Buscar

AVALIANDO 04

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501857991)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Considerando a responsabilidade civil do Estado e a aplicação da responsabilidade objetiva, é correto afirmar:
		
	
	Se o dano for causado por omissão e não por ação do agente, o Estado não está obrigado a reparar o dano ou de indenizar o terceiro prejudicado.
	
	As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, independentemente de prova de culpa no cometimento da lesão.
	
	O Estado só responderá por danos causados pelos seus agentes a terceiros, se provado que aqueles agiram com dolo ou culpa.
	
	A culpa da vítima, mesmo que exclusiva, não exclui a responsabilidade civil do Estado, porque essa é objetiva.
	
	No ordenamento jurídico brasileiro não existem hipóteses onde a responsabilidade civil é atribuída exclusivamente ao Estado, ou seja, independentemente da presença do elemento subjetivo.
	
	
	2a Questão (Ref.:201502010753)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Assinale a opção que tenha a correlação correta: (1) Controle interna da Administração. (2) Controle Parlamentar (3) Controle Judicial ( ) Revogação ou anulação do ato administrativo- Súmula 473 do STF ( ) Processo Administrativo Disciplinar ( ) Comissão Parlamentar de inquérito ( ) Mandado de Segurança ( ) Ação Popular
		
	 3-2-1-2-1
	
	 2-1-2-3-1
	
	 2-3-1-2-2
	
	 1-1-3-2-1
	 
	1-1-2-3-3
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502134385)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Constituição Federal estabeleceu o concurso público como exigência ao ingresso na Administração pública objetivando igualar, da melhor forma possível, as oportunidades de acesso às vagas disponíveis no serviço público. A partir dessa afirmativa, é correto afirmar:
		
	
	O servidor que tenha originalmente ingressado na Administração pública por concurso público pode ser alçado a cargo de outra carreira sem que, com isso, haja ofensa ao princípio do concurso público, o que se denomina provimento por derivação. 
	
	A exigência constitucional do concurso público aplica-se inclusive ao provimento de cargos em comissão, razão porque os servidores comissionados, a partir da Constituição Federal de 1988, são dotados de estabilidade.
	
	É exceção à regra do concurso público a nomeação para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como os casos de contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. 
	
	A regra do concurso público incide no acesso aos cargos de provimento efetivo, não alcançando o procedimento de contratação pela CLT levado a efeito pela Administração pública, que, neste caso, está obrigada a realizar processo de seleção simplificado. 
	
	É exceção à regra da prévia aprovação em concurso público de provas e de provas e títulos o provimento de emprego público em autarquias, porquanto estas integram a Administração pública indireta, que realiza concurso baseado unicamente em títulos. 
	
	
	4a Questão (Ref.:201502134398)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Quanto à vinculação dos servidores públicos (sentido lato) ao regime previdenciário, é correto afirmar que 
		
	
	Os servidores titulares de cargos efetivos de autarquias e fundações submetem-se ao regime previdenciário próprio do servidor público. 
	
	O denominado regime próprio de previdência é aplicável aos ocupantes de cargos efetivos dos entes federativos, aplicando-se aos servidores da Administração pública indireta, necessariamente, o regime de geral de previdência social. 
	
	A contribuição previdenciária no denominado regime próprio de previdência alcança tão somente os servidores ativos, não atingindo os inativos e pensionistas. 
	
	O ocupante de emprego público submete-se ao regime geral de previdência social, já o se ocupante exclusivamente de cargo em comissão, ao contrário, submete-se ao regime próprio de previdência. 
	
	O titular de cargo efetivo nos quadros da Administração que venha a ocupar cargo em comissão passa, obrigatoriamente, a integrar o regime geral de previdência social. 
	
	
	5a Questão (Ref.:201502357760)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Maria Tereza é uma servidora pública da Universidade Federal de Sergipe, lotada há 10 anos no serviço público. Assinale a opção que NÃO diz respeito à Maria Tereza.
		
	
	Como retribuição pecuniária, recebe subsídio.
	
	Ingressou no cargo mediante aprovação em concurso público. 
	
	Possui estabilidade no serviço público. 
	
	Tem direito à greve. 
	
	Poderá acumular outro cargo público de professora.

Continue navegando