Buscar

Estrutura de mercado

Prévia do material em texto

Estrutura de mercado
Estrutura de mercado baseasse em caracterizas de cada tipo de mercado, com o objetivo de comparar o número de compradores e vendedores. 
A vários tipos de estrutura de mercado, elas são diferenciadas por suas características que variam de acordo com o número de vendedores, compradores.	Existe algumas diferencias de estruturas como concorrência perfeita, que é quando a estrutura tem uma grande quantidade de empresas e compradores que tem o total conhecimento do mercado. 	 
Tem também a competição imperfeita ou monopolista, que acontece quando são criados produtos que inovam e chamam mais atenção do consumidor, porém o seu preço pode ser mais caro, não passando muito, porque pode aparecer concorrentes com o mesmo produto e com o preço menor.	 
Temos a estrutura Oligopólio que intermedia o contado entre as estruturas do monopólio e da concorrência perfeita. Ele tem a tática de observar as rivalidades das empresas e participantes. Essa estrutura é muito difícil de acessar pois o investimento de capital e tecnologia é muito grande. 
E por fim a estrutura Monopólio, baseasse em criar um produto e torna-lo único. Assim ela trabalha apenas com uma empresa. Como somente uma empresa é responsável pelo produto, o poder de negociação é maior. O que impede a entrada de novas empresas são: monopólio natural, patentes, controle de matérias primas e monopólio institucional.
Macroeconomia
Todas as atividades que analisam o funcionamento da economia em geral, ela busca uma visão ampla da economia de um país, sem se preocupar com os representantes focando nas características gerais. A macroeconomia é composta por cinco mercados como: 
Mercado de Bens e serviços: que fica responsável pela verificação de níveis de preço. 
Mercado do Trabalho: que é responsável por verificar o que um colaborador faz e se o seu salário é conforme sua mão-de -obra, se ele é justo.
Mercado Monetário: responsável pela verificação das taxas de juros.
Marcado de Títulos: verifica se as pessoas estão passando ou não do seu limite de recursos.
Mercado de Divisas: verifica a entrada e saída do capital
Os indicadores macroeconômicos são muito importantes, pois ele permite que haja a antecipação de coisas. Os indicadores são: inflação, com
 públicas, taxas de juros, preços, desemprego. 
Microeconomia
	É ter um olhar mais especifico em relação à economia, ela verifica todos os preços de forma mais profunda, percebendo como a empresa e o consumidor interage e como eles decidem valor e quantidade de um determinado produto.
	O seu objetivo é explicar como foi entrado em consenso aquele preço final e como acontece a produção de cada produto. Existe três teorias usadas na microeconomia: 
Teoria do Consumidor: estuda qual é o tipo de produto que se encaixa na preferência do consumidor, estudando seus comportamentos, escolhas. Seria a demanda do mercado 
Teoria de Empresa: estuda o quando pode ser gasto, qual é a demanda do mercado e quanto o consumidor está disposto a pagar produto. Para que a produção seja feita conforme esses quesitos. 
Teoria da Produção: estuda como uma matéria-prima se tornará um produto. Se refere os serviços como atividades financeiras, comércio, transportes e outro. 
Conclusão
Este trabalho visou apresentar as estruturas de mercado monopólio, competição imperfeita, monopolista, oligopólio e concorrência perfeita, dando exemplos reais e assim comparando. Foi possível visualizar o papel de sua responsabilidade e importância, que o tomador de decisões da empresa possui. 	Inclusive, foi apresentado a macroeconomia e microeconomia, que se faz sumula seriedade para o entendimento dos conceitos da administração. Os assuntos abordados não só trazem um enriquecimento dos estudos, mas também refletirá na área profissional.
UNIVERSIDADE PAULISTA -UNIP
GESTÃO DE RECURSOS HUMOS
JENNIFFER CRISTINA DE SOUZA LEITE
RA: N414243
ECONOMIA E MERCADO
Estrutura de mercado, macroeconomia e microeconomia
São Paulo
2019

Continue navegando