesso a dados e armazenamento.
2. Qual das seguintes afirmações melhor descreve um organizador pessoal digital (PDA), também conhecido como handheld ou palm top?
c) desenhado para conveniência e mobilidade na comunicação e na computação com o uso de telas sensíveis ao toque.
3. Qual das seguintes afirmações melhor descreve um sistema de computador com multimídia? A) apresenta informações em uma multiplicidade de meios, incluindo texto e apresentações gráficas, voz e outros elementos de áudio, foto, animação e videoclipes digitalizados.
b) amplamente utilizado para treinar funcionários, instruir clientes e fazer apresentações de vendas.
c) os usuários podem criar suas próprias produções em multimídia utilizando um sistema de autoria.
d) pode ser utilizado para fazer downloads e uploads de vídeos e músicas da internet. E) todas as alternativas anteriores estão corretas.
4. Qual das seguintes alternativas é uma função básica executada pelo sistema operacional na operação do sistema de um computador? 
a) fornece uma interface com o usuário, utilitários e serviços de apoio. B) realizar o gerenciamento de recursos e tarefas. C) realizar o gerenciamento de arquivos. D) gerenciar os periféricos que estão conectados no computador. E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
5. Qual das seguintes afirmações melhor se aplica a um microcomputador? d) Em sua categoria podem-se incluir os chamados “PCs”.
6. Entre as alternativas seguintes, qual apresenta as vantagens de trabalhar com banco de dados? c) Separação entre dados e aplicações, os quais se preocupam com a gerência de dados.
7. Os navegadores de rede evoluíram para conjuntos de softwares de comunicação e de colaboração que incluem: b) Fóruns de discussão, bancos de dados, conferência de áudio e dados, bate-papo, telefone de internet, programação de grupo, agendamento e edição de página da web.
8. Os programas aplicativos consistem em programas que: c) direcionam o processamento, requisito para a solução de problema de um usuário específico.
9. Qual das seguintes afirmações melhor descreve um computador que atua como o servidor de rede local ou remota? B) utilizado para coordenar telecomunicações e compartilhamento de recursos em redes de área local (LANs) e sites de internet e intranet.
10. Software aplicativo são programas que dirigem o desempenho de um determinado uso ou aplicativo de computadores para gerar as informações necessárias aos fins pessoais ou empresariais. Qual das seguintes afirmações referentes ao conceito de aplicações de computadores é considerada a mais aplicável? a) uma aplicação de computador é o uso de um computador para solucionar um problema específico ou realizar um trabalho para um usuário do computador.
1. Assinale a alternativa que não apresenta recursos característicos do Excel: b) Manipulação de imagens.
2. Considerando que você está utilizando planilha eletrônica Excel, versão em português, assinale a opção que indica o resultado correto para o comando mencionado: a) CTRL + X recortar.
3. O que podemos digitar em uma célula do Excel? B) Fórmulas.
4. Através do f(x) assistente de função do Excel, podemos: b) Usar e elaborar funções para cálculos.
5. Em relação à condicional SE do Excel, qual o modelo correto de sintaxe? C) =se (condição; “caso verdadeiro”; “caso falso”)
6. O que o MS-Excel efetuaria se utilizasse esta fórmula = Média (B1; E1)? D) uma média dos valores da célula B1 e da célula E1.
7. O que o MS-Excel efetuaria se utilizasse esta fórmula = Soma(A1 : A20)? C) uma soma dos valores no intervalo da célula A1 até célula A20.
8. O que podemos
digitar em uma célula do Excel? b) Caracteres alfabéticos, numéricos, alfanuméricos, fórmulas e sinais especiais.
9. O que é a intersecção de uma linha e uma coluna no Excel? A) Célula.
10. São funções do Excel: a) Matemática, financeira, estatística e lógica.
*Infraestrutura da TI: Conjunto de recursos compartilhados que suportam os sistemas de informação e os processos organizacionais. 
Formado por: hardware; software; bancos de dados; telecomunicações.*Características dos sistemas: Propósito ou objetivo: todo sistema tem uma meta. Globalismo ou totalidade: uma alteração em uma de suas unidades afetará provavelmente as outras. Entropia: tendência ao desgaste e ao aumento da aleatoriedade. Homeostasia: é o equilíbrio dinâmico entre as partes de um sistema. *Sistemas de Informação (SI): É um conjunto de elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de realimentação (feedback). *Dimensões de um Sistema de Informação: Organização. Pessoas. Tecnologia. Hardware. Software. Banco de Dados. Telecomunicações. *Dimensões dos Sistemas de Informações: organização: Moldam os sistemas de informação. Definem a divisão do trabalho, com planejamento e controle da execução. Possuem as hierarquias e as estruturas que são organizadas em níveis. Impõem procedimentos formais e regras. Têm sua própria cultura. Convivem com conflitos de interesse. *Dimensões dos Sistemas de Informação: pessoas: Usam e manipulam a informação. Desenvolvem e mantêm os sistemas de informação. Precisam ser treinadas. Definem as interfaces homem x máquina. Constituem o ambiente organizacional. *Dimensões dos Sistemas de Informação: tecnologia: Consiste em computadores de vários tipos e formatos, diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem e os dispositivos de telecomunicações. Estas tecnologias, em conjunto com as pessoas, formam a infraestrutura de tecnologia da informação. Integram a dimensão tecnológica: hardware, software, bancos de dados e as telecomunicações. *Exemplos de Sistemas de Informação: Sistemas de Informação do Financeiro. Sistemas de Informação do Marketing. Sistemas de Informação da Produção. Sistemas de Informação de RH. *Recursos de hardware: Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. *Evolução dos recursos de hardware: Geração zero dos computadores (computadores mecânicos e eletromecânicos). Primeira geração (válvulas). Segunda geração (transistores). Terceira geração (circuitos integrados). Quarta geração (integração em escala muito grande). *Unidade central de processamento: Executar o fluxo de informações em linguagem de máquina (baixo nível). Gerenciar os recursos do hardware e a interação com os demais dispositivos. Tem sua capacidade medida através do tempo de ciclo de máquina e velocidade de relógio. Também conhecida como CPU. *Componentes da CPU: Unidade Lógica e Aritmética (ULA). Realiza cálculos matemáticos e faz comparações lógicas. Unidade de Controle (UC). Acessa sequencialmente as instruções do programa, decodificando-as. Coordena o fluxo de dados de entrada e de saída. *Memória:É um dispositivo de acúmulo de informações. Permite ao computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Divide-se em memória principal e memória secundária. *Memória principal: Sua função principal é conter a informação necessária para o processador num determinado momento. Conhecida como memória real. É a memória que o processador pode endereçar diretamente, sem a qual o computador não pode funcionar. Fornece geralmente uma ponte para as secundárias. Nessa categoria, inserem-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache. *Memória secundária: São memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se nessa categoria os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes. *Dispositivos de entrada e saída: São usados para fornecer dados e informações para o computador e receber dele os resultados. São parte da interface do usuário com o computador.Eles codificam a informação do ambiente natural (som, imagem, caracteres digitados, arquivos externos) em valores digitais e vice-versa. *Tipos de dispositivos de entrada e saída: Entrada. Disco rígido e pen-drive. Teclados. Dispositivos de captura de imagens. Sensores. Telas touchscreen. Saída. Impressoras. 
Monitores e telas. Devices acústicos. Discos de armazenamento. *Redes de computadores: Consistem em mídia, dispositivos e softwares necessários para conectar dois ou mais sistemas computacionais ou dispositivos. Tipos de redes: LAN – Rede de abrangência local. MAN – Rede de abrangência metropolitana. WAN – Rede de longa distância. *Impactos das redes na sociedade: Favorecimento da interação com as pessoas. Reinvenção do fluxo de informações. Favorecimento do ambiente colaborativo (blogs, softwares de mensagens instantâneas, redes sociais). Mudando e apoiando novas formas de trabalho e negócios. Criando novas maneiras de se disseminar o conhecimento (Educação a Distância). *Aplicações das redes nos negócios: Videoconferência. Telefonia móvel celular. Tecnologia de voz sobre IP (VoIP). Identificação por radiofrequência (RFID). Computação nas nuvens. Comercio eletrônico. *Banco de dados (BD) é uma coleção organizada de fatos e informações, consistindo em dois ou mais arquivos de dados relacionados. Auxiliam as empresas a gerir informações para reduzir custos, 
aumentar lucros, acompanhar atividades anteriores do negócio e criar novas oportunidades de negócios. *A hierarquia de dados: Banco de dados: conjunto de arquivos relacionados. Arquivo: conjunto de registros relacionados. Registro: conjunto de campos relacionados. Campo: combinação de caracteres. Caractere: bloco básico da informação. *Tipos de bancos de dados: Banco de dados hierárquico. Banco de dados de rede. Banco de dados relacional. Banco de dados orientado a objetos. *Armazenamento e organização de dados em planilhas eletrônicas: 
De modo simplificado, os dados podem ser armazenados e manipulados em uma planilha eletrônica. O software aplicativo da Microsoft denominado Excel é o mais utilizado para esta finalidade. Ele auxilia na criação de tabelas e também na criação de gráficos a partir de dados contidos nas tabelas. *Tipos de módulos dos ERP: Horizontais: são módulos básicos, comuns a todos os negócios. Exemplo: módulos de Financeiro, de Compras e de Produção. Verticais: são módulos específicos de cada negócio. Exemplo: módulos de Gestão Educacional. 
* Sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM): É um sistema que auxilia uma empresa a gerenciar o relacionamento com os seus consumidores, incluindo marketing, publicidade, vendas, pós-venda e retenção de clientes. *Características-chave de um Sistema CRM: Gerenciamento do contato. Gerenciamento de vendas. Apoio ao consumidor. Automatização do marketing. Análise de dados do consumidor. *Sistemas de Informação Gerencial (SIG): É um conjunto integrado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos que fornece aos gerentes e aos tomadores de decisão informações que ajudam a alcançar os objetivos organizacionais. Utilizados para decisões estruturadas. *Administração da TI: Não é mais uma subfunção do Departamento Administrativo. Normalmente formada pelo Chief Information Officer (CIO) e por gestores de TI. Tem a missão de tornar a TI estratégica, lucrativa e com serviços de qualidade. Promover o bom relacionamento entre a TI e as outras áreas da organização. *Funções da gestão de TI: Tornar a área de TI eficaz e eficiente. Avaliar a TI a partir de critérios variados, abrangendo aspectos técnicos, organizacionais e estratégicos. Implementar boas práticas de gestão de TI. Acompanhar
continuamente a TI, promovendo mudanças e atualizações. *Desenvolvimento e suporte de aplicação: É responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção dos softwares aplicativos. Formada por: Analistas de sistemas. Arquitetos. Programadores. Gerentes de projetos. DBAs. Analistas de testes. Analistas de qualidade. *Processo de software: Conjunto de atividades ordenadas, com a finalidade de 
obter um produto de software ou simplesmente um Sistema de Informação. Estes processos são guiados e organizados pela Engenharia de Software. * Funções do desenvolvimento e suporte de aplicação: Análise de requisitos de software. Especificação ou análise do sistema. Arquitetura do software ou design de software. Construção e implementação. Testes. Treinamento e documentação. Suporte. Manutenção.
*Operação: Área de TI responsável pela organização e operação rotineira do hardware do computador e dos sistemas operacionais.
* Suporte de software básico: Área responsável pela instalação e manutenção dos softwares básicos ou sistemas operacionais (SGBDs, OS, utilitários etc.) que são instalados nas máquinas da empresa. *Área de redes: Oferece serviços para os usuários do sistema que estejam 
usando a rede de comunicação da empresa para comunicação remota. São responsáveis pelo desenvolvimento e pela manutenção da rede de comunicação da organização. Pode ser parte da área de infraestrutura da organização. *

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais