Buscar

Legislação Aduaneira (LOD29)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Legislação Aduaneira (LOD29)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454746) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14056375
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A integração regional tem caráter contratual, buscando a coordenação das políticas econômicas de comércio exterior para os entes envolvidos. A definição que trazemos para integração regional é descrita por Carlucci (apud GOMES; WEEGE, 2012, p. 45) como ?uma forma de cooperação internacional, de caráter contratual, em que os entes estatais tendem a coordenar suas políticas econômicas e de comércio exterior, por via da criação de organismos supranacionais com poderes normativos?. No contexto da integração regional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aumento da eficiência e a redução das tendências monopolistas é uma das vantagens elencadas para a integração regional.
(    ) Integram o rol de vantagens econômicas da integração regional a formulação mais coerente das políticas econômicas nacionais.
(    ) O GATT admite como formação simples para o território aduaneiro as áreas ou zonas de livre comércio.
(    ) A eliminação de tarifas internas entre os Estados-membros e a permissão para livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras nacionais são objetivos da união aduaneira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Anderson de M.; WEEGE, Sonia A.: Legislação Aduaneira Comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	O contencioso aduaneiro possui regras e especificidades em cada país em que é adotado, diferente não é o trato deste assunto no território brasileiro. Com relação ao contencioso aduaneiro brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O início do procedimento fiscal no território brasileiro ocorre com o começo do despacho aduaneiro de mercadoria importada.
	 b)
	O encaminhamento dos bens e objetos advindos da pena de perdimento é feita na forma de destinação.
	 c)
	A incorporação ao patrimônio dos bens originados da pena de perdimento é possível para as empresas comerciais exportadoras.
	 d)
	O processo de perdimento integra o rol de ações que podem ser punidas pelo processo contencioso trabalhista brasileiro, já que envolvem preceitos trabalhistas.
	3.
	O Estado, como superioridade, ampara de acordo com sua ordem jurídica o direito interno de uma sociedade. Assim, o direito internacional tem como objetivo definir as responsabilidades legais dos Estados, regular a sociedade internacional integrada por Estados, organizações governamentais e não governamentais, entre outros, tornando obrigatório o cumprimento da ordem jurídica internacional. Na ótica de Varella (apud GOMES; WEEGE, 2012), os princípios que norteiam o direito internacional são: igualdade soberana; autonomia, não havendo ingerência nos assuntos internos dos outros estados; interdição do recurso à força e solução pacífica de controvérsias; respeito aos direitos humanos; cooperação internacional. Sobre os princípios norteadores do direito internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si. 
(    ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos.
(    ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, A. M.; WEEGE, S. A. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	4.
	Frequentemente ouvimos nos noticiários práticas desleais e atos ilícitos praticados em território brasileiro no que diz respeito às infrações aduaneiras. Encontramos na consecução dos atos praticados nas relações comerciais internacionais fatos que podem ser classificados como infrações, fraudes e delitos aduaneiros. De acordo com a Lei 4.502/64, no Art. 72 (BRASIL apud GOMES; WEEGE, 2012). Fraude é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido a evitar ou diferir o seu pagamento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Encontramos identificadas no território brasileiro como infrações aduaneiras as infrações fiscais e as infrações administrativas ao controle das importações.
(    ) Responde pela infração ou ato infracionário aquele que, de forma conjunta ou isolada, concorra com a prática da infração ou tenha benefício com ela.
(    ) Está identificada como uma das penalidades para quem comete infração aduaneira o perdimento da mercadoria.
(    ) Um dos atos que impede que as rendas fiscais integrem as rendas da administração pública é a prática da fraude fiscal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Anderson de M.; WEEGE, Sonia A. Legislação Aduaneira Comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	As atuações do direito aduaneiro estão relacionadas às relações comerciais estabelecidas internacionalmente. Assim como os demais ramos do direito, o direito aduaneiro tem particularidades. Dentre estas, encontramos a coação legal. Avaliando o poder aduaneiro como meio de coação legal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As situações que envolvem as relações de comércio estabelecidas no território brasileiro sofrem a coação legal aplicada pela aduana.
	 b)
	O poder de coação legal da aduana é aplicável aos indivíduos e ao Estado nas práticas de relações que envolvem o comércio nacional.
	 c)
	O cumprimento das regras legais aplicáveis às relações comerciais internacionais é imposto pela aduana, que possui poder legal para fazê-lo.
	 d)
	A escolha do porto para desembarque de mercadorias no território brasileiro fica a critério do comandante da embarcação.
	6.
	Nem sempre as relações estabelecidas entre o Estado e os contribuintes são pacíficas. Em algum momento, estas podem resultar em conflitos. Esses conflitos encontrados nas relações aduaneiras são discutidos em um procedimento denominado de "contencioso aduaneiro". Com relação aos princípios do contencioso aduaneiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma das características aplicadas ao processo aduaneiro está na simplicidade e economia de seus procedimentos, reconhecido como princípio da rapidez.
	 b)
	A perda, a extinção ou a consumação de uma possibilidade processual é reconhecida como princípio da imediação.
	 c)
	A autorização para o saneamento das omissões ou incorreções antes de uma decisão em primeira instância é conhecida como princípio da preclusão.
	 d)
	A sentença no processo aduaneiro ocorre independente da vontade das partes, sendo reconhecida como princípio da estruturação dual.
	7.
	O direito aduaneiro tem alguns atores que integram sua proposta de regulamentação. O comércio exterior é seu maior vínculo. Com relação ao papel do Estado no comércio exterior, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A atividade de negociação do Estado também pode ser reconhecida como atividade controladora.
	 b)
	A função de negociação do Estado tem sua base nos textos legais aplicados ao comércio exterior.
	 c)
	Um dos papéis do Estado no comércio exterior é o de negociador
no plano internacional.
	 d)
	O Estado assume seu papel de regulador quando estabelece acordos que envolvem matérias tributárias.
	8.
	O ato de transportar e comercializar produtos ilegalmente entre fronteiras tem causado enorme prejuízo, como pirataria e produtos nocivos à saúde. Assim, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos, é responsável pelo combate ao contrabando e descaminho, como está elencado no Regimento Interno, inciso XX do artigo 1º do Anexo à Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012. A Receita Federal exerce esse papel através de suas repartições aduaneiras, distribuídas por todo o território nacional, abrangendo uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com a finalidade de proteger a sociedade ao executar a vigilância aduaneira e promover a repressão ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, ao tráfico ilícito de drogas e animais e a outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional. Muitas ações de combate ao contrabando e descaminho são realizadas de forma conjunta com outras instituições (Polícias, Fazendas dos Estados, Forças Armadas, Agências Fiscalizadoras, Ministério Público e Poder Judiciário, entre outros). Essa cooperação mútua se mostra fundamental no combate ao crime. Sobre a prática do contrabando e descaminho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É considerado descaminho  a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de armas, drogas, remédios, cigarros.
(    ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando.  
(    ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
(    ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V-  V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	O direito aduaneiro comporta uma série de conceitos, dentre eles temos o de entrada aduaneira, que é também um gênero que possui espécies. Com relação às entradas aduaneiras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A entrada ou saída de veículos procedentes do exterior pode ocorrer em qualquer porto ou aeroporto do território brasileiro.
	 b)
	Os veículos identificados nas entradas aduaneiras podem, em razão de sua natureza, ser identificados como aquaviários, terrestres e aéreos.
	 c)
	O regime de admissão temporária prevê a entrada de mercadorias que serão utilizadas no processo de produção, tais como matérias-primas.
	 d)
	Os veículos aquaviários podem ainda ser classificados como comerciais ou cargueiros.
	10.
	As relações comerciais estabelecidas com o comércio exterior são em muito reguladas pela legislação aduaneira. Alguns procedimentos durante os processos de importação e exportação podem eventualmente ser realizados de forma ilegal, sendo, portanto, constituídos fatos ilícitos. Esses fatos ilícitos são descritos na legislação penal e na legislação aduaneira. Com relação aos ilícitos cometidos nas relações comerciais aduaneiras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O peculato está contemplado na relação de crimes com critério essencialmente tributário.
	 b)
	O descaminho é crime e está descrito no rol de crimes circunstancialmente tributários.
	 c)
	O crime tributário descrito como apropriação indébita integra o rol dos crimes essencialmente tributários.
	 d)
	São reconhecidas no território brasileiro como infrações aduaneiras as fiscais e as administrativas ao controle das importações.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando